Treinamento por FC / TRIMP
Forum rules
Sem mimimi
Sem mimimi
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Pedro
Re: Treinamento por FC / TRIMP
Para quem quiser conhecer melhor o método: http://www.sport.uni-bayreuth.de/spo_wi ... eiffer.pdf
P.
P.
-
- Membro
Pessoal, qm me segue no Strava viu que eu comprei o meu primeiro rolo (aeee!!). Só que acho q to fazendo alguma coisa errada em relação ao "pacing". Tomemos como exemplo esse treino:
http://www.strava.com/activities/202902670/overview" target="_blank
Dá pra ver que eu não consigo fazer com que a FC fique tão constante como eu acho q deveria. Há momentos que ela começa a subir e aí eu reduzo o passo... há momentos que se inverte e eu tenho que acelerar. Dá pra notar isso pelo gráfico da velocidade que oscila tanto (ou até mais) que o da FC. Agora vou supor minha teoria sobre isso e gostaria da opinião de vcs: meu apartamento é minúsculo e ainda não consegui um lugar bom pra colocar a bike no rolo. Além disso, não coloquei aquele calço na roda da frente pq não achei nada em mãos que pudesse servir pra isso. A bike ficou mto inclinada pra frente e por isso me movo mto em cima dela. Pedalo ereto, pedalo dropado, pedalo nos hands... A FC parece enlouquecer cada vez que mudo de posição em cima da bike. Fora que os países baixos estão reclamando MTO!
Será q com o calço eu devo parar de me mexer tanto na bike e a FC deve parar de oscilar? Ou essa oscilação toda é só falta de costume? Ou tanto faz, desde que esteja na zona de esforço correta?
Ps.: sim, nesse treino eu consegui CAIR de um rolo fixo! Noob é foda hahaha
Dá pra ver que eu não consigo fazer com que a FC fique tão constante como eu acho q deveria. Há momentos que ela começa a subir e aí eu reduzo o passo... há momentos que se inverte e eu tenho que acelerar. Dá pra notar isso pelo gráfico da velocidade que oscila tanto (ou até mais) que o da FC. Agora vou supor minha teoria sobre isso e gostaria da opinião de vcs: meu apartamento é minúsculo e ainda não consegui um lugar bom pra colocar a bike no rolo. Além disso, não coloquei aquele calço na roda da frente pq não achei nada em mãos que pudesse servir pra isso. A bike ficou mto inclinada pra frente e por isso me movo mto em cima dela. Pedalo ereto, pedalo dropado, pedalo nos hands... A FC parece enlouquecer cada vez que mudo de posição em cima da bike. Fora que os países baixos estão reclamando MTO!
Será q com o calço eu devo parar de me mexer tanto na bike e a FC deve parar de oscilar? Ou essa oscilação toda é só falta de costume? Ou tanto faz, desde que esteja na zona de esforço correta?
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Magnus
Quanto a FC não sei, mas a nos "países baixos" vai melhorar sim, você deve estar com o corpo caindo para a frente e isso muda a posição no selim. Mas já te falo que 100% não fica, já fiz de tudo, mas tenho que levantar do selim a cada 20 minutos em média para evitar dormências e depois de 1h40min no rolo a dor incomoda bastante. Acabei limitando meus treinos aos de no máximo 1h30min.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
-
- Membro
Bortoloto, parabéns pelo Rolo, vai gostar muito desse BtWin.tbortolotto wrote:Pessoal, qm me segue no Strava viu que eu comprei o meu primeiro rolo (aeee!!). Só que acho q to fazendo alguma coisa errada em relação ao "pacing". Tomemos como exemplo esse treino:
Vamos lá.
Faça uns testes, mude a posição e veja o HR, eu só de atender o celular já sobe ou desce.
As vezes vou enxugar o rosto, mudo a posição e o HR já muda.
Não se pega nisso não, não tem como ser um relógio, mudou a posição seu CORAÇEBO tem que mandar sanguinho com EPO para áreas que não estavam sendo tão utilizadas.
Arrume alguma coisa para por na roda da frente, qualquer coisa serve, até o livro do Armstrong

Arrume uma boa ventilação ai, pois se aquecer seu HR vai pra CUCUIA.
Voce tem TrainerRoad já? se não tiver e já tiver cadencia e speed ant+ eu aconselho.
Se tiver tudo pronto e quiser testar, te mando um código que tenho para voce usar o TR grátis por 30 dias.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
-
- Membro
Digamos que vá fazer 20 minutos em Z3. Não busque o Z3 logo no início desse tempo, a FC leva um tempo para subir.
Se for buscar logo de cara vai entrar em outra zona, apesar do monitor cardíaco não conseguir te mostrar isso.
Importante fazer um aquecimento antes, subindo a FC aos poucos.
Se mantiver a velocidade constante é normal que a FC suba até o final do tempo. A ideia é manter a velocidade mais constante possível e a FC dentro da zona, mas tem que ser uma coisa dosada.
Tenha em mente que a FC no rolo é diferente da rua. No rolo é mais difícil de fazê-la subir e mantê-la alta.
Ventilador e bastante água sempre.
Se for buscar logo de cara vai entrar em outra zona, apesar do monitor cardíaco não conseguir te mostrar isso.
Importante fazer um aquecimento antes, subindo a FC aos poucos.
Se mantiver a velocidade constante é normal que a FC suba até o final do tempo. A ideia é manter a velocidade mais constante possível e a FC dentro da zona, mas tem que ser uma coisa dosada.
Tenha em mente que a FC no rolo é diferente da rua. No rolo é mais difícil de fazê-la subir e mantê-la alta.
Ventilador e bastante água sempre.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Gleidson
Cara, tu tá muito fissurado em manter constância precisa. Quer que teu coração fique em 165 bpm por 20min sem variar nada??? Cara, isso NUNCA vai acontecer, principalmente na rua e mais ainda numa prova. Bem pelo contrário, teu ceu coração vai variar bastante, pois tu vai começar a cansar, a sentir calor, a fatiga começar a acumular, responder ataques, fazer força pra não perder uma roda ou o pelotão,... Não sei se um treino que mantenha o coração constante seria algo que ajudaria na realidade, pois na realidade isso não vai acontecer.tbortolotto wrote:Pessoal, qm me segue no Strava viu que eu comprei o meu primeiro rolo (aeee!!). Só que acho q to fazendo alguma coisa errada em relação ao "pacing". Tomemos como exemplo esse treino:
E quanto a variação, pela maneira como escreveu achei que teu coração ficava variando tipo, de 150, aí vai pra 170, daqui a pouco tá em 160, etc. Fui ver teu treino e a variação é pequena. Talvez isso se deva ao fato de tu estar estreando teu rolo (já pedalou em rolo algum dia?) e ainda não se acostumou com ele.
E calce a roda dianteira com algo, senão os países baixos vão reclamar sim. E as vezes pedale sem as mãos no guidão. Tipo, pegue a caramanhola pra tomar água e aí beba mas sem as mãos no guidão (mas mantendo a cadência). Eu faço isso também quando pego a toalha pra enxugar um pouco o suór. Ajuda a variar um pouca a posição, que no rolo não varia tanto quanto se estivéssemos pedalando na rua.
Vale a pena mesmo sem PM ou sem um rolo com as curvas de potência mapeadas por eles? Btwin ou Tranz-X JD118 não constam na lista do trainerroad.ftmonjardim wrote:Voce tem TrainerRoad já? se não tiver e já tiver cadencia e speed ant+ eu aconselho.
-
- Membro
O ravx é o mesmo roloelgleidson wrote:Cara, tu tá muito fissurado em manter constância precisa. Quer que teu coração fique em 165 bpm por 20min sem variar nada??? Cara, isso NUNCA vai acontecer, principalmente na rua e mais ainda numa prova. Bem pelo contrário, teu ceu coração vai variar bastante, pois tu vai começar a cansar, a sentir calor, a fatiga começar a acumular, responder ataques, fazer força pra não perder uma roda ou o pelotão,... Não sei se um treino que mantenha o coração constante seria algo que ajudaria na realidade, pois na realidade isso não vai acontecer.tbortolotto wrote:Pessoal, qm me segue no Strava viu que eu comprei o meu primeiro rolo (aeee!!). Só que acho q to fazendo alguma coisa errada em relação ao "pacing". Tomemos como exemplo esse treino:
E quanto a variação, pela maneira como escreveu achei que teu coração ficava variando tipo, de 150, aí vai pra 170, daqui a pouco tá em 160, etc. Fui ver teu treino e a variação é pequena. Talvez isso se deva ao fato de tu estar estreando teu rolo (já pedalou em rolo algum dia?) e ainda não se acostumou com ele.
E calce a roda dianteira com algo, senão os países baixos vão reclamar sim. E as vezes pedale sem as mãos no guidão. Tipo, pegue a caramanhola pra tomar água e aí beba mas sem as mãos no guidão (mas mantendo a cadência). Eu faço isso também quando pego a toalha pra enxugar um pouco o suór. Ajuda a variar um pouca a posição, que no rolo não varia tanto quanto se estivéssemos pedalando na rua.
Vale a pena mesmo sem PM ou sem um rolo com as curvas de potência mapeadas por eles? Btwin ou Tranz-X JD118 não constam na lista do trainerroad.ftmonjardim wrote:Voce tem TrainerRoad já? se não tiver e já tiver cadencia e speed ant+ eu aconselho.
-
- Membro
Massa!ftmonjardim wrote:O ravx é o mesmo rolo
Mas estou me perguntando: como eles inferem a potência? Porque o rolo pode ser apertado de várias formas. Eu mesmo deixo na regulagem mais pesada e aperto bastante contra o pneu pra poder dar algum peso no bichinho. Eles falam como tem que regular pra poder ser fidedígno com o que a potência que eles mapearam para o rolo?
-
- Membro
Não, o importante é manter sempre o mesmo "ajuste" de psi e aperto, pois não importa se vai dar 50watts acima do real, oque importa é amanha ele dar os mesmos 50watts a mais.elgleidson wrote:Massa!ftmonjardim wrote:O ravx é o mesmo rolo
Mas estou me perguntando: como eles inferem a potência? Porque o rolo pode ser apertado de várias formas. Eu mesmo deixo na regulagem mais pesada e aperto bastante contra o pneu pra poder dar algum peso no bichinho. Eles falam como tem que regular pra poder ser fidedígno com o que a potência que eles mapearam para o rolo?
-
- Membro
Tiago, você quer definir passo do que? TT, endurance, tempo? A FC nunca fica constante, conforme o corpo vai saturando a tendência é subir e a percepção de esforço é essencial para se manter um passo constante,até por isso que se trabalha em zonas e não em número fixo. Se ficar em Z2 demora muito para a FC passar, agora Z3 já tem uma subida mais rápida, zonas mais altas então sobe bem mais rápido.
Gleidson, este controle não tem muito como fazer, até por isso se chama potência virtual. Não tem muito como correlacionar com a potência real, exceto alguns rolos de fluído como o Kurt Kinetic.
Gleidson, este controle não tem muito como fazer, até por isso se chama potência virtual. Não tem muito como correlacionar com a potência real, exceto alguns rolos de fluído como o Kurt Kinetic.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
-
- Membro
Entendi. Vou começar a anotar quantas voltas eu dou no parafuso pra apertar contra o pneu (é mais de 10, com certeza). Se eu tivesse um USB stick ANT+ acho que pagaria o TrainerRoad ($10/mês é barato pra ter um treino mais estruturado e mais empolgante).ftmonjardim wrote:Não, o importante é manter sempre o mesmo "ajuste" de psi e aperto, pois não importa se vai dar 50watts acima do real, oque importa é amanha ele dar os mesmos 50watts a mais.
-
- Membro
tbortolotto wrote: ...
Veja o gráfico que fiz a baixo pra ver o quão diferente são as zonas definidas por Coggan e Friel em relação ao LTHR.
[ Imagem ]
Aproveitando a deixa, resolvi fazer o mesmo, porém por batimento cardíaco, e fiquei mais confuso ainda.

Estou preocupado justamente com estas discrepâncias. Exemplos:
- Onde é Recovery pro Friel é Endurance pro Coggan!
- VO2 max do Coggan seria em Anaerobic do Friel (mesmo vocês já tendo falado que VO2 não é anaeróbico)?
Talvez VO2 max não seja tão problemático, visto que vcs já falaram que é melhor ir no RPE do que pelos batimentos, porém as zonas baixas também apresentam diferenças gritantes! Se eu sair pra pedalar a 120 ~ 130 bpm, estou fazendo o que? Recovery (pelo Friel) ou Endurance (pelo Coggan)? São zonas bem diferentes né? Aí imagina eu achando que estou fazendo recuperação ativa quando na verdade estou fazendo endurance. E aí, como fica o treino?
Como pode uma mesma zona (120 ~ 130) ter impactos diferentes no corpo para que um autor diga que é Recovery e outro diga que é Endurance? E em outra (173 ~ 176 por exemplo), um dizer que estou em VO2 max e outro que entrei em anaeróbico? Pra mim isso tá estranho demais!
obs.: estou achando Recovery do Coggan muito baixa! Quando eu saio de casa, de 34x17, nuns 20 km/h, meus batimentos ficam em 110 bpm, mais ou menos. Pra eu fazer um treino de Recovery do Coggan praticamente eu teria que passear ciclovia da beira-mar num final de tarde, sem vento. Do contrário eu já entraria em Endurance. É isso mesmo? Recovery é pra ser tão, tão fraquinho assim? Se realmente é isso, então nem vale a pena tirar a bike de casa, é preferível sair pra dar uma caminhada mesmo.
-
- Membro
Você não faz endurace em meia hora e não faz recovery em 4 horas. Os tempos são importantes também.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
-
- Membro
Não estou procurando uma FC absurdamente constante no rolo, mas pra vcs terem ideia, meu teste de LTHR deu menos variaçao na estrada doq no rolo. Coisa de 5 bpm para mais ou menos, enquanto no rolo o negocio chega a 10bpm. Vou tentar me movimentar menos em cima da bike, fazer um aquecimento mais longo, meter o ventilador mais perto..
-
- Membro
Tentar se movimentar menos? Cara, eu só me mexo no rolo pra enxugar o suór, beber água e dar uma pedalada sem as mãos pra aliviar um pouco a mesma posição. Fora isso são pequenos movimentos de subir ou descer o tórax em direção ao guidão - as vezes eu apóio os braços no guidão, imitando a posição aero, como se estivesse com clip.tbortolotto wrote:Não estou procurando uma FC absurdamente constante no rolo, mas pra vcs terem ideia, meu teste de LTHR deu menos variaçao na estrada doq no rolo. Coisa de 5 bpm para mais ou menos, enquanto no rolo o negocio chega a 10bpm. Vou tentar me movimentar menos em cima da bike, fazer um aquecimento mais longo, meter o ventilador mais perto..
Tu se mexe mais do que isso no rolo? Foi isso que fez tu cair dele? As vezes é só falta de prática e de achar uma boa posição de pedalar. Teu fit está correto?
-
- Membro
Então, esse "movimento" em cima da bike são esses mesmos que você citou. O mais pronunciado deles q eh o de tirar as mãos do guidão e ficar com a coluna ereta eh oq mais fez a FC oscilar. Qdo voltava pros hoods a FC subia mto. Mas o lance que me fez alternar demais a posiçao na bike, foi mais relacionado ao fato dos treinos sem o apoio na roda dianteira.... fiquei o tempo todo escorregando pra frente.
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Acredito que essa oscilação na FC seja normal, também acontece comigo quando solto do guidão e fico numa posição mais ereta no rolo, seja para tomar água ou mesmo para atender o telefone. A explicação mais plausível (e me corrijam se eu estiver errado na minha suposição) é que o coração precisa fazer mais esforço ao bombear mais sangue para a parte superior do corpo quando está na vertical. No meu caso, essa oscilação também varia de 5 a 10 bpm.
Um exemplo tirado de um treino no TR, é bem fácil perceber que eu me mexi em cima da bike, a FC sobe sem ter aumentado a potência ou cadência, depois desce e estabiliza quando volto à posição normal:

Um exemplo tirado de um treino no TR, é bem fácil perceber que eu me mexi em cima da bike, a FC sobe sem ter aumentado a potência ou cadência, depois desce e estabiliza quando volto à posição normal:

-
- Membro
Fantástico exemplo Raul!!!raulfragoso wrote:Acredito que essa oscilação na FC seja normal, também acontece comigo quando solto do guidão e fico numa posição mais ereta no rolo, seja para tomar água ou mesmo para atender o telefone. A explicação mais plausível (e me corrijam se eu estiver errado na minha suposição) é que o coração precisa fazer mais esforço ao bombear mais sangue para a parte superior do corpo quando está na vertical. No meu caso, essa oscilação também varia de 5 a 10 bpm.
[ Imagem ]
Lembro agora de ter notado algo semelhante na estrada. Na época eu imaginei que essa oscilação na FC poderia ser: 1) aumento na área de resistência ao vento oq elevaria o esforço para manter a mesma velocidade; ou 2) fator cagaço... afinal eu ainda não tenho tanta habilidade de pedalar "sem as mãos, mãe!!".
Sim, recovery é isso mesmo. Uma fala que não lembro de quem é(acho que Coggan) que define bem a diferença do amador pro profissional é a de que o Amador não treina tão forte quanto é pra ser nem tão fraco quanto deveria, mais ou menos isso.elgleidson wrote:
obs.: estou achando Recovery do Coggan muito baixa! Quando eu saio de casa, de 34x17, nuns 20 km/h, meus batimentos ficam em 110 bpm, mais ou menos. Pra eu fazer um treino de Recovery do Coggan praticamente eu teria que passear ciclovia da beira-mar num final de tarde, sem vento. Do contrário eu já entraria em Endurance. É isso mesmo? Recovery é pra ser tão, tão fraquinho assim? Se realmente é isso, então nem vale a pena tirar a bike de casa, é preferível sair pra dar uma caminhada mesmo.
-
- Membro
Interessante. Vou fazer isso então. Tirar algum dia depois de um treino mais puxado (tipo 7x3 VO2max) pra fazer recovery. Acho que farei no rolo mesmo. Coloco algum seriado pra ver enquanto pedalo uns 30~40min nesta faixa.Landim wrote:Sim, recovery é isso mesmo. Uma fala que não lembro de quem é(acho que Coggan) que define bem a diferença do amador pro profissional é a de que o Amador não treina tão forte quanto é pra ser nem tão fraco quanto deveria, mais ou menos isso.
-
- Membro
Só pra compartilhar, segue meu primeiro treino de 2x20. Pro primeiro foi legal, mas já vi que preciso ajustar melhor algumas coisas:
- Entrei muito fraco no primeiro tiro, demorando muito pra entrar em LT. Deveria ter entrado mais forte, como no segundo.
- Por conta do primeiro, no segundo acabei fazendo mais forte, mas é o segundo que deveria ser mais fraco, se tivesse feito o primeiro direito.
- Fiquei preocupado em entrar forte demais e afogar antes do final e acabei não forçando suficiente, terminando o treino muito inteiro pro meu gosto
Foi isso que eu senti no final do treino: que aguentaria forçar mais. Mas pro primeiro acho que foi bom, mas no próximo vou fazer mais forte. Acho que baixando uma marcha, de 50x17 para 50x15, mas mantendo a cadência em torno de 95 rpm, é o suficiente pra isso.
Uma dúvida que fiquei é que se o 2x20 (ou 3x20 mais adiante) tem a idéia de aumentar o LT, eu não deveria trabalhar acima do meu LT (no meu caso, acima dos 163 bpm) para que se force uma adaptação do corpo? É que fiquei pensando o seguinte: se meu LT é 163 bpm, isso significa que eu consigo passar 1h direto nesta faixa sem torrar, então obviamente eu consigo fazer 20 min. Como estou fazendo séries (2 e mais adiante 3) de apenas 20 min (com "descanso" de 10 min entre elas), não tem muito sentido eu fazer essas séries dentro do meu LT atual. Não vou ganhar nada com isso, certo? (desculpem se é uma pergunta boba, mas não sou da área, então posso estar tentando aplicar alguma lógica que não faz sentido no mundo da fisiologia do exercício)
Gráfico do treino:

- Entrei muito fraco no primeiro tiro, demorando muito pra entrar em LT. Deveria ter entrado mais forte, como no segundo.
- Por conta do primeiro, no segundo acabei fazendo mais forte, mas é o segundo que deveria ser mais fraco, se tivesse feito o primeiro direito.
- Fiquei preocupado em entrar forte demais e afogar antes do final e acabei não forçando suficiente, terminando o treino muito inteiro pro meu gosto

Foi isso que eu senti no final do treino: que aguentaria forçar mais. Mas pro primeiro acho que foi bom, mas no próximo vou fazer mais forte. Acho que baixando uma marcha, de 50x17 para 50x15, mas mantendo a cadência em torno de 95 rpm, é o suficiente pra isso.
Uma dúvida que fiquei é que se o 2x20 (ou 3x20 mais adiante) tem a idéia de aumentar o LT, eu não deveria trabalhar acima do meu LT (no meu caso, acima dos 163 bpm) para que se force uma adaptação do corpo? É que fiquei pensando o seguinte: se meu LT é 163 bpm, isso significa que eu consigo passar 1h direto nesta faixa sem torrar, então obviamente eu consigo fazer 20 min. Como estou fazendo séries (2 e mais adiante 3) de apenas 20 min (com "descanso" de 10 min entre elas), não tem muito sentido eu fazer essas séries dentro do meu LT atual. Não vou ganhar nada com isso, certo? (desculpem se é uma pergunta boba, mas não sou da área, então posso estar tentando aplicar alguma lógica que não faz sentido no mundo da fisiologia do exercício)
Gráfico do treino:

-
- Membro
Gleidson, a ideia é fazer seu corpo se adaptar com a quantidade de ácido lático acumulado e conseguir limpar do organismo uma quantidade que te permita continuar fazendo força. A grosso modo seria isto, por isso que se roda em Z4 e não é um esforço tão intenso como o vo2max por exemplo.
Treinar por FC vai muito do feeling, com os treinos você vai acertando um pacing legal para atingir a intensidade certa. Tente seguir próximo ou um pouco abaixo do esforço feito no teste de LTHR.
Treinar por FC vai muito do feeling, com os treinos você vai acertando um pacing legal para atingir a intensidade certa. Tente seguir próximo ou um pouco abaixo do esforço feito no teste de LTHR.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
-
- Membro
Esse conceito do "consigo ficar nessa pontência/FC por 1h sem torrar" é uma coisa que eu particularmente não acredito muito. Qdo se faz o teste de LTHR eu consigo manter aquela FC por 30 min (como manda o protocolo) na melhor as hipóteses 40 min, mas por 1h deve ser osso! Isso descansado e bem aquecido. Ou tenta ficar 1h na LTHR depois de um longão de fim de semana... eu particularmente não acho possível. Quantas vezes depois de um treino mais longo eu torcia o cabo e por mais que eu estivesse forçando eu não conseguia mais atingir o limiar.
Oq o Marco disse é oq a maioria dos treinadores preconiza. O Friel tem uma expressão curiosa pra esses treinos no limiar: "Pedale alguns bpms abaixo do limiar e lembre-se de dizer ao seu corpo que vc ainda aerobiose", ou seja, acidez metabólica ainda não é alta o suficiente pra vc torrar. Concentre-se nisso, aprenda a respirar... O PAF diz mto "Vc tem oq vc treina". Se treinar acima do limiar, vai estar treinando outra coisa, mas não "esticando" o limiar.
Ademais, to gostando desse conceito de SST. Claro que não resolve tudo, mas pode ser um primeiro passo pros 2x20@Z4 que eu ainda to com "medo" de fazer hehe
Oq o Marco disse é oq a maioria dos treinadores preconiza. O Friel tem uma expressão curiosa pra esses treinos no limiar: "Pedale alguns bpms abaixo do limiar e lembre-se de dizer ao seu corpo que vc ainda aerobiose", ou seja, acidez metabólica ainda não é alta o suficiente pra vc torrar. Concentre-se nisso, aprenda a respirar... O PAF diz mto "Vc tem oq vc treina". Se treinar acima do limiar, vai estar treinando outra coisa, mas não "esticando" o limiar.
Ademais, to gostando desse conceito de SST. Claro que não resolve tudo, mas pode ser um primeiro passo pros 2x20@Z4 que eu ainda to com "medo" de fazer hehe
-
- Membro
Tiago, mas uma coisa bem diferente é manter a mesma potência de 30 por 1h e outra é manter a mesma HR! Manter a mesma potência é diferente e talvez seja justamente por isso que o FTP pega apenas 95% do que se consegue em 30 min para estimar para um esforço de 1h. Com a HR isso não acontece!tbortolotto wrote:Esse conceito do "consigo ficar nessa pontência/FC por 1h sem torrar" é uma coisa que eu particularmente não acredito muito. Qdo se faz o teste de LTHR eu consigo manter aquela FC por 30 min (como manda o protocolo) na melhor as hipóteses 40 min, mas por 1h deve ser osso! Isso descansado e bem aquecido. Ou tenta ficar 1h na LTHR depois de um longão de fim de semana... eu particularmente não acho possível. Quantas vezes depois de um treino mais longo eu torcia o cabo e por mais que eu estivesse forçando eu não conseguia mais atingir o limiar.
Como muitos já falaram, a HR é bem "vulnerável" a diversos fatores e tende a subir, então provavelmente se eu fizer o protocolo, só que fazendo 1h ao invés de 30, meu LHTR ou vai ficar acima do que eu consegui no teste de 30 min (se eu conseguir manter o mesmo esforço - leia-se esforço = potência - mas provavelmente aqui não conseguiria e iria torrar por causa do lactato) ou vai se manter no mesmo dos 30 min (porém o lactato vai me forçar a diminuir o ritmo, mas o HR não vai baixar). Acredito que por potência deva ser bem fácil de ver isso, já que "potência é potência", não importa se teu coração está indo pras alturas para manter a mesma potência.
Enfim, estou apenas no achismo, já que não sou da área de fisiologia e nem entendo muito disso tudo. To começando a aprender essas coisas agora. E no fundo, esses protocolos de teste são apenas aproximações para estimar "na rua" (ou no rolo) o que se consegue em laboratório com muito mais precisão medindo o lactato do sangue. Aí não tem erro, é lactato no sangue e ponto final. É o que tu atingiu (potência, principalmente, já que HR tem muitas variáveis que a afetam) antes de começar a acumular mais lactato no sangue do que teu corpo dá conta de "limpar".
Entendi Marco. Então acho que não vou baixar uma marcha não, só vou procurar fazer o primeiro como fiz meu segundo tiro, pra ficar mais tempo em L4, pois no primeiro demorou um pouco pra entrar em L4 (talvez por eu não ter dados uns tirinhos de 1 min durante o aquecimento e nem entrado muito forte com medo de torrar) e meu treino acabou com 34 min em L4, ao invéz dos 40 min que deveriam ser.marcoaleite wrote:Gleidson, a ideia é fazer seu corpo se adaptar com a quantidade de ácido lático acumulado e conseguir limpar do organismo uma quantidade que te permita continuar fazendo força. A grosso modo seria isto, por isso que se roda em Z4 e não é um esforço tão intenso como o vo2max por exemplo.
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Leonardo
Ontem fiz o meu segundo teste no rolo, essa vez pedalei uma hora, fiz com FC baixa, pois ainda estou me adaptando ao rolo e venho de dois pedais no sábado e no domingo. Percebi que no rolo é mais difícil fazer a FC subir, parece que eu faço mais força do que na estrada para a mesma FC, minhas pernas doem muito mais no rolo, deve ser por conta do esforço contínuo e sem variação. É assim mesmo?
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Sim, por via de regra, considere cada minuto no rolo 1km rodado na rua.
30 minutos no rolo = 30 km na rua
30 minutos no rolo = 30 km na rua
-
- Membro
Estas duas tabelas são bem orientadoras para vocês acertarem a intensidade do treino:

-
- Membro
Galera, mais dúvidas em relação ao rolo vs FC...
Aqui vai um 60'@Z2 que fiz agora a noite. Era oq dava pra fazer, pois o dia hj foi cansativo. Já li em algum lugar que treinos de endurance não deveriam ser feitos em rolo, mas não ia conseguir meter um intervalado em Tempo ou SweetSpot hj! Enfim, segue o link: http://www.strava.com/activities/205035662" target="_blank
Primeiro ponto: coloquei um calço na roda dianteira. Dá pra notar como agora a FC ficou mto mais estável que nas tentativas anteriores, oq por si só já é bom. No entanto, depois dos 20 primeiros minutos eu lembrei de uma coisa: nos treinos da galera no TrainerRoad, não é a FC que acompanha a potência diretamente e sim a velocidade. Na realidade, com a fadiga a tendência é até a FC subir ao final do intervalo. Então fiz o seguinte: observei que a 31 kmh (95 rpm) minha FC ficava na casa dos 130 bpm (início de Z2, tipo Z2.2). Resolvi focar em manter a velocidade constante (pra ser análogo a potência). Deste momento em diante eu percebi que a FC oscilou mto menos doq eu imaginava. Olhando os primeiros treinos percebi que eu tinha mta dificuldade de manter a velocidade constante, pois eu estava tentando controlar a FC mudando a carga (marcha). Qdo mantive o passo e não me importei tanto com a FC, ela ficou mais quietinha, dentro da zona sem dar aquelas escapadas violentas.
E aí galera, será q to viajando ou tem algum sentido aí?
Aqui vai um 60'@Z2 que fiz agora a noite. Era oq dava pra fazer, pois o dia hj foi cansativo. Já li em algum lugar que treinos de endurance não deveriam ser feitos em rolo, mas não ia conseguir meter um intervalado em Tempo ou SweetSpot hj! Enfim, segue o link: http://www.strava.com/activities/205035662" target="_blank
Primeiro ponto: coloquei um calço na roda dianteira. Dá pra notar como agora a FC ficou mto mais estável que nas tentativas anteriores, oq por si só já é bom. No entanto, depois dos 20 primeiros minutos eu lembrei de uma coisa: nos treinos da galera no TrainerRoad, não é a FC que acompanha a potência diretamente e sim a velocidade. Na realidade, com a fadiga a tendência é até a FC subir ao final do intervalo. Então fiz o seguinte: observei que a 31 kmh (95 rpm) minha FC ficava na casa dos 130 bpm (início de Z2, tipo Z2.2). Resolvi focar em manter a velocidade constante (pra ser análogo a potência). Deste momento em diante eu percebi que a FC oscilou mto menos doq eu imaginava. Olhando os primeiros treinos percebi que eu tinha mta dificuldade de manter a velocidade constante, pois eu estava tentando controlar a FC mudando a carga (marcha). Qdo mantive o passo e não me importei tanto com a FC, ela ficou mais quietinha, dentro da zona sem dar aquelas escapadas violentas.
E aí galera, será q to viajando ou tem algum sentido aí?
-
- Membro
Mudanças de ritmo tendem a elevar a FC.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld