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Re: Diverge e outras Adventure Road Bikes.
Posted: Sat 22 Nov 2014 20:40
by marcoaleite
Caras, tem uma volta que um pessoal de São Carlos fazem que pega um trecho de uns 10 km de terra e com subidas. Dizem que é maneira a volta!
Agora pelo video que vi, uma bike destas não anda fácil aqui na terra não. Aqui tem muito areião e muita depressão por causa dos caminhões de cana, de mtb já fica embaçado, imagino de "enduroad". Tem uma ou outra estrada de chão batido aqui que dá para andar muito com uma bike destas! ei lá, se o terreno for como no video até dá para brincar de road normal, o Ted King vive indo na terra de road.
Re: Diverge e outras Adventure Road Bikes.
Posted: Sun 23 Nov 2014 00:25
by flaviosplatter
Irei ver as medidas da minha Secteur, se der irei adaptar um jogo de rodas com pneus para offroad.
Re: Diverge e outras Adventure Road Bikes.
Posted: Sun 23 Nov 2014 18:31
by rappel
Os detalhes fazem a diferença.
Em termos gerais - tamanho 53:
Ciclocross (arisca/rígida) vs Gravel Road (estável/conforto)
Peso: menor (competir) vs maior (durar)
Wheelbase: menor (<1000mm) vs maior (>1000mm)
Chainstay: menor (<425mm) vs maior (>425mm)
Seatstay: menor (compacto) vs maior (tradicional)
Head tube: menor (100<ht<115mm) vs maior (115<ht<130mm)
Ângulo head tube : similar 74 graus
Ângulo seat tube : maior (72 graus) vs menor (71 graus)
Bottom bracket drop: menor (<70mm) vs maior (>70mm)
Sendo que existe a tendência de geometria da ciclocross se aproximar ainda mais da road tradicional.
A LeMond Poprad fez escola...
Re: Diverge e outras Adventure Road Bikes.
Posted: Sun 23 Nov 2014 19:18
by elgleidson
rappel wrote:Os detalhes fazem a diferença.
Em termos gerais - tamanho 53:
Ciclocross (arisca/rígida) vs Gravel Road (estável/conforto)
Peso: menor (competir) vs maior (durar)
Wheelbase: menor (<1000mm) vs maior (>1000mm)
Chainstay: menor (<425mm) vs maior (>425mm)
Seatstay: menor (compacto) vs maior (tradicional)
Head tube: menor (100<ht<115mm) vs maior (115<ht<130mm)
Ângulo head tube : similar 74 graus
Ângulo seat tube : maior (72 graus) vs menor (71 graus)
Bottom bracket drop: menor (<70mm) vs maior (>70mm)
Sendo que existe a tendência de geometria da ciclocross se aproximar ainda mais da road tradicional.
A LeMond Poprad fez escola...
Tarmac e uma Roubaix possuem diferenças similares. E ambas são road bikes.
Re: Diverge e outras Adventure Road Bikes.
Posted: Sun 23 Nov 2014 19:45
by rappel
Sim, todas road (ciclocross/gravel/road/endurance) mas cada uma com uso direcionado.
Wheelbase: agilidade
Chainstay: rigidez/agilidade
Seatstay: rigidez/agilidade
Head tube: conforto/posicionamento
Ângulo head tube : estabilidade (arisca)
Bottom bracket drop: estabilidade
Somar ou retirar algo resulta em características agradáveis ou não ao ciclista.
Re: Diverge e outras Adventure Road Bikes.
Posted: Sun 30 Nov 2014 16:20
by samuelgouvea
tudo isso posto, eu acho que não teria nada melhor que um quadro quase de MTB e pneus 700x38...
o pior é que já tive uma bike assim, hehehe... montada usando um quadro de cromo.
mas é lógico que ninguém vai apresentar um "novo" tipo de bike criado pra resgatar quadros esquecidos!
edit: na foto ela usa 23 na frente e 28 atrás, sobra espaço pro 38.
Re: Diverge e outras Adventure Road Bikes.
Posted: Sun 30 Nov 2014 21:28
by T-Rodman
sim e não, acho.
Se não houvessem limitações de tamanhos por causa de formas e tal, no dia que inventarem uma impressora 3d de fibra de carbono, capaz de ter bicicletas 'taylored' com geometria variável para o usuário, onde ele for andar, qual roda utilizar, quanto ele pesa, etc.
Ultimamente com 26, 27,5, 29, 700x23/25, 700,32/38 - fazem quadros e mais quadros diferentes - ainda que há limitações em formas e tal - e ainda assim, desenvolvem modelos novos todos os anos.
Creio que isso talvez será a realidade daqui uns 20 anos. Veremos, rs.