Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by Marcelo Marino »

Por isso que gosto dos rolos da Elite, junta a qualidade do rolo fixo, que é não se preocupar em se equilibrar, e a do triplo, que é a forma como se da a resistência, pelo peso.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by Magnus »

Estranho, no meu eu consigo 300 TRWatts na 50x15.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by Magnus »

Marcelo Marino wrote:Por isso que gosto dos rolos da Elite, junta a qualidade do rolo fixo, que é não se preocupar em se equilibrar, e a do triplo, que é a forma como se da a resistência, pelo peso.
Então, Marino, o que eu mais gosto no triplo é justamente ter que se equilibrar, acho que deixa a coisa menos monótona. E com a prática, quase nem precisa olhar pra ele, eu pedalo vendo filmes e vídeos...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by PH »

Magnus wrote:Estranho, no meu eu consigo 300 TRWatts na 50x15.
Sim, TRWatts, que pode ser tanto 100 ou 500 W reais, especialmente em um rolo solto.
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by Magnus »

Será que a diferença é tanta assim? Pela velocidade, tenho impressão que o esforço está bem parecido com a rua... vou tentar fazer uma comparação.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by binho »

Com todo respeito Magnus, mas nao acredito que vc tem essa potencia toda nao.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by Magnus »

binho wrote:Com todo respeito Magnus, mas nao acredito que vc tem essa potencia toda nao.

Binho, no meu último treino, o Sufferfest Local Hero, o TR registrou uma média de 196 Watts e o Strava calculou a média velocidade de 31,4 km/h.

Usei uma calculadora de potência, colocando como configuração: posição mais aerodinâmica possível, vento a 0 km/h, peso do meu conjunto e CR de asfalto ruim. A 31,4 km/h eu estaria gerando 155 Watts, ou seja, uns 20% abaixo do que o TR registra.

Sendo assim, quando eu chego nos 320 TRWatts, na verdade estaria ali pelos 260 Watts... Acontece que no rolo eu uso pneu velho que já não tem a mesma rolagem e o pneu traseiro fica achatado entre dois roletes, a sensação é de que o pedal fica mais pesado que na rua, então não acredito que a diferença seja de muito mais do que 10%...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by marcoaleite »

Magnus, um parâmetro, ontem fiz 245 W a 48.5 de média e 95 rpm rodando de 53x13, medidos pelo PT, apesar que isto varia de resistência para resistência... É o treino que está lá no strava. Tenho minhas dúvidas sobre a resistência do rolo livre, na experiência que tive não senti muita firmeza. Não sei nestes e-motion da vida que custam uma bica como é...

Paulo, cara de sorte este seu amigo hein!! Minha primeira compra na bike24 está lá no RJ e provavelmente vai ser tributada. Estou tentado entre o Fluid2 e o Road Machine, cada coisa que leio a respeito fica me fazendo pender para um ou para outro. rsrs Tenho todo o mês de agosto para decidir, na Amazon eles saem no mesmo valor.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by PH »

Entre Amazon e Bike24 eu compraria do segundo, bem menos visado. Tem umas outras marca também por lá, Elite, Tacx, Blackburn.... dificil de escolher.
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by ftmonjardim »

marcoaleite wrote:Magnus, um parâmetro, ontem fiz 245 W a 48.5 de média e 95 rpm rodando de 53x13, medidos pelo PT, apesar que isto varia de resistência para resistência... É o treino que está lá no strava. Tenho minhas dúvidas sobre a resistência do rolo livre, na experiência que tive não senti muita firmeza. Não sei nestes e-motion da vida que custam uma bica como é...

Paulo, cara de sorte este seu amigo hein!! Minha primeira compra na bike24 está lá no RJ e provavelmente vai ser tributada. Estou tentado entre o Fluid2 e o Road Machine, cada coisa que leio a respeito fica me fazendo pender para um ou para outro. rsrs Tenho todo o mês de agosto para decidir, na Amazon eles saem no mesmo valor.
marco, comprei o RR por 289 dolares na amazon, o modelo anterior, o novo tá 389 acho e oque mudou foi só cosmetico.

Quase comprei o fluid 2 mas como li alguns casos de vazamento do fluido eu optei pelo RR, outra coisa é que o RR tem fluido resistente ao calor, ou melhor, não muda em relação ao calor, a curva do RR é muito parecida com a curva de se andar na rua(dezenas de testes na net).

Ainda não chegou o meu, usei o serviço do Carvalho para envio, declarei 100 estalecas, vamos ver oque vai dar.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by marcoaleite »

Este lance do fluido do RR e o fato de ele ter o rolo maior que me toca mais.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by ftmonjardim »

marcoaleite wrote:Este lance do fluido do RR e o fato de ele ter o rolo maior que me toca mais.
Lá no pedal :nibal3 , a uns anos atras o mestre Clythio recomendou sem sombra de dúvidas o KKRR.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by Papillon »

Ainda vou emprestar meu rolo triplo pra alguém aqui... ele esta com cilindros de 4", eu não consigo treinar mais de 20min nele usando 39/18, com 53/12 não seguro 1 min acho mais pesado que a rua, no btwin agora regulado ainda acho mais leve que a rua, dá pra treinar por 40min no coroão 53/16. Vou trocar a pilha do sensor e começar esse tal de treinamento indoor.
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by Magnus »

Papillon wrote:Ainda vou emprestar meu rolo triplo pra alguém aqui... ele esta com cilindros de 4", eu não consigo treinar mais de 20min nele usando 39/18, com 53/12 não seguro 1 min acho mais pesado que a rua, no btwin agora regulado ainda acho mais leve que a rua, dá pra treinar por 40min no coroão 53/16. Vou trocar a pilha do sensor e começar esse tal de treinamento indoor.

Eu sei lá, ou os cilindros estão com rolamento fudido ou eu estou muito fraco, também sinto uma resistência e tanto. Na 50x12 eu não consigo ficar muito tempo a 90 rpm... faço uma força do cão...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
raulfragoso
Membro
Posts: 1066
Joined: Tue 20 May 2014 14:53
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Location: Palmital - SP
Contact:

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by raulfragoso »

O que eu tenho percebido nos treinamentos no rolo, é que o rolo está me ajudando muito para melhorar minha técnica de pedalada. É muito mais fácil, ao menos para mim, se focar nos estágios e biomecânica do ciclo da pedalada enquanto estou no rolo do que na rua. Vindo do MTB, eu nunca dei muita atenção para isso.

O que o Friel diz no TCTB também é verdade: é muito mais difícil se focar na técnica depois que a fadiga entra em ação:

Image
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by Magnus »

Exatamente, Raul, sinto a mesma coisa. No rolo da pra manter a mesma cadência por um tempo grande com mais facilidade. É bem mais fácil se concentrar na pedalada. Eu já estou tentando corrigir alguns vícios.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by marcoaleite »

Qual livro é este Raul? Parece ser interessante.

Isso é verdade, no rolo você controla mais o treino, já que o ritmo fica constante. O que eu sinto é que força até mais que na rua porque você acaba indiretamente fazendo força quando a perna sobe também, pouca força, mas acaba fazendo. Ontem mesmo rodei 1h40min sem parar, provavelmente na estrada eu não conseguiria fazer o mesmo volume pedalando constantemente.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by Magnus »

Eu não consigo rodar sem parar, a cada 20 minutos tenho que parar por uns 30 segundos para o sangue circular nas partes baixas... pedalar em pé também resolve, mas atrapalha o treino do mesmo jeito...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
raulfragoso
Membro
Posts: 1066
Joined: Tue 20 May 2014 14:53
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Location: Palmital - SP
Contact:

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by raulfragoso »

marcoaleite, é o The Cyclist's Training Bible, do Joe Friel: http://www.amazon.com/Cyclists-Training ... 1934030201" target="_blank

Este livro parece ser uma referência constante entre os ciclistas. Assim que eu adquirir um PM, pretendo ler o outro livro dele, The Power Meter Handbook.
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by marcoaleite »

raulfragoso wrote:marcoaleite, é o The Cyclist's Training Bible, do Joe Friel: http://www.amazon.com/Cyclists-Training ... 1934030201" target="_blank

Este livro parece ser uma referência constante entre os ciclistas. Assim que eu adquirir um PM, pretendo ler o outro livro dele, The Power Meter Handbook.
Ah tá! É que as figuras estavam diferentes, deve ser porque minha versão é mais antiga. EU sou do tempo do papel ainda! kkkkkk :vos2
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by PH »

Hoje o meu trans-x morreu totalmente. Depois de 20 minutos começou a batucada usual, dei uns chutes educativos mas não sei porque só ficou pior. O ultimo chute arrancou a resistência fora de vez. Agora pelo menos eu tenho um suporte limpo pra começar a trabalhar numa nova resistências rss
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by marcoaleite »

Chutes educativos foi boa! kkkkkk

Bom, agora já não tem remorso para abraçar um Fluid ou um RR! :wigo1
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by PH »

Arranquei fora toda a resistencia magnética, ficou só o eixo e o volante de inércia. Com o aperto do rolo no pneu, e pneu com 80 psi, deu pra rodar de boa acima de 200W, que é o suficiente pra um dia de chuva.... vai ficar assim por um bom tempo!
Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by PAF »

raulfragoso wrote:O que eu tenho percebido nos treinamentos no rolo, é que o rolo está me ajudando muito para melhorar minha técnica de pedalada. É muito mais fácil, ao menos para mim, se focar nos estágios e biomecânica do ciclo da pedalada enquanto estou no rolo do que na rua. Vindo do MTB, eu nunca dei muita atenção para isso.

O que o Friel diz no TCTB também é verdade: é muito mais difícil se focar na técnica depois que a fadiga entra em ação:

[ Imagem ]
Na verdade, existem várias formas de compensar a biomecânica desse movimento aí. Eu, por exemplo, quando escalo, pedalo com o calcanhar muito mais baixo que o normal. Isso me permite usar mais a musculatura das panturrilhas e descansar um pouco os reto-femurais.

P.
--
Image
Edgardigao
Membro
Posts: 107
Joined: Thu 02 May 2013 21:54
Nome Verdadeiro:: Edgard Moraes
Location: Guaxupé - MG

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by Edgardigao »

Meu rolinho DIY. Feito com roletes de máquinas têxteis com 10cm de diâmetro e uns 15kg cada :o . Para sincronizar os roletes utilizo corrente a catracas de bike simples mesmo. Funciona a 2 anos sem problemas. Mas é barulhento pacas e deve pesar uns 55kg. No entanto concordo com o Magnus, a resistência no meu rolo livre é bem maior que no meu fixo, um Trans X Jd 111 com resistência no máximo.

Foto antiga, não tenho foto dele com a bike nova.

Image

Hoje já é bem natural pedalar nele. Consigo assistir filmes, comer, fuçar no celular, pedalar sem as mãos.
O próximo passo é conseguir saltar com a bike para fora dele. A primeira tentativa com a MTB não deu muito certo, kkkk :basso1
Edgardigao
Membro
Posts: 107
Joined: Thu 02 May 2013 21:54
Nome Verdadeiro:: Edgard Moraes
Location: Guaxupé - MG

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by Edgardigao »

Fotos com mais detalhes do meu Frankenstein Roceiro 3x1, kkkkk :basso1


Image

Image

Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by Marcelo Marino »

marcoaleite wrote:
PH wrote:Usualmente as ergométricas (ou bikes de spinning) são fixas, e a carga também é por fricção o que deixar a pedalada nojenta.

Alguem com rolos de fluido para falar sobre o barulho? Até agora só vi o Cycleops Fluid2 e me pareceu bastante silencioso, queria comparar com o Qubo e o KK para decidir..
Eu estou indo por videos também. O video que eu vi do KK ele parece ser muito silencioso também, parece ser um pouco mais que o Fuild2. Parece né... Se o do Monja chegar logo ele dá um relato fiel.
O meu é o HydroMag que tem a unidade de resistência aparentemente semelhante ao Qubo Fluid.
É mais silencioso que um rolo comum magnético, mas com velocidades mais altas faz um pouco de barulho sim.

Percebi que o pneu que está usando faz uma diferença significativa no ruído. O Rubino gasto que costumo usar faz bem mais barulho que o Schwalbe ou o Continental.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by ftmonjardim »

Marcelo Marino wrote:
marcoaleite wrote:
PH wrote:Usualmente as ergométricas (ou bikes de spinning) são fixas, e a carga também é por fricção o que deixar a pedalada nojenta.

Alguem com rolos de fluido para falar sobre o barulho? Até agora só vi o Cycleops Fluid2 e me pareceu bastante silencioso, queria comparar com o Qubo e o KK para decidir..
Eu estou indo por videos também. O video que eu vi do KK ele parece ser muito silencioso também, parece ser um pouco mais que o Fuild2. Parece né... Se o do Monja chegar logo ele dá um relato fiel.
O meu é o HydroMag que tem a unidade de resistência aparentemente semelhante ao Qubo Fluid.
É mais silencioso que um rolo comum magnético, mas com velocidades mais altas faz um pouco de barulho sim.

Percebi que o pneu que está usando faz uma diferença significativa no ruído. O Rubino gasto que costumo usar faz bem mais barulho que o Schwalbe ou o Continental.
usava o maxxi detonator no rolo e agora uso o kenda koncept e a diferença de barulho é absurda, diminuiu pela metade o barulho
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by marcoaleite »

Meu, eu estava batendo uma lata no rolo estes dias, mandava acima de 270 W e a perna ficava destruída! Depois de quarta decidi testar e ontem fui andar na rua e conclui que meu rolo está mais bruto que o normal ou meu pneu está patinando, como a TT mede no cubo estou tendo que fazer muito mais força que o normal na pedivela para chegar a potência lá no cubo.
Aplicando a mesma intensidade ontem andei a quase 400 W na rua! :jens2

Será que isto é culpa do pneu que é slick ou do rolete que pode estar mais liso devido ao atrito com a borracha do pneu?
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
gtavares
Membro
Posts: 620
Joined: Sun 12 May 2013 19:38

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by gtavares »

Alguém sabe se da para trocar o rolamento daqueles rolos bem simples ?!
Post Reply