Não estou querendo mudar a opinião de ninguém, só debater o tema.
tbortolotto wrote: Metabolismo e genética, tudo a ver. Nossas características genéticas é quem definem nossas propriedades metabólicas, como nossas proteínas são expressas, como nossas enzimas reagem... Não se esqueça que não viemos dos macacos. Nós e os macacos é q viemos do mesmo ancestral. O fato de compartilharmos muito do DNA dos primatas significa que teremos muitas características em comum, mas algumas são muito particulares e é justamente oq nos diferencia. Cerca de 70% do nosso DNA é igual ao de samambaias e nem por isso eu vivo num xaxim e faço fotossíntese.
Repare que ao mesmo tempo que você correlaciona o metabolismo com o DNA para dizer que somos iguais ao homem paleolítico em certas ocasiões diz não ter relação. Temos um DNA semelhante ao dos macacos (e até das samambaias como disse), mas somos diferentes na alimentação.
tbortolotto wrote: Eu não vejo assim. Somos animais, nada mais. Todos os animais comem oq sempre comeram a milhões de anos e estão todos aí. Sem síndrome metabólica e sem obesidade.
Se for pegar um animal selvagem leve em conta o custo energético que ele tem para conseguir sua comida. Não levamos uma vida selvagem como os animais ou o homem paleolítico.
tbortolotto wrote:
Magras, ok, mas saudáveis nem sempre. Também há inúmeras pessoas no mundo com índices de colesterol, LDL baixos, magras e que morrem de doença cardiovascular. E o contrário acontece tbm. Pesquisas sugerem que 1/3 da população mundial consegue tolerar a quantidade de carboidratos que consumimos hj sem induzir a um estado de hiperinsulinemia e por isso comem de tudo e são MAGRAS, mas nem sempre saudáveis. Agora os demais deveriam diminuir a quantidade de carboidratos pra evitar estes picos de insulina. A diminuição da insulina previne uma série de distúrbios metabólicos e auto-imunes.
Muitos japoneses vivem mais de 100 anos comendo arroz e peixe, chegam nessa idade até bem ativos, praticando alguma atividade física leve inclusive.
Posso te mostrar algumas cidades na Itália onde uma parte da população é de matuzaléns. São relativamente saudáveis e passaram a vida comendo pão e macarrão basicamente.
Eu acho que comer carboidrato na quantidade certa, nas horas certas não vai dar um pico de glicêmia que deixe a pessoa diabética por algumas horas (como dito no video), principalmente os de baixo/médio índice glicêmico.
Eu entendo que colesterol alto só aumenta o risco de doença cardiovascular e não que seja o único fator a levar a essa situação.
tbortolotto wrote:
E esse o grande "problema". Essa literatura é ultrapassada, foi conduzida de modo inapropriado e em algumas vezes foi ADULTERADA. Procura ver quantos estudos falharam em tentar provar esta literatura. Dá uma olhada nos desdobramentos do "Experimento de Framingham" que não conseguiram provar nada. Ou na "Lipid Hypothesis" do Ancel Keys.
Não é ultrapassada porque vemos pesquisas recentes sobre os males do excesso de gordura. Pergunto, existe algum estudo sério que acompanhou alguém por pelo menos 10 anos fazendo dieta paleolítica e mostrando se o colesterol não aumentou, se não teve doenças do coração, com qual idade morreu?
tbortolotto wrote:
Todos os produtos relacionados a uma dieta/estilo de vida de longe chegam a receita das Estatinas (diminuem colesterol total). Demonizar a gordura e o colesterol dá muito mais dinheiro. Muito mais mesmo.
Nem sempre, inúmeras pessoas fazem outras dietas ou comem qualquer coisa e não precisam de remédio para colesterol.
Não tem como negar que o Lair Ribeiro e outros médicos ganham um bom dinheiro com palestras, livros, consultas pregando essa dieta como a melhor dieta.