Page 2 of 3
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Mon 23 Mar 2015 22:58
by romanetto
...mas, voltando à questão: dá pra botar o 30 sem modificar o câmbio traseiro? Perguntei pra minha amiga da Shimano, mas ainda não obtive resposta, ela deve estar muito atarefada. Valeu.
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Mon 23 Mar 2015 23:00
by romanetto
Storopoli wrote:Sur la plaque

Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Mon 23 Mar 2015 23:07
by PH
romanetto wrote:...mas, voltando à questão: dá pra botar o 30 sem modificar o câmbio traseiro? Perguntei pra minha amiga da Shimano, mas ainda não obtive resposta, ela deve estar muito atarefada. Valeu.
Eu acho bem ruim usar o 28 com câmbios normais, quanto mais o 30!
Mas o pior é que funcionar (a marcha deve subir), provavelmente deixando o braço do câmbio numa posição bem estranha visto que ele não deixa "um buffer" de corrente suficiênte para isso.
Se fosse pra usar essa relação de forma permanente eu correria atrás de cum câmbio de braço médio/longo.
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Mon 23 Mar 2015 23:13
by romanetto
Valeu, PH. Acho que ficarei no meu 28 mesmo.
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Mon 23 Mar 2015 23:20
by ftmonjardim
romanetto wrote:Valeu, PH. Acho que ficarei no meu 28 mesmo.
Roma, acho exagero usar 30, se sobe de 30 sobe de 28.
Queria mesmo era testar um PDV 52/36, deve ser fantástico.
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Tue 24 Mar 2015 08:47
by Storopoli
Eu não acho exagero usar 30, usaria até um 32 facilmente. Tenho medidor de potência e prefiro gerar 300W+ à 90RPM do que a 70RPM. Consigo manter por mais tempo a wattagem e a percepção de esforço é menor. Spin for the win.
Roma, olha esse vídeo. Levando em consideração que a TCR Advanced SL tem 40.5 cm de chainstay (assim como várias outras bikes de geometria agressiva) dá para facilmente enfiar um 32t num passador "short cage". Só lasca o pau na b-screw.
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Tue 24 Mar 2015 11:01
by romanetto
Valeu, Storo! Ando pensando muito no trintinha... especialmente naquelas subidinhas de 20% ou mais.
Não, Monja, não é exagero. Os pedais que faço com a galera, geralmente, é só piramba atrás de piramba. Há trechos que me falta relação... se bobear, até no Jaraguá eu usaria um 30, mas, por exemplo, Colinas e Condomínio, foi o único pedal que tive que descer da bike porque já não havia mais relação possível. Não é exagero, e esse lance da percepção do esforço, o Storo está certo. Ele anda realizando medições de watts reais e também estudos sobre isso. E, na realidade, como não quero baixar a pedivela para um 36, por exemplo, acho que valha a pena.
Valeu, amigos. Vou tentar nos próximos dias ver como fica essa questão e volto a dizer aqui como é que ficou. Abraço.
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Tue 24 Mar 2015 12:16
by Masuk
Pq vc não fala com o Agorasim(Paulo).. ele usa um cambio 6700 e o cassete 12~30.. pergunte a ele se teve algum problema...
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Tue 24 Mar 2015 12:28
by romanetto
Sério, o Paulinho usa 12-30? Vou perguntar para ele. O câmbio dele é um Dura-Ace, não? Talvez nos encontraremos no sábado. Verei isso. Valeu!
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Tue 24 Mar 2015 12:34
by Storopoli
Eu uso 34x28t e talvez no futuro quando trocar de cassete coloquei um 32t
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Tue 24 Mar 2015 12:35
by Doido43
Seu pedivela não é compacto Roma?
Eu sempre usei o pedivela tradicional, agora uso o MID, e acho sensacional... eu prefiro, hoje, continuar com 28 atrás e o 36 na frente... 30 acho muito, apesar de tbm achar que para alguns pedais nossos, o esforço é grande!
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Tue 24 Mar 2015 12:41
by Masuk
Eu vendi um cassete não lembro se era 11~30 ou 12~30.. na véspera do Audax de Campos.. pq ele usa 53/39.
Ele usava um ultegra 6700 na época..(não sei se mudou)..
em cambio mais antigos (o 7800) funcionar , funciona mas depende do quadro.. tem que ver aquela orelhinha onde o B-screw apoia .. na minha Vortex de 1997 não dá(vc pode apertar o parafuso no maximo ou ate mesmo colocar um mais longo e não dá)..
na Icon de 2006 já dá pra instalar mais facil...
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Tue 24 Mar 2015 12:48
by marcoaleite
No campy veste até 29 com o cage curto sem problemas. Mas usar 52x29 fica bem bizarro de se ver, só mesmo em situações extremas de prova, como ano passado nego marretando morro acima e não tinha como ficar no sobe e desce coroa.
Agora um 32 em certos lugares vai bem. Subi a serra do Deus me Livre e ali de 36x29 tinha que martelar a 50 rpm, osso.
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Tue 24 Mar 2015 13:12
by Magnus
romanetto wrote:Valeu, Storo! Ando pensando muito no trintinha... especialmente naquelas subidinhas de 20% ou mais.
Não, Monja, não é exagero. Os pedais que faço com a galera, geralmente, é só piramba atrás de piramba. Há trechos que me falta relação... se bobear, até no Jaraguá eu usaria um 30, mas, por exemplo, Colinas e Condomínio, foi o único pedal que tive que descer da bike porque já não havia mais relação possível. Não é exagero, e esse lance da percepção do esforço, o Storo está certo. Ele anda realizando medições de watts reais e também estudos sobre isso. E, na realidade, como não quero baixar a pedivela para um 36, por exemplo, acho que valha a pena.
Valeu, amigos. Vou tentar nos próximos dias ver como fica essa questão e volto a dizer aqui como é que ficou. Abraço.
Diz que pedivela compacto é coisa de mulherzinha, mas quer usar cassete 30... Os Deuses do ciclismo estão de olho em você, meu amigo!!!!

Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Tue 24 Mar 2015 13:35
by romanetto

é mais ou menos isso, Magnus...
Doido, minha pedivela é de 53x39, o que é uma evolução em relação à minha antiga 54x42 da SuperItaly!
Acho que vou manter minha masculinidade intacta e continuar com 12x28. (mentira, vou tentar o 30).
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Tue 24 Mar 2015 13:38
by romanetto
Resposta de uma especialista, minha amiga Renata:
Olá Cassio, tudo bem?
Sobre a duvida< primeira coisa:
Você precisa fazer a soma da Capacidade total da relação de sua bike. O que é isso:
Subtrair a maior quantidade de dentes tanto do cassete, quanto do pedivela pela menor quantidade.
Exemplo:
Cassete: 30 - 12= 18
Pedivela: 53-39= 14
Soma dos resultados: 18 + 14 = 32
32 = o tamanho do cambio traseiro que deve usar.
Agora para saber qual é o tamanho, vá ate o catalogo da Shimano, nas ultimas paginas está a compatibilidade do cambio traseiro e procure por este valor.
Aí vai saber se é SS ou GS
A corrente tem que ser de 10 velocidades para estrada.
No catalogo tem o grupo ultegra
6700 e tem o codigo da corrente.
Estou sem po catalogo neste momento, se não eu mesma olhava pra vc.
Qualquer coisa liga na Shimano pede pra falar com o Rafael Calhau ou qualquer tecnico.
Um grande abraço.
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Tue 24 Mar 2015 13:51
by Liter
Essa Renata foi a que complicou no outro fórum? Cuidado!
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Tue 24 Mar 2015 13:57
by romanetto
Liter wrote:Essa Renata foi a que complicou no outro fórum? Cuidado!
Não diga bobagens. Está a confundir com a Daniela. A Renata é pessoa da melhor qualidade que há no mundo.
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Tue 24 Mar 2015 14:15
by Storopoli
Roma, esse negócio de formulas é complicado demais.
Veja o que funciona! Qual o tamanho do seu chainstay?
Se for 40.5cm olha no video que eu ja te mandei nesse tópico do cara colocando um passador dura ace 9000 (11v) com um cassete 32t (DA não faz GS, somente SS).
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Tue 24 Mar 2015 14:18
by PH
Essa resposta é perfeita, é simplesmente ver se o cage tem a capacidade de comer o tanto de corrente necessária para usar o cassette inteiro.
Acho que a capacidade do SS é 29, entao com essa relação fica um pouco do acima do limite do cage, e deve ser por isso que da pra usar sem muitos problemas (o quadro deixando).
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Tue 24 Mar 2015 14:57
by romanetto
Verdade. Pela fórmula, tanto faz uma pedivela 53x39 ou 50x34, pois na questão da soma, daria a mesma coisa. A questão é o cassete. Vou tentar com o 30 e ver o tamanho do chainstay. Acho que vai rolar, porque com o 28 não parece estar no limite da coisa, então acho que rola. Vou fazer isso com meu mecânico. Falarei com vocês.
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Tue 24 Mar 2015 15:00
by agorasim
roma tacalepau....rsrsrs.
como o Masuk (roberto) falou uso um k7 de 30 dentes...que foi dele, na epoca usava com cambio ultegra 6700, cage curto, hoje uso com dura-ace 7900 tbm cage curto e ate o momento sem problema algum.
dificilmente uso o pinhão de 30, acho que a ultima vez que usei ele, foi exatamente no rolê que fizemos na estrada do condomínio...estou louco pra experimentar ele no gren garden....rsrs
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Tue 24 Mar 2015 15:25
by Doido43
Nossa... vcs complicam muito mesmo...
Roma, assume logo q vc é gay e ponto.
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Tue 24 Mar 2015 15:34
by romanetto
Ok, pessoal, serei bichona mesmo, vou botar de 30. Valeu, Paulinho, seu relato foi também decisivo. Obrigado, amigos. E, Doido, não fique por aí espalhando que sou bichona com cassete de 30, se você não falar, ninguém vai perceber.

Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Tue 24 Mar 2015 15:43
by Liter
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Tue 24 Mar 2015 16:30
by romanetto
Zé, é 40.5 mesmo.
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Tue 24 Mar 2015 19:01
by Enkidu
Doido43 wrote:Nossa... vcs complicam muito mesmo...
Roma, assume logo q vc é gay e ponto.
hahahahahahahahahahaha!!!!!!!! Imagina então se o resultado da fórmula fosse 24...
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Tue 24 Mar 2015 19:54
by romanetto
Quanto menor a relação, maior chance de apresentar um resultado próximo de 24.
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Tue 24 Mar 2015 21:42
by elgleidson
Eu vejo toda esta discussão (e outras pessoalmente) e só fico rindo com meu 34x28. Faço subidas com rampas a 20% e "vamo que vamo"! Nunca senti necessidade de algo mais leve que isso. Mas eu peso 60~62 kg nos meus imensos 1,70 m!
Re: Compatibilidade entre peças
Posted: Tue 24 Mar 2015 22:41
by Ed Braz
Vai na fé Roma!
Na Caad estou com pedivela tradicional + 12x27 e para subir o Jaraguá, por exemplo, falta giro no finalzinho para o meu gosto. Gradientes maiores só subindo travado. Manda 30 dentes e seja feliz.
Na Cervélo estou com compacto e 11x26.