PM: Alternativas e futuras tecnologias

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by Keeepz »

O dolar no valor que está, não tem concorrência que ajude os brasileiros, infelizmente.
E assim meu PM fica pra daqui 10 anos, se o dolar baixar :lance1
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by portoga »

tbortolotto wrote:Sinto que o Ray gosta mto do conceito de portabilidade e que sistemas left-leg only não são coisas que o convencem. Por isso, vira e mexe ele fala do poder que os sistemas de pedais possuem hj no mercado. Até agora, pra mim o melhor sistema que agrega ambas as características é PowerTap P1. Dual-leg, sem pods, excelente desempenho e portabilidade extremamente facilitada. Oq me incomoda nos sistemas de pedal é a fragilidade que se tem com o contato no chão. Os meus pedais estão bem detonados nas laterais e na base por descuido e acaso.

Embora pelo preço, hj até daria pra encarar um Power2max. Um modelo com pedivela (braços e coroas) tipo FSA tá saindo por 599 obamas. Mais barato q PowerTap G3 sem roda!
Concordo com o Ray sobre os medidores left-leg only. Tomando como base 200W, um desbalanço entre as pernas de, digamos, 48/52, faz a leitura ficar em 192W ou 208W dependendo de qual a perna mais fraca, isso sem contar que no decorrer de um pedal a perna mais fraca pode se alterar e que o desbalanço pode também ser diferente para diferentes faixas de potência. Enfim, não que eu ache que tais medidores não têm lugar, no entanto, na minha humilde opinião, acredito que a relação custo/benefício pende mais para o lado do custo e não do benefício.

Dentre os sistemas de pedal, parece-me claro que o Powertap P1 é o melhor sistema, apesar de achá-lo bem pesadinho. Tiago, concordo com você que o grande problema dos sistemas de pedal é a aparente fragilidade frente ao contato no chão, mas eu colocaria, adicionalmente, o fato de tais pedais serem baseados no Look Keo. Eu, que uso Time Xpresso, ou os usuários de Shimano e Speedplay têm que procurar outros tipos de sistemas se quiserem manter o pedal que estão acostumados ou que seus joelhos ou bike fitters aconselham.

Por fim, o grande problema na escolha de um medidor de potência é que cada pessoa tem necessidades diferentes. Por exemplo, quem tem duas ou mais bikes necessitará de um power meter com maior portabilidade, então uma roda com cubo Powertap pode ser a solução, no entanto se essa mesma pessoa utilizar o rolo com muita frequência e não quiser acabar com seu pneu lá, talvez necessite de outro tipo de power meter ou então outro powertap, assim como acertadamente fez o Monja.
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by marcoaleite »

Sei lá, eu não concordo muito com o Ray sobre os left-only. Porque este lance do balance é muito relativo, ninguém eu acho que consegue pedalar 100% do tempo com a força distribuída igualmente entre as pernas. Meu PM mede o balance (não de forma 100% efetiva como os pedais) e é raro terminar 50/50, pois só o fato de pegar subida e pedalar em pé já bagunça esta relação. Se pensar que o equipamento tem 2% de variação na precisão, balance que varie de 48 a 52% não representam muita coisa. Não sei se tem algum novo conceito que use o balance para determinar alguma cosa, mas sinceramente é um dado que eu nem olho muito.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by portoga »

Stages baixou o preço da sua linha de medidores de potência:

http://www.dcrainmaker.com/2015/09/stag ... rices.html" target="_blank

Viva a concorrência!
Image
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by Adriano »

Tô aguardando um PM chegar na casa dos 1000 reais pra ter um. Quantos séculos terei que esperar? :lance3
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by marcoaleite »

Adriano wrote:Tô aguardando um PM chegar na casa dos 1000 reais pra ter um. Quantos séculos terei que esperar? :lance3
Esse dólar quebra as nossas pernas... :lance4

Não quero nem ver quando começarem a repassar essa alta para o custo brasil...
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by tbortolotto »

Adriano wrote:Tô aguardando um PM chegar na casa dos 1000 reais pra ter um. Quantos séculos terei que esperar? :lance3
Somos 2

Mas a tendência é ficar cada vez pior. Até os usados (que são raros por aí) ficam numa faixa de preço maior.
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by Adriano »

"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by tbortolotto »

Mais um left-power only.
Vamos ver noq dá. Achei bem interessante.
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by portoga »

Saiu o buyer's guide do DC Rainmaker:

http://www.dcrainmaker.com/2015/10/buye ... ition.html" target="_blank
Image
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by portoga »

Saiu o buyer's guide do DC Rainmaker:

http://www.dcrainmaker.com/2015/10/buye ... ition.html" target="_blank
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by marcoaleite »

Massa!! Fez um resumão de tudo que tem no mercado praticamente.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by tbortolotto »

Eu fico um pouco "puto" sobre os comentários do Ray sobre os P2M. Ele vem com aquele papinho de "Just works". Tem opções custando menos que um PT G3! Sem dúvida é o PM mais interessante no mercado pra quem já tem uma boa bike e bike fit ajustado.

Eu passei um tempo namorando um P2M (na época q o dólar não era essa coisa toda...) devido à qualidade do produto e dos elogios de um heavy user aqui do fórum (Marco). Entretanto não é a opção mais viável para um cara como eu que uso uma Caloi Sprint20 de tamanho errado e que to naquela de trocar de bike daqui uns anos. Preciso de um sistema de maior portabilidade pra uma bike futura.

Um ponto interessante que o Ray tocou foi sobre a compra de PMs usados. No final disse e não disse q é uma cilada. A menos que vc compre de um conhecido.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by marcoaleite »

Ele gosta dos produtos Power Tap, afinal, ambos são americanos. O P2max é alemão! rsrs

Eu ainda acho o medidor na pedivela a melhor opção de uso, pois deixa a bike bem flexível no quesito rodas. Tenho dois cubos PT também e é a parte da troca de rodas que me incomoda apenas. Já os de pedais me incomodam por serem apenas Look e não acho interessante pelo desgaste que eles acabam sofrendo. Isto ainda me incomoda um pouco.

Sobre a pedivela e a troca de quadros, sendo eixo 24 mm ele é praticamente compatível com qualquer quadro, visto que a própria Shimano só produz pedivelas com esta medida de eixo.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by tbortolotto »

Os sistemas de pedais tipo PT P1 são mto interessantes. No quesito portabilidade são imbatíveis. Daria até pra trocar da estradeira pra de crono e da de crono pra uma MTB (hahaha) sem problemas. Porém é exatamente isso q vc disse Marco, como é que fica a integridade da peça a longo prazo? Os meus pedais estão "em carne viva" de tanta pancada. Não teria coragem de usar um sistema desses. É por isso q estou esperando o long-term review do Binho sobre eles hehehe

Qto ao eixo do pedivela...
Mas e em relação aos BB? Já tem tantos no mercado. Já vi tantos casos de gente comprando SRM e não encaixando por causa do BB. E o comprimento dos braços de pedivela? Só usei 175 mm da minha vida e nem sei se é o certo. Todas estas incertezas de fit (meu e da bike) me dão mto medo na hora de pensar num item assim. Por isso q sempre encarei q sistemas de PM em pedivela são mais pra usuários que sabem qm são e oq tem ^^
FIDA
Membro
Posts: 108
Joined: Tue 15 Oct 2013 00:37

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by FIDA »

Eu achei os P1 o bicho, mas não tenho nenhuma previsão de mudança de sistemas.
O comprimento do pedivela, fazendo um fit você já fica sabendo e tranquilo.
Quanto à BB, hoje em dia quase todos podem ser adaptados, até BB30 em quadro de rosca já da para usar com adaptador...
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by Marcelo Marino »

tbortolotto wrote:Eu fico um pouco "puto" sobre os comentários do Ray sobre os P2M. Ele vem com aquele papinho de "Just works". Tem opções custando menos que um PT G3! Sem dúvida é o PM mais interessante no mercado pra quem já tem uma boa bike e bike fit ajustado.

E com o Be Pro também, tss.

A verdade é que o fabricante de painel eletrônico conseguiu fazer um produto bem mais discreto que a fodona da Saris.


E esse cara ainda leva a fama. :lance2
Quem paga mais para ele, recebe mais elogios aos seus produtos?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by ftmonjardim »

Ele fala muito bem do power2max, diz que é o melhor custo beneficio mas tem o grande problema do auto zero.

Lembrando que o guia de compras é worldwide, e não é levado em conta o mais barato, aliás, isso é coisa nossa de procurar o mais barato.

Dcrainmaker é sem sombra de dúvidas hoje o guru em PM.
O guia não é "o melhor PM mais baratinho" e sim guia de compras de PM.
DCRAINMAKER leva tanta fama que nos testes de PM que ele faz é disponibiliza no site, engenheiro das marcas entram na discussão e fazem as alterações que ele recomenda.
Mas realmente ele não merece fama, nem ele nem Fernando Blanco
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by ftmonjardim »

Esqueçam tudo o que eu disse : vi agora que a be pro é feita por uma empresa italiana chamada Favero, entendi a birra.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by tbortolotto »

ftmonjardim wrote:Lembrando que o guia de compras é worldwide, e não é levado em conta o mais barato, aliás, isso é coisa nossa de procurar o mais barato.
Um dos motivos que mais leva o Ray a dizer que compra ou não compra tal PM é justamente questões de preço. Pode ver todos os comentários que ele faz nos sistemas que ele julga ser overpriced (vide o Vector 2 e principalmente o Look Power). Por tanto, preço é algo que entra na "conta" dele de uma certa forma sim.
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by ftmonjardim »

Overpriced sim, mais barato não.
Vários fatores são levados em conta, ele deixa bem claro que o p2m é hoje o melhor custo beneficio mesmo com o problema do auto zero.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by tbortolotto »

E que problema é esse afinal? Na prática.
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by ftmonjardim »

Eu usei a palavra errada, não é problema e sim uma desvantagem segundo ele, porém desvantagem para usuários avançados.

Disadvantages: There isn’t a method to turn off auto-zero today on units (which is really only an issue for the most advanced of advanced users).

Ele fala muito bem do P2M

Advantages: The least expensive crank-based solution on the market today. Solid accuracy with a growing crank set compatibility matrix. Any temperature compensation concerns are long-gone relics of devices years ago.


Would I buy it: No problem at all here, as noted above – it’s probably the best deal for a complete (captures all power, not just left) power meter on the market today. I love that they’re well into the ‘just works’ category.

Bortolla, o just work voce tá traduzindo errado, o just work ai é "funciona que é uma beleza".
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by tbortolotto »

Só se for mesmo :P
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by marcoaleite »

O auto zero que ele refere é o seguinte: quando você para de pedalar por 3 segundos no mínimo, a unidade se auto referencia. É o mesmo que você ir no Garmin e dar um "calibrate" toda vez que parasse de pedalar.
O SRM, até onde eu sei, também tem esse recurso de recalibrar durante o uso ou não e você liga ou desliga, na prática do dia a dia não muda nada isso. Isso o torna mais preciso? Não sei, o fabricante diz que você só precisa montar e sair pedalando que ele se auto referencia, mas eu tenho o costume de dar um "calibrate" no Garmin toda vez que ligo antes de pedalar. Eu acho que o auto compensador de temperatura é muito mais importante para evitar os drifts na medição e isto funciona de forma excepcional.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by portoga »

Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by tbortolotto »

Tretas cabulosas entre o Ray e o pessoal do LIMTS

Começou com uma "agressiva" análise do Ray
http://www.dcrainmaker.com/2015/11/limi ... eally.html" target="_blank

Foi rebatido pelo presidente/CEO do LIMTS
http://limits.technology/an-update-from ... -chairman/" target="_blank

E está momentaneamente na lona, após o nocaute do Ray
http://www.dcrainmaker.com/2015/11/limi ... still.html" target="_blank

É uma pena ver um projeto tão promissor ter enveredado desta forma!
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by portoga »

tbortolotto wrote:Tretas cabulosas entre o Ray e o pessoal do LIMTS

Começou com uma "agressiva" análise do Ray
http://www.dcrainmaker.com/2015/11/limi ... eally.html" target="_blank

Foi rebatido pelo presidente/CEO do LIMTS
http://limits.technology/an-update-from ... -chairman/" target="_blank

E está momentaneamente na lona, após o nocaute do Ray
http://www.dcrainmaker.com/2015/11/limi ... still.html" target="_blank

É uma pena ver um projeto tão promissor ter enveredado desta forma!
Tiago, aparentemente os caras da Limits são uns belos de uns picaretas.

Independente de haver picaretagem ou não, essa história demonstra muito bem como não fazer as coisas erradas do ponto de vista da construção da imagem de uma companhia. Nesse sentido, fiquei constrangido (na verdade foi vergonha alheia mesmo) quando o pessoal da Limits afirmou que é prática comum não ceder produtos tecnológicos em desenvolvimento e o Ray refutou esse argumento relembrando que empresas do porte de Garmin, Suunto, SRM e etc enviaram produtos em desenvolvimento para que ele pudesse fazer uma avaliação prévia.
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by marcoaleite »

Os caras parecem estar com um belo de um problema. Dinheiro na mão e produto que não decola, quero ver como vão sair desta!
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by Adriano »

Eu acho que esses caras são uns aventureiros, que não tem noção do que estão lidando. Quem investiu dinheiro nisso se deu mal.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Post Reply