Treinamento por FC / TRIMP

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by Marcelo Marino »

Em uma época eu cheguei em um ponto desse também, aí resolvi pegar um treinador para ver onde eu estava errando. E ele aumentou a carga, mais intensidade.

Eu passei a quantidade de horas e dias da semana para ele, isso não mudou, aí ele tacou-lhe pau naquele tempo disponível que eu tinha.
Como era um cara que sabia o que estava fazendo, em 2 semanas eu já vi evolução.

Achei a carga um pouco bizarra no começo. No final da primeira semana eu já estava moído, mas o corpo foi se acostumando com a carga nova.

Eu diria que em primeiro lugar o mais interessante é aumentar a intensidade, depois o número de dias e por último a distância.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by samuelgouvea »

como o meu golden chetta tá bem alimentado, mostrando análises mais fidedignas... fiz uma coisa interessante, inseri manualmente algumas atividades pra ver o que acontecia, e com treinos de 350 trimp points o CTL volta a subir de forma consistente.

vou estruturar a carga semanal pra uns 1700 trimp points pra ver no que dá!
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by marcoaleite »

Eu olharia se a intensidade e o tempo de intervalos não precisa ser modificado. Saber jogar com estes dois é o caminho.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by samuelgouvea »

Isso mesmo marco, eu acho que o negócio é aumentar os dois...

meus treinos de 2h em média tem sido pouco intensos, nessa intensidade deveriam ser treinos de 3h ou mais...

Os de 2h tem que ser bem mais fortes, já os intervalados eu acho que tão no caminho certo.
Image
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by Keeepz »

Eu vinha numa evolução constante em fevereiro/março/abril, até que me acidentei e fiquei parado 3 semanas.
Quando voltei, senti uma leve piora no condicionamento.


Estou há exatos 8 semanas desde que voltei a treinar, e a evolução tem sido EXCELENTE, gritante, digna de o pessoal que girava comigo perguntar o que to fazendo, porque melhorei muito rápido.. :lance5
Aumentei o tempo semanal, passei pra 5 treinos semanais, coloquei de volta um 2x20LT e um 7x3VO2 na semana, um longo acima de 3h até 5h no maximo em L2 ( que a velocidade media passou de 28 para 31, num mesmo nivel de esforço, em mesmas situações), e os outros dois treinos geralmente rodo um tempo em TEMPO e já era.

Melhorei alimentação e descanso, e isso ajudou até a subir o hematócrito ( de 41.8% pra 46% em 2 meses). :conta1
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by samuelgouvea »

Colegas...

alguém tem reparado em quedas na frequência cardíaca em resposta à queda de temperatura?

Reparei que meus bpm tem ficado bem mais baixos treinando no frio (media de 15oC)
Image
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by samuelgouvea »

Image
evolução ao longo do último ano.

Image
evolução ao longo dos últimos 6 meses.


tenho usado o trimp no Golden Cheetha como única forma de acompanhar meus treinos.

semana que vem darei o 1o passo com acompanhamento profissional, espero que a melhora seja mais evidente...

semanas atrás eu havia me queixado aqui nesse tópico mesmo sobre estagnação, cheguei a algumas conclusões:

- eu não estava estagnado no ganho de desempenho, mas estava com um nível de fadiga constante, fruto do ciclismo associado à musculação e ao estresse de 36h seguidas de plantão;
- parte da estagnação que o GC prevê é fruto da diminuição da HR em resposta ao frio daqui - em maio e junho era comum sair pra treinar numa temperatura de 10oC, subindo pra uma média de 15 no decorrer da manhã.

sustentar semanas fortes de treino é complicado demais. vou tentar ciclar 2 semanas fortes e uma mais sossegada, estudar um pouco mais sobre o treino e discutir com o treinador agora, pq o cara é fera, hehehe!
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by marcoaleite »

Boa sorte cara!

O seu feed back é a ferramenta mais importante para ele, é fundamental reportar os detalhes sobre os treinos e sobre o cansaço do dia-a-dia. Senão, a coisa não anda.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by Leo Miau »

Tenho notado um problema com a minha FC, ela se eleva demais nos finais dos treinos com mais de 2 horas, a gente sabe que é normal a FC subir nos finais dos treinos, pois estamos mais fadigados, mas a minha tem subido (ou sempre subiu, não sei dizer) mais que as de outros que pedalam comigo.

Exemplo Inicio de treino: minha FC pra um terminado passo é de 150, a do outro parceiro é 165;
Exemplo Final do treino 2 horas: minha FC para o mesmo esforço 170, outro ciclista 175.

Não sei o que é, talvez possa ser falta de hidratação, fiz um pedal de 3:30 e bebi 1,5 litros de água, mas pode ser outras coisas também.

Alguém tem alguma ideia?
100% de nada não é nada: É muito pouco.
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by samuelgouvea »

hidratação... ou mesmo calor seguido de vasodilatação periférica.

meu LTHR é 177, mas nesse inverno, nos dias mais frios, eu estava ficando em uns 168...
Image
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by Adriano »

Tenho a bíblia do Friel, 1ª edição, de 1996, que vou começar a ler agora para colocar em prática um plano de treinos. Mudou algo de relevante da 1ª pras últimas edições?
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
russow
Membro
Posts: 556
Joined: Wed 01 Oct 2014 18:29
Nome Verdadeiro:: Thiago Classen
Location: Curitiba, PR

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by russow »

comecei a ir de bike para trabalho/faculdade essa semana, o deslocamento fica assim:

casa => trabalho 12Km
trabalho => aula 3.5Km
aula => trabalho 3.5Km
trabalho => casa 12Km

da um total de 31Km, 5 vezes por semana(se não chover)...

vale a pena adicionar esse tipo de coisa no GC?
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by ftmonjardim »

russow wrote:comecei a ir de bike para trabalho/faculdade essa semana, o deslocamento fica assim:

casa => trabalho 12Km
trabalho => aula 3.5Km
aula => trabalho 3.5Km
trabalho => casa 12Km

da um total de 31Km, 5 vezes por semana(se não chover)...

vale a pena adicionar esse tipo de coisa no GC?
Tem uns treinos de commuting, procura pelo google.
Nossa, dava pra fazer muita coisa legal nesses 12 km, uns tiros de Z5 por exemplo, big gear, etc
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by elgleidson »

Até vale, mas se for abaixo de Z2 ele nem vai contar nos "Trends", se não me engano.
russow
Membro
Posts: 556
Joined: Wed 01 Oct 2014 18:29
Nome Verdadeiro:: Thiago Classen
Location: Curitiba, PR

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by russow »

ftmonjardim wrote: Tem uns treinos de commuting, procura pelo google.
Nossa, dava pra fazer muita coisa legal nesses 12 km, uns tiros de Z5 por exemplo, big gear, etc
elgleidson wrote:Até vale, mas se for abaixo de Z2 ele nem vai contar nos "Trends", se não me engano.
estou usando uma fixa com 50x16(ou 17, não tenho certeza), por enquanto td commuting está sendo praticamente big gear :lol:, esse fds devo refazer meu teste LTHR ai depois que me adaptar melhor devo encaixar alguma coisa, 10m de tempo ou alguns tirinhos de 1min....

minha preocupação maior era se entradas desse tipo bagunçavam d+ o gráfico
Image
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by Wanderson Mata »

Russow, estou nessa tbm, à partir de outubro, o F... é treinar com mochila né?
russow
Membro
Posts: 556
Joined: Wed 01 Oct 2014 18:29
Nome Verdadeiro:: Thiago Classen
Location: Curitiba, PR

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by russow »

Wanderson Mata wrote:Russow, estou nessa tbm, à partir de outubro, o F... é treinar com mochila né?
sim, por isso que o negócio é fazer uns tirinhos curtos, pra quem não tem tempo de girar durante a semana qualquer coisa ajuda...

e ainda tem questão do tempo, eu levo 1h de onibus para ir e para voltar do trabalho, hj de bike faço em 25m.
Image
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by Wanderson Mata »

Vê se dá para "esticar", eu poderia fazer o trajeto em 15km, mas vou contornar e fazer o máximo de manhã.
laertejr
Membro
Posts: 202
Joined: Fri 10 May 2013 00:45
Nome Verdadeiro:: Laerte
Location: Curitiba

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by laertejr »

Nobres,

Estou com uma duvida referente ao teste de LT e nao sei se seria aqui o local correto para perguntar, mas vamos lá,

Bom, machuquei meu joelho no fim de agosto e desde entao quase nao pedalei. Estava em um ritmo bom, e no começo do ano quando eu fiz o teste de LT cheguei a 175bpm médio nos 20 minutos. Hoje pela manha apos um mes pedalando de leve, hoje resolvi pegar pesado e os valores ficaram um pouquinho mais alto. Fiz 2 vezes no seguinte procedimento:
-10 minutos aquecendo;
-20 minutos CRI
-20 minutos giro mais leve (tava longe de casa)
-20 minutos CRI 2 (fiz novamente pois tinha 20km ate em casa)

No primeiro CRI, a frequencia cardiaca media ficou em 177 bpm e no segundo CRI ficou em 179 bpm.
A minha duvida seria o seguinte: O que isso quer dizer? Que eu fiquei mais "tolerante" ao lactato? e se considero o valor do segundo CRI como o meu limiar para definição das zonas de treino? Ou se esse teste eu tenho que fazer só em meia hora com um CRI?

print do meu treino destacando em vermelho os dois CRI (velocidade um pouco baixa para um CRI, mas tinha hoje cedo)

Image

valeu galera
Tentando pedalar :roll:
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by Magnus »

Vc ter tomado mais café, ter tido uma noite de sono diferente, diferença de stress no trabalho... tudo isso influencia. Eu até achei que de 175 pra 177 ficou próximo demais, tá muito bom. Você vê que do primeiro para o segundo variou mais ainda, o teu cansaço com certeza influenciou ali. Eu configuraria as zonas de acordo com os 177 do teste mesmo, ou nem isso, deixaria como está porque esses 2 bpm não devem mudar quase nada nas zonas...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
russow
Membro
Posts: 556
Joined: Wed 01 Oct 2014 18:29
Nome Verdadeiro:: Thiago Classen
Location: Curitiba, PR

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by russow »

galera, o meu GC sempre deu a tensão a curto e longo prazo, mas o Skiba ta nunca saiu de 0...é normal isso?

Image
Image
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by samuelgouvea »

acho que só sai se vc usar medidor de potencia... vc usa?
Image
russow
Membro
Posts: 556
Joined: Wed 01 Oct 2014 18:29
Nome Verdadeiro:: Thiago Classen
Location: Curitiba, PR

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by russow »

samuelgouvea wrote:acho que só sai se vc usar medidor de potencia... vc usa?
nope
Image
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by Cebo »

Galera, segue o resumo do meu ano até agora. Em ambas as imagens, a seta vermelha indica o L'Étape, que acabou sendo o meu foco do ano. De lá pra cá, tirei o pé e estou de férias, me preparando para arrancar um dente logo no começo de Janeiro. Se vocês repararem, uma semana antes do L´Étape fiz um pedal bem duro, que foi um Aldeia - Itu - Aldeia pela Romeiros com direito a uma esticada sentido anhanguera. Aí, na última semana fiz um pedal na USP no começo da semana sem entrar no vermelho. Depois disso só fiz um pouco de rolo, com uns tiros rápidos para acordar a musculatura.

Fiz isso por ter reparado que minha recuperação é bem lenta e meu melhor desempenho vem quando estou bem descansado. Bom, vamos as iBagens.

Image
Esse é o resumo do ano. Reparem que vou construindo a forma lentamente até o dia da prova. Os treinos foram bem desorganizados e feitos meio que "no feeling" e meio que olhado essa tabela. Mais perto da prova fiz mais treinos longos sem parada e em ritmo forte.

Image
Aí está o resumo dos últimos 3 meses de treino. A seta vermelha é a corrida.


Image
Edit: Coloquei mais uma foto do resumo do mês antes do L´Étape para dar pra ver legal a pancada na semana anterior. Reparem que depois a linha amarela sobe bem dentro do lado positivo, indicando o descanso. Repare também que minha tensão de longo prazo (linha verdinha) também da uma caída, mas beleza. No fim o resultado foi bom.

Ano que vem quero colocar mais algumas provas no calendário. Vamos ver o que acontece.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by Keeepz »

Enquanto aguardo a boa vontade de despacharem meu PM, estou usando o bom e velho medidor de FC. Não é tão fidedigno como PM, mas dá uma orientada boa na carga dos treinos:

Image


Peguei uma gripe leve e nao dei uma diminuída, e ela piorou um pouco, então darei dois dias de descanso e então tentarei rodar, e ver se deu pra recuperar da gripe, pois estou me sentindo fraco e não tô recuperando legal.

No plano de treino estou terminando o segundo bloco, base 2. Estava na terceira semana, com dois longões previstos..não fiz nenhum :hinault1
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by samuelgouvea »

galera que usa o Golden Chetta... andam alimentando o programa?

meu pico de performance (visando uma prova de CRI aqui) coincidiu com o pico de CTL no GC...

aí peguei dengue :lance7 :wigo2 :lance3

10 dias parado, CTL despencou e me arrastei ainda por mais de um mês pra voltar a ter ânimo de treinar decentemente...
Image
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by Cebo »

Baixei tudo da minha vida de strava para o GC e voltei a monitorar. To no CLT mais alto já registrado e andando bem.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by ftmonjardim »

Cebo wrote:Baixei tudo da minha vida de strava para o GC e voltei a monitorar. To no CLT mais alto já registrado e andando bem.
TAmbém, essas corridas que voces fazem no Zwift sai até sangue da tela, outro dia acompanhei uma e é PAULADA o tempo inteiro, NONSTOP.. ..
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by Cebo »

ftmonjardim wrote:
Cebo wrote:Baixei tudo da minha vida de strava para o GC e voltei a monitorar. To no CLT mais alto já registrado e andando bem.
TAmbém, essas corridas que voces fazem no Zwift sai até sangue da tela, outro dia acompanhei uma e é PAULADA o tempo inteiro, NONSTOP.. ..
É, acaba ficando muito tempo em FTP e Vo2 e não tem um segundo de recuperação. Não são raras as vezes que termino e fico passando mal depois....kkkkk
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by samuelgouvea »

cebo, eu estava no meu ápice de CLT antes da dengue... mas o TSB estava negativo, uns -10.

domingo último tive uma corrida de MTB e o CLT estava mais maixo uns 5 pontos (trimp 100) mas o TSB positivo (1 e pouco).

resultado foi a melhor prova minha até hoje, se não fosse um lance psicológico talvez fechasse umas 2 posições à frente! (de 4o pra 2o geral)
Image
Post Reply