Treinamento por Potência

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
marcoaleite
Membro

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

tbortolotto wrote:Nosso amigo Dowsett levando pela quinta vez o nacional de ITT da GBR e liberando a potência pra galera! 46 km, 55 min a 100% do FTP. Mto legal!!

https://www.strava.com/activities/618647917" target="_blank
Que lindeza de TT hein!! :wigo1 :wigo1
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

marcoaleite wrote:
samuelgouvea wrote:marcão, o seu amigo que vc salvou indicando as de prata... lembra como ele descrevia o problema no PT dele?
Segundo ele o PT não lia direito. E quando lia as baterias acabavam de forma muito rápida.
fiz o stomp test aqui e os valores de torque são muito baixos, baixos demais... o que é consistente com minhas baixas leituras de potência.

agora é esperar as baterias de óxido de prata chegarem pra testar com elas...

putz, como eu queria um adaptador pra funcionar com CR123a!
Image
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

PS: quando eu falo "baixos demais", eu quero dizer leitura de 35 ao invés de 86!
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Espera as baterias para o teste de minerva. Se não funcionar corretamente, possa estar com algum problema de calibração mesmo. Aí acho que só o Paulo pode dizer se há meio de calibrar sem enviar para a power tap.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Rico
Membro
Nome Verdadeiro:: Ricardo

Post by Rico »

Alguém aqui usa Vector? Sobre as baterias, essas paralelas seguram as pontas ou existe alguma indicação que seja melhor?
Troquei a original, após 3 meses, coloquei uma paralela, mas os números não sobem.
Comprei uma "rayovak", só que também é de lithium, cheguei na loja pedindo uma de prata, mas me disseram que não existe bateria modelo 2032 de prata. hahaha
Bruno Carvalho
Membro
Nome Verdadeiro:: Bruno

Post by Bruno Carvalho »

Uso o Vector 2S com bateria de R$3... Funciona normal...
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Essas CR2032 não tem de prata. rsrs Se a Garmin não especifica nenhuma, manda ver com a que estiver ao alcance.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

phpBB [media]

Deve ajudar algumas pessoas..
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Video legal Monja! Esses videos da GCN são sempre bons de se ver. ;)
Rico
Membro

Post by Rico »

Fala pessoal,

Uma questão:
Qual a opinião de vocês sobre usar dados obtidos em trechos de subida como referência?!
Acredito que as subidas superestimam os dados.
Eu ainda não tive a oportunidade de testar algum CP em um rolo ou velódromo, mas acredito que meus dados no rolo ou velódromo ficam inferiores aos obtidos em subida.
Por exemplo, testei meu FTP em um trecho que começa subindo e depois é falso plano.
Primeiro trecho em subida são 4km com aprox. 3% de inclinação média, ela é relativamente constante, e sou capaz de afirmar que só consegui os tais 300epouco, devido a essa subida!
Inclusive estou passando por apuros nos últimos dias, não consigo colocar as pernas para funcionar dentro das novas zonas.
Quando comentei sobre a bateria do vector, que inclusive eu já troquei, cheguei a conclusão de que estava era sem perna mesmo, por isso os números não subiram.
Acho que exagerei na intensidade durante minha "base", estou pagando a conta, tem duas semanas que estou sem ritmo.
Estou a 4 semanas da minha prova alvo, não queria estar descansando, mas acredito ser necessário.
Amanhã tentarei voltar a rotina.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Eu não acho que o termo apropriado seja "superestimar", mas sem dúvida despejar potência em subida e em plano é diferente. São posições diferentes e, por isso, outros grupos musculares, fatores de inércia, cadência (que dependendo da inclinação tende a ser menor em subida)... enfim é diferente. Por isso aquele conceito de que "watts são watts não importa onde" não é bem assim não. Pense que mtos Pros usam motopacing pra treinar pq Xw no vácuo não tem a mesma dinâmica que Xw de cara pro vento. É outro grau de velocidade é outro comportamento em rolling hills...

Mas eu acho o seguinte na realidade: acho que a gente não coloca a mesma potência da subida no plano pela falta de controle do pacing. Pow, imagina a dificuldade de fazer 300w numa subida longa e de pouca variação (na inclinação) subindo a 14 kmh e pensa no mesmo a 40 kmh no plano. 5 min numa subida pode cobrir 1.5-2.0 km enquanto no plano o negócio dobra... triplica... quadruplica. Aumentando a distância a possibilidade de se ter mais variáveis aumenta. O VI tbm é mais difícil de acertar no plano q na subida (pra mim, pelo menos).

Enfim, acho que pra referência e estimativa de FTP acho (cada dia mais) que se deve aferir e VALIDAR o número calculado. Se vc estiver bem descansado e ainda assim estiver longe de se "sentir em LT" qdo estiver rodando no FTP, acho que seria bom reavaliar esse teste. Vc treina com FC? Se sim, como fica o FTP em função do LTHR? Isso pode ajudar na interpretação dos valores, pq LTHR não muda tanto de um teste pra outro. Eu ultimamente estou dando bastante valor à RPE. Fiquei mto obcecado pelos números e to tentando retornar às origens e LT é uma zona relativamente fácil de "sentir onde é".
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Na subida temos uma certa facilidade de aplicar mais potência. Por isso é interessante analisar a cadência usada também, pois colocar 300 W a 90 rpm é uma coisa e 300 W a 70 rpm é bem diferente. Eu acho interessante ter este tipo de analise para não balizar um resultado duvidoso.
Pegue o valor do teste de 20 min e reduza 10% e veja como você se sente Rico. Você chegou a fazer uma semana regenerativa depois da base ou está emendando tudo?
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

sobre FTP em subida
https://soundcloud.com/trainerroad/ask- ... ad-podcast" target="_blank
ouçam esse EXCELENTE podcast (em inglês), no minuto 5 tem uma pergunta exatamente sobre isso..
Rico
Membro

Post by Rico »

hehe
Complicado...mas muitas coisas começaram a fazer sentido!
Não comentei, mas o trecho que fiz o teste é 10' subindo (3%) e 10' no falso plano (sudida/descida). Os primeiros 10' passei para 340W e a média final ficou em 335W. VI deu 1... Média e NP ficaram iguais!
Não uso FC.
Não fiz uma semana inteira regenerativa, pq teve corrida nesse período. Vou usar 0.9 do teste. 301 W para o ftp! Tá lindo, considerando 280W de março!
Mas é isso, menos mimimi e vamos treinar.
Voltei hj com um 4x6' @ 105%.
Não consegui fazer a 105%, sendo que na semana passada eu consegui, foi no mesmo trecho...
Fiz 2 em subida (mesmo trecho da semana passada) e 2 no "plano" (sobe e desce). Muito foda, porque quando sobe os Ws sobem muito e quando desce os Ws despencam. Os intervalos ficaram em 326/320/318/313...

Treino da semana passada: https://www.strava.com/activities/616064808" target="_blank
CTL/ATL/TSB 60/69/-9
Treino de hoje: https://www.strava.com/activities/623426386" target="_blank
CTL/ATL/TSB 57/51/6

Depois que atualizei o ftp o ATL despencou!hehe

Sobre o podcast, só fui capaz de entender a pergunta, hahaha, amanhã um amigo vai traduzir!
tschroder
Membro
Nome Verdadeiro:: Tiago

Post by tschroder »

Rico, você atualiza o FTP com efeito retroativo?
Toda fez que meu FTP muda eu literalmente me fodo tentando fazer Z5.... Vai saber. E toda vez que essa merda cabalística do ciclismo fica mais palatável, é porque o FTP subiu... Aliás, tem tempos que ela está fodástica...
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

ftmonjardim wrote:sobre FTP em subida
https://soundcloud.com/trainerroad/ask- ... ad-podcast" target="_blank
ouçam esse EXCELENTE podcast (em inglês), no minuto 5 tem uma pergunta exatamente sobre isso..
Achei interessante oq ouvi sobre a comparação entre indoor e hills. Basicamente eu só testo FTP no rolo e to querendo replicar em subidas :D
Rico
Membro

Post by Rico »

tschroder wrote:Rico, você atualiza o FTP com efeito retroativo?
Toda fez que meu FTP muda eu literalmente me fodo tentando fazer Z5.... Vai saber. E toda vez que essa merda cabalística do ciclismo fica mais palatável, é porque o FTP subiu... Aliás, tem tempos que ela está fodástica...
Fala amigão,

Eu acompanho essas informações apenas pelo strava (talvez esteja na hora de migrar para algo mais "completo") e eu apenas atualizei meu FTP.
Acredito que o strava faça um recálculo retroativo pq todo o gráfico foi alterado...o CTL caiu de 70 para 60 assim que atualizei!

Sobre o podcast, pedi um amigo para traduzir aqui, muito interessante, um dos caras fala exatamente sobre as condições que fiz meu teste (10' subindo e 10' plano). Disse que deve ser feito ou tudo em subida ou no plano.
Aqui em Brasília não tem subida de 20' (ufa) e a turma costuma fazer em um subida que dá aproximadamente 15'-18', sendo assim, das próximas vezes tentarei fazer no rolo e por agora vou trabalhar com 300W!
E a verdade é uma só, não existe verdade absoluta. O importante mesmo é ir brincando e conhecendo seu corpo a cada dia.

Sober a TT, esse fds termino o projeto, já até lixei o quadro e peças.
Consegui outro vector, coroas e pé de vela Q-rings (175/ 54/39), frente PRO, roda disco emprestada e dianteira 404!
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Pô cara, estava bonito o quadro, eu não teria pintado ele não! kkkk Ficou uma boa configuração, coroa 54 ou 55 lá pode fazer a diferença se for bem plano mesmo. Eu vou, mais para frente quando a $$ melhorar, olhar com carinho algum Vector. Aí me permite usar uma disc atrás também, além de reduzir o peso da roda de 80, monto com um cubinho DA e sucesso.

Depois de completar a segunda semana de retorno, já venho sentindo as pernas melhores. Sabadão fiz 33 km de TT e ontem eu estava até que bem inteiro, aguentei bastante pancada (e dei também). Agora é maneirar, TSB de hoje foi lá para -30! hahaha O CP calculado pelo GC a subir novamente já começou! :D
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Eu costumo usar o CP auto do GC somente com os dados dos últimos 2-3 meses, para ficar mais factível com meu atual estado de desempenho.
Vcs fazem o mesmo?
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

tbortolotto wrote:Eu costumo usar o CP auto do GC somente com os dados dos últimos 2-3 meses, para ficar mais factível com meu atual estado de desempenho.
Vcs fazem o mesmo?
O meu fica default 28 dias. Como fiquei um período treinando intervalos curtos + um tempo parado, caiu lá no pé neste período.
binho
Membro
Nome Verdadeiro:: Fabio

Post by binho »

Galera, to executando o seguinte plano.

Pretendo fazer viagens pra pedalar em montanha (thx cosmos pela geologia soteropolitana) algumas vezes por ano.
Para tanto, to providenciando um pdv compacto + cassette maior.
Considerando, ainda, que até eu conseguir atingir pelo menos 4w/kg de ftp eu devo focar em provas de longa distancia de tri, minha pergunta é:

Qual opinião de vcs em usar pdv compacto numa bike de TT se o objetivo é manter zonas "confortáveis" por períodos mais longos?
Eu sei que o Kevin Metcalfe (aquele coroa sinistro que algumas pessoas daqui seguem) usa compacto na TT dele.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

binho wrote:Galera, to executando o seguinte plano.

Pretendo fazer viagens pra pedalar em montanha (thx cosmos pela geologia soteropolitana) algumas vezes por ano.
Para tanto, to providenciando um pdv compacto + cassette maior.
Considerando, ainda, que até eu conseguir atingir pelo menos 4w/kg de ftp eu devo focar em provas de longa distancia de tri, minha pergunta é:

Qual opinião de vcs em usar pdv compacto numa bike de TT se o objetivo é manter zonas "confortáveis" por períodos mais longos?
Eu sei que o Kevin Metcalfe (aquele coroa sinistro que algumas pessoas daqui seguem) usa compacto na TT dele.
vamos para Bogotá em Outubro?
binho
Membro
Nome Verdadeiro:: Fabio

Post by binho »

Hahahaha.
Dá carona no voo?

Uma coisa que esqueci de falar. A bike tá no rolo direto durante a semana.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Binho, se forem percursos planos no tri, não tem necessidade de usar um compacto. Quem usa, usa também com braço curto para mais focar em uma alta cadência na bike no tri. Eu continuaria com o normal, varie o cassete se houver alguma necessidade. Quando for fazer as paradas nas montanhas, aí manda o compacto na bike de estrada. O interessante é manter o mesmo comprimento de braço para ambas pensando no quesito adaptação.
Landim
Membro
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Post by Landim »

Ok, quase um ano parado ta na hora de voltar da aposentadoria. A garmin Canada me enviou upgrade vector 1 pro vector 2 de grátis, mas ainda não testei pra ver se tira do prego. De qualquer forma tenho o PT tb.

Vou ver em quanto tempo volto a ter um ftp aceitável saindo do zero.
Image
AndréLuiz
Membro

Post by AndréLuiz »

Landim wrote:Ok, quase um ano parado ta na hora de voltar da aposentadoria. A garmin Canada me enviou upgrade vector 1 pro vector 2 de grátis, mas ainda não testei pra ver se tira do prego. De qualquer forma tenho o PT tb.

de gratis???? tb quero kkkkk
Keeepz
Membro
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira

Post by Keeepz »

Eu sou um cara estranho, super estranho. Tava sem tempo pra postar aqui, apesar que aconteceu tem algumas semanas..

Não tava mantendo regularidade, mas voltei mesmo assim tem umas duas semanas.
Meu melhor best20' da história era 290w.

Fiz um teste de FTP, e assumi 260w como FTP.
Estava muito dificil manter esses 260w, muito mesmo.
Então comecei a mirar mais baixo, intervalos de 250w, e mesmo assim ainda era dificil.
Aí num belo dia 24/06, não treinei pela manhã, fui treinar a noite, com um grupo de amigos, mesmo vindo de 3 treinos seguidos,...peguei a ponta e comecei a puxar sozinho.

AÍ COMEÇA A PALHAÇADA

12min @275w, me sentindo muito bem...mas furaram o pneu, tive q parar.
retomei com mais 12min @278w, e então fui pra roda pra dar uma descansada até o retorno (10min )
E voltei a puxar na volta: 20min @287watts....WHAT?

Como assim? Eu tava morrendo nos dias anteriores pra 260w, eu CONTINUO morrendo pra 260w, as vezes n aguento nem 10min com 260w.
E um dia, do nada, eu quase bato meu PB pra 20min, após ja ter feito 2x12min @275w????
Motivação por estar num grupo que tem uns caras bons e tava com a cabeça pra sofrer? Admito que vou mal das pernas e mente....principalmente a mente.

Mas continuo morrendo pra rodar com 260w....que fase :vos2

Landim wrote:Ok, quase um ano parado ta na hora de voltar da aposentadoria. A garmin Canada me enviou upgrade vector 1 pro vector 2 de grátis, mas ainda não testei pra ver se tira do prego. De qualquer forma tenho o PT tb.

Boa man, quem sabe faço um pedal com você.
Até hoje nunca treinamos juntos :liz1
Landim
Membro
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Post by Landim »

Fala mah, vamos sim, pelo andar da carruagem daqui a uns 2 meses pelo menos.

Esses treinos foram todos nas mesmas condições? Horário e etc? Eu particularmente sempre consegui gerar mais potencia nos treinos da noite.
Image
Keeepz
Membro
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira

Post by Keeepz »

Landim wrote:Fala mah, vamos sim, pelo andar da carruagem daqui a uns 2 meses pelo menos.

Esses treinos foram todos nas mesmas condições? Horário e etc? Eu particularmente sempre consegui gerar mais potencia nos treinos da noite.

Não, só mudou o horário, que foi a noite, e provavelmente a motivação.
Também to achando que a noite sou muito melhor..uma pena hahaha
Se fiz isso, provavelmente as pernas podem estar aí, mas por algum motivo, como cansaço mental e algumas noites mal dormidas toda semana, tem me tirado esses watts constantemente.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Cabeça Keepz... Passei meio de Maio e começo de Junho na pinguela, não conseguia concentrar e colocar potência em condições que no começo de Maio colocava com facilidade. Aí pega um grupo que está forte, te motiva, aí você anda!

Terça retrasada fui fazer um treino bunda, 4x10 Z4 e não conseguia. Chutei o balde e abandonei. Na quarta fui no rachão aqui e mói o pau com os elites! Simples assim! hahaha
Post Reply