Treinamento por FC / TRIMP

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Cebo
Membro

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by Cebo »

ftmonjardim wrote:
Cebo wrote:Fiquei pensando: será que esses longos destruidores (embora divertidos) não são meio contraproducentes? Não digo que vou parar de fazer, mas estou pensando em deixar sempre como ultimo treino da terceira semana de porrada. Faz sentido?
eu só tenho feito TR, praticamente nada na rua, em 2 meses, rodei 2 vezes na rua só.
Se interessar, olha como fica.
Parece que falta impulso, porém o CTL, mesmo que bem devagar, sobe mais LINEAR, não fica aquelas pauladas de uma vez.
Bom, não sou referencia pois treino bem pouco mesmo(falta de tempo) mas se interessar, olha como fica.

[ Imagem ]

Acho que essas "pauladas" podem ser um problema. To aqui estudando o quanto o CTL pode subir por semana antes de ser de mais. Dizem que 6 pontos é um bom limite.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Ok, vamos aos números. Pesquisei e vi que o aumento do CTL por semana (como todo o resto), varia de pessoa para pessoa, mas não é muita coisa que dá pra colocar sem bagunçar as coisas. Semana passada meu CTL subiu 14 pontos e isso é bem mais do que deveria ter subido.
Diz que é pra ficar perto de 6 mesmo. Enfim, vamos testando. :lance2

A sim, a título de curiosidade. O resumo do pedal de sábado.
Image
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Na primeira semana do Sufferfest Build o meu subiu 7,5. O Audax 300 deu uma zuada no cronograma do treino, mas fez subir mais 2 pontos. Vamos ver o restante das 3 semanas de Sufferfest Build...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Hoje a tarde vou fazer TR, to seguindo um plano de treino intermediate base I, hoje é o Eclipse, 3x20 em sweetspot, porém, amanhã tava querendo fazer uns 80km em Z3 na rua, será que vai ficar muiito puxado? Pois vou fazer o TR hoje a tarde e o pedal amanhã cedo.
Seria interessante inverter e hoje fazer o treino seguinte que é o Tunnabora, pois é 60' (5x7) em sweetspot, fazer o pedal amanhã cedo e o eclipse de 01:30 no domingo?
Tunnabora = TSS 65 e IF=081
Eclipse = TSS 102 e IF=084
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Faça o sweet spot hoje mesmo, eu creio que não vá interferir não. E em partes é bom você fazer até para sentir como que é sua recuperação, leve bastante água, comida e manda ver!

Edit: tem treino domingo também? e segunda?
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

marcoaleite wrote:Faça o sweet spot hoje mesmo, eu creio que não vá interferir não. E em partes é bom você fazer até para sentir como que é sua recuperação, leve bastante água, comida e manda ver!

Edit: tem treino domingo também? e segunda?
Domingo sim, segunda é vinho lá em Santiago :conta1
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Teoricamente, Sweet Spot pode fazer todo santo dia que recupera. Isso nas condições ideais de pressão e temperatura. Se comer e dormir mal, acho que não recupera não.
Hoje me sinto bem, vou fazer um sweet spot a noite porque sábado o pedal é leve. Aí domingo subo o pico três vezes na pancada pra morrer. kkkkkkk
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

ftmonjardim wrote: Domingo sim, segunda é vinho lá em Santiago :conta1
Manda bala então! Aí segunda tira a diferença no vinho! :wigo1
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Cebo wrote:Teoricamente, Sweet Spot pode fazer todo santo dia que recupera. Isso nas condições ideais de pressão e temperatura. Se comer e dormir mal, acho que não recupera não.
Hoje me sinto bem, vou fazer um sweet spot a noite porque sábado o pedal é leve. Aí domingo subo o pico três vezes na pancada pra morrer. kkkkkkk
Vai ser a sexta do sweet spot hoje então! kkkkkkk :voec2 :vos2
binho
Membro
Nome Verdadeiro:: Fabio

Post by binho »

To com um tanto de sore legs. To precisando de um dia off, off mesmo. Nada de recuperacao ativa. Como to indo pra casa amanha passar o dia dos pais, to achando que vou acabar fazendo até mais de um.
Só que como to pouco me importando com o condicionamento, to mandando bala. Quero aproveitar a região aqui que é muito boa pra pedalar (e correr). Hoje vou escalar 30km fazendo força. Vamos ver como essa linha se comporta, pq tem subido pouco, apesar de eu claramente estar bem mais forte do que quando cheguei. O CTL só de run que tá top.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Acho que to pegando a mão da coisa. Parece mesmo que, para mim, o melhor esquema é treinar terça, quinta, sábado e domingo.

A semana começa com uma paulada no sábado. Aí domingo é regenerativo e terça e quinta intervalos (Vo2, FTP e afins). Percebi que assim eu mantenho o CTL praticamente estável durante a semana, enquanto o meu TSB vai indo em direção ao zero. Ou seja: tenho disposição para treinar na intensidade certa e ainda chego mais fresco no final de semana.

Se tudo der certo, semana que vem é a semana do "descanso". Vou manter os mesmo treinos durante a semana, só que no FDS farei dois pedais moderados em vez de um mega destruidor e um regenerativo. Algo como um rolinho no sábado e três jaraguas no domingo (vou de carro).
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Cebo e o corpo tá respondendo parecido com o gráfico? a percepção de fadiga tem seguido o gráfico?
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Monja, me parece que sim. Sexta passada, por exemplo, eu fiz um treino meio pesado achando que iria para um pedal leve no sábado. Porém, no sábado cedo acabei mudando os planos e fui pro 8 do Campo Limpo com a galera.

Me senti cansado e achei o ritmo muito forte (embora meu TSB não estivesse não afundado).Chegando em casa subi o treino e descobri que não era eu que estava fraco, era a galera que estava forte. KKKKKK fiz uma porrada de PR, até finalmente quebrar na segunda parte do rolê.

Acho que o TSB esta funcionando para mim. Mas tem que levar em consideração algumas coisas. Por exemplo: se eu fizer um treino curto e intenso, terei o mesmo TRIMP do que se fizer um treino de lento só que mais longo. Mas, com certeza, no dia seguinte a sensação de cansaço será diferente.

Acho que o TSB funciona como uma referência, não como um valor absoluto. Serve para guiar você e só.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Fantástico.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Cebo wrote:Acho que to pegando a mão da coisa. Parece mesmo que, para mim, o melhor esquema é treinar terça, quinta, sábado e domingo.
...
:conta1
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

raios...

meu CTL tá em queda, era pra eu ter retomado o ritmo, mas...

um argentino vem, me atropela com um snowboard e me quebra uma costela... resultado, um mês de molho!
Image
binho
Membro

Post by binho »

Ouch! Como assim?
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Se liguem no gráfico. Reparem que, nas duas ou três semanas, consegui dar boas pancadas na CTL e recuperar durante a semana o TSB, sem deixar o CTL cair.
O plano agora é ir aumentando progressivamente o tamanho das pancadas no final de semana durante três semanas. Depois, pego leve em uma.
Image
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

binho wrote:Ouch! Como assim?
a patroa tinha escolhido (essas férias era vez dela escolher o lugar) passar uma semana em bariloche.

domingo, por ser dia dos pais, ela me presenteou com um dia livre pra tentar aprender a esquiar, fui pro cerro catedral e depois de inúmeros tombos que saí incólume, fui pegar uma rota de principiantes pra descer até a base da montanha.

na hora que eu estava clipando as botas nos esquis, o tal argentino do snow tenta ficar em cima da prancha pra descer a mesma via (péssima ideía de snow, porque com esquis tem como propelir com os bastões ou remando quinem patins nos trechos quase planos) mas escorrega e desce de ré, me acertando em cheio, mas só machiquei porque dei o azar de cair com a tal costela bem em cima do capacete dele...

o pior é que nem rolo dá pra fazer!
Image
binho
Membro

Post by binho »

Mas que zica ein?! E deu ao menos pra aproveitar o restante da viagem?
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

felizmente, rolou no final do último dia, hehehe!
Image
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Rapaz, que azar. Pior de tudo é cair em um argentino. Credo, vai que é contagioso. :lance5
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Cebo wrote:Rapaz, que azar. Pior de tudo é cair em um argentino. Credo, vai que é contagioso. :lance5
Roma virando a baiana em
3
2
1
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

Cebo wrote:Rapaz, que azar. Pior de tudo é cair em um argentino. Credo, vai que é contagioso. :lance5
curuiz...

pode ficar sussa que num tem perigo. mas se eu fosse solteiro garantia umas quedas numas argentinas fêmeas, kkkkk!
Image
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Acertando a mão. Esse aqui é o resultado de três semanas que quase acertei. A primeira barra grande era para ser menor. Essa semana faço intervalos de 20 em FTP e ons famigerados "sete tiros de três". Final de semana que vem faço um pedal mais leve e repito o ciclo de 3 semanas.
A teoria é essa mesmo, não?
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Eu comecei a usar o TrainerRoad dia 20/05/14, como tenho rodado mais nele, no meu gráfico, nota-se uma Tensão a Longo Prazo, mais linear, sem descer, mas subindo bem de leve, só mostra que só com TR a evolução parece ser bem mais demorada, hoje fiz um pedal de 85km em Z3 e dá um belo "UP" no gráfico, então acho que pelo menos 1 vez por semana é bom fazer um pedal mais longo, bom, é oque suponho, pois não entendo BOSTA nenhuma disso também. :lemond1

Image
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Manja, eu acho que ou é isso ou é fazer dois treinos mais longos no TR no final de semana. É (quase) o que farei semana que vem. Rolo por uma hora e meia no sábado e três jaraguas no domingo. Como vou de carro, é o mesmo que fazer 3x18.
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

acho que aquela receita de bolo do clythio funciona muito bem, monja.

eu creio que o ideal seria ter um treino longo por semana, tipo 3-4h de pedal/100-110km - mas aí só na estrada, pq no rolo... não gosto nem de pensar.

outros dias se roda com foco em outras habilidades, velocidade, LT, força, etc...
Image
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

a propósito... considerando minha convalescência ortopédica, teria algum treino de rolo que seria legal fazer pra não perder muita forma?
não é nem incrementar, é impedir uma queda muito forte no rendimento ao longo dos dias que tenho que ficar de molho.
pedalar na rua tá completamente fora de cogitação, por N motivos!
Image
binho
Membro

Post by binho »

E faz o que na base?
Post Reply