Bike Fit
Re: Bike Fit
fiz meu bike-fit no elpídio no fim do ano passado e não tenho do que reclamar, ele avaliou meu alongamento, pedalada, deu umas dicas, e fez os ajustes necessários, me dando a opção ou não de gastar dinheiro para mudar a mesa.
Não tem nada de ultratecnológico, e acho que com um pouco de estudo e paciência a maior parte das coisas que ele fez dá pra fazer em casa tendo a ajuda de alguém para avaliar alguns posicionamentos e movimentos, mas achei que valeu a pena pelo preço.
Não tem nada de ultratecnológico, e acho que com um pouco de estudo e paciência a maior parte das coisas que ele fez dá pra fazer em casa tendo a ajuda de alguém para avaliar alguns posicionamentos e movimentos, mas achei que valeu a pena pelo preço.

-
- Membro
- Location: Curitiba, Capital da Província Paulista do Sul, aka Paraná.
Qual a tua altura, Papillon? Tenho 1,81 de altura e cavalo 88,5, meu tronco é curto. Uso quadro 56 com mesa 130 e guidão tradicional (reach menor que o ergonômico). Seguro sem problema nos hoods e a pegada fica boa no drop (mas só uso em sprints, basicamente).Papillon wrote: Eu tinha tirado cavalo em casa em 87.5, Elpído cravou 88cm, assim é quadro 57-58.
ah, tinha escrito uma PUTA epopéia do bike fit, e nesse meio tempo rolou resposta no tópico e perdeu tudo! 
resumindo: no ajuste do cara a bike ficou muito melhor, e meu tamanho de quadro ideal seria 55,5. Estou usando uma mesa 90mm na Time agora, totalmente diferente dos 120 que eu teria que usar no fit do Elpídio.

resumindo: no ajuste do cara a bike ficou muito melhor, e meu tamanho de quadro ideal seria 55,5. Estou usando uma mesa 90mm na Time agora, totalmente diferente dos 120 que eu teria que usar no fit do Elpídio.

-
- Membro
A gente espera você escrever de novo, sem problemas.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
vou escrever num arquivo de texto agora, pra não tomar o golpe de novo!Marcelo Marino wrote:A gente espera você escrever de novo, sem problemas.

vou dar um ctrl+c ctrl+v aqui. Se tiver erros de português, azar.
Review do Bike Fit com Igor Laguens
Tinha escrito com riqueza absoluta de detalhes, mas perdeu-se tudo. Então esta já é a versão B, talvez comprida demais...
Opinião pessoal pré fit: Eu havia roubado umas medidas da Giant (que tinha feito fit no Elpídio) pra Time, e só. Sabia que o Elpídio tinha tara por mesa comprida, e ele havia falado que a Giant era pequena pra mim (tam. 56) e me botou aquela mesa bruta, com 130mm. A Time é tam. 57 e estava com a mesa original, 110mm. Porém, eu já havia concluído por experimentação que a mesa da Giant estava muito grande pra mim. Em uma posição relaxada, eu já ficava com os braços esticados pra apoiar as mãos na curva do guidão. Pros STIs e pro drop faltava muito ainda.
Avaliação pessoal: antes de subir na bike, um questionário é feito. Quais os objetivos, metas, proposta da bike. No final, onde eu achava que estavam meus pontos fortes e onde estavam os fracos, e finalmente, se eu tinha algum problema com o fit das bikes (já tinha falado que tinha duas). Expliquei que achava a mesa comprida, e que na Giant nos pedais muito casca eu sentia dor na lombar e as vezes de leve no joelho, mas achava que era só da ogrice.
Medições: antes de ir pra bike, medidas completas. Cavalo, braço, tamanho do pé num gabarito do capeta. Bike no rolo, e bora pedalar.
O método que o Igor utiliza não é o Retul (ou alguém me falou errado ou fiquei com esse na cabeça). É o método da Serotta (http://www.serottacyclinginstitute.com/" onclick="window.open(this.href);return false; ), com o extra da medição de potência. Coisa fina. Mas, mesmo com o computador do lado, TODAS as medidas são feitas de forma manual. No final ele confere tudo de novo com a ajuda do software, só pra ter uma segunda conferência. Mas não é nada de colocar o cara pra pedalar e copiar as medidas que a máquina vai cuspir, como o Elpídio falou pra mim.
Na minha bike mudou o posicionamento dos tacos, a altura e distância do selim, altura do guidão, posicionamento dos STIs, mesa. Basicamente tudo! Todas as mudanças ele fazia questão de explicar, portanto não tinha nada gratuito. Os tacos foram mais para o centro do pé. Estavam na ponta (esses eu que tinha montado, já que quando fiz fit no Elpídio eu usava Look ainda), e consequentemente na hora de fazer força eu mexia o calcanha quando não precisava. O selim subiu e foi mais pra frente, e esse tipo de mudança eu nem percebi nada no pedalar. São as que precisam de alguém de fora mesmo pra olhar. O guidão subiu pra eu não torcer tanto o pescoço pra cima, e a mesa encolheu pra eu não ficar esticado demais na bike. Estava colocando muita tensão nos braços, na lombar (que ficava muito tensa e tomando porrada), e no pescoço. Apesar de só achar que ficaria muito curvado na bike com mesa e quadro pequenos, deu pra ver pelas fotos que o contrário também é verdade. A minha coluna arqueva, e depois arqueava de novo no pescoço. No final ela ficou com uma curva bem mais suave, e dá pra deixar praticamente reta. Inclusive ele disse pra eu cuidar disso, que é só uma correção postural, e que o André Rocha pedalava do mesmo jeito. Deixa-se a coluna curva por besteira, e acaba prejudicando o trabalho do diafragma, sem motivo nenhum.
No que os eletrônicos ajudaram? Quando fiz o fit no Elpídio, ele me falou que eu pedalava jogando o joelho direito pra dentro na parte superior do movimento (e dava pra ver que eu fazia isso mesmo). Tentei cuidar um pouco, mas nunca esquentei muito (pra falar a verdade só lembrava disso quando doía o joelho). Hoje ele ligou dois lasers apontados para os joelhos, e comigo pedalando mostrou como a linha cruzava sempre no mesmo lugar, e que estava tudo correto com o posicionamente dos joelhos em relação aos pedais. Bacana.
E ele tem um PUTA equipamento legal, que analisa a potência da sua pedalada, e a proporção de cada perna. Então eu pedalava e no monitor aparecia o meu ponto de maior potência, e a distribuição da potência entre as duas pernas. Estava tudo bem simétrico, e onde devia estar. Pelo menos algo eu fazia direito!
Na hora de voltar pra casa, mesmo com uma puta chuva, deu pra sentir um pouco algumas das diferenças. Nas subidas em pé, me parece que realmente ficou mais fácil de pedalar, como se eu tivesse mais força. Acho que foi a posição do taco. Quanto a mudanças na mesa e guidão? Mudou MUITO, principalmente no conforto. Na hora de pedalar em pé fiquei muito mais ereto na bike, e sentado na buraqueira a bike ficou muito mais confortável. Agora segurando numa posição relaxada eu estou com a mão já nas borrachas dos STI. Coisa fina!
Concluindo: pra mim ajudou, e MUITO. No final, no computador é possível ver todas as mudanças feitas, e eu recebi no email as fotos e a planilha com as medidas, sempre com o antes e depois. Logicamente não ganho nada pra fazer isso, e tive que pagar igual todo mundo (250 mangos), mas repito, pra mim valeu a pena. Ele me mandou melhorar o alongamento e procurar um fisioterapeuta (sou meio torto pra um lado), e voltar lá em um mês, ou um mês e meio, para reavaliar. Se eu tiver melhorado o alongamento ruim, vai mudar um pouco o fit.
É indispensável? Não é! Eu achava que podia melhorar, mas sabadão subi o Jaraguá e cheguei no fim do pedal sem nenhuma dor. Mesmo assim, no pouco que pedalaei deu pra ver uma melhora, e certas coisas (como a altura do selim), eu achava que não tinha onde melhorar, mas mesmo assim mudaram. Eu já tinha acostumado com uma posição que não me causava dor, mas não era a mais eficiente. E isso, é bom ter a ajuda de alguém de fora pra olhar.

Review do Bike Fit com Igor Laguens
Tinha escrito com riqueza absoluta de detalhes, mas perdeu-se tudo. Então esta já é a versão B, talvez comprida demais...
Opinião pessoal pré fit: Eu havia roubado umas medidas da Giant (que tinha feito fit no Elpídio) pra Time, e só. Sabia que o Elpídio tinha tara por mesa comprida, e ele havia falado que a Giant era pequena pra mim (tam. 56) e me botou aquela mesa bruta, com 130mm. A Time é tam. 57 e estava com a mesa original, 110mm. Porém, eu já havia concluído por experimentação que a mesa da Giant estava muito grande pra mim. Em uma posição relaxada, eu já ficava com os braços esticados pra apoiar as mãos na curva do guidão. Pros STIs e pro drop faltava muito ainda.
Avaliação pessoal: antes de subir na bike, um questionário é feito. Quais os objetivos, metas, proposta da bike. No final, onde eu achava que estavam meus pontos fortes e onde estavam os fracos, e finalmente, se eu tinha algum problema com o fit das bikes (já tinha falado que tinha duas). Expliquei que achava a mesa comprida, e que na Giant nos pedais muito casca eu sentia dor na lombar e as vezes de leve no joelho, mas achava que era só da ogrice.
Medições: antes de ir pra bike, medidas completas. Cavalo, braço, tamanho do pé num gabarito do capeta. Bike no rolo, e bora pedalar.
O método que o Igor utiliza não é o Retul (ou alguém me falou errado ou fiquei com esse na cabeça). É o método da Serotta (http://www.serottacyclinginstitute.com/" onclick="window.open(this.href);return false; ), com o extra da medição de potência. Coisa fina. Mas, mesmo com o computador do lado, TODAS as medidas são feitas de forma manual. No final ele confere tudo de novo com a ajuda do software, só pra ter uma segunda conferência. Mas não é nada de colocar o cara pra pedalar e copiar as medidas que a máquina vai cuspir, como o Elpídio falou pra mim.
Na minha bike mudou o posicionamento dos tacos, a altura e distância do selim, altura do guidão, posicionamento dos STIs, mesa. Basicamente tudo! Todas as mudanças ele fazia questão de explicar, portanto não tinha nada gratuito. Os tacos foram mais para o centro do pé. Estavam na ponta (esses eu que tinha montado, já que quando fiz fit no Elpídio eu usava Look ainda), e consequentemente na hora de fazer força eu mexia o calcanha quando não precisava. O selim subiu e foi mais pra frente, e esse tipo de mudança eu nem percebi nada no pedalar. São as que precisam de alguém de fora mesmo pra olhar. O guidão subiu pra eu não torcer tanto o pescoço pra cima, e a mesa encolheu pra eu não ficar esticado demais na bike. Estava colocando muita tensão nos braços, na lombar (que ficava muito tensa e tomando porrada), e no pescoço. Apesar de só achar que ficaria muito curvado na bike com mesa e quadro pequenos, deu pra ver pelas fotos que o contrário também é verdade. A minha coluna arqueva, e depois arqueava de novo no pescoço. No final ela ficou com uma curva bem mais suave, e dá pra deixar praticamente reta. Inclusive ele disse pra eu cuidar disso, que é só uma correção postural, e que o André Rocha pedalava do mesmo jeito. Deixa-se a coluna curva por besteira, e acaba prejudicando o trabalho do diafragma, sem motivo nenhum.
No que os eletrônicos ajudaram? Quando fiz o fit no Elpídio, ele me falou que eu pedalava jogando o joelho direito pra dentro na parte superior do movimento (e dava pra ver que eu fazia isso mesmo). Tentei cuidar um pouco, mas nunca esquentei muito (pra falar a verdade só lembrava disso quando doía o joelho). Hoje ele ligou dois lasers apontados para os joelhos, e comigo pedalando mostrou como a linha cruzava sempre no mesmo lugar, e que estava tudo correto com o posicionamente dos joelhos em relação aos pedais. Bacana.
E ele tem um PUTA equipamento legal, que analisa a potência da sua pedalada, e a proporção de cada perna. Então eu pedalava e no monitor aparecia o meu ponto de maior potência, e a distribuição da potência entre as duas pernas. Estava tudo bem simétrico, e onde devia estar. Pelo menos algo eu fazia direito!
Na hora de voltar pra casa, mesmo com uma puta chuva, deu pra sentir um pouco algumas das diferenças. Nas subidas em pé, me parece que realmente ficou mais fácil de pedalar, como se eu tivesse mais força. Acho que foi a posição do taco. Quanto a mudanças na mesa e guidão? Mudou MUITO, principalmente no conforto. Na hora de pedalar em pé fiquei muito mais ereto na bike, e sentado na buraqueira a bike ficou muito mais confortável. Agora segurando numa posição relaxada eu estou com a mão já nas borrachas dos STI. Coisa fina!
Concluindo: pra mim ajudou, e MUITO. No final, no computador é possível ver todas as mudanças feitas, e eu recebi no email as fotos e a planilha com as medidas, sempre com o antes e depois. Logicamente não ganho nada pra fazer isso, e tive que pagar igual todo mundo (250 mangos), mas repito, pra mim valeu a pena. Ele me mandou melhorar o alongamento e procurar um fisioterapeuta (sou meio torto pra um lado), e voltar lá em um mês, ou um mês e meio, para reavaliar. Se eu tiver melhorado o alongamento ruim, vai mudar um pouco o fit.
É indispensável? Não é! Eu achava que podia melhorar, mas sabadão subi o Jaraguá e cheguei no fim do pedal sem nenhuma dor. Mesmo assim, no pouco que pedalaei deu pra ver uma melhora, e certas coisas (como a altura do selim), eu achava que não tinha onde melhorar, mas mesmo assim mudaram. Eu já tinha acostumado com uma posição que não me causava dor, mas não era a mais eficiente. E isso, é bom ter a ajuda de alguém de fora pra olhar.

-
- Membro
Xique hein!! Falou para ele de suas ogrisses, correntes estouradas e tal? hahahaha
Este lance de medir a potência acho que é uma boa! Eu acho que eu faço um pouco de força a mais em uma perna do que na outra, não sei se é coisa da minha cabeça ou defesa inconsciente por ter machucado um dos joelhos no passado sombrio. Pelo seu relato eu achei bem mais completo que o da Retul que fiz aqui. É o que eu comentei e o Marino reforçou, não basta ter a técnica, é preciso ter a experiência na bike, coisa que o Igor tem.
Este lance de medir a potência acho que é uma boa! Eu acho que eu faço um pouco de força a mais em uma perna do que na outra, não sei se é coisa da minha cabeça ou defesa inconsciente por ter machucado um dos joelhos no passado sombrio. Pelo seu relato eu achei bem mais completo que o da Retul que fiz aqui. É o que eu comentei e o Marino reforçou, não basta ter a técnica, é preciso ter a experiência na bike, coisa que o Igor tem.

"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Caraca Klhada você precisa fazer um projeto comigo...e eu usar seu relato para atrair mais clientes! Deu vontade de ligar pro cara e marcar um fit.
Vou fazer um comentário longo pelo fato de ter lido e sentido (ui) muito do que você relatou:
1. Mesa Longa, como na loira ela tem o TT maior eu sinto dores exatamente na lombar e na parte da frente dos joelhos.
2. Taco para trás, li neste site gringo que o taco tem que ficar posicionado ligeiramente para trás da bola do pé, eu tinha posicionado os meus assim e isso tinha zerado as dores nos joelhos. O posicionamento para frente "tende" a gerar relatos de dor nos tendões.
Na outra bike tamanho 58 canote com seatback e mesa 110 fica bom a exceção do guidão ficar lá no subsolo, mas depois de 1h dói lombar e bem embaixo da patela.
Ainda bem que to discutindo isso com vocês antes de comprar o quadro...
Vou fazer um comentário longo pelo fato de ter lido e sentido (ui) muito do que você relatou:
1. Mesa Longa, como na loira ela tem o TT maior eu sinto dores exatamente na lombar e na parte da frente dos joelhos.
2. Taco para trás, li neste site gringo que o taco tem que ficar posicionado ligeiramente para trás da bola do pé, eu tinha posicionado os meus assim e isso tinha zerado as dores nos joelhos. O posicionamento para frente "tende" a gerar relatos de dor nos tendões.
Fala Voodoo, estamos aproximadamente na mesma proporção, tenho 181.4cm pra ser exato, 88cm de cavalo sendo que meu femur é curto e a tíbia longa, pra ajudar tenho 1.96 de envergadura (braços muito longos), minha flexibilidade é só razoável (toco as pontas dos dedos), minha bike é 55x54 com 15cm de HT e mesa 90 (obviamente curta), canote com seatback.Voodoo wrote:Qual a tua altura, Papillon? Tenho 1,81 de altura e cavalo 88,5, meu tronco é curto. Uso quadro 56 com mesa 130 e guidão tradicional (reach menor que o ergonômico). Seguro sem problema nos hoods e a pegada fica boa no drop (mas só uso em sprints, basicamente).Papillon wrote: Eu tinha tirado cavalo em casa em 87.5, Elpído cravou 88cm, assim é quadro 57-58.
Na outra bike tamanho 58 canote com seatback e mesa 110 fica bom a exceção do guidão ficar lá no subsolo, mas depois de 1h dói lombar e bem embaixo da patela.
Ainda bem que to discutindo isso com vocês antes de comprar o quadro...
Pelote Ciclismo ->
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
Grupo do Facebook
projetos? Tipo esses de fechar zona que vc faz?
topamos qq negócio, oras! Aproveita que agora estou "disponível no mercado de trabalho", como o povo gosta de falar. Ou "procurando novas oportunidades"

topamos qq negócio, oras! Aproveita que agora estou "disponível no mercado de trabalho", como o povo gosta de falar. Ou "procurando novas oportunidades"

ou seja vc precisa ganhar muito dinheiro pra ser meu cliente hehehe
Pelote Ciclismo ->
Grupo do Facebook
Grupo do Facebook
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
O klhadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.....
Cara empolguei com o relato... Acha q vale a pena fazer o fit ai pra look? o foda é mesa e guidão pra ela....
Cara empolguei com o relato... Acha q vale a pena fazer o fit ai pra look? o foda é mesa e guidão pra ela....
bom, o IDEAL se vc for fazer fit com a Look, seria chegar já com sapatilha e pedal no jeito, ter medido seu fit por esses sites, e se possível já chegar com um ou dois tamanhos de mesa (nem que sejam emprestadas de alguém, pq eu não sei se ele tem mesa standard lá). Guidão é menos problemático, já que dá pra acertar o fit e só trocar o guidão depois. Pelos preços que vc falou aí do Rio, se vc tiver como aparecer em SP pra fazer o fit pode valer a pena sim.joaojuliomello wrote:O klhadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.....

PS: pode ver que eu tenho um certo cuidado pra falar que É bom pra carai, e vai te ajudar muito, pq pode não acontecer, dependendo do caso. Pra mim foi muito bom, e estou compartilhando minha experiência positiva, mas dependendo vai alguém daqui e acha que nem adiantou nada....

-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Bem nunca fiz fit presencial, fazer aí só vou ter de gastar mais grana de uma vez, pq quando for pegar quadro terei de ver rodas e o resto por aí o que vai ficar bem mais pesado pro bolso. aí depois posta fotos dos pedais lá no outro tópico.
É aquela coisa, você paga 250 e pode sair achando que fez um baita investimento ou que gastou a toa..vai de muitos fatores, se é assim com médicos mega-pós graduados o que dizer do resto?
Pelote Ciclismo ->
Grupo do Facebook
Grupo do Facebook
Eu acho que é um dinheiro bem gasto, ainda mais se vc acabou de pegar uma bike e pretende ficar com ela por um bom tempo, no mínimo dois anos... Pretendo fazer um quando trocar de bike e por esse mesmo motivo não faço um para essa minha bike atual pois estou com planos de trocar ela, mas o foda é que isso pode demorar para acontecer...
DESORDEM E REGRESSO
-
- Membro
Os tacos podem ser usados tanto para frente como para trás do metatarso. Cada um apresenta suas vantagens, mas podem causar dores em partes diferentes do corpo.Papillon wrote: 1. Mesa Longa, como na loira ela tem o TT maior eu sinto dores exatamente na lombar e na parte da frente dos joelhos.
Talvez por isso que o mais usado é a posição neutra, metatarso no eixo do pedal. Não causa dores, mas não trás outros benefícios que uma posição diferente dos tacos poderia trazer. Colocar o taco em uma posição diferente da neutra para mim é arrojado demais e não vale a pena para nós.
A primeira coisa que causa dor na patela é selim com recuo insuficiente. Talvez para compensar a mesa longa demais tenha empurrado o selim para frente. Se esse for o caso, teria que "trazer tudo para trás", guidão e selim.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
Curioso na bike com ST 77º eu sinto dor mais facilmente na patela, acho que é exatamente essa questão Marino, fico mais em cima do movimento do que na ruiva (ele realmente puxou para frente quase 1cm o selim).
Na galileo eu tava com 91,5cm de altura do selim em relação ao pedal, o selim recuado "no talo" para trás e o taco 7mm atrás do metatarso, guidão torto mais mesa de 90, dormencia somente nos pulsos e após 7h de pedal um pouco de dormencia nos dedos do pé.
ficou com 92cm de altura, selim do meio pra frente e taco uns 10mm a frente do metatarso, mantive a mesa, dores intensas nos pulsos e nos tornozelos após 15min de pedal.
Essa semana devo arrumar tempo pra passar lá e encher o saco do Elpídio.
Ontem estava lendo e achei essa tabela interessante:

Também vi um guia da Parktool para anotar as principais medidas da bike, isso facilita mudanças de bike e testes para correção de fit:
http://www.parktool.com/blog/repair-hel ... ning-chart" onclick="window.open(this.href);return false;
Na galileo eu tava com 91,5cm de altura do selim em relação ao pedal, o selim recuado "no talo" para trás e o taco 7mm atrás do metatarso, guidão torto mais mesa de 90, dormencia somente nos pulsos e após 7h de pedal um pouco de dormencia nos dedos do pé.
ficou com 92cm de altura, selim do meio pra frente e taco uns 10mm a frente do metatarso, mantive a mesa, dores intensas nos pulsos e nos tornozelos após 15min de pedal.
Essa semana devo arrumar tempo pra passar lá e encher o saco do Elpídio.
Ontem estava lendo e achei essa tabela interessante:

Também vi um guia da Parktool para anotar as principais medidas da bike, isso facilita mudanças de bike e testes para correção de fit:
http://www.parktool.com/blog/repair-hel ... ning-chart" onclick="window.open(this.href);return false;
Pelote Ciclismo ->
Grupo do Facebook
Grupo do Facebook
bom, agora que já andei com a Time seus 100km, já caguei o fit
Tinha replicado dentro do possível na Giant, e agora tenho resultados. Então mexi sem dó pra ficar do jeito que Klhada gosta.
A mesa mais curta realmente fica! Na Giant que ainda está com a mesa maior do que o necessário, eu vejo que em uma posição bem relaxada não consigo apoiar nos manetes dos STIs. Tenho que dar uma esticada extra.
Agora, quanto ao drop.... Pòrra, tava com um drop no mínimo geriátrico na bike!
Eu já tava acostumado com a giant mega baixa e com a mesa slammed. De repente pego a Time com uma puta torre de espaçadores. Achei que fiquei muito de pé (sendo que abaixado não tinha dores nem nada), e senti (principalmente quando copiei a altura na Giant) que a dirigibilidade ficou pior. Antes a bike ficava mais firme.
Baixei tudo e foda-se. Vou deixar a Time e a Giant com UM espaçador embaixo e já era.
Guidão compacto e é só alegria!

Tinha replicado dentro do possível na Giant, e agora tenho resultados. Então mexi sem dó pra ficar do jeito que Klhada gosta.
A mesa mais curta realmente fica! Na Giant que ainda está com a mesa maior do que o necessário, eu vejo que em uma posição bem relaxada não consigo apoiar nos manetes dos STIs. Tenho que dar uma esticada extra.
Agora, quanto ao drop.... Pòrra, tava com um drop no mínimo geriátrico na bike!

Baixei tudo e foda-se. Vou deixar a Time e a Giant com UM espaçador embaixo e já era.

tenho ficado com uma dor FDP na região do trapézio direito nos pedais, chega até a adormecer a região, melhora quando ando no drop ou esticado. Amanhã compro um prumo para tentar ajustar o bikefit em casa mesmo, comprei tbm o livro do pruitt. Como vou passar esse semestre praticamente só no rolo com treinos curtos não quero gastar grana com um fit agora (até pq a intenção é pegar uma bike nova no começo do ano que vem e teria que fazer outro fit). Se não der certo vou ter que fazer com um profissional.

-
- Membro
Esse pessoal é conservador demais, hehehe
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
Um texto que li falava da quantidade de vezes que você andava com a bike vs altura do guidão, e como tive alguns meses que andei todo dia e alguns que andei 1x a cada 15 dias posso atestar que o negócio é real... quem anda menos mantem uma postura mais ereta, quem anda mais vai "baixando".
Do meu fit andei 150km na bike o "pós" review:
- Mudei os tacos só para alinhar já que estavam tortos, as dores no tornozelo passaram embora tenha ficado uma dor leve (que nunca tive antes) na base do metatarso mesmo. Como marquei a posição vou depois testar com eles levemente recuados, mas antes pretendo passar no Elpídio e comentar com ele.
- Vou medir e checar posição dos manetes porque realmente tenho tido um incomodo no pulso direito incomum, nunca doeu ali...
- A parte boa, ao invés de doer os joelhos depois do pedal, doeu a coxa o que significa que ela passou a trabalhar mais, a panturrilha então...parece que nem usei.
Planos:
1. trocar por uma mesa maior, não será a 130 que o elpídio indicou mas pretendo testar uma 110 que seria a metade do caminho.
2. trocar o guidão por um compacto que coloca o manete na altura que estava o meu "desregulado mas confortável".
Do meu fit andei 150km na bike o "pós" review:
- Mudei os tacos só para alinhar já que estavam tortos, as dores no tornozelo passaram embora tenha ficado uma dor leve (que nunca tive antes) na base do metatarso mesmo. Como marquei a posição vou depois testar com eles levemente recuados, mas antes pretendo passar no Elpídio e comentar com ele.
- Vou medir e checar posição dos manetes porque realmente tenho tido um incomodo no pulso direito incomum, nunca doeu ali...
- A parte boa, ao invés de doer os joelhos depois do pedal, doeu a coxa o que significa que ela passou a trabalhar mais, a panturrilha então...parece que nem usei.
Planos:
1. trocar por uma mesa maior, não será a 130 que o elpídio indicou mas pretendo testar uma 110 que seria a metade do caminho.
2. trocar o guidão por um compacto que coloca o manete na altura que estava o meu "desregulado mas confortável".
Pelote Ciclismo ->
Grupo do Facebook
Grupo do Facebook
exatamente. Mas, para dar um crédito pro Igor, eu havia dito que tenho um pulso meio fodido. Talvez por isso ele botou a postura da vovó.Marcelo Marino wrote:Esse pessoal é conservador demais, hehehe
Hj fui testar a Giant slammed de volta, mas com a mesa 110 ainda. Animal! Voltou o controle, e depois de um tempo pedalando a realidade veio como um tapa na minha cara: pq diabos eu pedalava fazendo força no guidão?

Nessa mudança de postura que eu reparei nisso. Começei a só apoiar de leve no guidão. ZERO stress nos pulsos, e na hora de ficar em pé, aquele molejo da bike fica natural sem ficar puxando o guidão pra cima. Eu fazia TANTA força no guidão, que em pedal de mais de 50km ficava com a ponta do dedinho da mão dormente por umas horas

Quando chegar meu lote de muamba do Ebay, vou montar ela no jeito, e vai ser só alegria.

Sexta passada comprei um canote de carbono (com a grana que seria para o bike fit) e, na hora de instalar, a altura do selim até acertei, mas a posição horizontal do mesmo no carrinho não consegui acertar igual era antes.
Conclusão: quando cheguei do pedal de sábado só faltou chorar de dor na lombar. Parecia um velho de 80 anos, travado e sem conseguir abaixar pra colocar as meias.
Conclusão: quando cheguei do pedal de sábado só faltou chorar de dor na lombar. Parecia um velho de 80 anos, travado e sem conseguir abaixar pra colocar as meias.
Last edited by Lenine on Mon 10 Jun 2013 13:21, edited 1 time in total.
-
- Membro
Klhada, mais para apoiar pouco no guidão, o CORE tem que estar bem fortalecido, pois naturalmente quando o CORE tá meio fraco ainda é normal jogar a força no braço ao invez de usar o CORE todo para suportar a posição na SPEED.Klhada wrote:exatamente. Mas, para dar um crédito pro Igor, eu havia dito que tenho um pulso meio fodido. Talvez por isso ele botou a postura da vovó.Marcelo Marino wrote:Esse pessoal é conservador demais, hehehe
Hj fui testar a Giant slammed de volta, mas com a mesa 110 ainda. Animal! Voltou o controle, e depois de um tempo pedalando a realidade veio como um tapa na minha cara: pq diabos eu pedalava fazendo força no guidão?![]()
Nessa mudança de postura que eu reparei nisso. Começei a só apoiar de leve no guidão. ZERO stress nos pulsos, e na hora de ficar em pé, aquele molejo da bike fica natural sem ficar puxando o guidão pra cima. Eu fazia TANTA força no guidão, que em pedal de mais de 50km ficava com a ponta do dedinho da mão dormente por umas horas![]()
Quando chegar meu lote de muamba do Ebay, vou montar ela no jeito, e vai ser só alegria.
Acho que a própria posição acaba fortalecendo o CORE todo no decorrer dos pedais, teoricamente cada vez vai melhorando o desconforto, desde que não seja um fit doido.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Tá usando torquímetro pra apertar o canote, né, Lenine? Canote de carbono pra apertar demais e foder com tudo é dois palito!Lenine wrote:Sexta passada comprei um canote de carbono (com a grana que seria para o bike fit) e, na hora de instalar, a altura do selim até acertei, mas a posição horizontal do mesmo no carrinho não consegui acertar igual era antes.
ah, mas o meu core é bem desenvolvido, sempre treinado com cerveja!ftmonjardim wrote:Klhada, mais para apoiar pouco no guidão, o CORE tem que estar bem fortalecido, pois naturalmente quando o CORE tá meio fraco ainda é normal jogar a força no braço ao invez de usar o CORE todo para suportar a posição na SPEED.Klhada wrote:exatamente. Mas, para dar um crédito pro Igor, eu havia dito que tenho um pulso meio fodido. Talvez por isso ele botou a postura da vovó.Marcelo Marino wrote:Esse pessoal é conservador demais, hehehe
Hj fui testar a Giant slammed de volta, mas com a mesa 110 ainda. Animal! Voltou o controle, e depois de um tempo pedalando a realidade veio como um tapa na minha cara: pq diabos eu pedalava fazendo força no guidão?![]()
Nessa mudança de postura que eu reparei nisso. Começei a só apoiar de leve no guidão. ZERO stress nos pulsos, e na hora de ficar em pé, aquele molejo da bike fica natural sem ficar puxando o guidão pra cima. Eu fazia TANTA força no guidão, que em pedal de mais de 50km ficava com a ponta do dedinho da mão dormente por umas horas![]()
Acho que a própria posição acaba fortalecendo o CORE todo no decorrer dos pedais, teoricamente cada vez vai melhorando o desconforto, desde que não seja um fit doido.

nah, estou fazendo musculação todo dia. Isso já tinha eliminado algumas dores que eu tinha. Notadamente na lombar em pedais que tinha muita subida. Como eu subo mega travado, doía depois. Agora é só alegria. Acho que estou começando a ficar numa condição boa pro pedal, e daqui pra frente só melhora.

O personal aqui do prédio me sugeriu exatamente isso, fortalecer o core que imagino seja o abdome, fiquei de marcar a aula gratis com ele.ftmonjardim wrote: para apoiar pouco no guidão, o CORE tem que estar bem fortalecido, pois naturalmente quando o CORE tá meio fraco ainda é normal jogar a força no braço ao invez de usar o CORE todo para suportar a posição na SPEED.
Pelote Ciclismo ->
Grupo do Facebook
Grupo do Facebook
na verdade o core é toda a musculatura que mantém a estabilidade do tronco, não só abdominais, mas também lombar e toda a musculatura que mantém o alinhamento e a postura das costas.Papillon wrote: O personal aqui do prédio me sugeriu exatamente isso, fortalecer o core que imagino seja o abdome, fiquei de marcar a aula gratis com ele.

Mano, pedi várias dicas pro mecânico da bicicletaria que comprei a bagaça, ele me deu uma pasta pra ajudar a prender o canote sem ter que apertar tanto.dmbenati wrote:Tá usando torquímetro pra apertar o canote, né, Lenine? Canote de carbono pra apertar demais e foder com tudo é dois palito!
Passei a pasta, inerti a posição da braçadeira (como indicado pelo mecânico) e fui apertando na manha (com o cu na mão) até o momento em que deu a primeira travada leve, ai eu tentava rotacionar o canote. Quando ele rodava eu voltava pra posição certa e apertava mais 45º (conforme indicação do mecânico).
Assim foi até que consegui, mas foi tenso.
decidi tomar coragem e tentar mudar um pouco o fit da minha bike para ver se melhora a dor que tô na região do trapézio direito ao pedalar, fui até uma casa de material de construção e comprei um nível e um prumo. Como meu irmão não estava em casa para me ajudar tive que filmar tudo e ficar vendo depois. Se por um lado foi um saco a cada dois minutos ter que levantar da bike pegar a máquina e ver o filme, por outro foi bom pra ver exatamente as mudanças que ocorreram.
Antes do ajuste dai uma filmada por trás e percebi que meu joelho direito não está fazendo o movimento perfeito, ele está indo um pouco pra fora. (depois fiquei me dúvida se minha perna direita é um pouco maior que a esquerda, vou tentar ver isso amanhã, mas justifica o prumo ficar um pouco mais a frente a direita, e a lateralização do movimento, talvez justifique a dor no trapézio, esse é mais difícil saber pq meu braço direito é mais comprido que o esquerdo)
1. subi o banco de 2 a 3 cm - o movimento da perna direita melhorou bastante, ficando quase alinhado, a postura na bike tbm melhorou, fiquei com a coluna ereta para segurar no drop e aparentemente ficou mais confortável.
2. avancei o selim cerca de 1cm, melhorou o conforto, deixou a patela no limite dos metatarsos, mas vou conferir depois direito com o meu irmão me ajudando, não confiei muito na medida que fiz sozinho, e piorou um pouco a posição na bike, mas optei por deixar assim por enquanto.
Quero ver se amanhã consigo medir as duas pernas e ver se tem alguma diferença de tamanho importante entre elas. Depois vejo se faço alterações na posição do taquinho.
Antes do ajuste dai uma filmada por trás e percebi que meu joelho direito não está fazendo o movimento perfeito, ele está indo um pouco pra fora. (depois fiquei me dúvida se minha perna direita é um pouco maior que a esquerda, vou tentar ver isso amanhã, mas justifica o prumo ficar um pouco mais a frente a direita, e a lateralização do movimento, talvez justifique a dor no trapézio, esse é mais difícil saber pq meu braço direito é mais comprido que o esquerdo)
1. subi o banco de 2 a 3 cm - o movimento da perna direita melhorou bastante, ficando quase alinhado, a postura na bike tbm melhorou, fiquei com a coluna ereta para segurar no drop e aparentemente ficou mais confortável.
2. avancei o selim cerca de 1cm, melhorou o conforto, deixou a patela no limite dos metatarsos, mas vou conferir depois direito com o meu irmão me ajudando, não confiei muito na medida que fiz sozinho, e piorou um pouco a posição na bike, mas optei por deixar assim por enquanto.
Quero ver se amanhã consigo medir as duas pernas e ver se tem alguma diferença de tamanho importante entre elas. Depois vejo se faço alterações na posição do taquinho.