Treinamento por FC / TRIMP
Forum rules
Sem mimimi
Sem mimimi
Re: Treinamento por FC - O Movimento dos Sem Power Meter
Eu nao estava treinando. Fiquei sem fazer nada. Fui e pedalei 1400km em 15 dias sem parar. Fiquei mais um tempo sem pedalar.
Agora faz 2 semanas que to tentando treinar, mas to sem planejamento. Faco treino de cadencia, outro de forco e giro.
Agora faz 2 semanas que to tentando treinar, mas to sem planejamento. Faco treino de cadencia, outro de forco e giro.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Consegui mudar. Esse aqui foi um periodo que eu acho que treinei seguindo planilha.
O problema que nunca consegui a risca. Vendo que a evolucao nao foi boa, vamos ver como ficam as coisas.
Eu vou assinar o TP, pq no meio disso tudo aí teve muita corrida e alguma nataçao tbm.
E invariavelmente eu vou comprar o PM até o fim do ano, pra 2015 eu fazer como a cartilha.

O problema que nunca consegui a risca. Vendo que a evolucao nao foi boa, vamos ver como ficam as coisas.
Eu vou assinar o TP, pq no meio disso tudo aí teve muita corrida e alguma nataçao tbm.
E invariavelmente eu vou comprar o PM até o fim do ano, pra 2015 eu fazer como a cartilha.

Hoje tentei fazer um dark place pra jogar o TSB mas não deu certo. O maldito parafuso do cabo do rolo se moveu e eu perdi a regulagem. 
Agora vou ter que refazer o teste de FTP e só daqui uns meses a gente vai ter uma relação confiável entre tensão de longo prazo e FTP.
Bom, aproveito e troco o pneu. Esse já está no osso e, com certeza, quando trocar vai mudar tudo. Trocando agora a gente ganha uns meses de "confiabilidade" no teste.

Agora vou ter que refazer o teste de FTP e só daqui uns meses a gente vai ter uma relação confiável entre tensão de longo prazo e FTP.

Bom, aproveito e troco o pneu. Esse já está no osso e, com certeza, quando trocar vai mudar tudo. Trocando agora a gente ganha uns meses de "confiabilidade" no teste.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
-
- Membro
To começando a entender esse lance do TSB, mas uma coisa q me deixava um pouco inquieto era sobre como modular o treino para forçar a direção do TSB. O segredo é adicionar mais ou menos TRIMP na curva, mas como saber se o treino que vc vai fazer vai gerar a resposta em TRIMP que vc quer? Isso era uma coisa q eu estava em dúvida. Foi então que eu achei sem querer um método para estimar o TRIMP pelo tempo do exercício e as zonas de MaxHR. Converti as MaxHR em zonas por LTHR e acho que bolei um estimador simples de TRIMP. Basta fazer o seguinte:
TRIMP Score = (Z1*1) + (Z2*2) + (Z3*2) + (Z4*3) +(Z5*3)
Onde: Z1 a Z5 são o tempo (em min) do treino naquela zona.
Fiz isso com alguns treinos com TRIMP (calculado pelo GC) de ~50 a ~350. Plotei os TRIMP scores obtidos pelo GC (eixo X) contra os obtidos pela minha "equação" (eixo Y). Vejam o gráfico!

Pra quem entende um pouquinho de regressão linear vai ver que um R^2 = 0.9963 indica uma excelente relação entre os valores de TRIMP gerados pelo GC e os gerados pela equação acima, uma vez que a relação "perfeita" seria de R^2 = 1. Logo, com a equação dá pra estimar se a relação de treinos propostos na semana vão de fato gerar um TRIMP score suficiente pra direcionar o TSB, CTL e ATL pra onde for preciso. Penso que esse método pode auxiliar na programação do volume do treino e, em conjunto com a intensidade do mesmo, otimizar os esforços no gerenciamento do PMC.
Ou não tem nada a ver e viajei na batata? hahaha
Fiz isso com alguns treinos com TRIMP (calculado pelo GC) de ~50 a ~350. Plotei os TRIMP scores obtidos pelo GC (eixo X) contra os obtidos pela minha "equação" (eixo Y). Vejam o gráfico!

Pra quem entende um pouquinho de regressão linear vai ver que um R^2 = 0.9963 indica uma excelente relação entre os valores de TRIMP gerados pelo GC e os gerados pela equação acima, uma vez que a relação "perfeita" seria de R^2 = 1. Logo, com a equação dá pra estimar se a relação de treinos propostos na semana vão de fato gerar um TRIMP score suficiente pra direcionar o TSB, CTL e ATL pra onde for preciso. Penso que esse método pode auxiliar na programação do volume do treino e, em conjunto com a intensidade do mesmo, otimizar os esforços no gerenciamento do PMC.
Rapaz, pra mim tudo era grego até ver essa sua explicação e voltar do principio do tópico. Ao que indica a fórmula é essa.
Pelote Ciclismo ->
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Magnus
E o TBS = CTL - ATL, ou seja, quanto mais próximo o treino for do seu condicionamento, menor será o seu cansaço. Óbvio. Mas esse conceito pode ajudar a entender porquê é necessário colocar bastante carga nos treinos. Eu vinha de treinos mais longos e com baixa intensidade, por isso, apesar de me cansar não estava evoluindo tanto quanto agora.
Esse conceito ajuda também a explicar os benefícios do regenerativo, onde vc anda sem carga e aí praticamente zera a TBS.
Entendi direito?
Esse conceito ajuda também a explicar os benefícios do regenerativo, onde vc anda sem carga e aí praticamente zera a TBS.
Entendi direito?
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Já li falando que essa relação também não é constante. Quer dizer: -50 de tsb com 50 de ctl é diferente de -50 de tsb com 80 de ctl. Temos sempre lembrar que isso é um modelo e só.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Acho que é isso mesmo. O mesmo ideal seria ter uma planilha de exel que você jogasse tempo x HR médio e ele te desse o Trimp. Aí, bastava jogar estes dados na "entrada manual" para simular os treinos.tbortolotto wrote:To começando a entender esse lance do TSB, mas uma coisa q me deixava um pouco inquieto era sobre como modular o treino para forçar a direção do TSB. O segredo é adicionar mais ou menos TRIMP na curva, mas como saber se o treino que vc vai fazer vai gerar a resposta em TRIMP que vc quer? Isso era uma coisa q eu estava em dúvida. Foi então que eu achei sem querer um método para estimar o TRIMP pelo tempo do exercício e as zonas de MaxHR. Converti as MaxHR em zonas por LTHR e acho que bolei um estimador simples de TRIMP. Basta fazer o seguinte:
[ Imagem ]
-
- Membro
Tendo o TSS da para chegar no TRIMP?
Para o TSS eu sei que tem como chegar a um valor.
Para o TSS eu sei que tem como chegar a um valor.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
-
- Membro
segundo o próprio GC, essa é a fórmula do cálculo do trimp, que inclusive dá pra mudar ou modificar no caso de inserir novas zonas:
TRIMP Score = (Z1*0,9) + (Z2*1,1) + (Z3*1,2) + (Z4*2) +(Z5*5)

-
- Membro
Essas zonas são baseadas em LTHR ou MaxHR? Pq se forem LTHR essa fórmula gera bem menos TRIMP. Vou dar um exmplo de um treino meu que deu TRIMP = 92.samuelgouvea wrote:segundo o próprio GC, essa é a fórmula do cálculo do trimp, que inclusive dá pra mudar ou modificar no caso de inserir novas zonas:
Z1: 1h 14min 44s
Z2: 7min 54s
Z3: 1min 56s
TRIMP pelo GC: 92
TRIMP pela fórmula que propus: 94,4
TRIMP pela fórmula que vc mencionou: 78,3
Amigos, uma dúvida:
Confesso que ainda não me informei a fundo sobre o tema, mas, pelo que pude observar superficialmente, as curvas baseiam-se somente na FC, certo?
Considerando que no tempo em que treinei com treinador tinha que enviar para ele, em relação a cada treino:
- Massa corpórea;
- Dados do Garmin (Tempo de treino, FC e etc);
- RPE (Percepção de esforço, numa escala de 0 a 10);
- EDM (Escala de dor muscular, de 0 a 20 relacionada à dor que senti nos músculos durante o treino);
- ER (Escala de recuperação, de 6 a 20, sendo que 20 era o dia em que ia treinar me sentindo super bem, como se fosse o ciclista mais forte do mundo e 6 era relativo aos dias em que me sentia completamente imprestável encima da bicicleta.
Pergunto: esses dados (RPE, EDM e ER) não têm que, de alguma forma, serem considerados nas curvas de evolução de fitness/fadiga?
Obrigado!
Confesso que ainda não me informei a fundo sobre o tema, mas, pelo que pude observar superficialmente, as curvas baseiam-se somente na FC, certo?
Considerando que no tempo em que treinei com treinador tinha que enviar para ele, em relação a cada treino:
- Massa corpórea;
- Dados do Garmin (Tempo de treino, FC e etc);
- RPE (Percepção de esforço, numa escala de 0 a 10);
- EDM (Escala de dor muscular, de 0 a 20 relacionada à dor que senti nos músculos durante o treino);
- ER (Escala de recuperação, de 6 a 20, sendo que 20 era o dia em que ia treinar me sentindo super bem, como se fosse o ciclista mais forte do mundo e 6 era relativo aos dias em que me sentia completamente imprestável encima da bicicleta.
Pergunto: esses dados (RPE, EDM e ER) não têm que, de alguma forma, serem considerados nas curvas de evolução de fitness/fadiga?
Obrigado!
Vi que fazem isso em treinos de anaeróbio, tipo crossfit. Aí usa intensidade do treino x duração. E faz por escala borg mesmo. Esbarrei em um estudo que fala que, para esse tipo de treino, o borg é o método mais preciso. Melhor que ele só se picar o dedo pra medir lactato de 10 em 10 minutos.
No seu caso, acho que vale colocar essas informações nas observações do treino. Até para ter maia conhecimento sobre você.
No seu caso, acho que vale colocar essas informações nas observações do treino. Até para ter maia conhecimento sobre você.
-
- Membro
A percepção do esforço acho que é bem importante, principalmente usando treino pela FC. Quando eu usava a FC havia dias que saia para fazer os famosos 2x20 e a sensação era que eu fazia a maior força do mundo, porém ao olhar para o frequencímetro a bpm estava em 158, 160... Aí era a hora que a luz amarela acendia e falavam no rádio "traga a criança para casa"...
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
-
- Membro
Re: Treinamento por FC / TRIMP
Troquei o nome do tópico, acho que assim ficou melhor. A galera daqui está bombando no TR e GC, acho que o TRIMP merece um destaque!
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
-
- Membro
Eu calculava o TSS dessa forma:
http://home.trainingpeaks.com/blog/arti ... -score-tss" target="_blank
Não chegava a calcular as outras variáveis, mas só com o TSS dava para saber:
- quanto tempo eu precisava para me recuperar de um treino com X de TSS
- qual era uma carga (quantidade de TSS) boa por semana, de uma forma que não me quebrava de cansaço, mas que eu via resultado nos treinos.
Acho que funcionava bem.
http://home.trainingpeaks.com/blog/arti ... -score-tss" target="_blank
Não chegava a calcular as outras variáveis, mas só com o TSS dava para saber:
- quanto tempo eu precisava para me recuperar de um treino com X de TSS
- qual era uma carga (quantidade de TSS) boa por semana, de uma forma que não me quebrava de cansaço, mas que eu via resultado nos treinos.
Acho que funcionava bem.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
-
- Membro
Andei lendo um pouco sobre como chegar nos valores do Trimp e pela configuração padrão do programa que estou usando ficaria assim:
Z1 - 0
Z2 - 1,67
Z3 - 2,17
Z4 - 2,63
Z5a - 3,11
Z5b,c - 3,95
Minhas zonas são diferentes da do Friel, mas encaixei os meus números nessas zonas de modo aproximado.
Os números quebrados devem vir do fato de, provavelmente, o programa usar zonas padrões (com números inteiros) e calcular os valores para se adequar as que eu uso.
Portanto, não consigo chegar a conclusão nenhuma, cada um usa um fator para multiplicar pelo tempo e não da para saber qual é o mais certo.
Z1 - 0
Z2 - 1,67
Z3 - 2,17
Z4 - 2,63
Z5a - 3,11
Z5b,c - 3,95
Minhas zonas são diferentes da do Friel, mas encaixei os meus números nessas zonas de modo aproximado.
Os números quebrados devem vir do fato de, provavelmente, o programa usar zonas padrões (com números inteiros) e calcular os valores para se adequar as que eu uso.
Portanto, não consigo chegar a conclusão nenhuma, cada um usa um fator para multiplicar pelo tempo e não da para saber qual é o mais certo.

Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
Não acho que tenha muito certo ou errado. Até porque, tudo é modelo e o certo pra mim talvez não seja para você. Acho que o mais importante é manter o padrão e aprender.
Por exemplo: talvez meu CTL subindo um ponto por dia não seja o suficiente para gerar uma melhora em mim, mas pode ser funcione para você.
Por isso acho importante manter sempre o mesmo esquema e tentar, de alguma forma, monitorar seus números de desempenho de tempos em tempos de forma precisa.
É isso que estou tentando fazer com o comparativo entre CTL e os indicadores reais de desempenho. Alias, tava tudo bem ATÉ A MERDA DO PARAFUSO DA PORRA DO ROLO SAIR DO LUGAR.
Por exemplo: talvez meu CTL subindo um ponto por dia não seja o suficiente para gerar uma melhora em mim, mas pode ser funcione para você.
Por isso acho importante manter sempre o mesmo esquema e tentar, de alguma forma, monitorar seus números de desempenho de tempos em tempos de forma precisa.
É isso que estou tentando fazer com o comparativo entre CTL e os indicadores reais de desempenho. Alias, tava tudo bem ATÉ A MERDA DO PARAFUSO DA PORRA DO ROLO SAIR DO LUGAR.
O TP calcula o TSS automaticamente. Mesmo na versao free.

-
- Membro
Faz sentido. O número em si não importa muito, mas tem que ser sempre calculado da mesma forma.
Quando eu usava esse TSS do blog do Friel eu fui percebendo o que cada número representava para mim e no fim ele é um número diferente do TSS de quem usa medidor de potência.
Quando eu usava esse TSS do blog do Friel eu fui percebendo o que cada número representava para mim e no fim ele é um número diferente do TSS de quem usa medidor de potência.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
-
- Membro
Marco, segui o teu conselho e hoje fiz um treino com intensidade boa e curtinho, 20 minutos.
Pelo TRIMP, meu CTL subiu 43% na primeira semana do Sufferfest Build... agora vou interromper para o Audax 300, mas depois eu volto com certeza.

Pelo TRIMP, meu CTL subiu 43% na primeira semana do Sufferfest Build... agora vou interromper para o Audax 300, mas depois eu volto com certeza.

-
- Membro
Pô meu, fico lisonjeado! rsrsrs Na quinta você pode fazer algo com intensidade moderada e baixa, como uns 5 tirinhos de 1x1 min em cadência bem alta, tipo 110 rpm para ativar os músculos. Depois rodar como se fosse um regenerativo uns 20 a 30 min e dormir bem, mas bem mesmo para chegar zerado no Audax.
Há quem goste de fazer tipo 3 tiros de 1 min no máximo no começo, meio e fim de treino, isto depois de aquecer e em um treino de 1h a 1h30min em Z1,5. Eu não tenho opinião formada sobre, das vezes que fiz isto não reparei nenhuma diferença. Por você ir fazer uma prova de longa duração, talvez a primeira opção seria mais prudente.
Há quem goste de fazer tipo 3 tiros de 1 min no máximo no começo, meio e fim de treino, isto depois de aquecer e em um treino de 1h a 1h30min em Z1,5. Eu não tenho opinião formada sobre, das vezes que fiz isto não reparei nenhuma diferença. Por você ir fazer uma prova de longa duração, talvez a primeira opção seria mais prudente.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Incluindo todos os esportes

-
- Membro
Acertou o premium no TP? Interessante ele computar todas as modalidades, eu já tinha visto quando treinava por FC que o TP estima o TSS automaticamente pela frequência, legal ele integrar tudo em um gráfico.
Me deram 7 dias.
Soh vou pagar quando comecar a treinar com PM mesmo.
Gostei pq ele eh bem mais clean e facil de usar. E tem mta coisa pra olhar.
Soh vou pagar quando comecar a treinar com PM mesmo.
Gostei pq ele eh bem mais clean e facil de usar. E tem mta coisa pra olhar.
Ok, atualizações. Li (bastante) e parece que um bom "Buraco" para o TSB é mais ou menos -50. No começo a gente tem facilidade para chegar nesse número porque o CTL é baixo, então qualquer aumento no ATL causa um buraco no TSB.
Segundo o que eu lí, esse gráfico precisa de alguns meses de informação para estabilizar em valores que façam sentido. Ou seja: vamos treinando e alimentando o GC. Mais pra frente poderemos analisar o resultado disso.
Segundo o que eu lí, esse gráfico precisa de alguns meses de informação para estabilizar em valores que façam sentido. Ou seja: vamos treinando e alimentando o GC. Mais pra frente poderemos analisar o resultado disso.
-
- Membro
Ontem fiz um treino meio "sangue no zóio" e andei por uma hora a "100%" do FTP (275 W em NP). TSS ficou em 100 e IF em 1.00, vamos ver se por TRIMP vai dar a mesma intensidade do TSS. Preciso olhar no software para ver a informação precisa, mas foram 47 min contínuos andando em Z4 segundo o strava e mais uns goles em sweet spot.
-
- Membro
Eu tenho medo de você.marcoaleite wrote:Ontem fiz um treino meio "sangue no zóio" e andei por uma hora a "100%" do FTP (275 W em NP). TSS ficou em 100 e IF em 1.00, vamos ver se por TRIMP vai dar a mesma intensidade do TSS. Preciso olhar no software para ver a informação precisa, mas foram 47 min contínuos andando em Z4 segundo o strava e mais uns goles em sweet spot.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
-
- Membro
marcoaleite wrote:Ontem fiz um treino meio "sangue no zóio" e andei por uma hora a "100%" do FTP (275 W em NP). TSS ficou em 100 e IF em 1.00, vamos ver se por TRIMP vai dar a mesma intensidade do TSS. Preciso olhar no software para ver a informação precisa, mas foram 47 min contínuos andando em Z4 segundo o strava e mais uns goles em sweet spot.
Rapaz, tira esse ódio do coração...

-
- Membro
+1Marcelo Marino wrote:Eu tenho medo de você.