Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)
Posted: Wed 05 Aug 2015 20:07
Tenho algumas opiniões a respeito:
1. Considerar os resultados do início da carreira como indicativo de um dom natural para o ciclismo é equivocado.
Quantos aqui não conhecem caras que estão começando agora mas estão só no veneno? Vou dar exemplos: a equipe "da Bike Point", de Criciúma. A mulecada tá sempre forte, ganhando os joguinhos e tal, sempre na ponta das suas respectivas categorias. São talentos naturais? Não creio, pois já fiquei sabendo que os caras se dopam. Quem me falou diz que conhece quem fornece pra eles. Então o fato de ter bons resultados no início de carreira não quer dizer muita coisa, pois o cara já pode ter começado dopado!
2. Acredito que pra ser amador competitivo o cara tem que possuir acima de 4W/kg no FTP. Pra ser profissional, acima dos 5W/kg. Pra vencer GTs, aí acredito que é beirando os 6W/kg.
E acho que rola confusão quando usam o "nossa, o cara subiu a 6W/kg depois de 150km de prova. Só pode estar dopado!". Só esquecem que os caras ficaram encaixotados no pelotão durante os 150km. Estão bastante inteiros pra conseguir fazer isso no final.
Digo isso porque da minha (pouca) experiência em andar em pelotão em provas, já andei beirando os 45km/h sem fazer força alguma. Eu sou capaz de apostar que se eu tivesse um medidor de potência, deveria estar no máximo em L3. Sozinho, nos treinos, se eu andar a 45km/h já esterei em VO2max (L5)!
1. Considerar os resultados do início da carreira como indicativo de um dom natural para o ciclismo é equivocado.
Quantos aqui não conhecem caras que estão começando agora mas estão só no veneno? Vou dar exemplos: a equipe "da Bike Point", de Criciúma. A mulecada tá sempre forte, ganhando os joguinhos e tal, sempre na ponta das suas respectivas categorias. São talentos naturais? Não creio, pois já fiquei sabendo que os caras se dopam. Quem me falou diz que conhece quem fornece pra eles. Então o fato de ter bons resultados no início de carreira não quer dizer muita coisa, pois o cara já pode ter começado dopado!
2. Acredito que pra ser amador competitivo o cara tem que possuir acima de 4W/kg no FTP. Pra ser profissional, acima dos 5W/kg. Pra vencer GTs, aí acredito que é beirando os 6W/kg.
E acho que rola confusão quando usam o "nossa, o cara subiu a 6W/kg depois de 150km de prova. Só pode estar dopado!". Só esquecem que os caras ficaram encaixotados no pelotão durante os 150km. Estão bastante inteiros pra conseguir fazer isso no final.
Digo isso porque da minha (pouca) experiência em andar em pelotão em provas, já andei beirando os 45km/h sem fazer força alguma. Eu sou capaz de apostar que se eu tivesse um medidor de potência, deveria estar no máximo em L3. Sozinho, nos treinos, se eu andar a 45km/h já esterei em VO2max (L5)!