Bike Fit

Pedale sem dor, saiba se sua bicicleta esta no tamanho certo
Gili
Membro

Re: Bike Fit

Post by Gili »

Papillon wrote:Gili, eu colocaria a mesa para cima e se puder no máximo que a espiga permitir, tira tambEm uma foto segurando a parte reta do guidao, que é onde vc deveria ficar a maior parte do tempo e não segurando nos hoods.

De cara a posição do seu pulso no drop esta meio torta, acho. Deixa o pessoal comentar.
Amanha eu subo a mesa e tiro a foto. Fiz videos tbm, ate pra ver se o quadril ta mexendo, mas o 3g nao permite uppar.

Eu costumo andar nos stis, na parte reta mais pra dar uma relaxada.

Sobre o drop, preciso de.dicas mesmo.

Vlw
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
ReinaldoBrisolla
Membro

Post by ReinaldoBrisolla »

Papito,

O pulso esta meio torto acho que por causa do posicionamento do guidão, pela teoria de deixar a ponta do drop paralela com o chao, se ele modificar esse posicionamento o pulso retorna ao posicionamento normal.

Apesar que se ele mexer no posicionamento do guidao e colocar a ponta do drop paralela ao chao, ficará mais esticado... sendo ai possivel ter a necessidade de colocar os espacadores em baixo da mesa para subir o guidao...

Unica coisa que mexeria é no guidao e, andaria um tempo assim para ver se acostumo, se nao acostumar coloca os espacadores embaixo do guidao... vi la no inominavel alguns posts informando dos modelos de guidao e a forma correta de coloca-los, tem que dar uma procurada lá... se achar coloco o link aqui.... Acho que inclusive foi o Vodoo ou o Rock Raul Seixas que colocaram as informacoes...

Nao era o topico que queria, mas em razao da ligeireza vai esse aqui por causa da segunda fotografia:

http://www.pedal.com.br/forum/posicao-d ... 46222.html" onclick="window.open(this.href);return false;

É esse posicionamento do drop a que me refiro...
Last edited by ReinaldoBrisolla on Wed 31 Jul 2013 23:32, edited 1 time in total.
Gili
Membro

Post by Gili »

Acho que esse problema do drop sera resolvido com o.guidao deda compact que vai pra Ridley. Esse da caloi acaba que força a pegada naquela parte reta e fica torto mesmo o pulso.
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Gili
Membro

Post by Gili »

Po Reinaldo, se eu coloco do jeito que ta na foto do voodoo eu preciso arrumar uns braços maiores kkkk
ReinaldoBrisolla
Membro

Nao voce somente sobe a mesa como o Papito falou coloca todos os espacadores embaixo...
Gili
Membro

Post by Gili »

ReinaldoBrisolla wrote:Nao voce somente sobe a mesa como o Papito falou coloca todos os espacadores embaixo...

Sei nao hein, acho que mesmo com os espaçadores embaixo e o guidom na posiçao da foto, vai privilegiar só a pegada nos drops, mas acredito que os pulsos ai ficar torcidos nos.stis. Prefiro torto nos drops que eh onde menos fico, amanha testo isso tbm.
ReinaldoBrisolla
Membro

O X a questão é que tem que ajustar os STis tbm, repara na ponta daquele da foto está no nivel do drop... ao reparar numa foto em um STi assim parece estranho mas é a posicao correta... O meu nao esta nessa posicao, esta bem proximo, mas como expliquei antes eu tinha mta dificuldade nos alongamentos agora da para terminar de ajusta-los na posicao... e repara que o meu guidao tem o formato bem parecido com o seu...da uma olhada ai:
Image
Gili
Membro

Post by Gili »

Esse guidom da caloi é tradicional? mesmo com essa curvatura/pegada no drop? ou a regra que o voodoo citou vale pra esse tbm?

Vídeo do pedal com a mesa 100mm invertida

http://youtu.be/Q0tRy2HONwM" onclick="window.open(this.href);return false;
ReinaldoBrisolla
Membro

Nao sei se o modelo desse guidao é o tradicional, que tem varios modelos com várias denominaçoes, o que sei é que o esquema do posicionamento correto do guidao é aquele que postei em cima (ponta do drop paralela com o chao e a ponta do STI na altura da linha paralela ao chao que sai do drop) e q provavelmente o Vodoo te falou, se a pegada ficar mto comprida coloca os espacadores embaixo da mesa, se ainda assim ficar comprida retorna a mesa menor que voce tinha antes...

A foto que postei o guidao da minha ta um pouco torto e nao da pra ver direito mas a ponta do drop ta quase paralela ao chao, o profissional que deixou assim me falou que ate eu acostumar para eu nao mexer e depois baixar mais o drop para ficar paralelo... É questão de gosto e costume, até porque voce fica a maior parte do tempo com as maos nos STI e na parte reta do guidao somente em posicao de conforto (descanso)...

Vendo o video, acho que o posicionamento de suas maos nos STI ira melhorar se colocar guidao da forma que falei voce baixando o drop a pegada ficara mais baixa, mas ao mesmo tempo um pouco mais curta...

Agora deixo pros universitarios nos orientarem se realmente é isso...

Posicionamento de joelhos parece OK...
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

O guidão do Gili é o Ergo, o posicionamento dele em relação ao solo deveria ser quase paralelo:

Image

Mas isso não é uma regra fixa, o que tem de ficar correto é o alinhamento do pulso, veja essa imagem:
Image

O problema da altura do guidão/drop deve ser alterado com a mesa/head tube e não torcendo o guidão, na imagem abaixo mostra diferentes mesas para a mesma altura de guidão, note como ela vai "subindo ou descendo" ai quando você coloca essa mesa na mesma altura da original o guidão sobe.

Image

Quanto ao tronco, o que seria o ajuste inicial seria assim:
Image

Aliás, achei esse artigo muito maneiro:
http://www.bikefit.com/s-13-road-bikes.aspx" onclick="window.open(this.href);return false;

Detalhe para essa tabela:
Image
Gili
Membro

Post by Gili »

ReinaldoBrisolla wrote:Nao sei se o modelo desse guidao é o tradicional, que tem varios modelos com várias denominaçoes, o que sei é que o esquema do posicionamento correto do guidao é aquele que postei em cima (ponta do drop paralela com o chao e a ponta do STI na altura da linha paralela ao chao que sai do drop) e q provavelmente o Vodoo te falou, se a pegada ficar mto comprida coloca os espacadores embaixo da mesa, se ainda assim ficar comprida retorna a mesa menor que voce tinha antes...

A foto que postei o guidao da minha ta um pouco torto e nao da pra ver direito mas a ponta do drop ta quase paralela ao chao, o profissional que deixou assim me falou que ate eu acostumar para eu nao mexer e depois baixar mais o drop para ficar paralelo... É questão de gosto e costume, até porque voce fica a maior parte do tempo com as maos nos STI e na parte reta do guidao somente em posicao de conforto (descanso)...

Vendo o video, acho que o posicionamento de suas maos nos STI ira melhorar se colocar guidao da forma que falei voce baixando o drop a pegada ficara mais baixa, mas ao mesmo tempo um pouco mais curta...

Agora deixo pros universitarios nos orientarem se realmente é isso...

Posicionamento de joelhos parece OK...
Vlw Reinaldo, de noite vou uma abaixada no guidom pra testar. Provavel que fique comprida mesmo, do jeito que está já estou achando ( estou acostumado com a de 60mm ) e ainda mais que montei a de 100mm invertida, mas se puder manter sem prejudicar a postura vou manter assim, esteticamente acho foda a mesa paralela ao TT.

Perguntei sobre o tipo de guidão pois poderia ter uma regra para cada tipo. Mexer nos STIs agora é impossível, vou deixar pra quando for montar a Ridlley, até porque vou usar esse grupo da Caloi nela até dezembro, aí vai ter que mexer mesmo e ja abaixo um pouco.

Pra confirmar que a altura do selim tá boa:

http://www.youtube.com/watch?v=hOo_zy5x ... e=youtu.be" onclick="window.open(this.href);return false;

Papillon, olhando a minha foto pegando nos STIs me parece que tá com esse angulo "inicial" de 90 graus entre tronco e braços, e o pulso não me parece tão torcido, talvez um pouco pra cima.
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Ainda no guidão, a opção é trocar o guidão (eita troço pra comer dinheiro né?) mas ai acho que só depois de você "ter certeza" do que fazer e nesse caso o fit presencial passa a compensar.

Temos 3 geometrias básicas, tradicional, ergo e compacta, no site abaixo tem um flash que permite ver o reach e drop de cada um:
http://ruedatropical.com/2009/03/road-d ... -geometry/" onclick="window.open(this.href);return false;

Vejamos então que o FSA K-Force tem 80mm de reach por 135 de drop enquanto o zipp tradicional tem 105 e 155mm respectivamente, isso significa que o compacto fica 2cm mais "perto" e o drop 2cm mais próximo de você.

E não adianta posicionar o guidão/você de um modo "eurodinâmico" se quando você estiver com 100km nas costas e cansado você não vai nem a pau querer "descansar" a postura no drop.

Não lembro quem foi, mas alguém me disse uma vez que a posição do pulso era a de cumprimentar alguém com a mão "neutra" sem angular, o que angula é o antebraço e não o pulso, então você ao mudar as posições do guidão "muda" não o pulso e sim a postura.
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Gili wrote:
Papillon, olhando a minha foto pegando nos STIs me parece que tá com esse angulo "inicial" de 90 graus entre tronco e braços, e o pulso não me parece tão torcido, talvez um pouco pra cima.
isso, mas o braço parece muito esticado como se você estivesse empurrando o guidão, tente segurar como se estivesse puxando, o braço vai ficar levemente flexionado, essa deveria ser a posição "relaxada".

Nessa posição que me parece dolorido:
Image
Gili
Membro

Post by Gili »

Eu comprei esse aqui, RHM 02 da DEDA

http://www.dedaelementi.com/index.php?p ... 90&lang=en" onclick="window.open(this.href);return false;

É, deve ter sido pose pra foto, não ando assim não heheheh ou o corpo tentando ficar o mais alto possível!!!

Na boa, o único lugar que sinto dor é no pescoço, puta merda, pedalei ontem uns 20m no maximo e hj to aqui cheio de dor.
Gili
Membro

Post by Gili »

Ontem subi a mesa, coloquei os 4 espaçadores embaixo, melhorou bastante, não mexi no guidão. Amanha pedalo mais meia hora, vamos vendo....
Gili
Membro

Post by Gili »

Tenho girado no rolo, sem carga conforme determinação médica, dor bem leve, um incomodo na verdade, depois do pedal. Mas na meia hora que estou podendo pedalar, o pescoço não está incomodando por causa da mesa não, mas tenho feito um trabalho pra isso na academia junto com o do joelho, talvez ja seja resultado ou pouco tempo mesmo.
heringer
Membro

Post by heringer »

Papillon wrote: 1. Mesa Longa, como na loira ela tem o TT maior eu sinto dores exatamente na lombar e na parte da frente dos joelhos.
2. Taco para trás, li neste site gringo que o taco tem que ficar posicionado ligeiramente para trás da bola do pé, eu tinha posicionado os meus assim e isso tinha zerado as dores nos joelhos. O posicionamento para frente "tende" a gerar relatos de dor nos tendões.
Mais alguem, alem do papito, ta usando o taquinho atras do eixo do metatarso?
"...vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal; honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial" Clube Atlético Mineiro, aka Galo Forte, Vingador
Carvalho_BR
Membro

Post by Carvalho_BR »

isso mesmo, o eixo do pedal (e consequentemente o taco) deve ficar ATRAS - alias, dá uma olhada no site da Bont, eles indicam colocar entre o osso do dedao e o osso do dedinho, como sendo a melhor posicao

uso assim faz muito tempo e nao tenho dores nos joelhos
joaojuliomello
Membro
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello

Post by joaojuliomello »

pessoal, achei q tinha acertado o maldito taco esquerdo já q o joelho parou de doer, mas depois deum pedal de 70km nessa terça to sentindo o tornozelo... e lá vou eu mexer nisso de novo, vamos tentar um pouco mais pra tras e ver se melhora, vcs tem alguma dica? fora acertar pela bola do pé?
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
ReinaldoBrisolla
Membro

Joao, da uma olhada nesse link aqui, é pela "bola do pé", mas feito a partir do pedal e nao somente da posicao da bola do pé:

http://tiagocassiano.blogspot.com.br/20 ... lista.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Papillon
Membro

Post by Papillon »

João, se doeu o tornozelo pode ser o taco muito pra fora (calcanhares juntos) e não a posição propriamente, só um tiquinho de rotação já muda muito, tente ver a posição de seus pés em uns passos em linha reta para ver se a ponta do tênis aponta mais para dentro ou para fora (e os 2 pés podem ter alinhamentos distintos) esse alinhamento deve ser mantido na rotação do taco, caso contrário você sem perceber fica torcendo o tornozelo ou o joelho para ajustar a posição.

Ou seja, minha suposição é que seu joelho esta subindo e descendo verticalmente o que é correto e por isso não doi, mas seu tornozelo esta rotacionando para ajustar uma angulação do taco.
kinbold
Membro

Post by kinbold »

joaojuliomello wrote:pessoal, achei q tinha acertado o maldito taco esquerdo já q o joelho parou de doer, mas depois deum pedal de 70km nessa terça to sentindo o tornozelo... e lá vou eu mexer nisso de novo, vamos tentar um pouco mais pra tras e ver se melhora, vcs tem alguma dica? fora acertar pela bola do pé?
Joao,

eu uso taco sem float agora, ou seja, é mais chato acertar o eixo do pé, mas depois de regulado ficou excelente.

O que eu fiz foi o seguinte, usando o rolo:

1) Ajustar primeiro a posição de avanço do taco:

Image

2) Ajustar a posição lateral do taco, ou seja, olhando pela frente, sua perna tem que descer e subir reta. Se o taco estiver muito pra fora, por exemplo, sua perna irá abrir mais que o necessário. A dica é sentir a sola do pé, se vc estiver forçando mais o lado interno do pé, traga o taco pra mais perto do pedivela.

Image

3) Ajustado o "eixo" falta a ultima parte, que é o ângulo do taco. Também é facil achar a posição certa. Dessa vez sinta as laterais do calcanhar. Se estiver "raspando" de um lado ou de outro, é pq o ângulo tá errado.

Image

Tente fazer esse ajuste com a sapatilha não muito apertada, fica mais fácil de achar onde está ruim.
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Desde que eu fiz o bike fit, depois de um tempo eu achava que os tacos não estavam legais. Aí agora quando montei os tacos na sapatilha nova eu mesmo fiz o ajuste, eu montei os tacos e para achar a posição legal eu subia no saco e tentava notar aonde o peso do corpo ficava apoiado no pé. Fui fazendo isto até ficar em uma posição boa, depois foi só acertar ele no "giro".
Achei que ficou muito bom, inclusive estou conseguindo empregar força com mais qualidade.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

marcoaleite wrote:Desde que eu fiz o bike fit, depois de um tempo eu achava que os tacos não estavam legais. Aí agora quando montei os tacos na sapatilha nova eu mesmo fiz o ajuste, eu montei os tacos e para achar a posição legal eu subia no saco e tentava notar aonde o peso do corpo ficava apoiado no pé. Fui fazendo isto até ficar em uma posição boa, depois foi só acertar ele no "giro".
Achei que ficou muito bom, inclusive estou conseguindo empregar força com mais qualidade.
porra, deve ter duido para CARAJO.. :lol: :lol:
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Papillon
Membro

Post by Papillon »

hahahaha rindo igual criança aqui.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

hioehaioehaioehaie :lol:

Maldito teclado preto no escuro, dá estas merdas aí meu! haieoaheiuaha :lol:
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
joaojuliomello
Membro
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello

Post by joaojuliomello »

o lance é q o ultimo ajuste q eu fiz no pé esquerdo foi por um pouco mais pra frente o taco, parecia muito pra tras, coloquei mais pra dentro hj, não senti o incomodo e a dor diminuiu, to pra montar a look, assim que o quadro chegar, e ai vou fazer um "bike fit" caseiro mais certinho....
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Papillon
Membro

Post by Papillon »

hoje parei pra regular o taco na sapatilha nova, não consegui aproveitar nada do anterior.
Amanhã é test-drive.
Gili
Membro

Post by Gili »

Antes
Image

Depois
Image

Acho que vou pedir pra cortar a espiga e deixar 2 espaçadores, de início um embaixo e outro em cima, ou talvez somente um, sei la.

Visão geral, antes de mexer no guidão.
Image

Bike pesou 9kg redondo sem a fita e sem o edge 500.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Deixa 2 embaixo e um em cima, anda bastante e se achar que ficou tranquilo daí corta mais, é o que Eu faria
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Post Reply