Treinamento por Potência

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
tbortolotto
Membro

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

Keeepz wrote:Meu peak 1 minuto é bem ruim, nunca treinei nessa intensidade, no build agora vou focar nisso.
Não se preocupe. Vc encontra mtos "gurus da potência" por aí dizendo que é bem comum se subestimar este valor por falta de experiência para fazer o teste.
KikeZaro
Membro
Nome Verdadeiro:: Henrique

Post by KikeZaro »

Keeepz wrote:Alguem ta usando stages?
A bateria que veio no meu durou menos de 40 horas.

Vamos ver essa nova que coloquei agora...

Grande chance de ser o problema o tipo de bateria usada. Meu PT qdo troquei a bateria comprei em uma ótica qualquer. Durava muito pouco, uma semana e ja era, igual seu caso... essas pilhas paraguaias que tem em volta. Depois comprei no ML umas energizer. Pronto, resolvido, duram mais de um ano.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

PT tem que usar as de oxido de prata, senão você tem falha de sinal pela amperagem que não se mantém constante. Fora que acabam rapidinho.

O States usa CR2032. Essa bateria pode ser um problema para os caras, é de se pensar nisso, não sei o quão estável ela é.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Keeepz
Membro
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira

Post by Keeepz »

marcoaleite wrote:PT tem que usar as de oxido de prata, senão você tem falha de sinal pela amperagem que não se mantém constante. Fora que acabam rapidinho.

O States usa CR2032. Essa bateria pode ser um problema para os caras, é de se pensar nisso, não sei o quão estável ela é.

Acho que um dos problemas ( O maior eu duvido), é transmitir bluetooth e ant ao mesmo tempo.
KikeZaro wrote:
Grande chance de ser o problema o tipo de bateria usada. Meu PT qdo troquei a bateria comprei em uma ótica qualquer. Durava muito pouco, uma semana e ja era, igual seu caso... essas pilhas paraguaias que tem em volta. Depois comprei no ML umas energizer. Pronto, resolvido, duram mais de um ano.
Estou testando a panasonic pra ver o que dá.

Mas eu fiz uma burrice. Coloquei dois pedacinhos de fita isolante na tampa interna do stages pra bateria ficar "mais apertada", caso fosse problema de mal contato. Hoje choveu e agora a pouco fui conferir a bateria e estava acusando abaixo da metade já.
Quando abri, vi que tinha entrado agua, e como sei que agua derruba a bateria, não terei como saber se resolveu ou não com uma bateria de qualidade. Só na proxima bateria. Deixei secando e tirei as fitas. já que sem elas já tinha pego chuva e sem sinais de agua dentro.

tbortolotto wrote:
Keeepz wrote:Meu peak 1 minuto é bem ruim, nunca treinei nessa intensidade, no build agora vou focar nisso.
Não se preocupe. Vc encontra mtos "gurus da potência" por aí dizendo que é bem comum se subestimar este valor por falta de experiência para fazer o teste.
Pode ser tambem, mas acredito que seja mais falta de potência anaeróbica mesmo, pois antes de ter PM eu já percebia ser um ponto fraco meu.
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

Depois de muito tempo sem poder ler o fórum dei uma geral hoje, o nível tá altíssimo! Pena não poder estar participando tanto como gostaria, to sem tempo nem pra treinar direito ultimamente!
Depois de 1 mês de férias na engorda a base de cerveja e wurst, voltei com um CTL de 30 e 6 kg acima. Fechando 6 semanas, CTL voltou pra 70 mas o peso... melhor nem comentar. Teste de 1 minuto por incrível que pareça, quase tão bom quanto o melhor do ano passado, isso em valores "brutos". Obviamente o w/kg... bem pior. Testes de 5 e 20 nem tive coragem ainda, to usando um FTP bem ponderado, baseado no que consigo fazer em 1h no momento.
Ou seja, esse ano se eu ficar bem vai ser lá por agosto, até lá vou levar muito na cabeça!
Image
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Seja re-bem vindo Paulo!

A propósito... 1h07 a 277 W hj de manhã hein? Oxe...
PH
Membro

Post by PH »

Hoje era dia de Z3. Os sistemas energéticos suportam bem, mas fazer isso no plano requer uma pegada firme o tempo todo pra nao deixar a potência escapar haha, no final começa a doer as costas, a bunda, o pé.

Sabe que nunca dei muita importância pro W', mas depois desses últimos posts pretendo dar um incremento no meu quando a hora for propícia, pois faz todo o sentido pro tipo de corrida ou crono que eu gosto de fazer. Tá en 22 kJ no momento (segundo o PMC do goldencheetah, nao calculei nada), vamos ver pra onde isso vai.
Image
Jonny
Membro
Nome Verdadeiro:: Joao

Post by Jonny »

Uma dúvida que me ocorreu. Eu treino por bpm, mas tenho um KK com o inRide para os raros treinos indoor. Ontem era dia de 3 x 8' no limiar que para mim é entre 155-173 bpm. É normal a potência do primeiro intervalo ser maior que dos outros? No segundo intervalo, não consegui segurar a potência que tinha feito no primeiro sem estourar a frequência cardíaca, então o segundo e o terceiro intervalos foram uns 20W (segundo o inRide) mais baixo que o primeiro, mas a frequência cardíaca até aumentou um pouco...
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Paulo,
Uma sugestão: tenta calcular o W' pessoalmente, pq os valores que o GC faz com a curva no automático retornam valores mto maiores. Pra ter ideia, pelo GC eu teria 18 kJ de W', enquanto pelo plote de trabalho x tempo eu consegui só 11.2 kJ. As diferenças de CP calculadas por GC e pelo plote foram bem menores, em contrapartida. Embora eu não entenda pq isso acontece eu prefiro calcular "na mão". Mas é uma sugestão blz?

Comentei rapidamente aqui que (matematicamente) o aumento de W' faz CP cair, então focar no anaeróbico pode fazer um estrago no CP. Se focar só no aeróbico, W' fica estagnado. Só um treino bem orientado é capaz de fazer W' subir sem perdas em CP. Agora como fazer isso é q deve ser o segredo do negócio.
PH
Membro

Post by PH »

Calculei em uma planilha que pega 4 valores como entrada e monta a curva.
Engraçado é que chegou em 21kj, talvez o GC acerte ou passe perto de vez em quando!

Dependendo do que vc for fazer, aumentar o W' ao custo de um pequeno detrimento do CP pode ser muito válido. Concordo que deve ter um pulo do gato ai para conseguir um sem perder o outro como voce falou, porém acho mais fácil nós mesmos descobrirmos do que confiar em qualquer "treinador" dos que existem por ai, inclusive os famosos...

To acompanhando um pessoal que usa o treinador local do TrainningPeaks.... aparentemente todos fazem a mesma coisa, não tem realimentação de nada, me parece mais um distribuidor de planilhas tb, fiquem atentos!
Image
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

Jonny wrote:Uma dúvida que me ocorreu. Eu treino por bpm, mas tenho um KK com o inRide para os raros treinos indoor. Ontem era dia de 3 x 8' no limiar que para mim é entre 155-173 bpm. É normal a potência do primeiro intervalo ser maior que dos outros? No segundo intervalo, não consegui segurar a potência que tinha feito no primeiro sem estourar a frequência cardíaca, então o segundo e o terceiro intervalos foram uns 20W (segundo o inRide) mais baixo que o primeiro, mas a frequência cardíaca até aumentou um pouco...
É normal a FC dar uma subida para a mesma potencia após o primeiro intervalo.
Você deveria ter mantido a potência, e nao a FC. Seu segundo intervalo ficou abaixo da intensidade que você queria...

Manda a FC pra *#$% nesses casos.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

No meu primeiro ano com PM consegui subir em 30% meu pico anaeróbio em 1 min. Foi o que fez grande diferença nos criteriums da vida, pois meu motor era completamente a ar. Porém meu pacing em subida ficou uma bosta! rsrs Ano passado recoloquei o pacing no lugar, aí ficou mais coerente. Este ano estou pensando ainda que caminho seguir, estas postagens sobre CP me deram umas ideias que quero discutir com meu amigo treinador em breve e ver se ele auxilia a identificar no que impacta focar em um ou outro. Ou em nenhum dos dois... rsrs

Este lance do TP é complicado, eu não confio. Vira uma distribuição mesmo, se o cara não analisa seu feedback, como vai colocar o treinado no rumo certo se a coisa sair da linha? Sei lá, eu não confio.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

Sou um péssimo self coach, mas prefiro assim do que pagar dinheiro pra um treinador que não é treinador na realidade.
Ou o cara ta comigo como tecnico mesmo, analisando tudo, tudo mesmo, melhor do que eu já faço, ou então prefiro continuar assim....

Aqui pelo menos e em muitos outros lugares, o que rola é distribuição de planilha mesmo....assim é facil ganhar dinheiro..
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

Treino de hoje foi um 7x3 @Vo2max.

Ontem fiz um treino de Anaerobic Capacity, mesmo assim, hoje, acordei praticamente 100% e resolvi arriscar, caso me sentisse mal, abortaria o treino e faria regenerativo, mas pelo contrario, estava me sentindo muito bem e continuei o treino. A intenção era fazer com 115% do FTP. (280w)

Colocarei aqui os dados dos intervalos e vou falar algo que achei interessante, e queria saber se vocês seguem essa premissa, ou se vão com um numero de intervalos na mente e deu.

Lap 1:
Duration: 3:05
Power: 284 watts
Heart Rate: 169 bpm
Cadence: 98 rpm

Lap 2:
Duration: 3:01
Power: 286 watts
Heart Rate: 177 bpm
Cadence: 101 rpm

Lap 3:
Duration: 3:03
Power: 286 watts
Heart Rate: 180 bpm

Lap 4:
Duration: 3:00
Power: 287 watts
Heart Rate: 181 bpm

Lap 5:

Duration: 3:00
Power: 285 watts
Heart Rate: 182 bpm
Cadence: 100 rpm

Lap 6:

Duration: 3:01
Power: 281 watts
Heart Rate: 182 bpm
Cadence: 99 rpm

Lap 7:
Duration: 3:03
Power: 280 watts
Heart Rate : 183 bpm
Cadence: 98 rpm

No training and racing, é falado sobre "INTERVALS TO EXHAUSTION", que nada mais é que fazer os intervalos ATÉ que se veja uma diminuição de 8 a 9% (para intervalo de 3minutos) na potência media de cada intervalo, calculada a partir do terceiro intervalo. Que é o "ideal" para o melhor aproveitamento da sessão de treino.

Seguindo essa lógica, quando minha potência media baixasse de 260w, então eu encerraria o treino, pois a partir dai, o retorno seria ínfimo, devido a baixa intensidade pro treino.

Aonde quero chegar com essa introdução?
Sofri em cada intervalo? Sim. Muito. Tem uns 6 meses que não faço esse treino...Mas a potência NÃO QUERIA BAIXAR DE JEITO NENHUM, no ultimo intervalo ainda era 280W!! O sofrimento psicologico me fez encerrar o treino, pois 'me enganei' falando que é meu primeiro treino de vo2max, e seria 'pra acostumar'.
Nesse esquema eu aguentaria fazer ainda pelo menos uns 3 a 6 intervalos, não sei.

Ai fico pensando: 7 intervalos acima de 115% do FTP e uma diminuição de potência mínima....Sou um monstro na faixa de VO2Max? meu FTP da subestimado (Acho que não), ou o que? :cipo4

Grafico:
Image
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

PH wrote:Calculei em uma planilha que pega 4 valores como entrada e monta a curva.
Vc que criou essa planilha? Qual o critério para a escolha destes 4 valores? Fiquei curioso ^^
vlsantos
Membro

Post by vlsantos »

[quote="Keeepz

Ai fico pensando: 7 intervalos acima de 115% do FTP e uma diminuição de potência mínima....Sou um monstro na faixa de VO2Max? meu FTP da subestimado (Acho que não), ou o que? :cipo4

[/quote]

Como voce já sabia que queria fazer 7 intervalos, naturalmente voce dá uma "segurada" nos primeiros. E no final voce briga para não cair pois sabe que está acabando.

Agora imagina fazer esses mesmo treino sem saber quantos intervalos vão ser, ou seja, as cegas, através do comando do treinador. O treinador avisa, tiro de 3 minutos, vai!. Descansa, agora outro tiro de 3 minutos, vai! Você não faz idéia do que vai vir para frente do treino depois daquele tiro, concorda que o resultado seria outro ?

De tanto fazer esses treinos "clássicos", 7x3, 5x5, 2x20, o seu corpo e mente já criam um "protocolo de funcionamento". Por isso que todo atleta precisa de um certo nível de "surpresa" nos treinos.

No seu exemplo, a regra mais simples para saber se o treino foi bom, você consegueria dar o oitavo tiro no mesmo nível ? Se a resposta for não, o seu objetivo no treino acima foi atingido.
PH
Membro

Post by PH »

tbortolotto wrote:
PH wrote:Calculei em uma planilha que pega 4 valores como entrada e monta a curva.
Vc que criou essa planilha? Qual o critério para a escolha destes 4 valores? Fiquei curioso ^^
Não, botei no google mesmo, mas pareceu coerente

http://www.cyclingpowerlab.com/monodcriticalpower.aspx

Falei 4 pontos, mas são apenas 3 mesmo.
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Keeepz wrote: Nesse esquema eu aguentaria fazer ainda pelo menos uns 3 a 6 intervalos, não sei.

Ai fico pensando: 7 intervalos acima de 115% do FTP e uma diminuição de potência mínima....Sou um monstro na faixa de VO2Max? meu FTP da subestimado (Acho que não), ou o que?

Grafico:
[ Imagem ]
Tem várias hipóteses, é difícil mensurar, pode ser até por você estar começando o build agora e estar motivado. Mas é por isso que falo que o tradicional 7x3 e 2x20 não resolve tudo. No seu caso, se achou que 3 min foi tranquilo, aumente para 6x4 por exemplo e veja como se sentirá. Ou comece a focar no topo da zona 5 e tente se manter constante nela, sem deixar abaixar no meio do intervalo. ;)
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Ah sim! Se vc usar apenas 2 pontos (oq é meio assustador, mas é preconizado pela equação do Monod) fica a mesma coisa que o "CP e W' Estimator" do Golden Cheetah.

Ontem eu fui pra rua testar dois segmentos aqui perto de casa pra estimar pelo menos 2 pontos da curva. Acontece que um deles é mto pequeno (1min40s). O outro é adequado (4min) pra ser usado como intervalo menor. Acho que a sugestão de fazer pelo menos um ponto entre 3-5 min e um (melhor dois) entre 15-60 min é o melhor a ser feito mesmo.

Eu ainda quero tentar fazer o contrário: setar uma potência pra um tempo em aberto. Isso limita a necessidade de pacing e permite que o intervalo seja feito de fato à exaustão. Só que é difícil de estipular quais potências devem ser fixadas como meta para não viciar o modelo.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Eu gostei deste link, Paulo. Fiz um simulado e bateu aproximado com a conta que eu havia feito com o Dr. Bortola. Pena que minha planilha está no PC lá de casa, aí daria para comprar melhor. Mas achei interessante.

Dr. Bortola, talvez pegar as três "limiares de tempo" seria um ponto de partida: 1 min para anaeróbio, 5 min para ficar na transição e sei lá, a terceira que aí que é o problema: manter os 20 min que é bem mais complicado de se manter por "n" questões ou focar em algo como 8 min, seguindo aquela hipótese do Carmichael.
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

Eu já joguei alguns dos meus peak nessa calculadora, e bateu muito proximo do meu FTP aferido nos 20min.

vlsantos wrote: No seu exemplo, a regra mais simples para saber se o treino foi bom, você consegueria dar o oitavo tiro no mesmo nível ? Se a resposta for não, o seu objetivo no treino acima foi atingido.
Conseguiria fazer mais sim, talvez até um nono tiro, esse é o "problema". Parei mais pelo lado psicológico e falta de tempo, do que por não segurar mais a potência prevista pro treino.

marcoaleite wrote: Tem várias hipóteses, é difícil mensurar, pode ser até por você estar começando o build agora e estar motivado. Mas é por isso que falo que o tradicional 7x3 e 2x20 não resolve tudo. No seu caso, se achou que 3 min foi tranquilo, aumente para 6x4 por exemplo e veja como se sentirá. Ou comece a focar no topo da zona 5 e tente se manter constante nela, sem deixar abaixar no meio do intervalo. ;)
Essa parte em negrito, agora com medidor de potência, eu concordo TOTALMENTE.
Vou focar em 120% do FTP, pois aparentemente 115% é "tranquilo".
Naquela carta que compara os W/kg e diz o nivel, sou CAT2 em 5min, então acho que realmente tenho que aumentar mais a intensidade/tempo.

Essa queda no meio do intervalo é algo complicado. Eu li que é como se fosse uma "transição" entre os sistemas de energia (O meu anaeróbico é bem fraco e fadiga rápido, pode ver que sempre da uma queda após 1min e depois volta terminando bem.)
Vou tentar manter a concentração nesse "período de transição", se é que é isso mesmo, já que nenhum treinador é sabe tudo.
PH
Membro

Post by PH »

tbortolotto wrote:Ah sim! Se vc usar apenas 2 pontos (oq é meio assustador, mas é preconizado pela equação do Monod) fica a mesma coisa que o "CP e W' Estimator" do Golden Cheetah.

Ontem eu fui pra rua testar dois segmentos aqui perto de casa pra estimar pelo menos 2 pontos da curva. Acontece que um deles é mto pequeno (1min40s). O outro é adequado (4min) pra ser usado como intervalo menor. Acho que a sugestão de fazer pelo menos um ponto entre 3-5 min e um (melhor dois) entre 15-60 min é o melhor a ser feito mesmo.

Eu ainda quero tentar fazer o contrário: setar uma potência pra um tempo em aberto. Isso limita a necessidade de pacing e permite que o intervalo seja feito de fato à exaustão. Só que é difícil de estipular quais potências devem ser fixadas como meta para não viciar o modelo.
Bom, eu usei 1, 5 e 20 minutos. Por sinal, o 1 e 5 minutos foram do mesmo dia (ambos PB [:D]), e o 20 minutos 1 semana depois. Todos morro acima e no mesmo lugar basicamente (serra do mar).
Image
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Pois é Marco, mas além disso tem um "buraco mais embaixo". Explico: eu particularmente não acredito nesse conceito de all-out por um determinado tempo. Se vc fizer um intervalo de 5 min eu duvido que vc termine morto exatamente nos 5 min. Talvez ainda tenha algo no tanque pra gastar, mas vc tende a se poupar pra não morrer antes ou acaba morrendo antes mesmo. Eu só fiz na vida uns 3 testes de FTP e uns 4 de LTHR e em todos eu nunca senti que morri no final. Ou eu morri antes e não completei o teste ou "morreria depois" do final. Por esse motivo eu acho mto mais interessante vc não fixar um tempo e sim fixar um esforço e morrer qdo tiver que morrer. Eu fiz uma rampa tipo MAP e posso dizer que aquilo sim é morrer... vc não vai além pq simplesmente não há condições (e vc sabe disso tbm! haha).

Então a minha ideia era não testar três intervalos de tempos diferentes, mas sim três potências diferentes. No atual momento eu to pesando na seguinte proposta.

- Calcula previamente CP e W' independente do método.
- Com base no CP, calcula CP2, CP5 e CP10 (pq esses CPx? Já explico adiante).
- Agora faz um teste de exaustão em cada CP.
- Plota o trabalho x tempo para recalcular CP e W'
- Enjoy!

Vejamos o exemplo: CP de 240 W e W' de 12 kJ. CP2, CP5 e CP10 serão 340, 280 e 260 W, respectivamente. Agora vai pro rolo (por exemplo) e tenta manter a potência de CP2 (sem ver tempo do intervalo) até a exaustão. Faz isso com os demais CPx. Imagine que ao invés de manter 340 W por 2 minutos (CP2) o cara faz 3 min. CP5 é mantido por 6 min e CP10 é mantido por 13 min. A partir destes novos dados a CP é reestimada em 232 W e W' em 19 kJ.

Passam-se dois meses de treinamento e o cara vai fazer um novo protocolo. Só q agora CP2, CP5 e CP10 são 390, 295 e 265 W. Faz o teste, replota tudo e um novo CP e W' é obtido e a vida segue!

Agora pq CP2, CP5 e CP10? Pq se a tendência do treinamento é fazer com q o TEMPO aumente na potência, não daria pra usar, por exemplo, CP20. Imagine que no primeiro teste vc mantenha 250 W por 20 min. Aí no segundo teste vc tem uma grande melhoria no sistema aeróbico, fixa nos 250 W e leva 40 min pra exaustão. Será q a exaustão foi fisiológica ou por tédio/perda de foco? Então é bom deixar um certo "espaço" para um possível aumento do tempo naquele esforço sem que ele ultrapasse a casa dos 20 min, pois aí fica difícil verificar se a exaustão foi mesmo completa. CP1 poderia ser usado no lugar de CP2, mas há mtas referências na literatura dizendo que é difícil reproduzir num teste um verdadeiro 1 min no talo. Já CP5 é um intermediário bom entre o sistemas anaeróbico e aeróbico mesmo.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Legal seu conceito, acho que fica bem válido sim! Pois de fato realmente é bem difícil dar 100% no tempo determinado, a concentração em não morrer antes do tempo definido acaba te fazendo diminuir um pouco a intensidade. Esse foi um dos motivos que já pensei em fazer o teste de FTP em 2x8 min ao invés de 1x20 min. Mas nunca estou com tempo e/ou pernas suficiente para testar, nas férias eu estava mais empenado que bambu verde... Vamos ver se este ano como vai ser...

Agora... Para o teste ser valido o interessante é que seja feito em um Computrainer ou em um Smart. Porque se você setar uma potência x por um tempo y mínimo, tem que chegar neste tempo limite y mantendo a mesma potência, por exemplo, se em 5 min chegar com 4 min e a potência (ou a cadência tbm) começar a cair demais teria que finalizar o teste. Aí nestes dois tipos de rolos não teria como o ciclista "roubar" no teste, vai até a morte sem sombra de dúvidas! :)
PH
Membro

Post by PH »

tbortolotto wrote:Pois é Marco, mas além disso tem um "buraco mais embaixo". Explico: eu particularmente não acredito nesse conceito de all-out por um determinado tempo. Se vc fizer um intervalo de 5 min eu duvido que vc termine morto exatamente nos 5 min. Talvez ainda tenha algo no tanque pra gastar, mas vc tende a se poupar pra não morrer antes ou acaba morrendo antes mesmo. Eu só fiz na vida uns 3 testes de FTP e uns 4 de LTHR e em todos eu nunca senti que morri no final. Ou eu morri antes e não completei o teste ou "morreria depois" do final. Por esse motivo eu acho mto mais interessante vc não fixar um tempo e sim fixar um esforço e morrer qdo tiver que morrer. Eu fiz uma rampa tipo MAP e posso dizer que aquilo sim é morrer... vc não vai além pq simplesmente não há condições (e vc sabe disso tbm! haha).

Então a minha ideia era não testar três intervalos de tempos diferentes, mas sim três potências diferentes. No atual momento eu to pesando na seguinte proposta.

- Calcula previamente CP e W' independente do método.
- Com base no CP, calcula CP2, CP5 e CP10 (pq esses CPx? Já explico adiante).
- Agora faz um teste de exaustão em cada CP.
- Plota o trabalho x tempo para recalcular CP e W'
- Enjoy!

Vejamos o exemplo: CP de 240 W e W' de 12 kJ. CP2, CP5 e CP10 serão 340, 280 e 260 W, respectivamente. Agora vai pro rolo (por exemplo) e tenta manter a potência de CP2 (sem ver tempo do intervalo) até a exaustão. Faz isso com os demais CPx. Imagine que ao invés de manter 340 W por 2 minutos (CP2) o cara faz 3 min. CP5 é mantido por 6 min e CP10 é mantido por 13 min. A partir destes novos dados a CP é reestimada em 232 W e W' em 19 kJ.

Passam-se dois meses de treinamento e o cara vai fazer um novo protocolo. Só q agora CP2, CP5 e CP10 são 390, 295 e 265 W. Faz o teste, replota tudo e um novo CP e W' é obtido e a vida segue!

Agora pq CP2, CP5 e CP10? Pq se a tendência do treinamento é fazer com q o TEMPO aumente na potência, não daria pra usar, por exemplo, CP20. Imagine que no primeiro teste vc mantenha 250 W por 20 min. Aí no segundo teste vc tem uma grande melhoria no sistema aeróbico, fixa nos 250 W e leva 40 min pra exaustão. Será q a exaustão foi fisiológica ou por tédio/perda de foco? Então é bom deixar um certo "espaço" para um possível aumento do tempo naquele esforço sem que ele ultrapasse a casa dos 20 min, pois aí fica difícil verificar se a exaustão foi mesmo completa. CP1 poderia ser usado no lugar de CP2, mas há mtas referências na literatura dizendo que é difícil reproduzir num teste um verdadeiro 1 min no talo. Já CP5 é um intermediário bom entre o sistemas anaeróbico e aeróbico mesmo.
Acho que em termos de energia essa abordagem daria no mesmo do que manter o tempo fixo e ir all-in na potência.
Image
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

marcoaleite wrote:Agora... Para o teste ser valido o interessante é que seja feito em um Computrainer ou em um Smart. Porque se você setar uma potência x por um tempo y mínimo, tem que chegar neste tempo limite y mantendo a mesma potência, por exemplo, se em 5 min chegar com 4 min e a potência (ou a cadência tbm) começar a cair demais teria que finalizar o teste. Aí nestes dois tipos de rolos não teria como o ciclista "roubar" no teste, vai até a morte sem sombra de dúvidas! :)
Pseh! Bem pensado. Até pq a lógica é que os sistemas metabólicos são interligados, uma melhora no setor aeróbico deve comprometer o anaeróbico. Então num teste é possível que o tempo em CP2 pode (ou deve) cair, empurrando CP pra cima e baixando W'. Portanto a potência tem q ser o mais constante mesmo.
PH wrote:Acho que em termos de energia essa abordagem daria no mesmo do que manter o tempo fixo e ir all-in na potência.
É. A minha tentativa era só evitar a "subjetividade" do all out effort que no meu caso não funciona (mas q pode ser falta de prática tbm!).

edit1:
Acabei de achar um artigo onde CP foi determinada usando 4 potências fixas selecionadas para que os participantes chegassem a exaustão entre 3 e 15 min. Bate bem com oq comentei acima xD

edit2:
Descobri que essa prática é bem mais comum que eu pensava! hahaha tem dezenas de artigos com essa estratégia que eu mencionei.

edit3:
Estimar potência pra TTE de 2-15 min é o método mais usado por vários autores para calcular CP. Uns 80% dos artigos que encontrei na última hora usam esse protocolo. Não to viajando então hahaha
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

To num misto louco entre praia (na verdade é um fim do mundo q nem internet tem... haha) e a cidade. To com pouco tempo pra pedalar nos dois ambientes, mas hj eu fui pro rolo testar umas coisas.

TTE a 450 W = 1min42s
TTE a 350 W = 4min02s
TTE a 300 W = 6min12s

Somado a um teste de 20 min (duas semanas atrás) com 254 W, obtive CP = 247 W, AWC = 20.5 kJ e FTP = 252 W (Rquadrado = 0.9995). Curiosamente, 95% do teste de 20 min dá 241 W, ou seja, bate perto do estimado por CP. Então por mais que as duas metodologias se mostraram equivalentes (cagada? pode ser...) na predição de FTP eu gosto da informação de AWC. Além de talvez explicar algumas coisas (como por exemplo, pq meus únicos KOM's estão entre 1-2 minutos e outros por volta dos 5 minutos) auxilia no planejamento para o treinamento. Eu não esperava esse perfil anaeróbico. Eu queria que fosse o contrário e vamos trabalhar nesse sentido hehe...

Sugiro a quem for seguir a metodologia de CP fazer um outro teste: multiplica o valor de CP (em W/Kg) por 15.8 pra obter o valor estimado de VO2max em mL/Kg/min. Eu nunca medi VO2Max, então meu dados são sem significância. Marco? Paulo? Alguém pode dar uma ajuda?
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Eu medi no final de 2013/inicio 2014, na época consegui 77, atualmente estou sem um valor aferido. Se considerar pelo CP estimado daquela planilha que calculamos, daria 4,4 W/kg * 15,8 = 69,6 ml/kg/min. Se pegar o meu peak do ano passado de 4,5, daria 71,1. O legal era aferir uma curva na fase de build para pegar valores máximos mesmo.
PH
Membro

Post by PH »

Com o valor do CP, 4,67 W/kg * 15,8 = 73,8 ml/kg/min
Image
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

4.12 x 15,8 = 65.1ml/kg/min

Se fosse "isso tudo" mesmo eu já ficava feliz.

Mas fica meio vago já que não se sabe da eficiência do ciclista, e isso já muda bastante o vo2max.

Vi um artigo que dizia que quanto maior o vo2max, a tendencia era a eficiência ser menor e vice versa..feito com ciclistas profissionais. Nao me recordo onde vi
Post Reply