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Re: Freios a disco
Posted: Tue 05 Apr 2016 15:56
by tbortolotto
Re: Freios a disco
Posted: Tue 05 Apr 2016 22:42
by ftmonjardim
tbortolotto wrote:[
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Esperando o dólar baixar pra pegar umas Zipp semi-novas ^^
Compra logo porque se a Dilma não cair a previsão do BC é que o dólar feche o ano em 4.40, se o BC estima isso eu digo que ele fecha pra mais de 5.
Re: Freios a disco
Posted: Tue 12 Apr 2016 11:24
by Leo Miau
Purito postou no Insta sobre o acidente do Ventoso da Movistar na Paris Roubaix, parece que cortou bem a perna no freio a disco.

Re: Freios a disco
Posted: Tue 12 Apr 2016 11:41
by brunocarlo
Leo Miau wrote:Purito postou no Insta sobre o acidente do Ventoso da Movistar na Paris Roubaix, parece que cortou bem a perna no freio a disco.
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Pois é, tava lendo ontem que a coisa foi feia... o mecanico da movistar, que acompanhou ele na ambolancia, disse que foi muito profundo, 'parecia que dava pra ver a tíbia'...
mas parece que a polémica vai começar..
http://www.praquempedala.com.br/blog/mo ... s-roubaix/
Re: Freios a disco
Posted: Wed 13 Apr 2016 16:34
by Zo
Re: Freios a disco
Posted: Wed 13 Apr 2016 16:42
by ReinaldoBrisolla
Coisa medonha esses protetores, sei lá a meu ver o freio a disco em road bikes não traz vantagem alguma, a não ser em tempo chuvoso (umido) e, para rodas com pista de frenagem de carbono, tem a historia de modulação e tudo mais, mas na boa há quanto tempo os freios comuns estão nas bikes funcionando eficientemente e, extremamente bem?
Acho mais um modismo para fazer a industria dos ups crescer.
Alem do que isso acrescenta peso na bike e, temos o caso do ciclista que se cortou com o freio, imagine quase 200 ciclistas com freios a disco e, uma queda no meio do pelotão que faça com que varios caiam.
Re: Freios a disco
Posted: Wed 13 Apr 2016 16:44
by Adriano
Um protetor desses vai diminuir drasticamente a ventilação do disco. Pra resolver um problema, vai-se criar outro.
Re: Freios a disco
Posted: Wed 13 Apr 2016 17:54
by Zo
Os fabricantes darão algum jeito pra solucionar os problemas criados e lucrar com essa "nova necessidade".
Tipo esse modelo

Re: Freios a disco
Posted: Wed 13 Apr 2016 18:05
by Adriano
Deve ser bem leve esse protetor de ferro....

Re: Freios a disco
Posted: Thu 14 Apr 2016 13:33
by Liter
Qual a dificuldade de 3MM de borracha no rotor e deixar o caliper com espaço para isso?
Re: Freios a disco
Posted: Thu 14 Apr 2016 14:48
by Adriano
Liter wrote:Qual a dificuldade de 3MM de borracha no rotor e deixar o caliper com espaço para isso?
Tem alguns problemas com isso. Teria que ser uma borracha que suporte as altas temperaturas do rotor sem derreter ou deformar. Seria um acréscimo de peso ao conjunto, e um item a mais pra dar merda (não se deve menosprezar a Lei de Murphy quando o assunto é freio). Logo, pela Navalha de Occam, é melhor manter o que já vem funcionando bem há muito tempo. Uma proteção externa ao disco (arghh) é uma opção mais viável.
Re: Freios a disco
Posted: Thu 14 Apr 2016 14:55
by Leo Miau
Será que essas proteções não vão aumentar o tempo de troca das rodas?
Re: Freios a disco
Posted: Thu 14 Apr 2016 16:16
by Leo Miau
Re: Freios a disco
Posted: Thu 14 Apr 2016 16:40
by Papillon
Sobre a proibição dos discos:
http://pelote.com.br/freios-a-disco-suspensos/" target="_blank
Re: Freios a disco
Posted: Thu 14 Apr 2016 16:58
by marcoaleite
Sinceramente, full carbon com sapatas de qualidade freiam tão bem como alumínio. Mesmo na chuva. Acho que pneus bons na chuva trazem mais benefícios que os freios a disco.
Re: Freios a disco
Posted: Thu 14 Apr 2016 17:36
by Marcelo Marino
Como comentei com um pessoal, se fosse necessário aumentar o poder de frenagem já estariam usando os freios cantilever usados no ciclocross faz tempo.
Para mim, o uso de freios a disco é meramente por questão comercial. Aí aumenta ainda mais o risco dos ciclistas.

Re: Freios a disco
Posted: Thu 14 Apr 2016 18:11
by Adriano
Marino, você já desceu uma serra com chuva? Se sim, como seus freios se comportaram?
Re: Freios a disco
Posted: Thu 14 Apr 2016 18:39
by Marcelo Marino
Sim, e estou inteiro aqui.
Freiam menos, mas como todos usam o mesmo tipo de freio é só diminuir a velocidade, não?
A desculpa é segurança, mas o Ventoso está lá com o joelho todo remendado por causa de um disco.
Existem muito mais tombos no pelotão que descidas com chuva.
E questiono de novo, por que nunca cogitaram usar os cantilever?
Re: Freios a disco
Posted: Thu 14 Apr 2016 18:48
by Adriano
O que teria acontecido se um carro ou um animal cruzasse sua frente quando você estivesse descendo na chuva com freios ferraduras? Teria tempo para parar?
Em relação aos cantilevers, acho que não muda muita coisa para as ferraduras. Freiam tão mal quanto.
Re: Freios a disco
Posted: Thu 14 Apr 2016 19:00
by Marcelo Marino
O que acontece quando você freia drasticamente com um freio a disco e um pneu 23?
Está propondo cada vez mais situações menos prováveis para justificar o uso desse tipo de freio.
Um cantilever tem uma alavanca maior que um caliper, só que nunca foi necessário ter um poder de frenagem maior.
Re: Freios a disco
Posted: Thu 14 Apr 2016 20:07
by Papillon
Vão meter isso aqui ó:
com design aero, aletas de ventilação e pau na máquina.
As ferraduras são menos eficientes e pronto.. o cantilever é melhor, o vbrake melhor ainda e o disco melhor ainda... digo que mesmo no trânsito ferradura é ruim... vc no meio dos carros e a bike simplesmente não para (e a minha é sapata no alumínio).
Agora o disco desprotegido é perigoso e os dois acidentes comprovam isso, e acho MAIS perigoso um pelotão meio mussarela meio calabresa, pois enquanto um pode frear a 10m da curva o outro só pode a 14, 15m e isso vai derrubar (e machucar) muita gente.
Re: Freios a disco
Posted: Thu 14 Apr 2016 21:13
by Keeepz
Adriano wrote:O que teria acontecido se um carro ou um animal cruzasse sua frente quando você estivesse descendo na chuva com freios ferraduras? Teria tempo para parar?
Em relação aos cantilevers, acho que não muda muita coisa para as ferraduras. Freiam tão mal quanto.
Uma queda.
Ou pelo freio (qualquer modelo), ou por bater no animal.
A melhor solução seria um bunnyhop por cima do animal, porque nessas condições, podia ser ABS que não dava...
Re: Freios a disco
Posted: Thu 14 Apr 2016 23:41
by PAF
Keeepz wrote:Adriano wrote:O que teria acontecido se um carro ou um animal cruzasse sua frente quando você estivesse descendo na chuva com freios ferraduras? Teria tempo para parar?
Em relação aos cantilevers, acho que não muda muita coisa para as ferraduras. Freiam tão mal quanto.
Uma queda.
Ou pelo freio (qualquer modelo), ou por bater no animal.
A melhor solução seria um bunnyhop por cima do animal, porque nessas condições, podia ser ABS que não dava...
Seu Lunga da porra!
Re: Freios a disco
Posted: Fri 15 Apr 2016 10:12
by vlsantos
Keeepz wrote:
Uma queda.
Ou pelo freio (qualquer modelo), ou por bater no animal.
A melhor solução seria um bunnyhop por cima do animal, porque nessas condições, podia ser ABS que não dava...
Tentei fazer um "bunnyhop" sobre um boi que estava cruzando a estrada depois de uma curva fechada, mas não deu muito certo, me arrependi depois de não ter tentado frear.
Re: Freios a disco
Posted: Fri 15 Apr 2016 10:18
by tbortolotto
Bunnyhop por cima de Boi? Véi... q erva vcs fumaram?
Re: Freios a disco
Posted: Fri 15 Apr 2016 10:20
by rad
vlsantos wrote:Keeepz wrote:
Uma queda.
Ou pelo freio (qualquer modelo), ou por bater no animal.
A melhor solução seria um bunnyhop por cima do animal, porque nessas condições, podia ser ABS que não dava...
Tentei fazer um "bunnyhop" sobre um boi que estava cruzando a estrada depois de uma curva fechada, mas não deu muito certo, me arrependi depois de não ter tentado frear.
Segundo o PQP, o Peter Sagan conseguiria.

Re: Freios a disco
Posted: Fri 15 Apr 2016 10:24
by Adriano
Marcelo Marino wrote:O que acontece quando você freia drasticamente com um freio a disco e um pneu 23?
Se você frear drasticamente vai derrapar, não importa o tipo de freio. A vantagem do disco é justamente o maior controle que se tem na frenagem. Com um sistema hidráulico dá pra saber até onde dá pra frear sem travar a roda, a modulação é incomparável. Pela sua lógica, as MTB não deveriam usar freios a disco, porque um pneu de MTB no cascalho solto tem muito menos aderência do que um pneu de speed no asfalto. Porquê será que ninguém no MTB volta a usar V-brakes depois de experimentar os discos?
Marcelo Marino wrote:Está propondo cada vez mais situações menos prováveis para justificar o uso desse tipo de freio.
Essas situações não são pouco prováveis, já passei vários sufocos assim. Já atropelei cachorro que passou na minha frente. Já passei direto em curva porque o maldito freio não parou a bike (sorte que não vinha carro no outro sentido, senão eu teria me fodido).
Marcelo Marino wrote:Um cantilever tem uma alavanca maior que um caliper, só que nunca foi necessário ter um poder de frenagem maior.
Tem maior alavanca sim, mas de que adianta maior alavanca se o atrito gerado entre a sapata e o aro é uma porcaria, igual ao freio ferradura? Freios ferradura, cantilevers, v-brakes, freiam mal no seco, e MUITO mal no molhado. Outra grande vantagem do disco é a qualidade da frenagem, que não é tão afetada debaixo de chuva.
Re: Freios a disco
Posted: Fri 15 Apr 2016 10:28
by Adriano
vlsantos wrote:Keeepz wrote:
Uma queda.
Ou pelo freio (qualquer modelo), ou por bater no animal.
A melhor solução seria um bunnyhop por cima do animal, porque nessas condições, podia ser ABS que não dava...
Tentei fazer um "bunnyhop" sobre um boi que estava cruzando a estrada depois de uma curva fechada, mas não deu muito certo, me arrependi depois de não ter tentado frear.
hahahahaha
Ia falar justamente isso, quero ver dar bunnyhop em cima de um boi ou de um carro.

Re: Freios a disco
Posted: Fri 15 Apr 2016 12:25
by Marcelo Marino
Se aumenta a alavanca aumenta a força que o freio pressiona o aro. O coeficiente de atrito é o mesmo, a força de atrito é diferente.
Re: Freios a disco
Posted: Fri 15 Apr 2016 12:50
by Adriano
Marcelo Marino wrote:Se aumenta a alavanca aumenta a força que o freio pressiona o aro. O coeficiente de atrito é o mesmo, a força de atrito é diferente.
O coeficiente de atrito entre pastilha e disco é maior do que entre sapata e aro. Em quase todos os aspectos o disco leva vantagem sobre os outros sistemas, só perde no peso mesmo.