Page 1 of 1

Tempo seco

Posted: Thu 03 Jul 2014 10:23
by DeniseDognini
Não sei se aqui é o lugar certo, mas vamos lá...

Nestes dias secos, como vocês têm feito para treinar? Aqui em São Paulo, a umidade bateu nos 14%.

A garganta fica seca, e se insistir, depois da atividade física eu fico com uma tosse seca e uma sensação de traqueia queimada por um bom tempo...

Não adianta beber água. Talvez levar uma garrafinha se soro e ir jogando pelo nariz?

Re: Tempo seco

Posted: Thu 03 Jul 2014 11:23
by PH
Nas poucas vezes que corri em lugares com tempo seco, passei boa parte do tempo tomando soro e mantendo o nariz úmido. Dormia com uma toalha molhada do lado do travesseiro essas coisas. Mas na hora do vamos ver, era ruim mesmo, a garganta queimava (como se tivesse comendo areia). Acho que não seria má ideia treinar no rolo com um umidificador por perto...

Re: Tempo seco

Posted: Thu 03 Jul 2014 11:24
by SBBR
Também não sei se é o lugar certo (me parece ser o menos incorreto), mas vamos lá.
Moro em Brasilia já ha alguns anos.
Uma peculiaridade daqui é que em metade do ano chove torrencialmente e na outra metade não chove. Literalmente. De fins de abril até o final de setembro o normal é não chover.
A primeira seca, tal qual aquela famosa propaganda de lingerie, a gente nunca esquece. Com o tempo o organismo se adapta. Acho que isso vai ser o teu caso.
Bom, vamos o que interessa. Normalmente carrego 2 caramanholas, 1 de 500 e outra de 700 ml. Tudo com água. É normal parar em algum posto ipiranga para fazer um refil nas ditas (a maioria dos postos tem um bebedouro).
Ano passado participei de uma prova de MTB chamada 100km do cerrado, que foi em setembro, auge da seca. Demorei pacas, fui parando para tirar fotos etc. Com isso aumentei a exposição ao sol e poeira. Numa conta rápida devo ter consumido de 6 a 7 litros d'água ao longo da prova.
Baseado somente na experiencia, eu te diria para ir tomando golinhos em uma maior frequencia, visando não só rehidratar mas também manter a garganta/vias aéreas umidas.

Re: Tempo seco

Posted: Thu 03 Jul 2014 12:10
by Aerotech tour
Adianta sim Chara, leva duas garrafas e beba mesmo sem sede de 15 em 15.
Outra coisa e estar com o corpo constantemente hidratado, mesmo fora da bike, beba bastante agua o dia inteiro

Re: Tempo seco

Posted: Thu 03 Jul 2014 14:59
by samuelgouvea
beber água ajuda bastante, se estiver muito frio e seco a umidade da expiração condensa dentro do nariz e hidrata (fica até escorrendo)!

um soro fisiológico de aplicar na narina ajuda mais ainda, nos casos mais agudos. minha neném usa o "snif", mas recomendo qualquer um reabastecido com soro vendido a litro!

Re: Tempo seco

Posted: Sun 17 Jul 2016 23:25
by wonce
Lembro de ter pedalado em dois dias, em anos diferentes, bem secos e o que parece que me pegou foi o nivel de poluentes nesses dias, agravado por ser em São Paulo, capital e, num deles, pelo horário, em torno do crepúsculo. Foram daqueles dias que dizem ser o pior em alguma coisa (seco ou qualidade de ar) num período. Acabei tomando antiinflamatórios por causa da garganta no dia seguinte. Já me peguei olhando para um desses ciclistas que usam maścara e indagando-me se pode ser mesmo uma boa idéia.

Re: Tempo seco

Posted: Sun 17 Jul 2016 23:44
by rodrigomarin
Duvido da eficiência da máscara...

Re: Tempo seco

Posted: Mon 18 Jul 2016 10:07
by brunocarlo
rodrigomarin wrote:Duvido da eficiência da máscara...

Cara, vejo mais a mascara para poluentes...

Em relação ao tempo seco, eu procuro diminuir o tempo entre uma golada e outra, sempre bebendo um gole de água.. isto alivia um pouco, mas não tem jeito, sempre parece que falta água.

Re: Tempo seco

Posted: Mon 18 Jul 2016 12:06
by agorasim
meu primeiro ano no cerrado goiano. e minha garganta anda mais arranhando que pata de gato em perna de mesa.

espero me adaptar logo a esse clima. e como já disseram, o negocio é diminuir os intervalos entre um gole e outro de água.

Re: Tempo seco

Posted: Tue 19 Jul 2016 10:03
by kinbold
Use umidificador durante a noite pra dormir, ajuda demais pra já não acordar com a traquéia seca.

Se não quiser gastar, coloque uma toalha úmida na cabeceira da cama.