Vamos falar de segmento (strava)
Re: Vamos falar de segmento (strava)
Tive. Teve um fdp que deu flag em vários de meus treinos, pra me sacanear. Você pode resolver.
Flag no treino ou no segmento? Se foi no segmento, foi porque ele foi considerado por alguém como perigoso. Não, não é automático.
Flag no treino ou no segmento? Se foi no segmento, foi porque ele foi considerado por alguém como perigoso. Não, não é automático.
دفاعا عن فلسطين
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Depois que vi que foi no treino inteiro, já mandei para analise do 'suporte'... vamos ver.romanetto wrote:Tive. Teve um fdp que deu flag em vários de meus treinos, pra me sacanear. Você pode resolver.
E depois, com calma, fui no velowier e vi que tem um monte de segmentos marcados como 'perigosos', tem como entrar lá e reclamar? Pq isto é muito relativo...
Bruno Carlo
Meu Strava
Meu Strava
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Leonardo
Pelo que sei mesmo os segmentos com flag você consegue visualizar o ranking, mas tem que clicar em um aviso que informa que o segmento é classificado como perigoso. Nesse caso, flag em segmento não diz muita coisa.brunocarlo wrote:Depois que vi que foi no treino inteiro, já mandei para analise do 'suporte'... vamos ver.romanetto wrote:Tive. Teve um fdp que deu flag em vários de meus treinos, pra me sacanear. Você pode resolver.
E depois, com calma, fui no velowier e vi que tem um monte de segmentos marcados como 'perigosos', tem como entrar lá e reclamar? Pq isto é muito relativo...
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Flag no treino é só ir até a resolução dele e dizer que é um treino legal, dentre as opções.
Eu acho que flag no segmento, já elvis. Mas eu não sei... exatamente.
دفاعا عن فلسطين
-
- Membro
romanetto wrote:Flag no treino é só ir até a resolução dele e dizer que é um treino legal, dentre as opções.

Show de bola, valeu mesmo.
Bruno Carlo
Meu Strava
Meu Strava
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Magnus
Galera, tenho duas dúvidas que podem estar relacionadas;
1ª Meu GPS é Bryton. Ele tem barômetro e quando jogo o treino no site da Bryton o ganho de elevação fica paticamente igual ao do Eduardo, que usa Garmin. Acontece que o Strava ignora o fato dele ter barômetro e coloca uma altimetria diferente, superdimensionada, mas diferente também de quem usa o app pelo celular. É tipo Garmin marcando 1.000, o meu 1.500 e o app 3.000... Qual o critério que o Strava usa? Eu sei que se não for Garmin, ele ignora os dados do gpx, mas por que o meu fica diferente de quem usa o app?
2ª Não sei se essa questão está ligada a 1ª. Para estimar a potência média, o Strava leva em consideração a altimetria? Digo isso porque o Strava não usa a altimetria no meu GPS, ela fica sempre maior que o real, e pensando nisso fiz o upload de um treino para o RideWithGPS e comparei. O RideWithGPS aceita a altimetria do meu GPS, ou seja, o ganho de altitude fica bem diferente do Strava, no entanto a potência estimada fica praticamente idêntica... o que o Strava leva em consideração para estimar a potência?
1ª Meu GPS é Bryton. Ele tem barômetro e quando jogo o treino no site da Bryton o ganho de elevação fica paticamente igual ao do Eduardo, que usa Garmin. Acontece que o Strava ignora o fato dele ter barômetro e coloca uma altimetria diferente, superdimensionada, mas diferente também de quem usa o app pelo celular. É tipo Garmin marcando 1.000, o meu 1.500 e o app 3.000... Qual o critério que o Strava usa? Eu sei que se não for Garmin, ele ignora os dados do gpx, mas por que o meu fica diferente de quem usa o app?
2ª Não sei se essa questão está ligada a 1ª. Para estimar a potência média, o Strava leva em consideração a altimetria? Digo isso porque o Strava não usa a altimetria no meu GPS, ela fica sempre maior que o real, e pensando nisso fiz o upload de um treino para o RideWithGPS e comparei. O RideWithGPS aceita a altimetria do meu GPS, ou seja, o ganho de altitude fica bem diferente do Strava, no entanto a potência estimada fica praticamente idêntica... o que o Strava leva em consideração para estimar a potência?
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Gleidson
https://strava.zendesk.com/entries/2096 ... r-activity" target="_blankMagnus wrote:Galera, tenho duas dúvidas que podem estar relacionadas;
https://strava.zendesk.com/entries/2095 ... your-rides" target="_blankMagnus wrote: 2ª Não sei se essa questão está ligada a 1ª. Para estimar a potência média, o Strava leva em consideração a altimetria? Digo isso porque o Strava não usa a altimetria no meu GPS, ela fica sempre maior que o real, e pensando nisso fiz o upload de um treino para o RideWithGPS e comparei. O RideWithGPS aceita a altimetria do meu GPS, ou seja, o ganho de altitude fica bem diferente do Strava, no entanto a potência estimada fica praticamente idêntica... o que o Strava leva em consideração para estimar a potência?
https://strava.zendesk.com/entries/2095 ... lculations" target="_blank
-
- Membro
Elgleidson, valeu pela ajuda, mas os link não explicam exatamente as minhas dúvidas.
Em relação a questão 1, o link explica que para aparelhos que não possuem dados barométricos "confiáveis", o Strava faz a correção de acordo com uma tabela. Ok, mas a minha dúvida é por que os meus dados ficam tão diferentes das duas opções. Por exemplo, no Audax Queluz eu comparei o meu registro no Strava com duas outras pessoas, uma usando Garmin e outra um celular:
Garmin = 2.864
Meu Bryton = 4.821
Celular = 5.867
Ou seja, o meu registro ficou quase 70% acima de uma medição feita por Garmin e mais de 20% abaixo da medição feita por celular, nem um nem outro. Essa diferença em relação as medições feitas pelo celular já passou de 30% em outras ocasiões.
Já em relação a questão 2, a minha dúvida é por que a estimativa de potência fica tão próxima a feita pelo RideWithGPS mesmo as altimetrias estando tão diferentes. Por exemplo, fiz outro dia um pedal de uns 140km e os dados foram os seguintes:
Pelo Strava:
elevação = 1.878
potência estimada = 226
Pelo RWGPS:
elevação = 1.184
potência estimada = 231
A diferença de elevação é de 58% a mais para o Strava, mas a potência fica praticamente igual, cerca de 2% só de diferença. Com o Strava superestimando a elevação, não era para superestimar também a potência?
Em relação a questão 1, o link explica que para aparelhos que não possuem dados barométricos "confiáveis", o Strava faz a correção de acordo com uma tabela. Ok, mas a minha dúvida é por que os meus dados ficam tão diferentes das duas opções. Por exemplo, no Audax Queluz eu comparei o meu registro no Strava com duas outras pessoas, uma usando Garmin e outra um celular:
Garmin = 2.864
Meu Bryton = 4.821
Celular = 5.867
Ou seja, o meu registro ficou quase 70% acima de uma medição feita por Garmin e mais de 20% abaixo da medição feita por celular, nem um nem outro. Essa diferença em relação as medições feitas pelo celular já passou de 30% em outras ocasiões.
Já em relação a questão 2, a minha dúvida é por que a estimativa de potência fica tão próxima a feita pelo RideWithGPS mesmo as altimetrias estando tão diferentes. Por exemplo, fiz outro dia um pedal de uns 140km e os dados foram os seguintes:
Pelo Strava:
elevação = 1.878
potência estimada = 226
Pelo RWGPS:
elevação = 1.184
potência estimada = 231
A diferença de elevação é de 58% a mais para o Strava, mas a potência fica praticamente igual, cerca de 2% só de diferença. Com o Strava superestimando a elevação, não era para superestimar também a potência?
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
-
- Membro
O strava está muito louco mesmo com estas questões de elevação... veja só, hoje, um colega aqui do trabalho e eu viemos pelo mesmo caminho, ele anda um pouco mais por morar mais distante, mas o ponto é, passamos pela mesma serra, geralmente o strava me dá 520m de ganho de elevação, ok, mas hoje, somente 480m, e pro meu colega, calculo 599m?? Ok, pode-se pensar, há, eles usam aparelhos diferentes, mas não, nós dois usamos o gamin edge 500, seja o registro no strava:
Minha: http://www.strava.com/activities/213450961" target="_blank
Do colega: http://www.strava.com/activities/213438358" target="_blank
E outra que acho mais estranho ainda... hoje ele marcou 480m, mas na terça, que vim pelo mesmo caminho, ele marcou 501m... eu disse mesmo caminho... vai entender, segue o registro no strava:
http://www.strava.com/activities/212664850" target="_blank
Minha: http://www.strava.com/activities/213450961" target="_blank
Do colega: http://www.strava.com/activities/213438358" target="_blank
E outra que acho mais estranho ainda... hoje ele marcou 480m, mas na terça, que vim pelo mesmo caminho, ele marcou 501m... eu disse mesmo caminho... vai entender, segue o registro no strava:
http://www.strava.com/activities/212664850" target="_blank
Bruno Carlo
Meu Strava
Meu Strava
-
- Membro
Ps.: tô pensando em voltar a usar o celular para gravar no strava... pq com o celular não havia esta 'disparidade'.
Bruno Carlo
Meu Strava
Meu Strava
Pára. Não existe nada melhor que o Garmin para isso. Essa disparidade é mínima e não é nada significante no final do treino.
دفاعا عن فلسطين
-
- Membro
Até concordo, mas a disparidade está entre ele e ele mesmo mata na confiabilidade, vejo com o do meu colega, a disparidade era de 10m, mas vezes, isto para o celular, o meu garmin está dado em média de 50m.. isto é estranho.romanetto wrote:Pára. Não existe nada melhor que o Garmin para isso. Essa disparidade é mínima e não é nada significante no final do treino.
Tb pode ser tb meu 'procedimento' para carregar as atividades, como tenho feito, carrego no garmin connection, ativo o tal da correção de elevação, dai o strava puxa as atividades automaticamente, depois ativo no strava o tal da correção tb. Será que é estas 'correções' que há problema? Alguém sabe como faço pra deixar esta correção automaticamente marcada para ser feita, é um saco ter que fazer isto toda vez...
valeu
Bruno Carlo
Meu Strava
Meu Strava
Eu não corrijo nada, do jeito que "upa" pro connection e o strava puxa fica.
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
-
- Membro
Gili wrote:Eu não corrijo nada, do jeito que "upa" pro connection e o strava puxa fica.
Pois é Gili, a questão da correção, pelo que já notei, funciona pelo seguinte, quando vc upa, somente, o ganho de elevação que ele apresenta é algo como a maior elevação que vc atingiu, não o ganho total, explico, imagine numa estrada em que a elevação não passe de 10m, mas tem, vamos supor 10 'lombadas' com esta elevação, o famoso tobogã, dai sei ganho total de elevação será de 100m, mas se vc somente upar a atividade, o garmin vai marcar que vc somente 'escalou' 10m, é o que tenho percebido.
Bruno Carlo
Meu Strava
Meu Strava
Po xará, me desculpa, vcs tão certos de querer dados precisos, eu que depois de muita luta estou conseguindo pedalar com frequencia que cago pra essas coisas kkkk elevação, potencia, bla bla bla kkkkk
daqui há um tempo eh provavel que me interesse, mas agora é pedal sem o menor compromisso com essas marcações.
espero que consiga chegar num acerto que te traga dados confiáveis.
abraçao
daqui há um tempo eh provavel que me interesse, mas agora é pedal sem o menor compromisso com essas marcações.
espero que consiga chegar num acerto que te traga dados confiáveis.
abraçao
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
-
- Membro
Se os dados não são pegos pelo barômetro são pegos pelos dados de GPS.
Dados de GPS tem erro de posição. Se você estiver em uma estrada e o GPS marcar sua posição 2m para o lado e tiver um barranco ali, sua elevação vai ficar comprometida.
A diferença do celular para o Bryton talvez seja pela resposta do aparelho. O Bryton pode dar respostas mais rápidas, mais precisas que o celular.
A diferença entre aparelhos Garmin será que não é da versão do firmware?
Vocês colocam uma elevação inicial do ponto de partida?
Atenção, se você mora em apartamento ou você calibra na rua ou faz em casa mas desconta a altura do local onde está. Não vá pegar a elevação da rua e definir esse valor 10 andares para cima. É uma diferença pequena até, mas não custa descontar.
Sites de traçar rotas não são confiáveis. Procurem alguma outra forma de calibrar, placas na estrada por exemplo são precisas.
O Google Earth também é bom, mas não pegue um ponto muito complicado, uma estrada estreita no meio de dois barrancos por exemplo.
O meu em Campos deu 10 m de diferença na elevação em relação a um placa que tinha na estrada e eu nem cheguei a recalibrar a elevação inicial lá. Fica configurado o valor da elevação da minha casa. Também dou uma verificada no Jaraguá, que eu sei que tem 300m de desnível, então em uma subida tem que dar isso também, e da.
Para fazer essa calibragem nas subidas peguem subidas longas para ter mais precisão.
Outra forma de fazer uma verificação é olhar a elevação quando sai do pedal e quando volta. Como voltou para o mesmo lugar a elevação tem que ser a mesma. Geralmente da um pequeno erro, coisa de 5%.
Dados de GPS tem erro de posição. Se você estiver em uma estrada e o GPS marcar sua posição 2m para o lado e tiver um barranco ali, sua elevação vai ficar comprometida.
A diferença do celular para o Bryton talvez seja pela resposta do aparelho. O Bryton pode dar respostas mais rápidas, mais precisas que o celular.
A diferença entre aparelhos Garmin será que não é da versão do firmware?
Vocês colocam uma elevação inicial do ponto de partida?
Atenção, se você mora em apartamento ou você calibra na rua ou faz em casa mas desconta a altura do local onde está. Não vá pegar a elevação da rua e definir esse valor 10 andares para cima. É uma diferença pequena até, mas não custa descontar.
Sites de traçar rotas não são confiáveis. Procurem alguma outra forma de calibrar, placas na estrada por exemplo são precisas.
O Google Earth também é bom, mas não pegue um ponto muito complicado, uma estrada estreita no meio de dois barrancos por exemplo.
O meu em Campos deu 10 m de diferença na elevação em relação a um placa que tinha na estrada e eu nem cheguei a recalibrar a elevação inicial lá. Fica configurado o valor da elevação da minha casa. Também dou uma verificada no Jaraguá, que eu sei que tem 300m de desnível, então em uma subida tem que dar isso também, e da.
Para fazer essa calibragem nas subidas peguem subidas longas para ter mais precisão.
Outra forma de fazer uma verificação é olhar a elevação quando sai do pedal e quando volta. Como voltou para o mesmo lugar a elevação tem que ser a mesma. Geralmente da um pequeno erro, coisa de 5%.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
-
- Membro
Marcelo,
Verificando aqui, rapidamente, parece que a diferença está mais no acumulo da elevação, pq eu olhei rapidamente aqui a maior elevação, que é o topo da serra, e deu 344m, isto nas 3 atividades que verifiquei, então não parece que seja a calibração.
Só pra constar que eu só inicio a atividade quando eu pega a bike pra andar mesmo, ou seja, no patio do condominio, ou no estacionamento onde a deixo... então qq coisa ali registrada é a vera mesmo... pq eu estava lá andando nela.
Verificando aqui, rapidamente, parece que a diferença está mais no acumulo da elevação, pq eu olhei rapidamente aqui a maior elevação, que é o topo da serra, e deu 344m, isto nas 3 atividades que verifiquei, então não parece que seja a calibração.
Só pra constar que eu só inicio a atividade quando eu pega a bike pra andar mesmo, ou seja, no patio do condominio, ou no estacionamento onde a deixo... então qq coisa ali registrada é a vera mesmo... pq eu estava lá andando nela.
Bruno Carlo
Meu Strava
Meu Strava
-
- Membro
A elevação inicial do Garmin bate com a elevação real do local de saída?
Não sei exatamente como é feita a medição, mas talvez por considerar as pressões se você estiver em São Paulo a 700m do nível do mar e configurar 0m no Garmin é possível que de algum erro no desnível acumulado.
Não sei exatamente como é feita a medição, mas talvez por considerar as pressões se você estiver em São Paulo a 700m do nível do mar e configurar 0m no Garmin é possível que de algum erro no desnível acumulado.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Leonardo
Fala Bruno, esse seu pensamente não está correto, o garmin marca pelo barômetro, e ele marca o ganho de elevação sim, o problema é que se você comparar com a elevação que o strava da pelo celular vai dar muita diferença mesmo, pois a altimetria do strava é muito bugada. Eu uso o garmim, veja esse exemplo do meu pedal de ontem, deu 306 mts de altitude acumulada, porém o lugar mais alto que passei foi com 85mts acima do nível do mar, ou seja os 306 mts foram a somatória das subidas que fiz.brunocarlo wrote:Gili wrote:Eu não corrijo nada, do jeito que "upa" pro connection e o strava puxa fica.
Pois é Gili, a questão da correção, pelo que já notei, funciona pelo seguinte, quando vc upa, somente, o ganho de elevação que ele apresenta é algo como a maior elevação que vc atingiu, não o ganho total, explico, imagine numa estrada em que a elevação não passe de 10m, mas tem, vamos supor 10 'lombadas' com esta elevação, o famoso tobogã, dai sei ganho total de elevação será de 100m, mas se vc somente upar a atividade, o garmin vai marcar que vc somente 'escalou' 10m, é o que tenho percebido.
Existem uma estrava aqui que se você fizer um circuito nela de 15km e der duas voltas, ou seja 30km vai dar no celular mais de 900 mts, sendo que no no garmin não vai passar dos 200.
Last edited by Leo Miau on Tue 25 Aug 2015 11:06, edited 1 time in total.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
-
- Membro
Marino, vc está falando que o traçado do Bryton pode ser diferente (mais preciso) que o do celular e que por isso o Strava coloque ganhos diferentes para os dois? Pode ser, eu deixo o meu configurado para maior precisão, já que a bateria dura uma eternidade e não preciso me preocupar em economizá-la...
Agora, me aprofundando mais um pouco, alguém pode colocar aqui o texto de uma arquivo gpx criado por um Garmin? Vou tentar editar o arquivo que o Bryton gera para enganar o Strava dizendo que ele foi criado por um Garmin, assim ele usa os dados barométricos. Se der certo faço um programinha para converter os dados e pronto, acabam-se meus problemas, hehe...
Agora, me aprofundando mais um pouco, alguém pode colocar aqui o texto de uma arquivo gpx criado por um Garmin? Vou tentar editar o arquivo que o Bryton gera para enganar o Strava dizendo que ele foi criado por um Garmin, assim ele usa os dados barométricos. Se der certo faço um programinha para converter os dados e pronto, acabam-se meus problemas, hehe...
-
- Membro
Me manda seu email por MP que te passo um exemplo de um arquivo tcx e um gpx da mesma atividade, assim vc pode ver melhor.Magnus wrote:Marino, vc está falando que o traçado do Bryton pode ser diferente (mais preciso) que o do celular e que por isso o Strava coloque ganhos diferentes para os dois? Pode ser, eu deixo o meu configurado para maior precisão, já que a bateria dura uma eternidade e não preciso me preocupar em economizá-la...
Bruno Carlo
Meu Strava
Meu Strava
-
- Membro
Isso, celular da um erro enorme na elevação. É de se esperar que o Bryton seja mais preciso, porque foi feito exclusivamente para isso.Magnus wrote:Marino, vc está falando que o traçado do Bryton pode ser diferente (mais preciso) que o do celular e que por isso o Strava coloque ganhos diferentes para os dois? Pode ser, eu deixo o meu configurado para maior precisão, já que a bateria dura uma eternidade e não preciso me preocupar em economizá-la...
Se você pegar um arquivo gpx/tcx do Garmin talvez o Strava faça a mesma coisa que com outros aparelhos. Porque quando você carrega os dados direto do Garmin ele le o arquivo .fit.
Vi agora que o Strava rouba no Garmin também.
Eu uso um outro programa para análise dos treinos e esse pega os dados iguais ao visualizado no Garmin e as vezes (tem treino que não) da diferença para o Strava (sempre o Strava marca a mais).
Então, esquece o Strava, use um outro programa se quiser os dados reais. E faça uma verificação do tipo dessas que falei aí para cima.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
-
- Membro
Aí complicou minha vida mesmo. Vou continuar usando o RIDEWITHGPS. O bryton tem site tipo o da Garmin, mas não faz a estimativa de potência.
Tá foda, é o Strava como rede social e pelos segmentos, o GC para análise de Stress, o RWGPS pra criar rota, altimetria e estimativa de potência...
Tá foda, é o Strava como rede social e pelos segmentos, o GC para análise de Stress, o RWGPS pra criar rota, altimetria e estimativa de potência...
-
- Membro
Vou fazer uma propaganda de novo do Sport Tracks.
Nele você pode ter:
1. Um lugar bom para guardar e analisar todas as informações (reais) de treino.
2. Estimativa de potência no rolo como o TrainerRoad, só não tem o treino em si, tem que fazer por sua conta.
3. Estimativa de potência na estrada. No plano passa longe do real, mas na subida dizem que fica próximo da realidade. Até aí, qualquer estimador vai ter imprecisão.
4. Análise de Stress.
Veja, você está usando um estimador de potência e deixando de lado dados reais.
Eu uso o Strava e o ST "diariamente". O MapmyRide para criar rotas e o Garmin Connect para passar os percursos para o aparelho, mas esses dois eu uso mais raramente.

Nele você pode ter:
1. Um lugar bom para guardar e analisar todas as informações (reais) de treino.
2. Estimativa de potência no rolo como o TrainerRoad, só não tem o treino em si, tem que fazer por sua conta.
3. Estimativa de potência na estrada. No plano passa longe do real, mas na subida dizem que fica próximo da realidade. Até aí, qualquer estimador vai ter imprecisão.
4. Análise de Stress.
Veja, você está usando um estimador de potência e deixando de lado dados reais.
Eu uso o Strava e o ST "diariamente". O MapmyRide para criar rotas e o Garmin Connect para passar os percursos para o aparelho, mas esses dois eu uso mais raramente.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
Aproveitando... Marino, essas rotas que são criadas no strava podem sem enviadas para o Garmin como percurso ou só fazendo e enviando pelo Connect mesmo?
Pode enviar se você baixar o arquivo em formato tcx.
دفاعا عن فلسطين
Aí só copia pra dentro do garmin ou obrigatoriamente tem que ser via connect?
Nao nao.
Dá pra mandar direto do Strava pro Garmin.
Dá pra mandar direto do Strava pro Garmin.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
-
- Membro
Pô, Gili, o sistema de criar rotas do Strava é um dos piores que eu conheço. Tem uma porrada de outros pra fazer isso.Gili wrote:Aproveitando... Marino, essas rotas que são criadas no strava podem sem enviadas para o Garmin como percurso ou só fazendo e enviando pelo Connect mesmo?
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”