Rolo Solto DIY

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Wanderson Mata
Membro

Re: Rolo Solto DIY

Post by Wanderson Mata »

Pezinho eu fiz, depois vou cortar duas partes e por nas extremidades, e , arrumar uma maquita para cortar a barra rosqueada, na mão foi uma batalha, e ainda comeu a rosca
Carvalho_BR
Membro

Post by Carvalho_BR »

lubrificar os rolamentos????
usou dos comuns, mais baratos???? podia ter usado dos selados, ja vem lubrificados
ta achando pesado pra pedalar? é pq o diametro dos cilindros é muito pequeno.
ideal seriam tubos de 3 ou 3,5 polegadas, pra ficar mais parecido com o road feel a 100rpm no asfalto plano em potencia "de cruzeiro".
a correia vai so ate o segundo cilindro.
a camara de ar eu ainda acho que nao tem tensao suficiente na borracha pra essa distancia entre cilindros. dependendo da velocidade e da potencia que aplicar, os cilindros vao ficar girando em falso com frequencia. melhor comprar uma correia propria pra esse uso.
Carvalho_BR
Membro

Post by Carvalho_BR »

arrumar makita emprestada? de jeito nenhum.
tem que contabilizar no custo do projeto:
- levar em alguem que tenha furadeira pra fazer os furos necessarios, e o custo do servico e da locomocao ida-volta;
- levar em alguem que tenha makita pra cortar onde necessarios, e o custo do servico e da locomocao ida-volta.

se nao for assim, tem que incluir no orcamento a compra da furadeira e a compra da maquita (e tambem a depreciacao da broca e da serra, que vao se desgastar, mais o custo da eletricidade consumida)
Carvalho_BR
Membro

Post by Carvalho_BR »

ah, outra coisa:
achei a distancia entre os cilindros traseiros muito grande - cria dois pontos muito agudos de contato com a roda e fica mais pesado pra pedalar - e a traseira da bike fica baixa demais.
sugiro fazer a furacao pra encaixe do cilindro dianteiro mais baixa do que a dos cilindros traseiros, pra nivelar a bike quando ela estiver em cima.

por fim, como fez pras extremidades dos cilindros nao encostarem na parte interna da estrutura?
to achando muito justinho, sem espacadores...
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

Usei para o protótipo tubos de agua fria marrom de 40mm, redutores de 50mm p/ 40mm, rolamentos de cubo 6203 comprados num cicle daqui de perto.
Se eu fosse levar a ideia a diante, compraria as duas ferramentas, furadeira e serra.
A questão de usar 40mm e não 75mm se deu por causa dos rolamentos, a medida interna do tubo de 75mm não haveria rolamento sem o uso de mancal próprio.
eu usei os redutores como mancais, e, coloquei os redutores nas extremidades dos tubos.
Cogito o uso de réguas de alumínio para upgrade.
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

Carvalho_BR wrote:ah, outra coisa:
achei a distancia entre os cilindros traseiros muito grande - cria dois pontos muito agudos de contato com a roda e fica mais pesado pra pedalar - e a traseira da bike fica baixa demais.
sugiro fazer a furacao pra encaixe do cilindro dianteiro mais baixa do que a dos cilindros traseiros, pra nivelar a bike quando ela estiver em cima.

por fim, como fez pras extremidades dos cilindros nao encostarem na parte interna da estrutura?
to achando muito justinho, sem espacadores...
Há uma porca por dentro, e outra por fora de cada extremidade, dando 1mm de espaço.

A medida usada foi, 30cm entre os eixos traseiros, e 90cm entre o centro dos eixos traseiros, com o eixo dianteiro.
Carvalho_BR
Membro

Post by Carvalho_BR »

duas polegadas é diametro que os caras usam pra simular treino de alta potencia em baixo giro, pq fica muito pesado...
1mm de clearance é pouco - esses materiais vao dar folga em pouco tempo e as extremidades dos cilindros vao raspar na estrutura.
a distancia IDEAL entre os dois eixos traseiros é de 25cm para cilindros de 3,5 polegadas - para cilindros mais delgados, a distancia deve ser menor ainda.
a distancia do eixo dianteiro para o segundo eixo nao tem medida fixa padrao, pois vai variar conforme o tamanho da bike.
o correto é que o eixo da roda dianteira coincida exatamente com o eixo do cilindro dianteiro quando a bike estiver em cima do rolo.

a proposito, nao estou colocando defeitos, ok?
estou fazendo criticas construtivas para contribuir com a melhoria do produto.
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

Carvalho_BR wrote:duas polegadas é diametro que os caras usam pra simular treino de alta potencia em baixo giro, pq fica muito pesado...
1mm de clearance é pouco - esses materiais vao dar folga em pouco tempo e as extremidades dos cilindros vao raspar na estrutura.
a distancia IDEAL entre os dois eixos traseiros é de 25cm para cilindros de 3,5 polegadas - para cilindros mais delgados, a distancia deve ser menor ainda.
a distancia do eixo dianteiro para o segundo eixo nao tem medida fixa padrao, pois vai variar conforme o tamanho da bike.
o correto é que o eixo da roda dianteira coincida exatamente com o eixo do cilindro dianteiro quando a bike estiver em cima do rolo.

a proposito, nao estou colocando defeitos, ok?
estou fazendo criticas construtivas para contribuir com a melhoria do produto.
Por isso da postagem, para aprimoramento.
O grande x é achar materiais compatíveis, se o rolete pronto fosse encontrado, ai seria jogo.
Enkidu
Membro
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Post by Enkidu »

Wanderson, vejo um futuro promissor pra você como grande industrial fabricante de rolos. Mas acho que você tá cobrando muito barato. Se o material é R$ 87, te sobram R$ 83 para toda a mão de obra, energia, impostos, royalties, verba pro marketing e outras despesas de rateio. Pra conquistar o mercado, veja o mais barato no mercado da mesma categoria, e coloque 5% a menos no preço. Aí você faz a conta ao contrário pra aferir o quanto vai ter de lucro. E depois vc nos convida para dar uma volta em Angra com o seu iate (lotado de modelos numa banheira de champagne), ok?
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
joaojuliomello
Membro
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello

Post by joaojuliomello »

wanderson, quer passar aqui em casa pra olhar o meu elite ao vivo e tirar as medidas?
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

Enkidu wrote:Wanderson, vejo um futuro promissor pra você como grande industrial fabricante de rolos. Mas acho que você tá cobrando muito barato. Se o material é R$ 87, te sobram R$ 83 para toda a mão de obra, energia, impostos, royalties, verba pro marketing e outras despesas de rateio. Pra conquistar o mercado, veja o mais barato no mercado da mesma categoria, e coloque 5% a menos no preço. Aí você faz a conta ao contrário pra aferir o quanto vai ter de lucro. E depois vc nos convida para dar uma volta em Angra com o seu iate (lotado de modelos numa banheira de champagne), ok?
Pode ser de pedalinho?
A lagoa Rodrigo de Freitas é tá limpinha e cheirosinha... :nibal3
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

joaojuliomello wrote:wanderson, quer passar aqui em casa pra olhar o meu elite ao vivo e tirar as medidas?
Nope
Já corrigi o projeto, e, futuramente, já tenho o fornecedor das partes ( rolamento e mancal apropriado) :conta1
Carvalho_BR
Membro

Post by Carvalho_BR »

Gambiarra Man, q q houve?
desistiu de continuar a montagem pq?
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

Por hora sim, ontem fui alterar a posição dos eixos, colocando abraçadeira sobre a madeira.
Na hora de pregar, a madeira rachou, antes o eixo nas pontas zuou a rosca.
Como não tenho as ferramentas apropriadas, desisti por hora, quando tiver ferramental, e não houver a necessidade ( durante a semana tenho que sair 1h para o trabalho, e não os 10min de antes, preciso ter um rolo quanto mais agora na base).
Carvalho_BR
Membro

Post by Carvalho_BR »

Aaaaahhh.... Entao qdo a gente disser "com madeira nao serve", nao teima nao... Rsrsrs

Se rachou agora, ia rachar com vc em cima, no meio de um treino.

Gambiarra Man...
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

O dinheiro que gastou dava para ter pago 4 parcelas do rolo no mercado livre, o bom que você não se machucou.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
rad
Membro

Post by rad »

Dá pra fazer em madeira sim, o erro foi tentar pregar em madeira dura. Deveria ter parafusado, com um pré-furo antes.

É normal perder material no desenvolvimento de novos projetos. Felizmente vc não perdeu todo o investimento.
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Então, Rad, normal sim. Se a ideia fosse desenvolver um produto, eu nem teria falado nada. O problema é fazer um único, pra uso e com intuito de economizar.

Aí tem que ser como eu falei no começo, ah, trabalho com isso e uma máquina foi desmontada e sobraram uns roletes. Aí vou pra minha oficina, pego minhas ferramentas no meu tempo livre e faço. Beleza.

Mas partir do zero, sem ferramentas e comprando material? A perda é quase certa e até ficar redondo vai gastar o valor de um novo ou mais.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

Cara, não tem problema nenhum fazer com madeira, foi mais um problema de execução mesmo. Se furar e aparafusar, não vai ter problema, o prego é que arregaça a madeira e faz rachar.
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Se interessar, aqui tem as propriedades das madeiras. A parte que interessa mais nesse caso é a trabalhabilidade.

http://www.ipt.br/consultas_online/info ... eira/busca" target="_blank

Talvez seja importante usar madeira seca, porque depois pode empenar alguma coisa.

Se conseguir uma furadeira já consegue acoplar alguma serra nela, mas se for só para serrar o eixo uma serrinha da.

Se ficar meio bambo, faz um X por debaixo dos roletes.

Com régua de pedreiro capaz de gerar mais ruído, vai precisar de rebitadeira e para alguma coisa ficar mais folgada com a trepidação imagino que seja mais fácil. De madeira parece ser menos problemático, eu acho.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
ProfClayton
Membro

Post by ProfClayton »

Uma dica para cortar o eixo com rosca... Passa a porca e corta, depois vc tira que a rosca ficar normal outra vez!!!!
Image
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

Por hora suspendi a ideia, mais pra frete devo ter ferramentas do lar ( furadeira, parafusadeira, etc) ai retorno
Liter
Membro

Post by Liter »

Difícil ver um DIY, desapontado com alguns pela falta de incentivo. Ciclismo é perigoso, pedalar em um acostamento é arriscado não vai ser um rolo caseiro que vai apresentar mais riscos, sendo coxinha, em outra cultura pessoas ofereceriam ferramentas e conhecimento, aqui ficam fazendo conta para tirar sarro.

Wanderson boa sorte na proxima.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Wanderson, a melhor coisa seria fazer uma engenharia reversa e adaptar algumas idéias, começar do zero fica difícil, se voce realmente está precisando de um rolo, faz oque disseram ai, compra em 100 vezes e depois voce monta um, eu acho mais correto.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Que diabos é DIY?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
ReinaldoBrisolla
Membro

Post by ReinaldoBrisolla »

Do it yourself
rad
Membro

Post by rad »

DIY = FVM = Faça Você Mesmo
Carvalho_BR
Membro

Post by Carvalho_BR »

Liter wrote:Difícil ver um DIY, desapontado com alguns pela falta de incentivo. Ciclismo é perigoso, pedalar em um acostamento é arriscado não vai ser um rolo caseiro que vai apresentar mais riscos, sendo coxinha, em outra cultura pessoas ofereceriam ferramentas e conhecimento, aqui ficam fazendo conta para tirar sarro.

Wanderson boa sorte na proxima.

nao é bem assim nao...
o wanderson a gente ja conhece como o mestre das gambiarras (ate pedivela com perda total ele ja comprou pra tentar consertar).
teve uma pá de gente que deu pitaco bom, agregador e com conhecimento.
ninguem tirou sarro só por tirar - foi mais pq todo mundo sabe q ele é teimoso e só desiste da furada depois q tenta - o que por determinado prisma eu acho muito louvavel.
nao vi ninguem torcendo pra ele fracassar - vi apenas alguns apontando as falhas e dizendo "assim nao funciona, esquece".

a maldade está apenas nos seus olhos, meu caro Liter...
:conta1
joaojuliomello
Membro
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello

Post by joaojuliomello »

fora os que rodam sempre com ele a mais de ano e já presenciaram uma serie de "recursos técnicos" deixarem ele na mão.Deu muito trabalho ele chegar nessa SPZ com grupo de 10V, muita gente chegou junto como pode, se ele der algum problema nela por querer gastar pouco no rolo seria um dó só.
Last edited by joaojuliomello on Thu 27 Aug 2015 13:27, edited 1 time in total.
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

Galera, agradeço os comentários, e, de forma alguma vejo como desconstrutiva.

Meu caso é, eu arrisco demais, sim, mas, se não fosse parte do meu instinto " POBRE SOBREVIVENTE SEMI COXINHA", eu estaria ainda de Volare "seiláoque" de 13kg.

Não é o certo, não, não é, mas nessa eu tenho um quadro decente, tenho um pedivela carbono, tô com grupo misto DA7800/UL6600.
E meus erros servem para algo, para quem for tentar algo semelhante acertar onde errei, e meus acertos de inspiração.
:cipo2
Post Reply