Page 20 of 22
Re: Ciclovias
Posted: Fri 19 Feb 2016 16:34
by Zo
Papillon wrote:Zo wrote:
-A Federação Catarinense de Ciclismo em parceria com uma grande empresa daqui, dão aulas semanalmente para crianças de todas as idades de como pedalar no trânsito. Eles usam uma avenida fechada para lazer aos domingos para ministrarem essas aulas.
O resultado disso é ENORME na civilidade. Quando era moleque tinha um curso desses no Detran, minha mãe depois quis levar meu irmão e na época dele já não existia (vc passava o dia aprendendo sobre trânsito numa mini cidade).
Enquanto em São Paulo, vc se sente a galinha do Atari atravessando a avenida sem morrer, aqui os motoristas param e ligam o pisca-alerta pra avisar os outros motoristas que tem pedestre atravessando a faixa.
PS: Muito legal passar em algumas empresas e ver bicicletário com 100 vagas.
auhuaheuheuaehuaheuaehu
Minha professora é de Brasília. Ela falou que TODOS os alunos quando crianças, fazem curso no Detran de como se comportar no trânsito com ênfase na importância de respeitar as faixas de pedestres.
O resultado disso é respeito dos motoristas com os pedestres.
Em Brasília é só sinalizar que os carros param pra vc atravessar.
Re: Ciclovias
Posted: Wed 24 Feb 2016 11:19
by Papillon
http://politica.estadao.com.br/blogs/fa ... 4-milhoes/" target="_blank
http://politica.estadao.com.br/blogs/fa ... clovia.pdf" target="_blank
O ministério publico chamou o Haddad pra se explicar, especialmente sobre a ciclovia Ceagesp-Ibirapuéra.
O principal problema é que ele usou um método diferente do Kassab para fazer a mesma ciclovia (sim a mesma), para quem não sabe essa é a ciclovia mais antiga da cidade, da década de 70, foi abandonada por muito tempo e na gestão Maluf recuperada, na gestão Marta em parte destruída e na gestão Kassab voltou a ser contínua (Marta tinha autorizado o shopping Iguatemi a plantar no canteiro onde era a ciclovia, depois foi condenada por também plantar coqueiros a moda Miami).
Onde esta o maior furo?
Bom, um dos trechos entre a Praça Panamericana (Local que os peloteiros conhecem bem) e a Avenida Rebouças foi refeito pela mesma empresa que o havia recuperado na gestão Kassab, ai entra a questão do preço e da garantia afinal a ciclovia ainda estava na sua vida útil, pra que mexer? Pra que reformar/reconstruir? Havia em especial um trecho de uns 300m muito ruim e que dependia de terminarem o terminal do largo da Batata e isso foi resolvido pela gestão Haddad.
Ai entra o furo... O trecho de 4km feito sob as mesmas especificações custou 1,834milhões na gestão Kassab e 15,8 milhões na gestão Haddad MAIS a demolição "do mesmo trecho" e pasme... pela MESMA empresa.
Re: Ciclovias
Posted: Wed 24 Feb 2016 11:48
by Marcelo Marino
Vão falar que é culpa da Veja, que inventou esses preços.
Lava Jato paulistana e tem gente que aplaude.
Re: Ciclovias
Posted: Wed 24 Feb 2016 12:53
by Papillon
Re: Ciclovias
Posted: Wed 24 Feb 2016 14:20
by Liter
e o que tem de poste no meio da ciclovia da berrini e funchal?
Re: Ciclovias
Posted: Sat 27 Feb 2016 11:13
by Zo
Que bosta hein! Deveriam obrigá-lo a devolver ou bancar toda essa grana em ciclovias.
Re: Ciclovias
Posted: Sun 06 Mar 2016 17:09
by Marcelo Marino
A velha briga asfalto x concreto nas ciclovias também.
http://www.cimentoitambe.com.br/ciclovi ... -concreto/" target="_blank
Re: Ciclovias
Posted: Sun 06 Mar 2016 20:50
by joaojuliomello
gente que malha cicloviaria toda é essa no rio q quase não se ve? eles contam cada mão da pista é isso? ta incluido ciclofaixa, calçada compartilha e afins?
Re: Ciclovias
Posted: Mon 07 Mar 2016 12:37
by Papillon
Sim, conta cada mão de pista, ciclofaixa e calçada compartilhada, isso conta para a malha cicloviária, agora para cada trecho de execução de obra conta-se o trecho sem contar a mão.
Re: Ciclovias
Posted: Thu 10 Mar 2016 15:31
by portoga
Saiu no Valor hoje:
CPTM vai privatizar operação de ciclovia
Por Fernanda Pires | De São Paulo
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) irá transferir à iniciativa privada a operação da ciclovia do rio Pinheiros, com 21,5 quilômetros, que corre paralelamente à Linha 9-Esmeralda. No dia 31 a CPTM vai lançar o edital com a chamada pública para receber propostas de interessados em assumir a via.
A análise deve levar cerca de 30 dias, quando a CPTM irá divulgar o projeto selecionado. Vencerá a concorrência quem apresentar a melhor proposta de benfeitorias e serviços a serem feitos para atender o usuário. A estimativa é que em até sete meses - devido aos prazos para recurso - seja assinado o contrato com o vencedor da concorrência.
Os serviços serão executados por meio de cooperação técnica válida por dois anos, podendo ser renovada pelo mesmo período. Não haverá pagamento de outorga para assumir a via.
"Não vamos receber nada em troca. Simplesmente vamos deixar de operar a ciclovia", disse ao Valor o presidente da CPTM, Paulo de Magalhães. A operação custa hoje quase R$ 200 mil por mês à estatal paulista. A receita da empresa selecionada virá da veiculação de publicidade institucional.
Magalhães disse que a decisão de transferir a operação foi da CPTM e não do mercado. A intenção ao agregar parceiros, afirmou, é oferecer um serviço melhor e aumentar o uso do modal.
Desde que a ciclovia foi inaugurada, em 2010, mais de 2,5 milhões de ciclistas já percorreram a via. Nos fins de semana, são cerca de 4 mil pessoas, com média mensal de 43 mil bicicletas.
A ciclovia tem hoje seis acessos e seis pontos de apoio ao longo do trajeto, com banheiros e bebedouros. Dispõe de 45 vagas para carros no estacionamento. A ideia é que a empresa que assumir a operação melhore a estrutura e os serviços, agregando melhorias.
Entre as possibilidades levantadas pela CPTM, está, por exemplo, a melhora da iluminação, com um sistema autônomo de energia limpa. Dessa forma, a via poderia ser aberta à noite. Hoje, o funcionamento é das 5h30 às 18h30 e, durante o horário de verão, das 5h às 19h30.
Outras possíveis medidas são a instalação e manutenção de calibradores automáticos de pneus e equipamentos que liberam gotículas de água. Estações de ginástica que possam complementar a atividade física dos usuários e até uma passarela, para facilitar o acesso, são consideradas.
http://www.valor.com.br/empresas/447413 ... e-ciclovia" target="_blank
Re: Ciclovias
Posted: Thu 10 Mar 2016 15:35
by Papillon
Boa ideia, espero só que não facilitem o acesso dos ladròes... de resto é uma ótima
Re: Ciclovias
Posted: Thu 10 Mar 2016 15:40
by portoga
Papillon wrote:Boa ideia, espero só que não facilitem o acesso dos ladròes... de resto é uma ótima
Bom mesmo seria reabrir o trecho interditado. Ah, que saudades de fazer 44,5Km em apenas uma volta!
Re: Ciclovias
Posted: Thu 10 Mar 2016 16:00
by Marcelo Marino
Depende de como vão lucrar.
Se depender do repasse do estado para ter seu lucro não é bom.
Se for para alugar o espaço para venderem água de coco ou cobrar estacionamento é menos pior. De qualquer forma era uma oportunidade que o estado tinha de faturar e investir na própria CPTM.
Ah, eu não duvido que cobrem para entrar...e que tenha quem pague.
Re: Ciclovias
Posted: Thu 10 Mar 2016 16:05
by marcoaleite
portoga wrote:Papillon wrote:Boa ideia, espero só que não facilitem o acesso dos ladròes... de resto é uma ótima
Bom mesmo seria reabrir o trecho interditado. Ah, que saudades de fazer 44,5Km em apenas uma volta!
Nossa, esse trecho interditado ferrou tudo mesmo! Já não deu o prazo para estar liberado?
Re: Ciclovias
Posted: Thu 10 Mar 2016 17:30
by Zo
Se o lucro vier de publicidade e comércio, é uma ótima idéia!
Marco, se não me engano, as obras dessa linha estão paralisadas e com previsão de entrega para 2019.
Edit: Não tem mais previsão
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2 ... em-sp.html
Re: Ciclovias
Posted: Thu 10 Mar 2016 20:58
by Pepebike
Essa "coisa" de ciclovias me dá "arrepios na espinha".
Exemplo 1: Sujeito pedala na ciclovia e é atropelado (isso já quase aconteceu comigo):
http://www.praquempedala.com.br/blog/mo ... ciclistas/
Neste mesmo local, em Brasília, poucos meses atrás, um médico de Goiânia, atropelou propositalmente um pelotão de ciclistas com sua caminhonete. O motorista é obstetra, pense...
Exemplo 2: Sujeito pedala na ciclofaixa e encontra um carro trafegando pela mesma. Insiste que o motorista saia da ciclofaixa e é agredido:
http://www.praquempedala.com.br/blog/vi ... motorista/
Aqui em Goiás, muitos motoristas andam armados e não pensam muito antes de atirar em discussões de trânsito.
Não tente fazer isso "perto da minha casa"...
Re: Ciclovias
Posted: Fri 11 Mar 2016 11:05
by Papillon
O exemplo 1 já aconteceu comigo também. O exemplo 2 é um caso onde o ciclista também está errado, explico... ser ciclista não é ser justiceiro, ele podia fotografar o cara e chamar o agente de trânsito mas preferiu agir como justiceiro exigindo que o outro que já estava errado se corrigisse, as chances dessa atitude dar errada são enormes e sempre com consequências piores para o mais frágil.
Há dezenas de vídeos e relatos de ciclistas que tentaram fazer o mesmo e o motorista jogou o carro em cima, o motorista esta errado? Sem dúvidas...esta errado desde o início e comete um ato criminoso (no meu entender, infelizmente a nossa justiça assim não entende) ao utilizar 1500kg de aço e plástico para abrir passagem sobre 70kg de carne humana pra mim é uma tentativa de homicídio. Fazendo uma analogia com o mundo do crime é como parar em frente a um ladrão armado e dizer "Sr, por gentileza devolva esse saco de dinheiro ou não saio daqui".
Re: Ciclovias
Posted: Sat 12 Mar 2016 14:15
by joaojuliomello
tbm já fui atropelado na ciclovia. a merda ta grande esse caso do 2 foi aqui perto de casa, rolou protesto ontem.
Papito concordo plenamente com vc. tem de lutar pelos direitos de forma correta.
hoje em dia eu prefiro andar no transito do que na ciclovia/ciclofaixa, me estresso menos, faço parte do transito, não tem gente estacionada no meio do caminho ou entrando com o carro do nada, não tem tanta gente do contra fluxo da pista ou na contra mão dos veículos motorizados, nem ciclista andando ocupando as duas faixas de uma vez. Sinto que compartilhar o transito seguindo o CTB é mais "orgânico" tanto pra mim quanto pra parte dos motoristas, obvio que tem bairros e regiões em que evito ir de bicicleta pelo pouco costume do uso na região e pela pouca educação da população do entorno.
Re: Ciclovias
Posted: Sat 12 Mar 2016 15:43
by Zo
No mesmo local do ano passado.
Re: Ciclovias
Posted: Sat 12 Mar 2016 16:44
by Zo
Bicicletario para os mais de 1000 funcionários ciclistas da Fundição Tupy.
Re: Ciclovias
Posted: Sat 12 Mar 2016 17:17
by Zo
Re: Ciclovias
Posted: Sat 12 Mar 2016 18:11
by Papillon
Essa ciclovia calçada é interessante, ter a separação entre carro e bicicleta é importante.
Re: Ciclovias
Posted: Sat 12 Mar 2016 23:59
by joaojuliomello
cara, aqui no rio boa parte é assim, calçada compartilhada, não é funcional, te obriga a andar bem devagar pelos pedestres
Re: Ciclovias
Posted: Sun 13 Mar 2016 01:11
by Papillon
ah sim, é bom para o pedestre e em caso de acidente é ciclista x pedestre = menor dano que carro x ciclista.
Re: Ciclovias
Posted: Sun 20 Mar 2016 23:48
by Zo
Re: Ciclovias
Posted: Wed 23 Mar 2016 09:59
by joaojuliomello
essa foi otima
Re: Ciclovias
Posted: Mon 04 Apr 2016 17:56
by rodrigomarin
Re: Ciclovias
Posted: Mon 04 Apr 2016 19:20
by Marcelo Marino
Até a DW fazendo piadas assim?
Reparem no custo de se
construir uma ciclovia com essa largura e compare ao custo de
pintar o canteiro da central da Paulista.
Re: Ciclovias
Posted: Tue 05 Apr 2016 11:23
by Papillon
http://www.rs1.ruhr/radschnellweg/karte.html" target="_blank
184km de ciclovia em projeto com os primeiros já inaugurados. Previsão para 2020 e olha só...tem projeto completo mostrando onde vai passar.
Mas não pintaram de vermelho, que amadores.
mas quase ninguém usa.
Re: Ciclovias
Posted: Tue 05 Apr 2016 12:33
by Marcelo Marino
Ainda tem o acostamento para o pessoal da corrida de rua.