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Re: Bike Fit
Posted: Sun 25 Aug 2013 12:44
by Gili
Pra cortar 2 x eu prefiro deixar do jeito que ta e ter o trabalho uma única vez. Lei do menor esforço. Esse espaçador que comprei tem mais ou menos 1cm de altura. Pelo o que percebi ontem, acho que da pra colocar a mesa encostada na cx e um ou 2 espaçadoras no maximo.
Mas vlw, vou analisar com calma antes de cortar.
Re: Bike Fit
Posted: Sun 25 Aug 2013 14:59
by Ericmss
Como que é o lance de cortar a espiga e tals? Tenho que cortar a minha, é difícil, manda logo pruma bicicletaria?
Re: Bike Fit
Posted: Sun 25 Aug 2013 15:12
by Gili
Ericmss wrote:Como que é o lance de cortar a espiga e tals? Tenho que cortar a minha, é difícil, manda logo pruma bicicletaria?
Facil, precisa medir direito, uma.serra e uma.lima pra acabamento. Eu prefiro levar pro cara que mexe nas minhas bikes, muito barateiro, cobrou 30 contos pra montar a ridley

Re: Bike Fit
Posted: Sun 25 Aug 2013 15:26
by Gili
Ericmss wrote:Como que é o lance de cortar a espiga e tals? Tenho que cortar a minha, é difícil, manda logo pruma bicicletaria?
Facil, precisa medir direito, uma.serra e uma.lima pra acabamento. Eu prefiro levar pro cara que mexe nas minhas bikes, muito barateiro, cobrou 30 contos pra montar a ridley

Re: Bike Fit
Posted: Sun 25 Aug 2013 15:42
by Ericmss
Só que tava vendo no Youtoba o cara meio que "refazendo" a caixa de direção(???!!!).
Re: Bike Fit
Posted: Sun 25 Aug 2013 15:48
by Gili
Poe o video ae
Re: Bike Fit
Posted: Sun 25 Aug 2013 15:52
by ReinaldoBrisolla
Gili se eu fosse voce cortaria a espiga com 4 espacadores de 1 mm de tamanho + a largura da mesa, primeiro porque é o numero maximo de espacadores indicado pelos fabricantes, depois porque se voce precisar fazer algum ajuste voce tem espiga para mexer e, por fim se voce for se desfazer da magrela depois fica mais facil de alguem que comprar ela acertar o fit...
A proposito ta ficando muito linda a bike...
Re: Bike Fit
Posted: Sun 25 Aug 2013 15:55
by Ericmss
Que porra é essa que ele faz a partir de 1:15?

Re: Bike Fit
Posted: Sun 25 Aug 2013 16:00
by Magnus
Ericmss wrote:Que porra é essa que ele faz a partir de 1:15?

Acho que dá umas marteladas para empurrar a trava (aranha, borboleta etc) para baixo.
Re: Bike Fit
Posted: Sun 25 Aug 2013 16:19
by Ericmss
Que que é a trava? rs
Re: Bike Fit
Posted: Sun 25 Aug 2013 16:27
by Gili
ReinaldoBrisolla wrote:Gili se eu fosse voce cortaria a espiga com 4 espacadores de 1 mm de tamanho + a largura da mesa, primeiro porque é o numero maximo de espacadores indicado pelos fabricantes, depois porque se voce precisar fazer algum ajuste voce tem espiga para mexer e, por fim se voce for se desfazer da magrela depois fica mais facil de alguem que comprar ela acertar o fit...
A proposito ta ficando muito linda a bike...
1mm? 1cm né? acho que cada spacer meu tem 1cm. Então, acho que se deixar 2 cm de margem pra regulagem já ta bom, mais que isso fica feio, ainda mais porque pelo o que vi ontem ( em meia hora somente ) dá pra usar com a mesa no fundo, aí fica aquele "turú" de 5cm pro alto!!!
Vlw cara, to ansioso pra ver ela com a fita branca!!! obrigado.
Re: Bike Fit
Posted: Sun 25 Aug 2013 16:32
by Gili
Ericmss wrote:Que que é a trava? rs
Trava ( aranha ) é aquela peça dentro do tubo em formato de girassol/flor. Ali é onde o parafuso de cima da caixa de direção pega e quando aperta essa aranha agarra nas laterais do tudo e dá aperto/pressão no parafuso pra fixar o conjunto todo de mesa, spacers, ....
Consegui explicar?
Re: Bike Fit
Posted: Sun 25 Aug 2013 20:11
by Enkidu
Oras, mais fácil desmontar o garfo e passar a serra com um gabarito. No final, o cara errou um pouco, cortou um pouco a mais do que devia.
Re: Bike Fit
Posted: Sun 25 Aug 2013 21:17
by Ericmss
Gili wrote:Ericmss wrote:Que que é a trava? rs
Trava ( aranha ) é aquela peça dentro do tubo em formato de girassol/flor. Ali é onde o parafuso de cima da caixa de direção pega e quando aperta essa aranha agarra nas laterais do tudo e dá aperto/pressão no parafuso pra fixar o conjunto todo de mesa, spacers, ....
Consegui explicar?
Muito bem explicado.

E estarei mandando uma bicicletaria fazer isso.

Re: Bike Fit
Posted: Tue 27 Aug 2013 11:28
by Gili
Vejam se é isso que tavam falando pra fazer. Girei o guidão pra baixo e subi os STIs. Não pedalei ainda, mas só se subir parece que a posição é legal mesmo.

Re: Bike Fit
Posted: Tue 27 Aug 2013 11:56
by ftmonjardim
Gili wrote:Vejam se é isso que tavam falando pra fazer. Girei o guidão pra baixo e subi os STIs. Não pedalei ainda, mas só se subir parece que a posição é legal mesmo.
[
Imagem ]
se fosse EU, repito EEEEEEUUUUUU, deixaria 2 espaçadores em baixo e 1 em cima e passava o FACÃO, amanhã seu FIOFÓ coça de novo para trocar de quadro ( o meu também coça, alias,o de todos) e é mais fácil para passar para frente.
Outra, depois de alguns pedais voce vai fazer um FIT e o cara aconselha você a subir mais o guidào, enfim, deixa 2 embaixo, digo isso por experiência prórpia, pois meu quadro SCOTT, veio cortado no talo a espiga e sofri bastante com dor no começo por causa de ter apenas 1 espaçador embaixo do guidão, isso que os quadros SCOTT são GIRAFAS com um HT enorme.
outra coisa, seu guidão parece que tá muito virado para baixo, deixa a parte de baixo paralela ao solo..
Re: Bike Fit
Posted: Tue 27 Aug 2013 12:17
by Gili
Ainda não decidi sobre os espaçadores, vou esperar poder ir pra rua pra sentir a bike onde ela tem que andar, no rolo, sem carga, por pouco tempo é dificil. Mas a principio vou deixar 3 mesmo ( cada um tem 1cm de altura ), mas 1 embaixo e 2 em cima, mas se o pescoço doer coloco + um embaixo. TUdo vai depender de ir pra rua.
O guidão deve ser por causa da foto, mas ainda teria que virar mais pra baixo ainda pra ficar paralelo ao chão.
vlw
Re: Bike Fit
Posted: Tue 27 Aug 2013 13:18
by ReinaldoBrisolla
A meu ver o guidao ta numa posicao boa e, ja te disse antes minha opiniao sobre os espacadores deixa os 4 de 1 cm e corta pra cima, depois voce coloca a mesa na altura que voce se adapta melhor e boa, mesmo ficando espacadores pra cima, por que se voce for trocar de quadro fica mais facil de passar pra frente e a pessoa que for comprar se adaptar...
Re: Bike Fit
Posted: Tue 27 Aug 2013 13:35
by Magnus
Eu não concordo com esse lance deles terem que ficar alinhados com a parte superior do guidão. Para mim, o que manda na posição deles é a mão ficar reta quando segura em cima nos STI e conseguir freiar de forma confortável quando se está no drop. O alinhamento deles vai depender do teu fit, se você anda mais jogado para frente ou para trás, isso muda muito a posição ideal dos drops. Eu só vejo se está bom com a mão neles... Procurei uma foto no google para ilustrar o que estou falando e eis que o google me devolve uma foto do Cebo, hehe...
Repara na mão dele, retinha segurando na parte de cima do STI; e pelo que parece, com a mão no drop ele deve alcançar tranquilo os freios...
Re: Bike Fit
Posted: Tue 27 Aug 2013 13:48
by Gili
Reinaldo, ao que parece dentro de casa, a posição do guidão é essa mesmo, a principio curti. Só o acerto dos espaçadores mesmo. 4 acho que vai ficar muito, até porque a aerodinamica e o fit virtual deram uma diferença de altura entre selim e guidão que me faria deixar sem espaçador nenhum, mas não sei se eu aguentaria ficar tão baixo assim, pelo menos no início da volta aos pedais na rua. Até eu decidir vai ficar esse turú de 5 spacers.
Se deixar 4 como vc falou e eu conseguir andar com a mesa no fundo, vai ficar feio pra porra 4cm de spacers pro alto. Igual ao que ta na minha foto acima.
Vou trazer o tripé pra tirar foto montado na bike.
Re: Bike Fit
Posted: Tue 27 Aug 2013 14:09
by Papillon
Veja:
http://bikedynamics.co.uk/fit03.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Chame um compadre com um transferidor e peça ajuda a ele pra posicionar no fit caseiro.
Faria assim:
1. altura do selim
2. tacos
3. altura do selim (checar)
4. recuo do selim
5. mesa
6. guidão
7. checar tudo novamente.
O pulso não deve ficar "torto" a ponto de comprimir os nervos e deixar dormente as mãos ou dedos, ai você vai precisar sacar onde esta o problema, se na altura da mesa, comprimento dela ou no ângulo do guidão.
Só depois disso eu cogitaria cortar a espiga, ainda pensaria em rodar uns 15-20 dias, fazer um recall do fit caseiro, rodar mais 15-20 dias, fazer o fit pro e só então serrar.
Eu só não comprei uma prince ai do rio por conta da espiga cortada no talo, era a bike no tamanho certo, com grupo legal, rodas legais...mas só por conta disso refutei.
Aqui estou in love com a sapatilha fizik, baita espaço pros dedos, até agora zero dormência, ainda to apanhando pra zerar nos tacos, mas chego lá, ai vou partir pras mãos, embora me parece o problema é mais grave, só o punho direito dorme, mas não só no ciclismo, dorme até quando estou jogando no ipad.
Re: Bike Fit
Posted: Tue 27 Aug 2013 14:25
by Gili
Aqui pra mim é muito dificil, não tem ninguem com experiencia, todo mundo muito cru, inclusive eu, para opinar e saber se a posição X ou Y está boa.
Essa semana pedalaei com a Ridley pela primeira e unica vez ate agora ( no rolo ) e o saco/pau ficou dormente, esqueci de mencionar isso.
Vou tentar arrumar o possivel, mas vou ter que morrer num bike fit, e como o barato sai caro, ainda tem o problema do meu joelho, estou pensando seriamente em investir num Retul, mas é caro que dói e nao rola nem um parcelamento em 2x e agendamento para 1 mes pra frente.
Re: Bike Fit
Posted: Tue 27 Aug 2013 15:03
by ReinaldoBrisolla
Gili vai atras de um fit profissional e ponto, a minha esta montada do jeito que comprei me março, esta com 4 espaçadores embaixo da mesa, o guidao um pouco para cima o selim acho que da para subir mais um pouco (2 a 4 cm) (quero colocar selim novo, o romin, mas to pesado pro danado e vi inumeros relatos de que ele quebra embaixo com nego pesado), me acostumei ha pouco tempo com esse fit, tenho encurtamento de nervos, para andar no drop foi uma briga de quase 3 meses, ainda hoje tem vezes que saio pra pedalar e sinto dores na lombar (acho que é problema de desenvolvimento do core) e, nao tenho ninguem com fit retul por aqui, tem um sujeito na cidade do lado, que faz o fit medindo voce passando pro papel e atraves de tabela passa pra bike, mas nao botei fe no sistema do cara, é um trabalho de umas 2 horas esse fit, mas o pessoal que anda a mais tempo nao recomendou, entao to nessa tbm, tem um sujeito de sao jose dos campos ou sao carlos que vem de vez em qdo pra ca com o retul e faz fit no pessoal, ja mandei e-mail pra ele para que me avise, mas ate agora nd tbm... Mas ao menos a bike ta legal, me acostumei bem com ela do jeito que está.
Re: Bike Fit
Posted: Tue 27 Aug 2013 15:43
by Gili
Verdade, é investimento. Ficar 4 - 5 meses parado de novo eu nao aguento. Uma mudança de STIs alteraria o fit? tudo shimano, de 2300 pra Ultegra ( é o que ainda falta chegar em dezembro ), creio que não né?
Vou dar uma capitalizada porque os ultimos 2 meses foram foda pagando a bike em parcela unica no cartao.
Que venha o Retul, aí se tiver que mudar alguma coisa meu pai já traz mais barato.
Re: Bike Fit
Posted: Thu 29 Aug 2013 10:32
by bruno_h2
Gili wrote:Ericmss wrote:Que que é a trava? rs
Trava ( aranha ) é aquela peça dentro do tubo em formato de girassol/flor. Ali é onde o parafuso de cima da caixa de direção pega e quando aperta essa aranha agarra nas laterais do tudo e dá aperto/pressão no parafuso pra fixar o conjunto todo de mesa, spacers, ....
Consegui explicar?
Lembrando que nem pensem em socar uma aranha dessas em garfos com a espiga de carbono pois vai acabar com o dito cujo, aranha foi feita apenas para espigas de alumínio... Para espigas de carbono o correto é usar um expander (ou compressor) como esse aqui:
E aproveitando a deixa, eu tenho um fsa zerado sobrando aqui caso alguém precise...

Re: Bike Fit
Posted: Sat 31 Aug 2013 19:28
by Gili
Acho que agora ficou bom , pulso parece que ficou reto. Deixa a pequena dormir que vou tirsr foto na bike.
EDIT: Parece que está bem reto, como o do Cebo ( como o pulso kkk )
Agora vamos aos tacos.... mas ACHO que ta legal, coloquei o eixo entre as duas "bolas" e aparentemente ficou com a sapatilha o mais proximo possivel do movimento central. Preciso de fotos pra analisar!!!!
Re: Bike Fit
Posted: Sun 01 Sep 2013 11:56
by Papillon
parece bem melhor.
o que estou apanhando é em deixar o selim horizontal, esse canote fresco com 2 parafuso nunca fica bom, ontem fui olhar e o selim tinha ido tudo pra trás.
Re: Bike Fit
Posted: Sun 01 Sep 2013 12:00
by Gili
O meu eu ACHO que tá certo kkkk meu canote tbm tem 2 parafusos, uma merda, ate porque quando aperta o segundo, ele ainda puxa um pouco, tem que conseguir acertar esse quanto que ele ainda puxa pra deixar de folga na frente, uma trabalheira mesmo heheheheh
Re: Bike Fit
Posted: Mon 02 Sep 2013 21:24
by Gili
Voltei do médico agora. Me liberou pra rodar na rua 1x por semana, da mesma forma que tenho feito no rolo, girinho leve sem carga. Domingo vou ver se já tomo um vento na cara.
Hj liguei pro tal Homero lá de Copacabana que faz Retul. R$ 400,00 "por enquanto", só a vista. Mas disse que a mudança do STIs 2300 pro Ultegra em dezembro pode mudar o fit SE a altura for diferente, então preferi esperar. Agenda para 1 mês, se for no sábado minimo de 2 meses!
Enquanto isso vamos trocando idéias que é mais barato!!! kkkk
Re: Bike Fit
Posted: Mon 02 Sep 2013 22:13
by Magnus
Estou com o Papilon, parece que ficou legal sim. Cara, não tem como menosprezar um bikefit profissional, mas eu fui mudando aqui e ali, lendo, testando... e cheguei numa configuração que ficou legal. Não sinto qualquer dor e tenho evoluído muito. De qualquer forma, na rua sempre rola um ajuste fino e é bom estar por dentro para saber como fazê-lo.
Tem um vídeo bem bacana que me ajudou muito. É claro, não dá pra dizer que um vídeo de 6 minutos vai substituir os anos que o cara estudou e blá, blá, blá, mas dá para ter uma ideia dos conceitos e te ajudar nesse ajuste fino quando for pra rua.