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Re: Imagem do Dia

Posted: Mon 19 Sep 2016 15:50
by romanetto
Obrigado, amigos! Graças ao apoio de vocês e a parceria sempre presente de Clayton e Alex, meus leais escudeiros. Diga-se de passagem, fui o número da plaquetinha na bike 241, e Clayton 242, o que significa que ele era meu gregário :lol: Brincadeira... o menino tá voando lindamente.

Re: Imagem do Dia

Posted: Tue 20 Sep 2016 21:08
by Jonny B Good
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Canyon Ultimate CF SLX Disc.

Ah se eu fosse rico...

Re: Imagem do Dia

Posted: Tue 20 Sep 2016 22:44
by romanetto
ah não.... disco?

Re: Imagem do Dia

Posted: Tue 20 Sep 2016 22:59
by ftmonjardim
romanetto wrote:ah não.... disco?
Roma, não tem nada melhor do que poder pegar quanto morro quiser sem se preocurar em derreter banda de frenagem.
Um amigo aqui pedala com uma Sworks com roda Roval com Disco e enquanto eu fico dando aqueles "cutucos" no freio pra não ferrar a roda, ele gruda sem dó no freio.
Ele foi no Letape agora fim de semana e juntou no freio nas descidas lá, já que ele é pesado e o freio nem sinal de problema..

Concordo que esteticamente é feio, mas infelizmente vamos ter que deixar o purismo de lado e aceitar essa "joça" pois acho que é um caminho sem volta.

Re: Imagem do Dia

Posted: Wed 21 Sep 2016 01:11
by romanetto
Eu não queria... tô feliz com meu freio assim.

Re: Imagem do Dia

Posted: Wed 21 Sep 2016 09:30
by tschroder
ftmonjardim wrote:
romanetto wrote:ah não.... disco?
Roma, não tem nada melhor do que poder pegar quanto morro quiser sem se preocurar em derreter banda de frenagem.
Um amigo aqui pedala com uma Sworks com roda Roval com Disco e enquanto eu fico dando aqueles "cutucos" no freio pra não ferrar a roda, ele gruda sem dó no freio.
Ele foi no Letape agora fim de semana e juntou no freio nas descidas lá, já que ele é pesado e o freio nem sinal de problema..

Concordo que esteticamente é feio, mas infelizmente vamos ter que deixar o purismo de lado e aceitar essa "joça" pois acho que é um caminho sem volta.
Esse amigo sou eu - kkkkk

Mas assobiava igual as que tem aro de carbono...

Re: Imagem do Dia

Posted: Wed 21 Sep 2016 09:31
by tschroder
Roma, que prova foi essa? Porque os coxinhas como eu não estavam lá? Risos...
Sério: onde acho os detalhes dela na net! achei top!

Re: Imagem do Dia

Posted: Wed 21 Sep 2016 12:11
by romanetto
As minhas de aro de carbono não assobiam. Swiss Stop Black Prince EVO. Show... frenagem boa e anti-aquecimento. Valeu.

tschoder, eu amo uma coxinha, as frituras eu não consegui me livrar, na realidade estou comendo mal ultimamente em relação ao começo do ano quando estava na estica...
A prova foi La Flèche Vai Longe
bicy.com.br
Da Farrapos
abraço

Re: Imagem do Dia

Posted: Wed 21 Sep 2016 12:22
by portoga
tschroder wrote:
Esse amigo sou eu - kkkkk

Mas assobiava igual as que tem aro de carbono...[/quote][/quote]

Sem contar que algumas rodas de aro de carbono deixam um perfuminho de embreagem no ar! Hahaha!

Agora, falando sério, minhas rodas freiam muito bem, pois têm o tratamento Exalith da Mavic. Não obstante, durante algumas descidas eu fiquei imaginando como deve ser bom ter a potência e modulação de freios à disco. Só quem já usou sabe do que estou falando.

Re: Imagem do Dia

Posted: Wed 21 Sep 2016 13:37
by PH
ftmonjardim wrote:
romanetto wrote:ah não.... disco?
Roma, não tem nada melhor do que poder pegar quanto morro quiser sem se preocurar em derreter banda de frenagem.
Um amigo aqui pedala com uma Sworks com roda Roval com Disco e enquanto eu fico dando aqueles "cutucos" no freio pra não ferrar a roda, ele gruda sem dó no freio.
Ele foi no Letape agora fim de semana e juntou no freio nas descidas lá, já que ele é pesado e o freio nem sinal de problema..

Concordo que esteticamente é feio, mas infelizmente vamos ter que deixar o purismo de lado e aceitar essa "joça" pois acho que é um caminho sem volta.

Imagino que a frenagem deva ser sensacional mesmo, eu que sou cagão nas descidas tiraria muito proveito.
Só tenho grandes receios quanto a manutenção. Minha namorada faz MTB e depois de cada prova fica tudo virado do avesso, tem que trocar pastilhas sangrar etc etc. Isso que é shimano XTR! Tudo bem é MTB, mas não precisa muito mais do que uma chuva para derreter as pastilhas, e umas descidas como estas do Letape devem comer boa parte delas também.

Re: Imagem do Dia

Posted: Wed 21 Sep 2016 14:07
by tschroder
PH wrote:
ftmonjardim wrote:
romanetto wrote:ah não.... disco?
Roma, não tem nada melhor do que poder pegar quanto morro quiser sem se preocurar em derreter banda de frenagem.
Um amigo aqui pedala com uma Sworks com roda Roval com Disco e enquanto eu fico dando aqueles "cutucos" no freio pra não ferrar a roda, ele gruda sem dó no freio.
Ele foi no Letape agora fim de semana e juntou no freio nas descidas lá, já que ele é pesado e o freio nem sinal de problema..

Concordo que esteticamente é feio, mas infelizmente vamos ter que deixar o purismo de lado e aceitar essa "joça" pois acho que é um caminho sem volta.

Imagino que a frenagem deva ser sensacional mesmo, eu que sou cagão nas descidas tiraria muito proveito.
Só tenho grandes receios quanto a manutenção. Minha namorada faz MTB e depois de cada prova fica tudo virado do avesso, tem que trocar pastilhas sangrar etc etc. Isso que é shimano XTR! Tudo bem é MTB, mas não precisa muito mais do que uma chuva para derreter as pastilhas, e umas descidas como estas do Letape devem comer boa parte delas também.
cara, vou ver o km aqui, mas acho que as minhas duraram 20.000 na speed! Se não mais...
As da MtB duram muito mais q uma prova. E olha q não fico lambendo a MtB! Eh óleo e perna

Re: Imagem do Dia

Posted: Wed 21 Sep 2016 14:11
by tbortolotto
Eu tbm não curto freios a disco em bike de estrada (propriamente dita), mas tbm entendo que é uma evolução natural q em alguns anos terá pelo menos metade do mercado.

Agora, em gravel q é um conceito que curto mto, eu acho fodíssimo! E não apenas pela propriedade de frenagem e sim pela oportunidade de tyre clearence. Olha essa fodendo bike abaixo! Dá pra meter um pneu 700x40 e se usar rodas de MTB (650b) dá pra usar pneus de até 2.1 polegadas!!!!

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FU-DI-DO!

Re: Imagem do Dia

Posted: Wed 21 Sep 2016 17:38
by tschroder
Porra Xará, isso daí já é uma MtB propriamente dita e... ciclocross é uma bosta de bike! Já tive uma, vendi, com a graça de Deus.

Re: Imagem do Dia

Posted: Wed 21 Sep 2016 18:35
by Iberê
romanetto wrote:Eu não queria... tô feliz com meu freio assim.
roma, nesse aspecto concordo com você, mas acho que no ciclismo de alto nível possa fazer diferença pro bem em algumas situações

revivendo esse tópico
sempre achei que o freio a disco era totalmente desnecessário em bikes de estrada já que o fator limitante da frenagem era o pneu e não a eficiência da pastilha na roda, inclusive já defendi isso aqui.
Recentemente conversei com um ciclista mais experiente e mudei um pouco de ideia, em algumas provas entre profissionais ele pode fazer diferença, principalmente nas que envolvem trechos longos em descida técnica, isso porque ocorre uma variação grande na temperatura do pneu levando a grande variação da pressão e da "dirigibilidade". Usando como exemplo alguma etapa fictícia do Giro
1. Largada: Tpneu (semelhante a T ambiente) = 15ºC (288K); Ppneu15 = 150psi (alguns pneus podem ser calibrados com até 220psi)

2. Topo da montanha mais alta: Tpneu (semelhante a T ambiente) = 5ºC (278K); Ppneu5 = 145psi

3. Descida da montanha: Tpneu (há registro de que cheguem a esquentar a mais de 150ºC) = 423K; Ppneu150 = 220psi
- mas se o ciclista decidiu largar com a calibragem no talo (220psi) na descida ele pode até passar de 320psi

* considerando que a variação do volume do pneu é desprezível com essas pressões


** considerando a temperatura na descida uma boa aproximação estimada por câmera térmica


*** se as estimativas estiverem próximas de correta imagino que o freio a disco pode fazer bastante diferença nas descidas, permitindo inclusive maior agressividade. Acredito também que eventualmente possa justificar os casos de pneus (principalmente dianteiros em rodas de carbono) estourados nas descidas.


**** no momento acho que entre ciclistas do WT em algumas provas específicas possa fazer uma diferença significativa

Re: Imagem do Dia

Posted: Thu 22 Sep 2016 15:23
by Pepebike
Iberê wrote: 3. Descida da montanha: Tpneu (há registro de que cheguem a esquentar a mais de 150ºC) = 423K; Ppneu150 = 220psi
Acho bem pouco possível e bastante improvável isso. Trabalhei quase duas décadas em indústrias de pneus, acompanhando, não só usuários comuns, mas competições (mundial de motovelocidade, mundial de motocross e etc.), em departamentos de pneus para caminhões e ônibus, automóveis, motocicletas e bicicletas.
Um pneu não vulcanizado submetido a 98º C inicia seu processo de vulcanização. Essa é a temperatura usada em uma auto-clave de uma recauchutagem de pneus. A borracha da banda de rodagem de um pneu vulcanizado, por conseguinte, após 80º C começa a degradar-se e deteriorar-se, perdendo suas propriedades físicas elásticas. Com a contínua elevação de temperatura a borracha perde totalmente suas propriedades elásticas e enrijece, ficando parecido com um pedaço de carvão, visto que são quebradas todas as cadeias químicas entre o enxofre e o negro de carbono (ou negro de fumo), restando apenas o carbono do produto inicial. Esse fenômeno na indústria do pneu recebe o nome de "Baquelização" pois a borracha do pneu, antes flexível, torna-se rígida e quebradiça como a baquelite.
Isso pode ser observado nos talões de pneus de caminhões que rodam com freios mal ajustados ou "presos". O contínuo atrito da sapata de freio do caminhão com o tambor de freio, além de gerar aquele cheiro característico de produto sinterizado queimando, eleva em muito a temperatura do tambor de freio que, por conseguinte, aquece a roda do caminhão, esquentando e baquelizando os talões dos pneus. Se a baquelização for acentuada, a lona carcaça do pneu se desenrola do aro do talão e rasga a lateral do pneu em uma forma bem característica de triângulo.

Aqui imagens da ALAPA (Associação Latino-Americana de Pneus e Aros) sobre esse dano causado por aquecimento em pneus de caminhões:
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Aqui link do boletim da ALAPA sobre esse tipo de dano, bem conhecido na indústria de pneus:
http://www.alapa.com.br/alapav01/portug ... rigos.aspx

Re: Imagem do Dia

Posted: Thu 22 Sep 2016 16:32
by Iberê
Pepebike wrote:
Iberê wrote: 3. Descida da montanha: Tpneu (há registro de que cheguem a esquentar a mais de 150ºC) = 423K; Ppneu150 = 220psi
são valores estimados dos aros a partir de câmeras térmicas
achei um cara que resolveu medir a temperatura de seus aros
http://mrbill.homeip.net/rimTempStudy.php
acho possível que um pro ultrapasse essa temperatura em algumas provas, obviamente considerar que a temperatura dos pneus e do ar dentro é exatamente a mesma é uma acochambração, mas considero válido para mostrar os benefícios do freio a disco nas descidas.

Re: Imagem do Dia

Posted: Thu 22 Sep 2016 19:36
by PAF
Aqui no Recife, freio à disco é uma frescura.

Re: Imagem do Dia

Posted: Thu 22 Sep 2016 22:28
by Jonny B Good
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Bianchi Oltre XR4

Feinha de dar dó

Re: Imagem do Dia

Posted: Fri 23 Sep 2016 10:46
by luciano_oz
Que massa hein Roma!!
Como te falei, muita subida pra mim :(
Mas realmente você voou baixo hein, parabéns!!
Só sei que eu to lascado quando eu for andar com vocês aí

Re: Imagem do Dia

Posted: Fri 23 Sep 2016 11:20
by romanetto
luciano_oz wrote:Que massa hein Roma!!
Como te falei, muita subida pra mim :(
Mas realmente você voou baixo hein, parabéns!!
Só sei que eu to lascado quando eu for andar com vocês aí
Valeu, irmão. Poderia até vencer se não fosse uma crise de bronquite que me tirou três semanas de treinos e me debilitou forte, justamente após estar me recuperando de um problema na mão originado numa queda. Mas fiz um tempo respeitável, apesar disso. Valeu, amigo! Abraço!

Re: Imagem do Dia

Posted: Sun 16 Oct 2016 13:58
by ftmonjardim
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Re: Imagem do Dia

Posted: Mon 17 Oct 2016 09:42
by Papillon
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Re: Imagem do Dia

Posted: Mon 17 Oct 2016 12:20
by tbortolotto
Xupeleized em festa: campeão na crono e na estrada!

Re: Imagem do Dia

Posted: Mon 17 Oct 2016 14:12
by rprodrigues
tbortolotto wrote:Xupeleized em festa: campeão na crono e na estrada!

Hehehehe!!! Viva a Xupeleized!

Dá até para esquecer a porrada que tomou no Paris-Roubaix ao início do ano....

Re: Imagem do Dia

Posted: Tue 25 Oct 2016 18:56
by Jonny B Good

Re: Imagem do Dia

Posted: Tue 25 Oct 2016 21:11
by Papillon
Jonny B Good wrote:[ Imagem ]

http://mtbbrasilia.com.br/2016/10/17/gr ... pinarello/" target="_blank
hahaha o texto esta antecipando... o grupo esta perto de comprar a Pinarello. Pessoal associa só a marca de roupas, mas o conglomerado tem as marcas de vinhos Don Perigon, Moet Chandon, Krug, Veuve Cliquot...além de marcas de joalheria como Tag Heuer, Hublot e mercados como a rede Bon Marché.

Re: Imagem do Dia

Posted: Wed 26 Oct 2016 10:23
by tbortolotto
Louis Vuitton comprando a Pinarello?

Vai vir com bolsinha de selim de fábrica!

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Re: Imagem do Dia

Posted: Thu 27 Oct 2016 10:37
by luciano_oz
finalmente minha bolsinha da louis vitão na bike :D

Re: Imagem do Dia

Posted: Thu 27 Oct 2016 12:01
by Pepebike
Bem, se a Louis Vuitton está comprando a Pinarello e a Tag Heuer (uma das marcas do grupo Louis Vuitton) patrocinará a BMC, isso quer dizer que os atletas da BMC irão pedalar Pinarellos Dogma em 2017 ???

LOL .... :basso1

Re: Imagem do Dia

Posted: Thu 27 Oct 2016 13:26
by rprodrigues
Novo QG da Pinarello?

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Se for, dá para visitá-lo e depois tomar um cervejinha no George V.