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Re: Mundial de Estrada 2014

Posted: Mon 29 Sep 2014 18:30
by Marcelo Marino
Zdrasvky Katraaaaaaaaaaaaaash!!

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Re: Mundial de Estrada 2014

Posted: Mon 29 Sep 2014 19:32
by binho
Uma pessoa que nao fica feliz assistindo um video desses tem algum tipo de problema.

Re: Mundial de Estrada 2014

Posted: Mon 29 Sep 2014 21:00
by romanetto
PH wrote:
romanetto wrote:Pô, desvirtuei o tópico, é verdade, mas estou aprendendo coisas pra caramba...
"Quando se passa 1 dente no cassete a diferença de metragem é menor quanto maior for a coroa". (apud Marino, 2014, p. 3)
Aqui é uma questão fundamental, porque nego pensa que manter uma pedivela de 52 ou 53 não tem diferença, e aí vem a explicação do Marino. Uma conta matemática, não é uma soma básica. Então a manutenção de 56 não é por causa da possibilidade da marcha mais pesada, por exemplo, mas devido à diminuição do gradiente quando se sobe ou desce uma marcha no cassete. Cara, faz todo o sentido!
Pensando pela lógica do Bortolotto, corroborada por Marino, faz todo sentido termos um cassetão maior :D em vez da famigerada pedivela compacta. Às vezes eu vejo nego com pedivela compacta mas usando 11x25, e isso seria contraproducente. Quando jogo no volantinho e mantenho a mesma cadência que no volantão com o mesmo esforço, p.ex., modificando a relação no cassete, obviamente, eu percebo que eu perco mais energia. Parece-me que uma relação volantão x ponta do cassetão :D é mais eficiente do que volantinho e metadinha do cassetinho.
Bortolotto, daqui a pouco dá pra montarmos um tópico só com estas teorias e tal. Acho que o Marino e você poderiam iniciá-lo, e aí pode vir com explicações mais completas (seguindo a ideia de que um dia o Pelote se torne a grande enciclopédia lusófona de ciclismo).

PS: Explicação fica com vocês e com outros amigos. Eu entro como interlocutor mediano que tenta interpretar a coisa, pode ser?
:boonen1
Não tinha visto essa parte da discussão. Sobre o numero de dentes no pedivela, as minhas contas de padeiro chegam a um aumento de aproximadamente 1km/h para cada dente, algo como 54x14 a 90 rpm vai ser 1km/h mais rápido do que 53x14 a 90 rpm. Não é exato mas é um bom parâmetro.
Ainda existem as questões sobre eficiência mecânica. Usar a corrente sem cruzamento é mais eficiente do que usar ela cruzada, só isso já justificaria utilizar uma relação (seja maior ou menor) de forma a maximizar o uso da corrente alinhada quando na maior coroa.
Mecanicamente também é mais eficiente se ter um menor ângulo nos elos da corrente, dai a obsessão de alguns com roldanas grandes nos câmbios. Seguindo a mesma linha de raciocínio é interessante se buscar uma metragem que deixe a corrente alinhada e use uma relação coroa/pinhão maior. Por exemplo, 50x13 e 54x14 tem exatamente a mesma metragem, mas 54x14 é mais eficiente (e provavelmente deixa a corrente mais alinhada se usado com cassette que tem 11).

Eu gosto muito do 54x42 e 12x21 de 10 velocidades, mas uso o 11x23 se tiver qualquer coisinha pra subir ou descer.
PH, você é contrarrelogista, apenas ou também participa de provas de subidas e tal? E nestes casos, você sobe uma serra de 42x23? Isso mesmo?

Re: Mundial de Estrada 2014

Posted: Mon 29 Sep 2014 21:37
by binho
Nao neh?!. Bike de crono x bike de estrada.

Re: Mundial de Estrada 2014

Posted: Mon 29 Sep 2014 21:47
by PH
romanetto wrote:
PH wrote:
romanetto wrote:Pô, desvirtuei o tópico, é verdade, mas estou aprendendo coisas pra caramba...
"Quando se passa 1 dente no cassete a diferença de metragem é menor quanto maior for a coroa". (apud Marino, 2014, p. 3)
Aqui é uma questão fundamental, porque nego pensa que manter uma pedivela de 52 ou 53 não tem diferença, e aí vem a explicação do Marino. Uma conta matemática, não é uma soma básica. Então a manutenção de 56 não é por causa da possibilidade da marcha mais pesada, por exemplo, mas devido à diminuição do gradiente quando se sobe ou desce uma marcha no cassete. Cara, faz todo o sentido!
Pensando pela lógica do Bortolotto, corroborada por Marino, faz todo sentido termos um cassetão maior :D em vez da famigerada pedivela compacta. Às vezes eu vejo nego com pedivela compacta mas usando 11x25, e isso seria contraproducente. Quando jogo no volantinho e mantenho a mesma cadência que no volantão com o mesmo esforço, p.ex., modificando a relação no cassete, obviamente, eu percebo que eu perco mais energia. Parece-me que uma relação volantão x ponta do cassetão :D é mais eficiente do que volantinho e metadinha do cassetinho.
Bortolotto, daqui a pouco dá pra montarmos um tópico só com estas teorias e tal. Acho que o Marino e você poderiam iniciá-lo, e aí pode vir com explicações mais completas (seguindo a ideia de que um dia o Pelote se torne a grande enciclopédia lusófona de ciclismo).

PS: Explicação fica com vocês e com outros amigos. Eu entro como interlocutor mediano que tenta interpretar a coisa, pode ser?
:boonen1
Não tinha visto essa parte da discussão. Sobre o numero de dentes no pedivela, as minhas contas de padeiro chegam a um aumento de aproximadamente 1km/h para cada dente, algo como 54x14 a 90 rpm vai ser 1km/h mais rápido do que 53x14 a 90 rpm. Não é exato mas é um bom parâmetro.
Ainda existem as questões sobre eficiência mecânica. Usar a corrente sem cruzamento é mais eficiente do que usar ela cruzada, só isso já justificaria utilizar uma relação (seja maior ou menor) de forma a maximizar o uso da corrente alinhada quando na maior coroa.
Mecanicamente também é mais eficiente se ter um menor ângulo nos elos da corrente, dai a obsessão de alguns com roldanas grandes nos câmbios. Seguindo a mesma linha de raciocínio é interessante se buscar uma metragem que deixe a corrente alinhada e use uma relação coroa/pinhão maior. Por exemplo, 50x13 e 54x14 tem exatamente a mesma metragem, mas 54x14 é mais eficiente (e provavelmente deixa a corrente mais alinhada se usado com cassette que tem 11).

Eu gosto muito do 54x42 e 12x21 de 10 velocidades, mas uso o 11x23 se tiver qualquer coisinha pra subir ou descer.
PH, você é contrarrelogista, apenas ou também participa de provas de subidas e tal? E nestes casos, você sobe uma serra de 42x23? Isso mesmo?
Adoraria rsss. Isso é pra crono mesmo, mas tento usar o mesmo raciocínio. Infelizmente pra subir não tem muito o que fazer, vai ter que usar a corrente toda cruzada como acontece nos extremos das relação.

Re: Mundial de Estrada 2014

Posted: Mon 29 Sep 2014 22:26
by Magnus
Eu entendo que a coroa maior seja mais eficiente mecanicamente, mas não dá pra comparar com o Contador subindo de 53x32, o cara é um animal e com toda certeza assimila fácil os buracos que um cassete 11/32 tem. Para a maioria dos mortais, acredito que uma relação menos esburacada compense, e muito, a perda mecânica de uma coroa 53 para uma 50. O mínimo que eu preciso para subir as serras que temos por aqui é a relação 34x25. Consigo isso com um cassete 12/25 que tem poucos buracos e me possibilita ficar o mais próximo possível da relação ideal para cada momento.

Re: Mundial de Estrada 2014

Posted: Mon 29 Sep 2014 22:53
by PH
Verdade, mas 34(39)x25 torce a corrente, considerando que 25 esteja no extremo do cassette. Pensando nisso eu prefiro usar um 12x28 ou 12x27 e nunca usar a ultima marcha.

Re: Mundial de Estrada 2014

Posted: Mon 29 Sep 2014 23:21
by Magnus
Sim, correto. Mas vale a pena perder uma marcha por causa da perda mecânica ao usar uma engrenagem vizinha? É isso que eu tenho dúvida, sinceramente, não consigo quantificar essa perda...

Re: Mundial de Estrada 2014

Posted: Tue 30 Sep 2014 09:33
by PH
Concordo também, perder uma marcha no meio do cassette não é legal. Ai alguem vai chegar e falar para colocar 11v atrás, mas demorei 10 anos para conseguir chegar nas 10 marchas rss, 11 vai levar um tempão.
A shimano tem (tinha?) uns cassettes para juniores, a maioria começa no 13 mas já vi alguns começando no 14. Esse 13x25 deve ser mto bom, só pula dentes no 21-23-25 o resto é linear... mas o mercado é pequeno, então se achar é melhor comprar pq demora pra aparecer outro.

Re: Mundial de Estrada 2014

Posted: Tue 30 Sep 2014 13:04
by Magnus
PH wrote:Concordo também, perder uma marcha no meio do cassette não é legal. Ai alguem vai chegar e falar para colocar 11v atrás, mas demorei 10 anos para conseguir chegar nas 10 marchas rss, 11 vai levar um tempão.
A shimano tem (tinha?) uns cassettes para juniores, a maioria começa no 13 mas já vi alguns começando no 14. Esse 13x25 deve ser mto bom, só pula dentes no 21-23-25 o resto é linear... mas o mercado é pequeno, então se achar é melhor comprar pq demora pra aparecer outro.
O Papito mandou um link ótimo para cassetes, eu tenho em casa, mais tarde coloco aqui. Esse assunto é bom demais, valeu pelas dicas.


Edit: A minha veio originalmente com um 13/26 de 9v.

Re: Mundial de Estrada 2014

Posted: Tue 30 Sep 2014 22:53
by vladbarra
meu cassete é 14 x 28 e pedivela 50 x 34; Sinto falta de um pinhão de 12 nas descidas, só nas descidas, mas o que eu perco nas descidas, recupero no plano e nas subidas.

Re: Mundial de Estrada 2014

Posted: Tue 30 Sep 2014 22:57
by romanetto
Vou subir no sábado com 53x42 e 12x28. Vamos ver o que dá. Se eu fizer um PR (muito provavelmente, já que não estou doente como estava na ocasião de nosso encontro), vou confirmar a minha teoria sobre a cadência. Ou não.

Re: Mundial de Estrada 2014

Posted: Wed 01 Oct 2014 19:47
by Magnus
Magnus wrote:
PH wrote:Concordo também, perder uma marcha no meio do cassette não é legal. Ai alguem vai chegar e falar para colocar 11v atrás, mas demorei 10 anos para conseguir chegar nas 10 marchas rss, 11 vai levar um tempão.
A shimano tem (tinha?) uns cassettes para juniores, a maioria começa no 13 mas já vi alguns começando no 14. Esse 13x25 deve ser mto bom, só pula dentes no 21-23-25 o resto é linear... mas o mercado é pequeno, então se achar é melhor comprar pq demora pra aparecer outro.
O Papito mandou um link ótimo para cassetes, eu tenho em casa, mais tarde coloco aqui. Esse assunto é bom demais, valeu pelas dicas.


Edit: A minha veio originalmente com um 13/26 de 9v.
http://www.rosebikes.com/products/bike-parts/cassettes/

Re: Mundial de Estrada 2014

Posted: Wed 01 Oct 2014 23:32
by Pedro Barbosa
PH wrote:Verdade, mas 34(39)x25 torce a corrente, considerando que 25 esteja no extremo do cassette. Pensando nisso eu prefiro usar um 12x28 ou 12x27 e nunca usar a ultima marcha.
eu desapeguei, há muito, desse lace de torcer corrente. desde a época das saudosas 3x9 de btt.

nossas relações, reguladas, limpas e lubrificadas, tiram de letra esse abuso justificável em diversas ocasiões.

liberte-se. :basso1

ps.: faltou o smilie do robert millar
Image

Re: Mundial de Estrada 2014

Posted: Thu 02 Oct 2014 08:56
by PH
Liberte-se do que cara-pálida? Eficiência mecânica continua ali, vai ser pior nos extremos da relação e ponto final. Para ir na padaria isso não diferença nenhuma, pra ganhar um CR em que se define o vencedor por menos de 1s faz toda a diferença.

Re: Mundial de Estrada 2014

Posted: Thu 02 Oct 2014 09:53
by romanetto
PH wrote:Liberte-se do que cara-pálida? Eficiência mecânica continua ali, vai ser pior nos extremos da relação e ponto final. Para ir na padaria isso não diferença nenhuma, pra ganhar um CR em que se define o vencedor por menos de 1s faz toda a diferença.
Se for um TT pela busca do pão mais quente, então, aí faz toda diferença! :D

Re: Mundial de Estrada 2014

Posted: Thu 02 Oct 2014 12:16
by binho
O Kiwiato tava de Tarmac ou Venge?
O dept de marketing da Spz deve tá feliz.
Lombardia domingo com Contador e ele com bikes diferentes e pinturas personalizadas.