Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by Magnus »

Marcelo Marino wrote:Eu pensava assim também, mas me mostraram que eu estava errado.

Achava que era suficiente fazer treinos curtos e intensos. Até 1h, mas muitas vezes 30 a 40 minutos.

Quando passei um tempo com um treinador ele arrepiava mesmo no rolo. Mínimo 1h, mas chegava até 1:30h. E a intensidade era a mesma que eu já fazia, o número de intervalos aumentava.

Tem jeito não, se tiver visando melhorar a performance, tem que ser pauleira, o máximo possível que aguente. E muitas vezes a gente descobre que aguenta mais do que imaginava.

Para diminuir o sofrimento o controle da temperatura e da hidratação são muito importantes. Com a temperatura ele pegava no meu pé, dizia que tinha que ficar abaixo de 20ºC, mas eu nunca consegui. Precisava de uns dois ventiladores, segundo ele, melhor solução que ar condicionado.

Então, mas se o número de intervalos aumentava e vc aguentava é porque não estava numa intensidade que te destruísse em 40 min, hehe. E treinar no Rolo abaixo de 20ºC aqui no Rio, só se eu colocar o rolo na câmara fria de algum frigorífico, não tem ventilado que dê conta. :lemond1

Não estou falando que o resultado de um treino de 40 min seja igual ou superior a um de 1h30min, o que eu contesto é se o benefício vai valer a pena mediante o altíssimo desgaste corporal. 1h30min de rolo me fazer perder litros de suor e manter a temperatura corporal praticamente de uma sauna...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
portoga
Membro
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Post by portoga »

marcoaleite wrote:A grande dúvida do momento é: vale a pena aderir a nova onda dos smart trainers? :roll:
Marco, dentre as opções disponíveis, parece-me que vale a pena no momento comprar o Tacx Vortex Smart, que sairia por cerca de uns 525 USD já com o imposto de importação incluso:

http://www.bike24.com/1.php?content=8;p ... =1000,5,69" target="_blank

É importante lembrar que não sei se a faixa de potência do Vortex seria suficiente para você. Em caso negativo, a outra opção seria o Tacx Bushido Smart, mas aí a brincadeira fica em quase 800 USD já com os impostos:

http://www.bike24.com/1.php?content=8;p ... =1000,5,69" target="_blank
Image
portoga
Membro

Post by portoga »

Ah, quando ganhar na loteria comprarei um Wahoo Kickr!
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

portoga wrote:Ah, quando ganhar na loteria comprarei um Wahoo Kickr!
Somos dois! Vamos rachar o envio! :wigo1

Eu estava dando uma sapeada e o Qubo Digital Smart B+ está com o preço até que acessível. Aí fiquei na dúvida se realmente funciona a contento. Quanto a potência eles atendem sim, meu torque é de motor 1.0.

Fiquei intrigado se eles realmente entregam o que prometem, meu maior medo é aderir a este sistema e depois não conseguir fazer os treinos normais que faço e ficar refém de um app. Estou procurando informações pela net, mas não acho nada esclarecedor viu...
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Passei a tarde toda investigando sobre estes trainers, principalmente sobre os Elites e o software deles. instalei no tablet para fuçar, mas é muito vaga as informações, os caras fazem uns manuais muito ruins. :nibal3
Não sei não se um rolo destes no atual momento não será mais um tormento do que uma facilidade. Muita coisa vaga...
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Magnus wrote:
Marcelo Marino wrote:Eu pensava assim também, mas me mostraram que eu estava errado.

Achava que era suficiente fazer treinos curtos e intensos. Até 1h, mas muitas vezes 30 a 40 minutos.

Quando passei um tempo com um treinador ele arrepiava mesmo no rolo. Mínimo 1h, mas chegava até 1:30h. E a intensidade era a mesma que eu já fazia, o número de intervalos aumentava.

Tem jeito não, se tiver visando melhorar a performance, tem que ser pauleira, o máximo possível que aguente. E muitas vezes a gente descobre que aguenta mais do que imaginava.

Para diminuir o sofrimento o controle da temperatura e da hidratação são muito importantes. Com a temperatura ele pegava no meu pé, dizia que tinha que ficar abaixo de 20ºC, mas eu nunca consegui. Precisava de uns dois ventiladores, segundo ele, melhor solução que ar condicionado.

Então, mas se o número de intervalos aumentava e vc aguentava é porque não estava numa intensidade que te destruísse em 40 min, hehe. E treinar no Rolo abaixo de 20ºC aqui no Rio, só se eu colocar o rolo na câmara fria de algum frigorífico, não tem ventilado que dê conta. :lemond1

Não estou falando que o resultado de um treino de 40 min seja igual ou superior a um de 1h30min, o que eu contesto é se o benefício vai valer a pena mediante o altíssimo desgaste corporal. 1h30min de rolo me fazer perder litros de suor e manter a temperatura corporal praticamente de uma sauna...
Não se você puser uma recuperação (ou mesmo um Z3) grande entre alguns intervalos. Digamos assim (só um exemplo, não vou lembrar os números de repetições e tempos) um dia eu fazia 2x10 e no outro 4x5, aí passei a fazer os dois no mesmo treino intercalados por Z2/Z3. :voec2

Isso não quer dizer que eu aguentaria fazer 2x10 mais rápido se fizesse só ele e sim que eu terminava bem mais exausto quando juntava os dois no mesmo treino.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
PAF
Membro
Nome Verdadeiro:: Pedro

Post by PAF »

marcoaleite wrote:Passei a tarde toda investigando sobre estes trainers, principalmente sobre os Elites e o software deles. instalei no tablet para fuçar, mas é muito vaga as informações, os caras fazem uns manuais muito ruins. :nibal3
Não sei não se um rolo destes no atual momento não será mais um tormento do que uma facilidade. Muita coisa vaga...
O Qubo é bom, oferece uma resistência compatível para quem tem um FTP de 350-400W. A curva de potência dele é bem estável, com um ligeiro offset de 15-20W para menos. O problema que eu vejo é que às vezes ele descompensa. É bem chato de programar/reprogramar ele todo novamente.

P.
--
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Valeu Pedro!

Ontem dei mais uma sapeada e depois volto para escrever o que conclui, agora estou na rua.
joaojuliomello
Membro
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello

Post by joaojuliomello »

Rolo livre? magnetico? fluido? que nada...

simulador de ciclismo...

phpBB [media]

http://road.cc/content/news/172452-cycl ... ease-video
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Que pena que é só para down hill! :P
agorasim
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo Guedes

Post by agorasim »

bom não é exatamente a área correta, mas não deixa de se adequar ao tema. rs

aproveita a promoção Marcos leite e pede dois...aceito um de presente de fim de ano...haha

http://www.chainreactioncycles.com/br/p ... prod125670" target="_blank

Code: Select all

1º CORÍNTIOS, CAPÍTULO 1, VERSÍCULO 19, Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos.
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Rá! :conta1

Em breve, novidades! :vino2
agorasim wrote:bom não é exatamente a área correta, mas não deixa de se adequar ao tema. rs

aproveita a promoção Marcos leite e pede dois...aceito um de presente de fim de ano...haha

http://www.chainreactioncycles.com/br/p ... prod125670" target="_blank
joaojuliomello
Membro

Post by joaojuliomello »

marcoaleite wrote:Que pena que é só para down hill! :P
c não viu o vídeo direito né? :cipo5 tem cenários de estrada e de pista, só o design dela q é com flatbar

Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

joaojuliomello wrote:
marcoaleite wrote:Que pena que é só para down hill! :P
c não viu o vídeo direito né? :cipo5 tem cenários de estrada e de pista, só o design dela q é com flatbar
Eu estava te sacaneando! rsrsrs :vos2

Mas faz falta um dropzinho e um hood ali, ah faz. rsrsrs
joaojuliomello
Membro

Post by joaojuliomello »

faz

Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Pessoal, olha quem chegou hoje aqui.

Image

Vamos ver como é o funcionamento, espero não me decepcionar... rsrs
Last edited by marcoaleite on Sun 06 Dec 2015 10:33, edited 1 time in total.
portoga
Membro

Post by portoga »

marcoaleite wrote:Pessoal, olha quem chegou hoje aqui.

[ Imagem ]

Vamos ver como é o funcionamento, espero não me decepcionar... rsrs
Parabéns pela aquisição, Marco!

Depois nos relate o que achou do rolo.

Abraço!
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Oh, esse aí tem o controle eletrônico, né? Aí sim!!!
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

A primeira impressão foi bem interessante! É um rolo com resistência por fluído, pode ser usado conectado a algum app ou off-line se quiser. A conexão é por bluetooth smart ou ANT+, fiz um teste bobo controlando pelo tablet e o controle por inclinação e potência que o rolo oferece são bem legais, realmente colocando uma inclinação de 7% fica um treino duro, cadência bem travada, tem que fazer força mesmo! A potência pelo que eu notei não fica 100% exata com o PM, dá uma variação de 10 W para menos, porém preciso trabalhar melhor na calibração do rolo, que é através de spin down. Talvez tirar um pouco da pressão no rolete melhore, é uma das coisa que a Tacx comenta.

A única parte chata é que meu tablet, um Dell, não consegue rodar o Cycling App, que é o app da Tacx que rola video, simula rotas criando-as pelo Google Earth e possibilita criar workouts. É problema do processador do meu tablet, que é Intel Atom, nos Samsungs da vida ele roda. Hoje amanheceu chovendo e melou meu treino, se o dia continuar fresco, vou testar ele no Zwift para ver como será o controle de carga variando conforme o terreno.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Parabéns Marco pela aquisição!

Mas q negócio é esse de Google Earth? Vc faz uma rota no mapa e o rolo adequa a resistência como se vc tivesse pedalando por lá? o.O!!
Keeepz
Membro
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira

Post by Keeepz »

nossa, quero uma parada assim.
Só assim eu treinaria nas montanhas :merckx3
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Sim Dr., exatamente. Acabei de fazer um teste com o app da Cycleops, o Virtual Training. Escolhi uma rota que finaliza no Col de Madeleine e ao iniciar o treino o app vai controlando a resistência do rolo para simular as subidas. Logo de cara já pega uma subidinha de 4,4%, ai já tome fazer força. E tem video também, que fez a rota pode filmar e ai você baixa e o video vai passando no trajeto.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Está feito o teste com o Zwift: https://www.strava.com/activities/445735450" target="_blank

É bem legal mesmo o lance do rolo smart! Fiz o teste com o power meter marcando no Garmin também e pelo que eu notei a potência fica bem próxima do medidor. Creio que o fato do pneu esquentar causou uma pequena variação no valor fornecido pelo rolo e pelo PT do meio do treino para frente, mas a variação é coisa de 10 a 15 watts dependendo do trecho. O rolo tem um pequeno delay em relação a sensação que temos na estrada quando começa uma subida, mas é coisa de pouquíssimos segundos. Nada que interfira na qualidade do treino.
É bem legal, a subida de paralelos é bem dura e a sensação foi bem parecida e os watts ficaram bem próximos entre rolo e PT. O fato do rolo ser fluído e o frame ser robusto, diferente do Qubo, possibilitou eu pedalar em pé na subida e até fazer um pseudo sprint sem perder tração. Isso foi algo que teve discussão um pouco nos comentários do blog do Ray.
Amanhã com tempo vou descarregar o treino do Garmin e comparar com o do rolo no WKO. Dá para sobrepor um sobre o outro e ver como ficou as médias. Agora preciso fazer um cabo extensão para o stick ANT+, como minha CPU fica um pouco longe de mim, as vezes o sinal do rolo e da cinta HR caia, quando o rolo caia meu boneco parava de pedalar. Próximo treino teste vou ver se faço com o Virtual Training em algum trajeto de montanha que tenha lá.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Se inveja matasse eu estaria MOR-TA! uuuuuuuuui!! aahahha

Manda bala nesse rolo aí Marcão. Eu achei que o meu próximo grande investimento seria um quadro novo, mas acho que to mudando de ideia xD
rodrigomarin
Membro
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Marin

Post by rodrigomarin »

Daqui a pouco ninguém mais sai de casa: sem preocupação com furos, acidentes, problemas mecânicos, trajeto, ficar sem água ou comida, assaltos etc!
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

rodrigomarin wrote:Daqui a pouco ninguém mais sai de casa: sem preocupação com furos, acidentes, problemas mecânicos, trajeto, ficar sem água ou comida, assaltos etc!
Três dos motivos pelos quais eu não saio mais de casa sem estar num grupo grande, pelo menos.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Pessoal, fechando os comparativos, juntei as duas atividades no WKO e comparei no Multi-Files Analysis. O resultado é muito bom, abaixo está a print com os gráficos e as informações gerais da atividade. Para entenderem: A velocidade, cadência e potência são geradas pelos próprios dispositivos, ou seja, na atividade no rolo foi ele quem gerou as informações e o Power Tap gerou as deles. O único porém é que a velocidade a atividade do rolo mostra é calculada pelo Zwift levando em consideração a potência aplicada e o relevo do trajeto, então ela sera totalmente diferente do que o Power Tap mediu.

Legenda:
Atividade amarela = Tacx Vortex
Atividade vermelha = Power Tap

Image

Podem notar que a potência média ficou apenas 9 watts acima do Power Tap. Por se tratar de um rolo e haver mais fatores envolvidos na estimativa da potência do que tem no power meter, achei o resultado excelente! Notem também que a cadência média bateu fechado entre os dois dispositivos. No gráfico de potência e HR, notem que há cortes no sinal, isto aconteceu devido a interferência de sinal no meu stick ANT+. Isto é previsto porque minha CPU estava um pouco longe de mim, não é característica do rolo e nem da cinta do Garmin, Algo que discutimos lá no blog do Ray é ligar o stick com um cabo extensão para ficar mais próximo de você durante o treino.

No mais, tirando a parte smart, ele é um rolo fluído como o Qubo ou o KK e pode ser usado offline também. A sensação de pedalar nele é outra em relação ao meu antiguinho Tranz-X, é outra curva de resistência e o road feeling dele é muito bom. Não é um investimento tão caro como um Power Meter, mesmo trazendo de fora o valor ficou bem acessível na minha opinião. Creio que em 2016 teremos mais novidades em trainer e por se tornarem uma tendência, fazendo os valores os diminuírem, principalmente do Wahoo Kickr e o Tacx Neo.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Marco, os engenheiros da kinetic me pediram para usar pneu próprio para rolo para ter um melhor accuracy, por ele esquentar mais linearmente
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Excelente!!!

E a Tacx ainda sempre vem com acessórios juntos, o apoio da roda, aquele paninho protetor do quadro vinha em alguns modelos também.

Se não me engano esse rolo era bem mais caro antigamente, o dobro de um rolo bom sem controle eletrônico digamos. Hoje está até mais barato que alguns dessa categoria.
Dag Hammarskjöld
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Então Monja, eu estou usando o pneu normal por conta de colocar a bike de crono no rolo. Mas agora já abre outra frente com o Vortex e já posso pensar sim em montar a roda minha de rolo novamente nela e usar pneu específico. ;) Só preciso de um free hub shimano, mas é questão de pegar um no ebay.

Então Marino, este veio com o apoio de roda e apoio para o tablet. Nos USA o valor dele gira casa dos 500 a 600 USD, não sei porque na Europa o valor abaixou mais, nas lojas alemãs tem ele por 250 Euros. E o frame deste Tacx é muito bom, pesado e construído em aço, é possível fazer um grande esforço sem se preocupar.
Post Reply