Treinamento por FC / TRIMP

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Post Reply
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Treinamento por FC / TRIMP

Post by Magnus »

Resolvi abrir esse tópico principalmente depois de comparar os gráficos TSS e TRIMP. Por enquanto, usei poucos treinos, pois só essa semana que estou fazendo treinos exclusivamente no rolo, ou seja, todos os treinos desse período possuem Potência e FC.

TRIMP:
Image

TSS:
Image


Sei que a FC sofre várias influências, se tomou café demais, se estava estressado, se descansou pouco etc... enquanto a potência é sempre potência. Mesmo assim, para nós amadores que nem sempre estamos com os exames em dia, isso pode até ser um aliado. Esse controle por FC vai te fazer pegar mais leve naqueles dias em que o seu corpo não está 100% para aquele esforço extra...

Todos sabemos que o treino por potência é mais eficiente que por FC, mas se vc não tem um PM e quiser discutir seus treinos por FC... tá criado o tópico...
Last edited by Magnus on Tue 29 Jul 2014 14:40, edited 2 times in total.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by ftmonjardim »

Excelente iniciativa, só suas imagens não tá dando pra ver.. muito pequenas..
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by Magnus »

ftmonjardim wrote:Excelente iniciativa, só suas imagens não tá dando pra ver.. muito pequenas..
Era só para mostrar a amplitude das linhas, mas vou colocar com definição legal, você tem razão, vai ficar melhor.

edit: feito, já estão com definição legal.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by ftmonjardim »

agora sim.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by ftmonjardim »

meus últimos 3 meses, tive 20 pedais em 3 meses :lance3

Image

coloquei até hoje para ficar bem claro a tendência do gráfico quando não pedala, tensão de curto prazo e longo prazo descem e fica desequilibrado tudo (linha preta)
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by Magnus »

ftmonjardim wrote:agora sim.
:conta1
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by Magnus »

O importante é que está evoluindo. Eu também estou evoluindo, mas menos do que poderia, vou tentar treinar de forma mais orientada... vamos ver se o GC ajuda nisso...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by Cebo »

Boa! Também estou usando e comparando o TRIMP com TSS e percebi que, para monitoramento, o TRIMP é quase tão bom quanto o TSS. Potência é muito superior ao HR DURANTE o treino.
O ideal é ir prestando atenção e aprendendo como o corpo funciona em cada situação. Por exemplo, meu TSB (ET) Equilíbrio de tensão está perto de 50. Amanhã vou dar mais uma pauladinha pra fazer passar de 50. Ai já vou percebendo até onde posso ir.
Parece que to meio estabilizado essas semanas. Não é bom, preciso forçar mais.

Edit: Outra coisa importante é refazer o teste de FTP pra saber se realmente a linha verde subindo significa melhora. As vezes tem que fazer ela subir mais forte para realmente ter uma melhora de FTP. Deve mudar de corpo para corpo.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by Wanderson Mata »

Só para marcar
Quando o carteiro desistir da carreira ciclistica e entregar minha cinta e os pneus do Magnus contribuo :liz1
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by Marcelo Marino »

De maio para trás não conta, mas de junho para frente da para ver que a forma está melhorando.

Com o tempo vou me acostumando com esses números, traçando um paralelo com a forma que estou me sentido, para ter uma noção do que representam.

Image
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by samuelgouvea »

eu tava pensando em abrir esse tópico, kkkk!

com o auxílio do golden cheeta a coisa vai correr bem melhor agora, antes era muito na base do achismo...

a propósito, vcs referem usar as zonas de FC do friel ou do koogan?

eu prefiro usar do friel, extraído do mountain bikers training bible (com exceção da zona 1 que considero de ]-135] e não ]-142]), acho que as zonas do koogan nas faixas mais altas são amplas demais, meu RPE dentro da zona 4 varia demais no início e fim da zona, meu LTHR é 177 e a zona iria de 166 a 185!
Image
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by Cebo »

Uso a do Cebo, que deriva da do Friel. Acho que vale a pena jogar a zona do Vo2 um pouco pra baixo por conta do atraso de resposta. Ta bem parecido o tempo final.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by binho »

Ok. Vou entrar na onda.
Mas antes eu preciso de material pra ler sobre essas análises.
Alguem pode ajudar? Cebo?
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by Cebo »

Tenho uns links no computador. Já passo. Mas comece a usar. Aprende mais fácil.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by PAF »

Magnus, excelente iniciativa.

Apesar de ter um PM, eu ainda treino por FC. Nem sempre estou a fim de trocar a roda para ir à rua, às vezes quero treinar com minhas rodas de corrida, etc. Treinei exclusivamente por FC por 2 anos e meio.

Do jeito que você fala, até parece que treinar por FC é coisa condenada e não é.

O importante é manter sempre atualizado a faixa de LTHR, pois com o ganho de condicionamento, vai ficando mais difícil atingir o limite. Eu considero ideal realizar o protocolo do Friel (o melhor) a cada início de micro-ciclo.

O resto, deve ser idêntico aos treinos com PM. Lóóóóóóóóógico, vão haver aspectos em que a métrica limitada não vai permitir análise.

Abraços

P.
--
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by marcoaleite »

E complementando o que o Pedro falou, tem treinos como de endurance que é mais útil usar a FC do que a potência. E uma outra coisa a considerar é que com a HR você tem que aperfeiçoar a noção de esforço, pois um intervalo em Z4 por exemplo vai começar com a frequência abaixo da zona e se apertar de cara vai torrar antes do fim.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by Magnus »

Pedro, a ideia que eu quis passar no texto foi que o treinamento por potência é mais eficiente, mas não condeno o treino por FC não, é como o Marco falou, tem treino que é até mais fácil de tocar por FC...

Bom saber que vc ainda faz treinos por FC, assim vai contribuir aqui também, hehe...

Abração.

:basso1
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by Magnus »

Eu tenho Audax 300 nesse final de semana, a largada será dia 2 de agosto. Esticando o TRIMP até o dia 4, percebi que o meu TBS (ET no gráfico abaixo) vai zerar no dia 2 certinho, é isso mesmo? A tendência que as linhas seguem são uma "previsão" mesmo? Qual o ideal para uma prova, estar zerado mesmo ou um pouco acima?

TRIMP depois do treino de hoje:
Image
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by marcoaleite »

Magnus, o ideal seria chegar com um CTL alto dentro das possibilidades e um TSB baixo. O quão baixo que é complicado porque isto vai depender do ATL seu eu penso. É um negócio meio complexo, acho que ele por si só não diz muita coisa, o ideal é aliar ele ao seu plano de treino.
Por exemplo, sabendo do evento, esta semana você deveria evitar treinos longos demais e focar mais na intensidade (a qual já vem treinando para não se desgastar) e curta duração com um planejamento de ter descanso a dois ou três dias da data alvo e, deixando para a véspera, apenas um treino curto para ativar a musculatura. Eu pensaria em uma linha desta, não sei se o pessoal concorda com isto.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by Cebo »

Achei um gráfico bem bacana aqui. To no celular, depois eu posto. O importante é dizer que, no build, o tsb do cara passa de 100! Preciso treinar mais. :(
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by binho »

Edit
Last edited by binho on Mon 28 Jul 2014 12:53, edited 1 time in total.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by marcoaleite »

Cebo wrote:Achei um gráfico bem bacana aqui. To no celular, depois eu posto. O importante é dizer que, no build, o tsb do cara passa de 100! Preciso treinar mais. :(
TSB ou TSS?
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by tbortolotto »

Pra agregar ao tópico: meu PMC baseado em TRIMPS desde que comprei o Garmin
Image
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by Cebo »

Reparem como o cara vai construindo uns vales ao longo do mês e depois recupera. Acho que esse é um bom modelo para seguir. Vejam onde para a tensão de longo prazo dele. Vou deixar grande para dar pra ver as datas melhor.

Image
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by Magnus »

marcoaleite wrote:Magnus, o ideal seria chegar com um CTL alto dentro das possibilidades e um TSB baixo. O quão baixo que é complicado porque isto vai depender do ATL seu eu penso. É um negócio meio complexo, acho que ele por si só não diz muita coisa, o ideal é aliar ele ao seu plano de treino.
Por exemplo, sabendo do evento, esta semana você deveria evitar treinos longos demais e focar mais na intensidade (a qual já vem treinando para não se desgastar) e curta duração com um planejamento de ter descanso a dois ou três dias da data alvo e, deixando para a véspera, apenas um treino curto para ativar a musculatura. Eu pensaria em uma linha desta, não sei se o pessoal concorda com isto.

Ok, vou fazer o Fletcher hoje para terminar a primeira semana do Sufferfest Build, descansar de terça a quinta e na sexta de manhã fazer o Rattlesnake, que são só 20 minutos com boa intensidade e TSS baixo. Vamos ver como eu vou me sentir durante o Audax 300...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by marcoaleite »

Magnus wrote: Ok, vou fazer o Fletcher hoje para terminar a primeira semana do Sufferfest Build, descansar de terça a quinta e na sexta de manhã fazer o Rattlesnake, que são só 20 minutos com boa intensidade e TSS baixo. Vamos ver como eu vou me sentir durante o Audax 300...
Treine na terça também, deixe para descansar quarta e quinta. Agora o que treinar na terça vai depender do treino de hoje, é muito puxado?
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by Magnus »

O Fletcher tem 1h30min, TSS 66 e IF 0,66, é um treino de endurance que fica entre 60 e 75% do FTP - http://www.trainerroad.com/cycling/work ... 1-Fletcher

Ele cumprido, vou ter feito nos últimos 6 dias uns 470 de TSS.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by binho »

Meu grafico eh totalmente diferente. Aguardando further instructions.

Image
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by binho »

Image
Image
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter

Post by Cebo »

Rapaz, esse fundo preto ta osso. Não sei mudar isso não. No mais, me parece pouco estruturado, né?
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Post Reply