Beach Racer Project

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Beach Racer Project

Post by portoga »

Pessoal, tudo bom?

Minha família possui um apartamento no litoral e lá tenho uma bike simples com quadro estilo holandês e freio contrapedal para fazer passeios despretensiosos. No entanto, já utilizei essa bike para fazer pedais mais longos (de mais de 2h) atravessando algumas praias e cobrindo distâncias maiores, mesmo ela não sendo muito confortável e eficiente para isso.

Nesse último final de semana surgiu a vontade de ter uma bike melhor para poder treinar na praia na parte da manhã, fazendo treinos na faixa de areia mais dura, próxima à linha d’água ao longo da costa, tomando como inspiração as corridas que acontecem nas praias da Holanda: http://road.cc/content/feature/105242-beach-slapped

Dei uma pesquisada rápida e encontrei uma bike holandesa específica para esse tipo de pedal (https://www.koga.com/en/bikes/race/coll ... tm?frame=H), então, venho aqui pedir ajuda ao oráculos do Pelote para verificar até que ponto minha ideia para em pé, sobretudo em termos de sugestões, ideias e compatibilidade de peças.

Image

Minha ideia inicial é partir de uma bike híbrida disponível no mercado nacional e transformá-la em algo próximo à bike da imagem e link apontados acima. Nesse contexto, parece-me que a bike abaixo representa uma boa base para esse projeto:
Image

http://sensebike.com.br/activ/

Num primeiro momento pretendo pedalar com a bike em sua configuração inicial, até para ver ser o negócio vai funcionar e qual a relação mais adequada para os trajetos que pretendo percorrer. Funcionando tudo bem, pretendo fazer as seguintes modificações:

- Guidão de Speed;
- Pedais SPD de MTB;
- Movimento central de MTB;
- Grupo parcial de speed (STI’s, câmbio traseiro, cassete e pedivela com apenas 1 coroas - algo próximo ao grupo SRAM Rival 1 em sua concepção);

A bike tem que ser mais rústica que uma Speed, pois, além da maresia, será lavada com frequência depois de cada pedal mais longo, por isso pensei inicialmente em um movimento central de MTB, que possui uma vedação melhor.

Minha maior dúvida está na questão da compatibilidade do movimento central, cassete e, principalmente, chainline. Sei que os movimentos centrais de MTB são mais largos e, portanto, não compatíveis com pedivelas de Speed. Adicionalmente, sei que os cubos de MTB são mais largo também.

Considerando tudo acima, além dessas questões, algum detalhe que não me atentei?

Agradeço quaisquer sugestões ou ideias!

Abraço!
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Beach Racer Project

Post by marcoaleite »

Portoga, uma bike que seria interessante para sua ideia é a Slate ou a Diverge! EU acho que casaria muito bem para andar na estrada, na terra e na areia se fosse o caso.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Beach Racer Project

Post by portoga »

marcoaleite wrote:Portoga, uma bike que seria interessante para sua ideia é a Slate ou a Diverge! EU acho que casaria muito bem para andar na estrada, na terra e na areia se fosse o caso.
Marco, dei uma verificada nessa bikes, mas encontrei 2 potenciais problemas:

- Preço: a Diverge mais baratinha custa cerca de R$ 5.500,00;
- Pneus aparentemente finos demais: a Koga BeachRacer tem pneus 2.1" ao passo que as Gravel Grinders vêm equipadas com pneus 35c.
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Beach Racer Project

Post by Papillon »

ao pegar uma com guidão reto repare sempre no tamanho do top tube, pois algumas marcas alongam o top tube para compensar o guidão reto ai o seu tamanho muda.

Eu estava namorando uma Diamondback Hanjoo no mercado livre, o carinha estava com um bom preço e ela é do tamanho M (talvez sirva a você), perto da metade do preço que vc pensa em gastar e "pronta".
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Beach Racer Project

Post by portoga »

Papillon wrote:ao pegar uma com guidão reto repare sempre no tamanho do top tube, pois algumas marcas alongam o top tube para compensar o guidão reto ai o seu tamanho muda.

Eu estava namorando uma Diamondback Hanjoo no mercado livre, o carinha estava com um bom preço e ela é do tamanho M (talvez sirva a você), perto da metade do preço que vc pensa em gastar e "pronta".
Valeu, Papito!

Acabei de entrar no site da Diamondback e essa bike seguramente me atenderia bem. Não conhecia esse modelo e o achei bem legal http://www.diamondback.com/shop/bikes/r ... aanjo-tero.

Em relação não só ao top tube, mas a todas as dimensões, minha ideia é medir a bike toda para verificar até que ponto suas medidas e geometria me atendem. Algum ajuste até dá para fazer através do comprimento da mesa, mas não vou forçar a barra.
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Beach Racer Project

Post by marcoaleite »

A Diverge eu não lembro o tamanho do pneu, a Slate eu sei que usa aro 650b, porém pneus 40c que a deixam com diâmetro de uma 700c. O foda da Slate é o preço aqui no país, mas é um modelo muito interessante, principalmente pelo garfo Lefty.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
paulosav
Membro
Posts: 268
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:04

Re: Beach Racer Project

Post by paulosav »

Legal Portoga! Eu curto muito pedalar no litoral, porém não na praia... Mas talvez seja pq o litoral norte de SP é meio impedalável devido ao tipo de areia das praias...

Mas eu iria pra uma bike de Cyclocross... acho que é a proposta dessa que o Papito colocou... Afinal o que vejo de cyclocross é sempre muita lama, areia, enfim... devem aguentar o tranco (central, cubos...).
Image
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Beach Racer Project

Post by portoga »

paulosav wrote:Legal Portoga! Eu curto muito pedalar no litoral, porém não na praia... Mas talvez seja pq o litoral norte de SP é meio impedalável devido ao tipo de areia das praias...

Mas eu iria pra uma bike de Cyclocross... acho que é a proposta dessa que o Papito colocou... Afinal o que vejo de cyclocross é sempre muita lama, areia, enfim... devem aguentar o tranco (central, cubos...).
Paulo, meu apartamento fica em Riviera de São Lourenço, portanto, saindo de lá, posso seguir no sentido Sul até o forte de Bertioga ou, então, ir em direção Norte com condições de pedalar na areia passando pelas praias de Itaguaré, Guaratuba e Boraceia. Minha ideia com essa bike é pedalar majoritariamente na areia, mas nada me impede de pegar alguns trechos de Rio-Santos. Para conhecimento, segue abaixo um pedal que fiz com a single speed com freio contrapedal (sim, eu coloquei o Garmin nela!) e outro pedal de um desconhecido que encontrei fuçando no Strava:

https://www.strava.com/activities/68565750/overview

https://www.strava.com/activities/103192305/overview

Por falar em Rio-Santos, já levei a road para lá algumas vezes, no entanto não gosto de pedalar sozinho por aquelas bandas tendo em vista o risco de assaltos e acidentes (tenho um conhecido que mora em Bertioga e ele me desaconselhou fortemente a pedalar sozinho na Rio-Santos). Existe um grupo de ciclistas que parte de Riviera todo sábado para pedalar até Juquehy, se não estou enganado, mas o ritmo deles, pelo que verifiquei no Strava, é meio devagar para mim.

Por fim, quanto à Cyclocross, conversei com algumas pessoas que me disseram que esse tipo de bike não é nada confortável, pois não é feita para cobrir longas distâncias "pedalando" e sim no monta-e-desmonta-acelera-e-breca típico dos circuitos dessa modalidade.
Image
paulosav
Membro
Posts: 268
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:04

Re: Beach Racer Project

Post by paulosav »

Entendi... conheço essa região pois já fiz a maratona Bertioga Maresias umas 3 vezes... a última fiz acompanhando um amigo que fez solo, mas de bike, usei uma MTB...

Cara eu fico na Barra do Sahy, sempre pedalei por lá (de uns 3 anos pra cá), mas na Rio Santos, geralmente saio, vou até Boiçucanga e retorno até Riviera, voltando novamente para a Barra... dá 100kms esse pedal... sempre fiz sozinho nunca vi nenhuma situação estranha, geralmente saio antes das 7 e acabo retornando após as 11...

depois coloca aí a bike q vc decidiu comprar...
Image
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Beach Racer Project

Post by portoga »

Pessoal, alguém sabe se é possível utilizar STI's de 9v com câmbio traseiro de MTB de 9v? Perguntando de outra maneira, a "puxada" do STI de 9 velocidades é a mesma do shifter de MTB?

Obrigado!
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Beach Racer Project

Post by Papillon »

Sim, é a mesma.

Só munda nos 10V dynasis, ai não rola misturar.
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Beach Racer Project

Post by portoga »

Papillon wrote:Sim, é a mesma.

Só munda nos 10V dynasis, ai não rola misturar.
Valeu, Papito!

Tenho algumas peças da minha MTB que pretendo utilizar no projeto logo que pegar a bike, pois são melhores que as que vêm originalmente na Sense Activ. Acredito que vou rodar com a bike apenas com o upgrade de peças até partir para as modificações mais "pesadas" (guidão de speed, pedivela 34-50 e STI's). Nesse sentido, pelo meu planejamento, pretendo colocar STI's Sora R3000 (os novos, com conduítes passando por debaixo da fita de guidão), câmbio dianteiro Shimano CX70 (esse é o único câmbio top pull disponível para road) e uma pedivela Shimano 2x9 Octalink.

No mais, percebi que perdi o espaçador da cassete que fica entre as coroas de 13 e 15 dentes. Você sabe me dizer se isso é difícil de encontrar? Imagino que esse espaçador é diferente daquele utilizado em cassetes de 10v, certo?

Abraço!
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Beach Racer Project

Post by Papillon »

Acha fácil, fora que é possível tirar a medida e comprar avulso ou mesmo cortar um pedaço de plastico.

Eu to pensando aqui num sistema Sram flatbar, o trocador esta super barato de 11V...vamos ver.
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Beach Racer Project

Post by portoga »

Papillon wrote:Acha fácil, fora que é possível tirar a medida e comprar avulso ou mesmo cortar um pedaço de plastico.

Eu to pensando aqui num sistema Sram flatbar, o trocador esta super barato de 11V...vamos ver.
O espaçador de 9v é igual ao de 10/11v?
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Beach Racer Project

Post by Papillon »

ai precisa ver, tenho salvo uma tabela dos campagnolo.

sei que os sram 9V para entrar no cubo shimano 8V precisam de um espaçador no final (lado raios). bicicletarias devem ter fácil isso (acho).
Post Reply