Raul, minha bike está com a roda dianteira no chão, vou tentar levantar para nivelar. Vou seguir tb a dica do bortolloto e levantar de tempo em tempo.raulfragoso wrote:Seja bem vindo, Reinaldo.reimorei wrote:Bom dia a todos!
Ví neste forum o time lá no TR e me cadastrei. Sou usuário do TR a cerca de um mês, depois de um ano quase inativo no ciclismo. Fiz o teste FTP 8 min e deu 177w, o que dá 2,39w/kg. Espero evoluir rápido para 3.0w/kg que era minha média a um ano e depois subir gradualmente. Uso por enquanto um rolo btwin da decathlon que é igual ao Tranzx JD118 ajustado como Elite Volare Force Mag Elastogel e estou a procura de um Kurt Kinetic mas como estou aguardando um cubo powertap nos próximos dias, a inconsistência nos numeros de potência não vai ser problema. Uso tb um ventilador durante os workout pois fica impraticável sem o mesmo.
Durante os treinos no rolo, quando chega em 50 min a bunda já tá doendo pra cacete na minha speed, mas nos meus treinos na rua ando mais de 2hrs sem doer, isto é normal no treino com rolo? Será que devo trocar banco ou somente ajuste?
Você está deixando a bike nivelada com o rolo ? Se não, pode ser essa a causa do desconforto. Coloque um ou dois livros embaixo da roda dianteira até que fique nivelada com a roda traseira no rolo. O que me ajuda também é dar uma levantada do selim por 5 a 10 segundos a cada 10 minutos de treino no rolo, o que normaliza a circulação nos países baixos.
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Re: Team Pelote no Trainer Road
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Re: Team Pelote no Trainer Road
meça a altura da Roda traseira em relação ao Solo e coloque algo na roda dianteira para levantar, senão vai doer mesmo.reimorei wrote:Raul, minha bike está com a roda dianteira no chão, vou tentar levantar para nivelar. Vou seguir tb a dica do bortolloto e levantar de tempo em tempo.raulfragoso wrote:Seja bem vindo, Reinaldo.reimorei wrote:Bom dia a todos!
Ví neste forum o time lá no TR e me cadastrei. Sou usuário do TR a cerca de um mês, depois de um ano quase inativo no ciclismo. Fiz o teste FTP 8 min e deu 177w, o que dá 2,39w/kg. Espero evoluir rápido para 3.0w/kg que era minha média a um ano e depois subir gradualmente. Uso por enquanto um rolo btwin da decathlon que é igual ao Tranzx JD118 ajustado como Elite Volare Force Mag Elastogel e estou a procura de um Kurt Kinetic mas como estou aguardando um cubo powertap nos próximos dias, a inconsistência nos numeros de potência não vai ser problema. Uso tb um ventilador durante os workout pois fica impraticável sem o mesmo.
Durante os treinos no rolo, quando chega em 50 min a bunda já tá doendo pra cacete na minha speed, mas nos meus treinos na rua ando mais de 2hrs sem doer, isto é normal no treino com rolo? Será que devo trocar banco ou somente ajuste?
Você está deixando a bike nivelada com o rolo ? Se não, pode ser essa a causa do desconforto. Coloque um ou dois livros embaixo da roda dianteira até que fique nivelada com a roda traseira no rolo. O que me ajuda também é dar uma levantada do selim por 5 a 10 segundos a cada 10 minutos de treino no rolo, o que normaliza a circulação nos países baixos.
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Re: Team Pelote no Trainer Road
Samuel,uso o btwin, testei várias curvas e a que achei mais próxima foi o Elite Volare Force Mag Elastogel, depois o RAV X, isto comparando com a potência medida no edge 500 por uma cinta HR Powercal da powertap que mede potência e HR que é bem precisa em intervalos acima de 30s segundo review do DCRAINMAKER.samuelgouvea wrote:galera, quem aí tem o rolo btwin da decatlon? ou o J-118 da trans-x?
qual curva vcs usam?
comprei um stick ant+ no ebay por 12 obamas, acho que vou entrar nesse trem de trainerroad, hehehe...
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Re: Team Pelote no Trainer Road
Em homenagem ao Prof. Clayton e ao termo cunhado por Clythio: seremos todos roller-hamsters!
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Re: Team Pelote no Trainer Road
faço PARTEPAF wrote:Em homenagem ao Prof. Clayton e ao termo cunhado por Clythio: seremos todos roller-hamsters!

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Re: Team Pelote no Trainer Road
Não sei se os amigos viram, mas o TR tá com uma nova organização. Agora, build e pico são divididos para o tipo de atleta que você é. Para build, temos:
1) Short Power Build – Enfase em Vo2 para aumentar a potência aerobica e menos trabalho de endurance. É pra MTB, critério, ciclocross e afins.
2) General Build – Tem um pouco de tudo para quem faz um pouco de tudo.
3) Sustained Power Build – Mais trabalho em endurance e tolerância ao lactato, para quem quer ganhar a habilidade de sustentar potência (TT, estrada, etc).
Ai depois você vai para o específico, que está dividido assim:
1) Rolling race – bastante amplo, inclui subidas longas, ataques e contra-ataques, roling hills, etc. Foco em potência anaeróbia e Vo2, mantendo a base de endurance.
2) Provas com subida – Mais foco na capacidade de sustentar potências elevadas por longos períodos e menos foco em explosão.
3) Critérios – Foco em endurance anaeróbio, potência em intervalos curtos estando afogado e recuperação rápida são os focos.
To aqui na dúvida que rota devo seguir. Comecei a base sweetspot agora, depois to pensando em fazer um build geral e um específico de critério, para andar legal no pelotão da morte. Tava aqui pensando e concluí que meu ponto mais fraco é justamente endurance anaeróbio. Será que treinar pra cirtério vai me ajudar nisso?
Aqui vocês podem ver do que eu to falando: http://www.trainerroad.com/cycling/plans/build" target="_blank
1) Short Power Build – Enfase em Vo2 para aumentar a potência aerobica e menos trabalho de endurance. É pra MTB, critério, ciclocross e afins.
2) General Build – Tem um pouco de tudo para quem faz um pouco de tudo.
3) Sustained Power Build – Mais trabalho em endurance e tolerância ao lactato, para quem quer ganhar a habilidade de sustentar potência (TT, estrada, etc).
Ai depois você vai para o específico, que está dividido assim:
1) Rolling race – bastante amplo, inclui subidas longas, ataques e contra-ataques, roling hills, etc. Foco em potência anaeróbia e Vo2, mantendo a base de endurance.
2) Provas com subida – Mais foco na capacidade de sustentar potências elevadas por longos períodos e menos foco em explosão.
3) Critérios – Foco em endurance anaeróbio, potência em intervalos curtos estando afogado e recuperação rápida são os focos.
To aqui na dúvida que rota devo seguir. Comecei a base sweetspot agora, depois to pensando em fazer um build geral e um específico de critério, para andar legal no pelotão da morte. Tava aqui pensando e concluí que meu ponto mais fraco é justamente endurance anaeróbio. Será que treinar pra cirtério vai me ajudar nisso?
Aqui vocês podem ver do que eu to falando: http://www.trainerroad.com/cycling/plans/build" target="_blank
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Re: Team Pelote no Trainer Road
Finalmente me cadastrei no TR,ta na hora de variar um pouquinho os 2x20. Adiciona ieu la no grupo negada.
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Re: Team Pelote no Trainer Road
Tambem entrei la.
Só falta chegar o stick ant.
Landim rei dos 2x20 kkkkk
Só falta chegar o stick ant.
Landim rei dos 2x20 kkkkk
Re: Team Pelote no Trainer Road
Rapaz o negocio é bem legal, tava vacilando, vai dar uma boa animada pra mudar os 2x20' de sempre, rsrsrsrsr
Já que o pedal de quinta foi furado, aproveitei pra testar o FTP lá pelo bicho. Dor demais, nan.
https://www.trainerroad.com/cycling/rid ... inute-Test" target="_blank
To na duvida entre o Climbing Road Race e o Sustained Power Build. Acho que vou ficar com o segundo, já que não tenho nada em vista antes do segundo semestre.
Já que o pedal de quinta foi furado, aproveitei pra testar o FTP lá pelo bicho. Dor demais, nan.
https://www.trainerroad.com/cycling/rid ... inute-Test" target="_blank
To na duvida entre o Climbing Road Race e o Sustained Power Build. Acho que vou ficar com o segundo, já que não tenho nada em vista antes do segundo semestre.
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Re: Team Pelote no Trainer Road
Landim wrote:Rapaz o negocio é bem legal, tava vacilando, vai dar uma boa animada pra mudar os 2x20' de sempre, rsrsrsrsr
Já que o pedal de quinta foi furado, aproveitei pra testar o FTP lá pelo bicho. Dor demais, nan.
https://www.trainerroad.com/cycling/rid ... inute-Test" target="_blank
To na duvida entre o Climbing Road Race e o Sustained Power Build. Acho que vou ficar com o segundo, já que não tenho nada em vista antes do segundo semestre.
landim, é apenas no rolo ou sua cadência é por volta dos 80rpm em TT pace?
meu adaptador ant+ nada de chegar ainda..essa semana ja devo testar.
Segundo semestre tem prova em palmacia e guaramiranga, que são minhas "metas"

To na duvida se faço a 'Base classica' ou a 'sweetspot', estou sem muita pressa, o problema é aguentar girar tão 'leve' por muitas semanas.
Re: Team Pelote no Trainer Road
Minha cadencia no rolo é bem inferior a da estrada, ainda não to entendendo muito bem isso, antigamente eram só 10rpms a menos, hoje ta pra mais de 20rpms.
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Re: Team Pelote no Trainer Road
A minha fica uns 10rpm de diferença, para menos, no rolo.
Acho que tem haver com a inercia do rolo, pesquisei sobre isso semana passada, inclusive a potencia tende a dar menor tambem...notou isso?
Acho que tem haver com a inercia do rolo, pesquisei sobre isso semana passada, inclusive a potencia tende a dar menor tambem...notou isso?
Re: Team Pelote no Trainer Road
Bom dia amigos! Comecei a usar o TR! Aguardo a aprovação no time lá! Grande Abraço!!!
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Re: Team Pelote no Trainer Road
Autorizado, bem vindoAlbatroz wrote:Bom dia amigos! Comecei a usar o TR! Aguardo a aprovação no time lá! Grande Abraço!!!
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
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Re: Team Pelote no Trainer Road
muito bom!ftmonjardim wrote:faço PARTEPAF wrote:Em homenagem ao Prof. Clayton e ao termo cunhado por Clythio: seremos todos roller-hamsters!
[ Imagem ]
Re: Team Pelote no Trainer Road
Vlwwwww!!!!
Re: Team Pelote no Trainer Road
Hj estava vendo uns treinos no trainerroad e me deparei com os treinos da dani.genovesi. Dani Genovesi é uma ultraciclista brasileira que ganhou a RAAM. Vale a pena matar a curiosidade dos treinos de uma ultraciclista de altissimo nivel.
https://www.trainerroad.com/career/dani.genovesi" target="_blank
https://www.trainerroad.com/career/dani.genovesi" target="_blank
Re: Team Pelote no Trainer Road
Esses dados dela são potência real ou potência do trainer road? Se for real ela da pau em todo mundo aqui, fácil.
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Re: Team Pelote no Trainer Road
devem ser reais pois o source está como POWERMETER..PH wrote:Esses dados dela são potência real ou potência do trainer road? Se for real ela da pau em todo mundo aqui, fácil.
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Re: Team Pelote no Trainer Road
Com aquele peso de aquele FTP, ela vai embora facinho.PH wrote:Esses dados dela são potência real ou potência do trainer road? Se for real ela da pau em todo mundo aqui, fácil.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
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Re: Team Pelote no Trainer Road
Entrando atravessado no tópico pra discutir uma possibilidade meio maluca: um TrainerRoad de pobre (haha!). Seguinte: a partir dos dados de velocidade um sistema tipo TrainerRoad estima uma potência virtual. Portanto, a velocidade é diretamente proporcional à potência. Encontrei num site a curva de potência do meu rolo aferida usando um PM de verdade. Percebi que relação entre potência e velocidade é quase linear até os 30 kmh (“300 W” segundo a curva). Desse modo, 30 kmh equivale-se ao dobro da potência virtual obtida em 15 kmh. Acontece q pouco me importa sobre os valores de potência virtual per se, pra ser sincero, oq eu quero discutir é o seguinte: se velocidade no rolo é equivalente à potência, se eu fizer um teste de 20 min pra tirar um “FTP virtual” (95% da Avg. Power) eu não poderia usar a velocidade média desse intervalo e fazer o mesmo cálculo? Afinal, se a potência virtual vem da velocidade no rolo basicamente são informações proporcionais em escalas diferentes.
Mas pra que tudo isso? Ora, obtendo um FTP baseado em velocidade (vou chamar de vFTP
) eu poderia calcular todas as zonas de treinamento de potência, mas usando velocidade. E foi oq eu fiz: fiz um teste de 20-min, peguei a velocidade média (31.3 kmh), multipliquei por 0.95 e considerei que 29.7 kmh é o meu vFTP. Fiz as zonas segundo Allen/Coggan e fiz um 2x10@LT só pra brincar (é o workout LT-W1, do Training and Racing with a PM). Foi DA HORA! Senti mesmo diferenças claras entre L2, L3 e L4 no RPE.
E aí? Será q vale a brincadeira??
Mas pra que tudo isso? Ora, obtendo um FTP baseado em velocidade (vou chamar de vFTP

E aí? Será q vale a brincadeira??
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Re: Team Pelote no Trainer Road
Acho que o seu cálculo é válido sim, desde que você SEMPRE treine no mesmo rolo e sob as mesmas condições 
E, obviamente, qualquer diferença de pressão nos pneus ou de aperto no rolo também incorrerá em diferenças nas zonas calculadas.

E, obviamente, qualquer diferença de pressão nos pneus ou de aperto no rolo também incorrerá em diferenças nas zonas calculadas.
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Re: Team Pelote no Trainer Road
Sim claro e isso afeta até o TrainerRoad de rico, qm dirá o de pobre hahahaharaulfragoso wrote:Acho que o seu cálculo é válido sim, desde que você SEMPRE treine no mesmo rolo e sob as mesmas condições
E, obviamente, qualquer diferença de pressão nos pneus ou de aperto no rolo também incorrerá em diferenças nas zonas calculadas.
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Re: Team Pelote no Trainer Road
tbortolotto wrote:Entrando atravessado no tópico pra discutir uma possibilidade meio maluca: um TrainerRoad de pobre (haha!). Seguinte: a partir dos dados de velocidade um sistema tipo TrainerRoad estima uma potência virtual. Portanto, a velocidade é diretamente proporcional à potência. Encontrei num site a curva de potência do meu rolo aferida usando um PM de verdade. Percebi que relação entre potência e velocidade é quase linear até os 30 kmh (“300 W” segundo a curva). Desse modo, 30 kmh equivale-se ao dobro da potência virtual obtida em 15 kmh. Acontece q pouco me importa sobre os valores de potência virtual per se, pra ser sincero, oq eu quero discutir é o seguinte: se velocidade no rolo é equivalente à potência, se eu fizer um teste de 20 min pra tirar um “FTP virtual” (95% da Avg. Power) eu não poderia usar a velocidade média desse intervalo e fazer o mesmo cálculo? Afinal, se a potência virtual vem da velocidade no rolo basicamente são informações proporcionais em escalas diferentes.
Mas pra que tudo isso? Ora, obtendo um FTP baseado em velocidade (vou chamar de vFTP) eu poderia calcular todas as zonas de treinamento de potência, mas usando velocidade. E foi oq eu fiz: fiz um teste de 20-min, peguei a velocidade média (31.3 kmh), multipliquei por 0.95 e considerei que 29.7 kmh é o meu vFTP. Fiz as zonas segundo Allen/Coggan e fiz um 2x10@LT só pra brincar (é o workout LT-W1, do Training and Racing with a PM). Foi DA HORA! Senti mesmo diferenças claras entre L2, L3 e L4 no RPE.
E aí? Será q vale a brincadeira??
Bingo! Sempre foi possível treinar "por velocidade" no rolo, só que aí alguém pegou esse valor transformou em um outro que chamou de potência virtual e vendeu para você com uma cara bonita.

O que importa é medir o esforço e no rolo uma certa velocidade sempre vai exigir o mesmo esforço.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
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Re: Team Pelote no Trainer Road
Pois é.. é a minha hipótese no momento!Marcelo Marino wrote:O que importa é medir o esforço e no rolo uma certa velocidade sempre vai exigir o mesmo esforço.
Mas isso só funciona (com alguma fidelidade) desde que o rolo apresente uma curva de potência que seja o mais linear possível com a velocidade, pois em velocidades mais altas vê-se um aumento exponencial da potência gerada. Por exemplo:
A curva calculada pro meu rolo é essa baixo. Nota-se que ela vai envergando qto maior é a velocidade empregada, mas fica mais evidente pra depois dos 300 W (= 30 kmh).

Bem diferente do Kurt Kinetic Road Machine!

Nesse último caso a potência virtual a 30 kmh não é o dobro da gerada a 15 kmh e (no olhômetro) pelo menos o triplo!
Vou fazer uma equação pra estimar a potência pela curva do meu rolo, pq acima dos 30 kmh a linearidade se perda bastante. Assim eu vou poder corrigir essa discrepância. Quem sabe dê certo!
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Re: Team Pelote no Trainer Road
Se você conseguir as fórmulas não tem problema. Ou tentar chegar nela por regressão.


Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
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Re: Team Pelote no Trainer Road
Cheguei por regressão Marino!
É... realmente mesmo a curva do meu rolo que é bem mais "linear" que a do KKRM ainda assim iria gerar umas discrepâncias altas. Se a relação entre a velocidade do rolo e a potência virtual fosse =1, 50% dessa velocidade tbm seria 50% da potência. No entanto, por se tratar de uma curva, se eu quiser treinar a 50% do vFTP, eu não posso pegar simplesmente a velocidade que obtive no teste de 20 min x 0.95 e aplicar 50%.
Por exemplo:
Velocidade média dos 20 min = 31.3 kmh
Velocidade média dos 20 min x 0.95 = 29.7 kmh
vFTP (usando minha equação) = 308 W
Velocidade no rolo a 50% da velocidade média dos 20 x 0.95 = 14.8 kmh
Velocidade no rolo a 50% do vFTP = 17.7 kmh
Uma diferença de 2.9 kmh a 50% do vFTP.
Velocidade no rolo a 90% da velocidade média dos 20 x 0.95 = 26.7 kmh
Velocidade no rolo a 90% do vFTP = 27.3 kmh
Uma diferença de 2.1 kmh a 90% do vFTP.
edit: corrigi uns cálculos aí!
Fica bem claro q os valores brutos de virtual Watts (vW) não devem ser levados em conta per se. Mas se as condições de teste e treino no rolo se mantiverem dentro de um protocolo bem executado a %vFTP é um valor bem interessante pra trabalho!
É... realmente mesmo a curva do meu rolo que é bem mais "linear" que a do KKRM ainda assim iria gerar umas discrepâncias altas. Se a relação entre a velocidade do rolo e a potência virtual fosse =1, 50% dessa velocidade tbm seria 50% da potência. No entanto, por se tratar de uma curva, se eu quiser treinar a 50% do vFTP, eu não posso pegar simplesmente a velocidade que obtive no teste de 20 min x 0.95 e aplicar 50%.
Por exemplo:
Velocidade média dos 20 min = 31.3 kmh
Velocidade média dos 20 min x 0.95 = 29.7 kmh
vFTP (usando minha equação) = 308 W
Velocidade no rolo a 50% da velocidade média dos 20 x 0.95 = 14.8 kmh
Velocidade no rolo a 50% do vFTP = 17.7 kmh
Uma diferença de 2.9 kmh a 50% do vFTP.
Velocidade no rolo a 90% da velocidade média dos 20 x 0.95 = 26.7 kmh
Velocidade no rolo a 90% do vFTP = 27.3 kmh
Uma diferença de 2.1 kmh a 90% do vFTP.
edit: corrigi uns cálculos aí!
Fica bem claro q os valores brutos de virtual Watts (vW) não devem ser levados em conta per se. Mas se as condições de teste e treino no rolo se mantiverem dentro de um protocolo bem executado a %vFTP é um valor bem interessante pra trabalho!
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Re: Team Pelote no Trainer Road
Para não ter trabalhotbortolotto wrote:Sim claro e isso afeta até o TrainerRoad de rico, qm dirá o de pobre hahahaharaulfragoso wrote:Acho que o seu cálculo é válido sim, desde que você SEMPRE treine no mesmo rolo e sob as mesmas condições
E, obviamente, qualquer diferença de pressão nos pneus ou de aperto no rolo também incorrerá em diferenças nas zonas calculadas.
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