acunha wrote:Entao, meu maximo é 182bpm, e eu só consigo atingir esse "maximo" em 2 ou 3 treinos/provas por ano, naquele dia que estou bem treinado, descansado, motivado, adrenado e desafiado/provocado, tudo junto ao mesmo tempo rs rs... mas eu nao faço tantas provas e treinos assim (treino 500-600h por ano)
O importante de ter um bpm maximo correto é na hora de treinar ou avaliar treinos... se estiver abaixo, vai treinar abaixo e vai demorar mais pra provocar adaptacao...
Tentando escrever regras empiricas para validar se 201 é bom ou nao eu pensaria o seguinte:
1. Qual o bpm vc "perde a vontade de conversar" ? Isso dá 171bpm (85%)?
2. Qual o bpm vc começa a ter a impressao que nao vai durar/aguentar muito tempo ? isso dá 190bpm (95%) ?
3. Em situacoes de adrenalina/desafio envolvendo tiros longos ou sprints apos longas embaladas, forçando até morrer, nos dias que se sente bem treinado, consegue repetir esse bpm ou proximo dele ?
4. Tem algum outro treino anterior nos ultimos 12 meses que atingiu batimento proximo/igual ?
Se respondeu sim a todas as questoes acima, 201 é um bom numero, senao será algo entre 195 e 201...
Eu consigo chegar a 95% do meu HRmaximo com frequencia, mas acima disso é raro mesmo... acima disso podemos chamar de "zona da morte" rs rs rs
Cebo wrote:Valeu pelas dicas, Cunha. Agora fiquei com uma dúvida. Já tinha feito 196bpm algumas vezes, mas sempre depois de ter tomado altas doses de cafeína. Em condições normais de pressão e temperatura, o máximo que havia chegado realmente foi 195 (justamente no teste e em ocasiões extremas). Normalmente nos treinos atinjo 194, 193, depende do dia. Como são todos números muito próximos, nem mudei a máxima. Deixei em 195 porque me parece um número que fica entre todos e sei que o corpo muda todo dia.
Agora, esse 201 é novidade para mim, até desconfiei que era erro do aparelho. Será que devo mudar minha máxima ou devo considerar esse número o resultado de uma combinação extremamente adversa? Ta certo que eu nunca tinha feito tanta força por tanto tempo, mas mesmo assim......é uma diferença grande de 195 pra 201.
Cunha, vou prestar atenção nestes detalhes. O 201 foi aos 6 minutos da subida da serra. Olhando o treino não parece erro, mas é um número que eu nunca nem passei perto. Vou ver se ele se repete. Valeu.