Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
edduds
Membro
Posts: 475
Joined: Wed 24 Apr 2013 17:56
Nome Verdadeiro:: Eduardo
Location: São Paulo

Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by edduds »

Preguiçosos podem pular o texto e ir direto para a pergunta da última linha. ;)

Nunca usei trocador que não seja Shimano, então só posso falar sobre eles. Tenho bike com Sora, Tiagra e 105. Não percebo muita diferença entre Tiagra e 105 modelo 5600. O Sora muda por causa do gatilho de descida das marchas, que é uma alavanca no dedão - bão tamém.

A idéia do tópico foi pelo seguinte: acabei de trocar um STI 105 5600 por um 5700 (quanto número). O que muda entre os dois é que o cabeamento do 5700 é interno. Quer dizer, achei que fosse só isso:
Ele é mais largo, olhando por cima é mais feio (tá, minha opinião) e não encaixa harmonicamente no guidão, fica tipo "sobrando" para os lados, mesmo com a fita de guidão grossa que uso. Fui dar uma volta e achei menos confortável que o anterior. Quando fecho os 5 dedos em volta do STI, p. ex., dá para sentir o mecanismo descoberto na parte de baixo, o que não acontecia com o anterior, em que a borracha cobre todo o conjunto. Também achei que ele tem saliências demais embaixo da borracha, fica menos liso.
Quando andei com a outra bike que tem o Tiagra confirmei a suspeita, achei mais confortável.

Resumindo: troquei belezura por conforto (estou compliance com euro-style rules.

Vou me acostumar, sempre acostuma, claro. E você aí que me lê, qual trocador acha mais confortável? E por que?
Masuk
Membro
Posts: 262
Joined: Thu 03 Jul 2014 21:21
Nome Verdadeiro:: roberto

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by Masuk »

Bom, eu só uso STI..desde o primeiro Dura ace 7400, passei pelos 7700,7800,7900 e agora vou usar o 9000... usei ultegra 6500,6600 tb.
Ainda não estreei os 9000 , mas o 7900 eu achei menos confortável que o 7800(o melhor em ergonomia)... tanto que to com um par de sti 7900 parado .. pq to com preguiça de tirar os 7800..o 7900 eles tentaram copiar a tendencia dos SRAM e ficaram muito quadradinhos e a borracha mais fina.. como eu não consigo usar luva... a mão dói com a quilometragem
Outra coisa esse cabeamento por dentro tem q tomar cuidado com os conduites..se entrar sujeira ou estar gasto a troca de marchas (principalmente no dianteiro ) fica muito dura e pode quebrar o mecanismo..qdo vc sentir que deixou de subir macio...lubrifique ou troque os conduites.
engraçado que na instrução do 9000 ele diz que não deve passar graxa nos shift housing.. que eles são próprios para isso.
Uma pergunta vc trocou somente os STI pelo 5700? e as ferraduras? Sentiu diferença na frenagem?
Pq os STI 7900 freiam bem menos qdo usados com as ferraduras da geração 7800 e anteriores.. a puxada de cabo é diferente..não q não funcione mas perdia a potencia de frenagem de maneira considerável , eu tentei usar os Sti 7900 com os freiso 7800 e na primeira descida quase entro na traseiro de uma Kombi...
Agora parece que os 7900,6700,9000 e 6800 STI/Ferraduras são compativeis...
Last edited by Masuk on Wed 03 Sep 2014 14:23, edited 1 time in total.
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by binho »

Eu tinha um Tiagra e troquei pro 5700 e senti A MESMA coisa que voce. Inclusive essa parte de sentir o mecanimo por baixo.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
edduds
Membro
Posts: 475
Joined: Wed 24 Apr 2013 17:56
Nome Verdadeiro:: Eduardo
Location: São Paulo

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by edduds »

Masuk wrote:...
Uma pergunta vc trocou somente os STI pelo 5700? e as ferraduras? Sentiu diferença na frenagem?
Mantive tudo, troquei só os STI. A frenagem está ok, não percebi diferença.
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by Enkidu »

Eu sempre tive curiosidade de saber como é que funciona o STI. Já usei shimano 600, na década de 90, mas o trocador era no quadro. Como ele é bem robusto na parte superior, imagino que pra mudar a marcha as alavancas dos freios vão junto, é isso? Aqueles cabos laterais são do freio ou dos cambios?
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
edduds
Membro
Posts: 475
Joined: Wed 24 Apr 2013 17:56
Nome Verdadeiro:: Eduardo
Location: São Paulo

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by edduds »

Enkidu wrote:Eu sempre tive curiosidade de saber como é que funciona o STI. Já usei shimano 600, na década de 90, mas o trocador era no quadro. Como ele é bem robusto na parte superior, imagino que pra mudar a marcha as alavancas dos freios vão junto, é isso? Aqueles cabos laterais são do freio ou dos cambios?
Para subir nas engrenagens a alavanca de freio vai junto mesmo, no câmbio traseiro dá para subir uma ou duas marchas. Para descer a alavanca interna vai sozinha - no grupo Sora é um botão que fica no dedão. Só desce de uma em uma.

Os cabos laterais são os do câmbio.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by Papillon »

usei o Sora 8V, achava bom, algumas pessoas relatavam que em freada de emergência acontecia de mudar marcha, comigo nunca aconteceu isso. A posição do botão para descer marcha é pouco ergonômica quando esta no drop.
testei o dura ace 7700 achei bem melhor.
uso o veloce G2 (2a geração), acho excelente, sobe 3 de uma vez e desce 5 de uma vez.
tenho também o veloce G3 (3a geração), a empunhadura é per-fei-ta, a alavanca é um pouco mais longa e fica mais próxima quando no drop, infelizmente a campagnolo capou o sistema e só desce uma de cada vez e sobe 3
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by Gili »

Usei um Shimano 2300 ( com orelhinha = aos campy só que inacessível com o polegar ) da Sprint 10, curti as speed e como me machuquei, nesse meio tempo comprei logo um grupo ultegra 6700 10v. STI fantástico, rapido e preciso. Comprei um 105 pra outra bike que to montando, ainda não usei, mas parece ser BEM parecido com o ultegra.

Não curto os campy por causa da orelhinha pra descer marcha, mas nunca usei mesmo, só de testar em bikes de amigos parada.

Hoje só testaria um SRAM, mas se arrumasse um esquema que vale$$e muito a pena para sair dos Shimano.
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by Zo »

STI Sora Foi meu primeiro e achei ele extremamente duro e achei aquela orelhinha nada prática.
STI Tiagra achei as trocas mais macias e precisas e ele é grandão e emborrachado. Como minha mãe é grande, achei ele muito bom pra pedalar em pé.
STI 6800 Ainda está na caixa e só posso falar que ele é bem compacto.
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by Cebo »

Ergopower, cara! É a melhor coisa do mundo! Uma vez coloquei na minha bike e ganhei o Tour da França, aprendi a fazer pizza, macarrão e a cantar opera igual o Pavarotti. O único problema é que agora eu não consigo mais digitar e falar ao mesmo tempo porque fico gesticulando com a mão.
Deve ser a alma que incorporou em mim.

:liz1
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by Papillon »

Image
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by joaojuliomello »

tenho o 5700 e tive o veloce, os dois são confortáveis, cada umd o seu jeito...
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by marcoaleite »

Eu sai do 105 para o Veloce e para o meu tamanho de mão, que não é muito grande, o Veloce se adaptou melhor. A posição que você segura no hood é mais anatômica que o 105, que realmente é meio quadradão.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by Cebo »

Papillon wrote:[ Imagem ]


KKKKKK fui possuído. Como fala possuído em italiano?
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by romanetto »

Posseduto, Cebo!

Lasciate ogni speranza, voi ch'entrate.
دفاعا عن فلسطين
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by romanetto »

marcoaleite wrote:Eu sai do 105 para o Veloce e para o meu tamanho de mão, que não é muito grande, o Veloce se adaptou melhor. A posição que você segura no hood é mais anatômica que o 105, que realmente é meio quadradão.
Acho que o 105 é meio quadradão igual ao Tiagra (aquele que tem o mostrador da marcha! pra quê?!) 4600. Mas o Ultegra é bem anatômico. Estou com o Ultegra 6800 e acho que é perfeito. Tenho mãos bem grandes. Acho que são mais confortáveis que o Athena. E acho que a mudança de marcha da Shimano ali embaixo é muito melhor do que a da Campagnolo. Bom, até 2009 eu usava trocador no quadro... quem sou eu pra dizer alguma coisa?
دفاعا عن فلسطين
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by romanetto »

edduds wrote:
Enkidu wrote:Eu sempre tive curiosidade de saber como é que funciona o STI. Já usei shimano 600, na década de 90, mas o trocador era no quadro. Como ele é bem robusto na parte superior, imagino que pra mudar a marcha as alavancas dos freios vão junto, é isso? Aqueles cabos laterais são do freio ou dos cambios?
Para subir nas engrenagens a alavanca de freio vai junto mesmo, no câmbio traseiro dá para subir uma ou duas marchas. Para descer a alavanca interna vai sozinha - no grupo Sora é um botão que fica no dedão. Só desce de uma em uma.

Os cabos laterais são os do câmbio.

Marcelo, os cabos pra fora são apenas no Ultegra 6600 pra baixo. Ultegra 6700, 6800, Dura Ace, e os novos 105 já têm os cabos por dentro.
E, não. Não acontece de você frear quando quer trocar a marcha, nem trocar a marcha quando se quer frear. Acredite.

E edduds, este lance que você está sentindo pelo fato do cabeamento ser interno, eu sei o que é. Mas o Ultegra 6800 não padece deste desencaixe na mão.
دفاعا عن فلسطين
arocha
Membro
Posts: 215
Joined: Sun 05 May 2013 13:53

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by arocha »

Eu to com um DA 7800 em uma bike e SRAM red em outra. são bem diferentes mas não tenho problemas de adaptação quando vou de uma bike pra outra. No SRAM unica coisa que sinto falta eh a ponta cabeçuda do DA, eu gosto de segurar ali no passo.
clanov
Membro
Posts: 92
Joined: Wed 01 May 2013 21:00

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by clanov »

Já usei SRAM RED, DA 7800, Campagnolo Record 10v e SR 11v...
Para minha ergonomia, no Ergopower Campagnolo dos grupos 11v a pegada fica mais firme nas subidas e em longas descidas é imbatível, cansam muito menos devido ao encaixe perfeito das mãos e a menor necessidade de força na frenagem devido à maior alavanca.
Em retas e sprints, nas descidas de marcha, o sistema das alavancas SRAM RED é mais rápido.
Last edited by clanov on Sun 07 Sep 2014 08:03, edited 4 times in total.
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by elgleidson »

Eu já usei Sora (aquele com orelhinha) e achava bom. Até usar um 105 5600 (cabeamento externo) e achar o Sora um lixo perto dele hahahahahaha. Atualmente estou com um 105 5700 (cabealmento interno) e acho ele muito bom também. Mas para manter o pace, as vezes eu prefiro segurar em cima ao invés de nos drops e achava o 5600 melhor neste quesito, pois ele era mais cabeçudo. Nunca usei SRAM nem Campagnolo.
euovelha
Membro
Posts: 55
Joined: Mon 25 Aug 2014 01:38
Nome Verdadeiro:: Jefferson Souza

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by euovelha »

De pegada eu gostava do modelo antigo da Ergopower. Rodei muito pouco com Shimano e SRAM pra comparar a ergonomia/trocas com a Campagnolo.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by Papillon »

por 20 anos usei esse manete:
Image

Com guidao sem fita... nem posso descrever a sensação de trocar com o Sora pela primeira vez...rs
edduds
Membro
Posts: 475
Joined: Wed 24 Apr 2013 17:56
Nome Verdadeiro:: Eduardo
Location: São Paulo

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by edduds »

Papito apelão.
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by romanetto »

Por cerca de 12 anos utilizei o trocador no quadro e um manete como este, também, Papito. E eu achava que era maravilhosamente fantástica a minha bicicleta. Agora com o Ultegra 6800 eu acho que é coisa de outro planeta. E reafirmo que não é prático o sistema da Campagnolo.
دفاعا عن فلسطين
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by Enkidu »

Eu tbm usei esse por décadas. É um Dia Compe, né? Logo que ganhei a bicicleta, tirei a alavanca horizontal, meti um esmeril no pino vermelho e coloquei um trocador de quadro de uma Monark, que troquei com um amigo do clube.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by romanetto »

Marcelão, velha guarda.
دفاعا عن فلسطين
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by joaojuliomello »

eu usei um desse por 1 mes, o coisa ruim.
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by romanetto »

Mas em meados dos anos 1990 era o que existia...
دفاعا عن فلسطين
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by Enkidu »

Ahn...anos 70 no meu caso...
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Trocadores/STI/Ergopower - Com qual se adaptou melhor?

Post by romanetto »

Velha guarda, sovaco bem cabeludo (tanto dos caras quanto das minas) e aquela selva amazônica, virgem, inexplorada, na região mais abaixo. Ah, os velhos anos 1970 que eu só conheci no cinema...
دفاعا عن فلسطين
Post Reply