Passar fita no guidão

Regule e ajuste sua bicicleta
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Passar fita no guidão

Post by Marcelo Marino »

Passar a fita no guidão é quase uma arte, que se aprende fazendo muitas e muitas vezes. A cada vez que se faz se obtem um resultado um pouco melhor.

É bom que a bicicleta esteja em um stand ou no rolo. A melhor posição para ficar é na frente da bicicleta olhando para trás dela.
O jeito mais comum é começar da ponta do guidão e ir no sentido da mesa.

Para se ter um bom resultado os cabos devem estar no tamanho certo, posição correta e devidamente presos com fita isolante.
Image

Comece colando a fita na parte de baixo e de dentro para fora. Metade da largura fica para fora do guidão.
Image

A cada volta cubra metade da largura da volta anterior. Isso pode variar um pouco, cubrir mais da metade para uma pegada mais grossa e menos da metade para uma pegada mais fina, porém as voltas devem ser homogeneas.
Importante esticar muito bem a fita a cada passada. Principalmente no início da curva do guidão e na parte do manete. Algumas fitas rasgam com mais facilidade que outras, as mais finas e com furinhos são as mais perigosas disso acontecer. Cada um vai ter que aprender a dosar a força sozinho.
Image

Empurre para dentro do guidão a fita que havia sido deixada para fora no início e coloque a tampinha. Se não está conseguindo empurrar toda a fita para dentro é porque deixou um pedaço muito grande para fora. Se a tampinha não está ficando bem presa é porque deixou pouca fita para fora. Em um serviço bem feito, após colocar a tampinha, não deve dar para ver nenhuma rebarba ou dobra da fita.
Image

Próximo passo é a parte mais difícil. Enrolar a fita na região do manete. Como fica meio difícil explicar fiz fotos de cada volta que tem que ser dada.
Image
Image
Image
Image

Se ficou bom, ao abaixar a borracha do manete não vai dar para ver nenhum pedacinho do guidão. Verifique isso dos dois lados do manete.
Image

Termine de enrolar até chegar de 4 a 6 cm da mesa. Faça um corte, de dentro para fora, para ficar com um bom acabamento.
Image

Passe fita isolante na ponta.
Image

E a fitinha que acompanha a fita.
Image

E voilà! Agora é só fazer do outro lado rigorosamente simétrico. :mrgreen:
Image

Você fica bom quando consegue passar a fita de maneira homogenea, sem dobrinhas e gastando 2 minutos de cada lado.
http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... U0gvx_2Gco

Para ter uma idéia eu levei 30 minutos em cada lado. Essa fita é meio ruim de passar, grossa (da para ver nas fotos uns degraus entre uma volta e outra) e com pouca elasticidade. De qualquer jeito, acho que não consigo fazer em menos de 20 minutos com uma fita mais fácil.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
dmbenati
Membro
Posts: 295
Joined: Mon 13 May 2013 12:02
Nome Verdadeiro:: Davi

Re: Passar fita no guidão

Post by dmbenati »

Muito bom, Marino, seu melhor tutorial! Superou o já excelente sobre como limpar a relação!

Desde já na expectativa pelo próximo "How to"! :D
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Passar fita no guidão

Post by marcoaleite »

Essa volta no ergopower é o cão de fazer!
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Passar fita no guidão

Post by Papillon »

A volta no ergo é pior que nos sti, afinal além de menores os ergo tem o rasgo para o botão deslizar.
Quanto mais fina a fita mais fácil de passar, como estou acostumado a passar na raquete não tenho dificuldade.

Assim que aprender a mexer no wordpress esses artigos virarão páginas fixas. Muito bom mesmo.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Passar fita no guidão

Post by Marcelo Marino »

Na última foto da região do ergopower da para ver que a fita está frouxa. É que ou eu segurava a fita ou tirava a foto. O melhor ali é encaixar a fita no vão que fica entre o corpo do ergo e o guidão. Assim não atrapalha o curso da alavanquinha de descer as marchas.

Legal que estejam conseguindo aproveitar algo desses tutoriais. O problema é que está acabando as coisas que sei fazer. :D
Last edited by Marcelo Marino on Thu 30 May 2013 20:44, edited 1 time in total.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Passar fita no guidão

Post by marcoaleite »

Tem um de como desentortar gancheira aí? hehehhehe
Last edited by marcoaleite on Thu 30 May 2013 20:58, edited 1 time in total.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Passar fita no guidão

Post by Marcelo Marino »

Aí já entra no nível que eu não me arrisco a fazer.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
GUST
Membro
Posts: 125
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:20

Re: Passar fita no guidão

Post by GUST »

Quem joga tênis faz a troca da fita de costas, olhos fechados e de ponta cabeça, em menos de 2 minutos.
E a fita da raquete não tem colinha para ajudar. É uma arte mesmo!!!
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Passar fita no guidão

Post by Doido43 »

Muito bom o tutorial!
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Passar fita no guidão

Post by bruno_h2 »

Boa, realmente sempre considerei isso uma arte e até que não me pareceu ser coisa de outro mundo... Estou precisando trocar a minha e tentarei fazer by myself...
DESORDEM E REGRESSO
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Passar fita no guidão

Post by marcoaleite »

Marcelo Marino wrote:Aí já entra no nível que eu não me arrisco a fazer.
Acabei fazendo o trampo aqui em casa, nada como uma chave allen para usar como alavanca: Klhada Style! 8-)

Camp é foda mesmo, mesmo com a ganchira torta o bicho continuou trocando as marchas certo. ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
fbergo
Membro
Posts: 608
Joined: Wed 08 May 2013 16:55
Location: Campinas, SP

Re: Passar fita no guidão

Post by fbergo »

Duas coisas rápidas sobre o tutorial do Marino:

1) volta no STI/Ergo: algumas fitas vêm com dois pedaços extra, já cortados, de aproximadamente 10 cm, para tampar aquela região interna da curva do manete. Você coloca esse pedaço avulso e prende-o no lugar ao enrolar a fita, isso poupa uma das voltas adicionais. Se não vier com o pedaço extra, é só cortar um pedaço da fita para fazer isso.

A região coberta por esse pedaço é a que está descoberta em vermelho nesta foto:
http://brimages.bikeboardmedia.netdna-c ... G_1353.jpg (a foto não é minha e está grande demais para colocar direto no post)

2) Eu sempre passo minhas fitas começando do centro do guidão e indo para os drops. Sei que o mais comum é o contrário, mas dá igualmente certo (se feito direito).
Se descanso é parte do treino, nunca treinei tanto na minha vida.
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Passar fita no guidão

Post by Klhada »

realmente já deu pra ver que cada um tem seu jeito de passar fita. O tutorial ficou bacana pra quem nunca testou.

Eu testei com um tutorial que vi no vctube da ultima vez. Já começa colocando a fita bem angulada. Sobra menos, mas ficou uma pontinha levantada próxima ao plug :evil: De resto, vai que vai. E eu nem enrolo tudo isso não. Praticamente corto logo quando acabou a curva do guidão. Pra segurar no meio gosto sem fita (UI!) 8-)
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Passar fita no guidão

Post by Papillon »

Essa pontinha perto do plug é pra voce enfiar junto com o plugue para travar ele. Enfia tudo Klhada hahahaha

Eu faço como o tutorial mesmo, tento evitar de ter de usar a fita cortada (a fizik por ex. vem na caixa como o Bergo disse), da primeira vez que fui instalar olhei e pensei "pra que essa cola"?

Curioso é que as vezes você tira e vai colocar novamente a mesma e ela esta tão fedida que dá nojo e você joga gora...especialmente aquelas em EVA.
To usando uma fizik daquelas com acabamento plastificado que dá maior durabilidade só que achei a fita muito grossa, dai ficam os cantinhos roçando nos dedos e na ruiva uma BBB branca de couro, essa achei excelente pois o meio é mais alto e as bordas fininhas, dá um bom acabamento.

A fita que mais tempo durou comigo eu troquei com uns 6-7 anos da caloi pq minha avó ameaçou jogar a bike fora por conta do cheiro de podre, como estava em fase roots fiquei sem fita nessa bike por muitos anos.
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Passar fita no guidão

Post by Klhada »

sim, sei que é pra enfiar a fita pra dentro! Tá tirando, mané? :P

mas o problema foi como o Marino disse. Acho que não deixei suficiente, e quando encaixei o plug uma pontinha levantou. De resto ficou supimpa. Da próxima vez, como eu uso a fita curta mesmo, vou fazer Berguice e começar de cima pra baixo. :D
Image
vkleinjr
Membro
Posts: 9
Joined: Fri 14 Jun 2013 11:07

Re: Passar fita no guidão

Post by vkleinjr »

Klhada muito boa as suas explicações uma sugestão para a próxima vez que for fazer algo do género se for possível filma pois no youtube só tem em inglês, e algo em português ajudaria bastante.
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Passar fita no guidão

Post by Klhada »

ahn, ok, mas que fez o tutorial foi o Marino. :lol:

Por falar nisso, li no inonimável de fazer fita com câmara de ar. Será? Pq meu único porém com fita de guidão é que eu suo um monte e elas ficam escorregadias. Aí eu tenho que usar luvas. MAS a câmara pode ressecar com o tempo. Será que vale o teste? Eu sei que tem gente que usa câmara de ar pra colocar no lugar dos hoods nos STIs (poupa QUASE 40g) :roll: , mas falaram que com o tempo resseca e tem que trocar. Vantagens da câmara? Custo praticamente zero, espessura ridícula (gosto de fita fina), e pode encostar por aí sem dó que não vai estragar. Vou ver se tomo coragem pra montar na Giant!
Image
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Passar fita no guidão

Post by bruno_h2 »

Será que esse não seria um caso de economia porca?? E as fitas da fizik, aquelas de couro furadinhas vc já experimentou?? são bem finas... Ou então umas da deda que além de serem finas são de um material meio antiderrapante, estilo a da zipp que está na minha bike...
DESORDEM E REGRESSO
eduabreu
Membro
Posts: 136
Joined: Mon 29 Apr 2013 17:25

Re: Passar fita no guidão

Post by eduabreu »

marcoaleite wrote:Tem um de como desentortar gancheira aí? hehehhehe

esse ai vc pode pedir para o meu pai (Betobiker) kkkkkkkkkkkkkkk
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Passar fita no guidão

Post by Marcelo Marino »

Ensina aí Betão. Você é Professor Pardal, que eu sei.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Passar fita no guidão

Post by Klhada »

sim, essa Fizik entram na categoria ridiculamente lisas qdo molhadas... as de "cortiça", vulga EVA vagabundo, até que funcionam melhor, mas são horríveis. Eu vou testar uma câmara algum dia só pq é fácil, mas quero comprar essa fita pra testar:

http://store.lizardskins.com/products/d ... m-bar-tape" onclick="window.open(this.href);return false;


dizem que é foda, mas o preçinho tbm é :? Tem que ver se dura bem, mas vi uns reviews que tem um grip top mesmo no molhado. 8-)
Image
vkleinjr
Membro
Posts: 9
Joined: Fri 14 Jun 2013 11:07

Re: Passar fita no guidão

Post by vkleinjr »

Klhada wrote:ahn, ok, mas que fez o tutorial foi o Marino. :lol:

Por falar nisso, li no inonimável de fazer fita com câmara de ar. Será? Pq meu único porém com fita de guidão é que eu suo um monte e elas ficam escorregadias. Aí eu tenho que usar luvas. MAS a câmara pode ressecar com o tempo. Será que vale o teste? Eu sei que tem gente que usa câmara de ar pra colocar no lugar dos hoods nos STIs (poupa QUASE 40g) :roll: , mas falaram que com o tempo resseca e tem que trocar. Vantagens da câmara? Custo praticamente zero, espessura ridícula (gosto de fita fina), e pode encostar por aí sem dó que não vai estragar. Vou ver se tomo coragem pra montar na Giant!
Puts grilo que gaffe com o colega Marino que já me fez uma visita aqui em curitiba e subimos a graciosa juntos. Desculpe mesmo aí garoto.
Agora tem um pessoal que anda colocando corvino de sofá Branca em cima de uma fita bem baratinha o corvino sai por 6,90 dilmas o metro com 1,5 de lagura, dá umas 20 fitas de 3 cm de largura. Eu mesmo já fiz isso na minha caloi 10 ficou show eurostile :mrgreen: .
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Passar fita no guidão

Post by Marcelo Marino »

vkleinjr wrote:
Klhada wrote:ahn, ok, mas que fez o tutorial foi o Marino. :lol:

Por falar nisso, li no inonimável de fazer fita com câmara de ar. Será? Pq meu único porém com fita de guidão é que eu suo um monte e elas ficam escorregadias. Aí eu tenho que usar luvas. MAS a câmara pode ressecar com o tempo. Será que vale o teste? Eu sei que tem gente que usa câmara de ar pra colocar no lugar dos hoods nos STIs (poupa QUASE 40g) :roll: , mas falaram que com o tempo resseca e tem que trocar. Vantagens da câmara? Custo praticamente zero, espessura ridícula (gosto de fita fina), e pode encostar por aí sem dó que não vai estragar. Vou ver se tomo coragem pra montar na Giant!
Puts grilo que gaffe com o colega Marino que já me fez uma visita aqui em curitiba e subimos a graciosa juntos. Desculpe mesmo aí garoto.
Agora tem um pessoal que anda colocando corvino de sofá Branca em cima de uma fita bem baratinha o corvino sai por 6,90 dilmas o metro com 1,5 de lagura, dá umas 20 fitas de 3 cm de largura. Eu mesmo já fiz isso na minha caloi 10 ficou show eurostile :mrgreen: .

Eu sou meio parecido com o Klhada :lol: , as pessoas confundem mesmo.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Passar fita no guidão

Post by Papillon »

Especialmente no físico e no jeito de falar pouco e comedido do klhada rs
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Passar fita no guidão

Post by Klhada »

pois é. O Marino é meu irmão perdido :P
Image
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Passar fita no guidão

Post by bruno_h2 »

Klhada wrote:sim, essa Fizik entram na categoria ridiculamente lisas qdo molhadas... as de "cortiça", vulga EVA vagabundo, até que funcionam melhor, mas são horríveis. Eu vou testar uma câmara algum dia só pq é fácil, mas quero comprar essa fita pra testar:

http://store.lizardskins.com/products/d ... m-bar-tape" onclick="window.open(this.href);return false;


dizem que é foda, mas o preçinho tbm é :? Tem que ver se dura bem, mas vi uns reviews que tem um grip top mesmo no molhado. 8-)
ahh, essas lizard skins eu já conhecia mas de fato são bem mais caras do que as outras fitas por aí...
DESORDEM E REGRESSO
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Passar fita no guidão

Post by Klhada »

Image

po, roubei essa picture do inonimável. Câmara de pneu de speed. Ficou bão, hein? 8-)
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Passar fita no guidão

Post by Papillon »

Só acho que tem de passar ao contrário.

Do modo como esta a mão vai estar deslizando contra as bordas da camara.
dmbenati
Membro
Posts: 295
Joined: Mon 13 May 2013 12:02
Nome Verdadeiro:: Davi

Re: Passar fita no guidão

Post by dmbenati »

Eu tinha visto essa lá também! Muito bem feito, o cara é caprichoso!
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Passar fita no guidão

Post by Klhada »

vou testar na Giant algum dia. Tá com uma fita branca só o bagaço mesmo. :lol:

Foda é cortar uma câmara boa só pra isso. Que dó, que dó.

Senão vou enrolar a fita e vai ficar com umas estrelinhas amarelas no meio :lol:
Image
Post Reply