Treinamento por Potência

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by ftmonjardim »

marcoaleite wrote:
Landim wrote:kkkkkkkkkkkkk. Mais ou menos isso ai, nem foto, nem aperto de mão, nem vi o cabra, so lembrei no outro dia.
Se tivesse pelo menos apertado a mão, já aumentava uns 5% o hematócrito. rsrsrs :wigo1
Indurain é limpo po.
:merckx2
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Treinamento por Potência

Post by Keeepz »

Diferentemente do Bortolo, estou parado há mais de um mês.
Fiquei sem saco..
Sempre treinei na rua, sempre treinei só ou acompanhado, não me importo em apanhar nas provas, mas desanimei.
Meu horário no trabalho mudou, ficou horrível pra treinar, ou sacrificaria sono ou estudos, não quero..apesar que estava tentando.

Na minha última corrida tinha ventos de até 50kmh em rajadas. Sou leve..quase saí voando. Bateu uma rajada, fui enviado pro lado...encostei no meu amigo q caiu e quebrou a clavícula...horrível.

Num outro belo dia a bicicleta resolveu se "destruir".
O câmbio traseiro entrou dentro da roda magicamente sozinho, quebrou gancheira e câmbio traseiro, roda precisando trocar cones e esferas, dois cabos quebrados, câmbio pra trocar, tudo ao mesmo tempo... ja vinha desanimado, sem conseguir treinar...encostei.

Se é definitivo? Provavelmente não.
Mas devo ficar um bom tempo sem treinar.

Todo mundo fica falando: "mas cara, vc tava bem, tava forte, vai jogar tudo fora assim do nada? Vai se arrepender depois"
Pra mim, apartir do momento que o ciclismo se tornou uma obrigação, gastando todo meu tempo em busca de performance, já que não parei antes ou não dei um tempo pra não perder forma, mesmo sabendo q eu me divertia muito, deixou de valer a pena.
Não entrei em over training, talvez psicológico se é que isso existe. Me via escravo da bike, em que eu continuava fazendo aquilo simplesmente pq tinha q manter meus watts mais alto possível.

Agora estou com a cabeça livre, não me arrependi.
Voltei a acordar 7hs da manhã, consigo passar mais tempo em casa pra fazer seja lá o que eu queira fazer.
Voltei pra academia, ja subi 5kgs desde que parei, estava "raquítico" pra melhorar a relação peso potência, uma neura desgraçada com peso, mas eu não ganhava um real com isso...


Qualquer dia faço como o Landim, e volto "do zero".
Mas talvez como um sprinter, porque a meta na academia agora é ficar pesado hahaha
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

Keepz eu li (no caso, re-li) minha história na tua qdo vc falou "ciclismo se tornou uma obrigação, gastando todo meu tempo em busca de performance" e "Me via escravo da bike". Pra finalizar o "uma neura desgraçada com peso, mas eu não ganhava um real com isso..."

Imagina isso q tu tais sentindo e que vivesse, mas sem se quer competir nas provinhas da região!!! Esse era eu.
Dá um tempo mesmo... E se voltar a pedalar vai "sem nada" de repente vai até sem o Garmin. Vai só no app do strava no celular e aproveita o momento.

Ontem eu fui pra um pelote forte aqui da região e na perna de volta qdo o trecho é mais montanhoso eu tomei uma sobrada violenta. Fazer oq né? Estava sem sensor algum (deixei o GSC-10 no trator) e só me arrependo de não ter a potência pra analisar o treino na volta. Na estrada é só no coro mesmo por um bom tempo!
tschroder
Membro
Posts: 436
Joined: Mon 22 Sep 2014 16:27
Nome Verdadeiro:: Tiago

Re: Treinamento por Potência

Post by tschroder »

Keeepz wrote:Diferentemente do Bortolo, estou parado há mais de um mês.
Fiquei sem saco..
Sempre treinei na rua, sempre treinei só ou acompanhado, não me importo em apanhar nas provas, mas desanimei.
Meu horário no trabalho mudou, ficou horrível pra treinar, ou sacrificaria sono ou estudos, não quero..apesar que estava tentando.

Na minha última corrida tinha ventos de até 50kmh em rajadas. Sou leve..quase saí voando. Bateu uma rajada, fui enviado pro lado...encostei no meu amigo q caiu e quebrou a clavícula...horrível.

Num outro belo dia a bicicleta resolveu se "destruir".
O câmbio traseiro entrou dentro da roda magicamente sozinho, quebrou gancheira e câmbio traseiro, roda precisando trocar cones e esferas, dois cabos quebrados, câmbio pra trocar, tudo ao mesmo tempo... ja vinha desanimado, sem conseguir treinar...encostei.

Se é definitivo? Provavelmente não.
Mas devo ficar um bom tempo sem treinar.

Todo mundo fica falando: "mas cara, vc tava bem, tava forte, vai jogar tudo fora assim do nada? Vai se arrepender depois"
Pra mim, apartir do momento que o ciclismo se tornou uma obrigação, gastando todo meu tempo em busca de performance, já que não parei antes ou não dei um tempo pra não perder forma, mesmo sabendo q eu me divertia muito, deixou de valer a pena.
Não entrei em over training, talvez psicológico se é que isso existe. Me via escravo da bike, em que eu continuava fazendo aquilo simplesmente pq tinha q manter meus watts mais alto possível.

Agora estou com a cabeça livre, não me arrependi.
Voltei a acordar 7hs da manhã, consigo passar mais tempo em casa pra fazer seja lá o que eu queira fazer.
Voltei pra academia, ja subi 5kgs desde que parei, estava "raquítico" pra melhorar a relação peso potência, uma neura desgraçada com peso, mas eu não ganhava um real com isso...


Qualquer dia faço como o Landim, e volto "do zero".
Mas talvez como um sprinter, porque a meta na academia agora é ficar pesado hahaha
"Os cara" fala ficar "Monstrâo" - risos...
Rico
Membro
Posts: 66
Joined: Tue 29 Mar 2016 00:21
Nome Verdadeiro:: Ricardo

Re: Treinamento por Potência

Post by Rico »

Iberê wrote:5s > 15W/Kg para começar a brincar
Fala Ibere, blz?
Essa referência é sua, feeling ou retirou esses dados de algum artigo?
Acredito que consigo passar facilmente dos 15W/kg pra 5s, aliás, hoje eu já tenho algo bem próximo.
Já estou fazendo alguns treinos específicos para sprint, principalmente cadência e coordenação motora...

"Vou relevar essas msgs de vocês sobre parar de pedalar e assuntos relacionados" hahaha
Mas tem períodos em nossas vidas que tudo parece ser mais difícil...segue o jogo!

Abração...
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Treinamento por Potência

Post by Iberê »

é a tabela de perfil de potência relativa do Coogan

Image

na real isso serve mais nos EUA onde há alguma divisão de corridas por categoria.
No BR corre todo mundo junto, aí um pangaré igual eu alinha na largada junto com cara que corre os jogos abertos, treina por equipe, corre em voltas maiores e acaba não servindo de nada. Se você tem alguma intenção de competir já começaria pensando de cara em alguma coisa >18W/Kg para 5s.

Outra coisa que talvez seja até mais importante no Sprint, tem que saber andar no pelotão para economizar energia e chegar no fim com a perna fresca, saber se posicionar bem nos km finais, ter feeling da hora de arrancar, de qual roda pegar. E isso daí só se aprende com tempo de selim.
Image
Rico
Membro
Posts: 66
Joined: Tue 29 Mar 2016 00:21
Nome Verdadeiro:: Ricardo

Re: Treinamento por Potência

Post by Rico »

hahaha
Me senti sabotado agora, de 15 pra 18 já é uma enorme diferença.
De qualquer forma é isso aí, como já disse, já estou fazendo alguns educativos de sprint e acredito já ter melhorado alguma coisa. Meus números para o mesmo exercício aumentaram tanto na Med como na Max para 10s.
Com relação a essa tabela, acho muito complicado usa-lá como referência, por exemplo, um cara da pista deve ter números absolutos maiores que um cara da estrada, certo?!
Alguém saberia dizer o CP 5s/10s de algum pro da estrada, mesmo que seja brasileiro?
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Treinamento por Potência

Post by Iberê »

o clythio já comentou os dele algumas vezes lá no inominável, só que ele é sênior
esses valores são de estrada
veja, ciclismo de pista e ciclismo de estrada são esportes totalmente distintos, os parâmetros fisiológicos e as necessidades são outras.
Um sprinter de estrada antes de arrancar passou algumas horas em LV1, respondeu alguns ataques junto com o pelotão, no km finais subiu o ritmo para algo próximo ao LV2 e faltando 300m arrancou e anaerobiose pura
Um sprinter de pista dá duas voltas em ritmo de recuperação e larga lançado para 200m, para ele a capacidade aeróbia é muito menos importante no desfecho final, tanto que os caras que vão da pista para estrada geralmente fazem as provas de "fundo" na pista e sprint na estrada.
Provavelmente valor absoluto desse cara é >1500W no CP5.
Image
Rico
Membro
Posts: 66
Joined: Tue 29 Mar 2016 00:21
Nome Verdadeiro:: Ricardo

Re: Treinamento por Potência

Post by Rico »

Ibere, não sei o que é "inominável", mas enfim...
Vamos treinar, pq teoria já tá sobrando. hehehe

Tenho feito tiros de 12"
de 52x14 ou 15 e 36x14 ou 15
Ambos largando a 15km/h - 20km/h, terreno plano ou falso plano descendo. Foco na técnica, coordenação motora, força e cadência. (não necessariamente nesta ordem)
Para o 52x14 o melhor foi Cad Med 93 Max 128 / Pot Med 1080 Max 1500 (só fiz este treino uma vez, semana passada)
Para o 36x14 o melhor foi Cad Med 143 Max 170 / Pot Med 970 e Max 1530 (fiz este treino 2x, estes números consegui no último treino)
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

inominável = http://www.pedal.com.br" target="_blank

para saber de toda a história do pelote.com.br, clique aqui.
--
Image
Landim
Membro
Posts: 221
Joined: Sat 09 Nov 2013 23:40
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Re: Treinamento por Potência

Post by Landim »

Matheus, BurnOut clássico. O ideal é não parar de pedalar, passei 10 anos antes de parar completamente, mas meu caso não foi Burnout não, até pq não vinha "treinando" como nas épocas de competição, mas certamente passei por algumas fazes de BurnOut nesses 10 anos, reduz o ritmo, pedala quando tiver afim e etc. 2 ou 3x na semana, claro, se o trabalho e a vida deixarem né.

O retorno é ruim pq a o corpo não responde a cabeça, mas no geral a dor é a mesma, vc só anda mais devagar e com menos potência.
Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

Hj completam 16 dias desde o meu capote de independência. Meu braço não está 100% e ainda sinto algumas dores mesmo dopado de tanto antiinflamatório. Sim eu já fiz as radiografias e não tive nenhuma fratura, mas acho q subestimei a bagaça. Fiz uns pedais com o braço meio fodido ainda e acho q isso deu uma atrasada na recuperação. Por isso decidi q vou voltar pro rolo pra não perder completamente o ritmo. Na terça eu fiz um pedal aqui com a "elite" e sobrei bonito. Uma pena q eu não tava com o PM pq eu queria ter visto after ride meu desempenho em alguns pontos. Usando como referência os dados de um "colega" (coloco entre aspas pq esse pessoal não se mistura com a gentalha tipo eu) eu devo ter subido alguns trechos levemente acima do meu FTP mesmo me sentindo bem torrado. Sinal que o aeróbio deve tá respondendo bem qdo o anaeróbio já jogou a toalha.

Fui hj pro rolo pra sofrer um pouco. Eu acho q rolo é uma coisa extremamente massante... então se é pra subir q seja pra cuspir sangue. Esse negócio de ficar fazendo coisa abaixo do FTP no rolo é algo q vou deixar pra estrada. E regenerativo pra mim vai ser passear com meus cachorros! Não é o certo, mas... "vou dar férias pros meus pés". Fui pro rolo fazer um workout do Coggan de 6x6'@98-102% com 6-8' rest. Eu achei q tava de boa se eu fizesse a 105% com apenas 5' de rest. Ahh a inocência!!

Consegui fazer 5 dos 6 intervalos e variando entre 103 e 105%. O rest de 5' pareceu ser de apenas 30". No último intervalo eu tava martelando a 80-82 rpm pra tentar manter a potência pq os pedais simplesmente não queriam mais girar. Na próxima escuta o Coggan e não inventa moda. Agora, cá entre nós, foi bom descer o martelo a 290-300w por 6 min e não sentir aquela "agonia" do VO2Max. Sinal de que não perdi meu FTP. Pelo menos qdo bem descansado eu to conseguindo pedalar direitinho! To triste não sô!
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Treinamento por Potência

Post by elgleidson »

Resolvi que vou voltar a treinar mais direitinho, ou pelo menos mais frequente, e então resolvi fazer o teste de FTP para ver o quanto eu tava mal (porque bem eu realmente não estaria, visto o tempo parado).

Desta vez resolvi fazer um CR de 1h, ao invés do protocolo de 20min e assumir 95% para 1h. Só que fui num mal dia para fazer isso: tava ventando contra (dos males o pior, porque aí na volta o vento me ajudou a não vir arrastando a 20km/h) e então o psicológico acabou pegando um pouco. Quando bateu os 50 min, o retorno na BR tava ali na frente e eu não sabia/lembrava se teria um retorno próximo se eu rodasse mais 10 min. Resolvi então interromper o teste com 50 min.

Outra coisa que também fiz foi deixar numa tela do Garmin que só apresentava temperatura, distância, tempo rodado e hora do dia. Ou seja, não sabia em que velocidade, em que cadência, como tava o coração e muito menos como estavam as pernas. Foi no feeling mesmo! Old school!

Deu 217 W ou 3.4 W/kg.

Não achei tão ruim. Imaginei que eu faria pior. Analisando os primeiros 20 min, daria 228W, e aplicando os 95% daria 216.6 => 217W. Bateria certinho. Mas o psicológico de saber que iria ter que ficar ali por 1h pega. Se fosse o teste de 20 min, acho que socaria mais a bota e daria um número melhor.

https://www.strava.com/activities/723426746
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

- Vi seu strava, Tiago! Bom pra caramba hein!!! Curti!! Bom que nao está perdendo o nível e as saidas para a estrada estão lhe fazendo muito bem!

- Rico, estava vendo suas mensagens. Eu treinaria os sprints por distÂncia e não por tempo. ;) Esses de volantinho eu faria 50 metros e os de volantão 200 m. ;)

- Muito bom Gleidson! Fazer 1 hr é muito tenso, haja cabeça para suportar o marasmo e o sofrimento por tanto tempo. Talvez sim, mas o importante é terminar os 20 min sem nada tanque. Quando der, faça os 20 min para comparar! :D

Depois de 8 semanas fazendo alguns treinos, hoje fiz um ITT de 16 km. Estava descansado, não 100% como gostaria, mas as pernas estavam ok e decidi partir para o pau! O resultado é que resgatei a minha forma de Abril, mandei 4,5 W/kg. O interessante foi a diferença de tempo entre as bikes, com a Pina eu fiz 28 segundos mais baixo que a antiga Scottinha, para o mesmo percurso que é ida e volta. Qualquer dia vou 100% fantasiado de Toninho para ver o quanto abaixo de tempo.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Treinamento por Potência

Post by elgleidson »

marcoaleite wrote: - Muito bom Gleidson! Fazer 1 hr é muito tenso, haja cabeça para suportar o marasmo e o sofrimento por tanto tempo. Talvez sim, mas o importante é terminar os 20 min sem nada tanque. Quando der, faça os 20 min para comparar! :D
Valeu Marco. Eu fiz no máximo que consegui. Daria pra ter feito mais, mesmo sem vento? Daria. Mas em pensar que teria que voltar pedalando, sem carro de apoio pra me pegar lá no final dessa 1h (ou dos 20min) não dá pra socar a bota de vez a ponto de realmente ficar sem nada no tanque. Ou então teria que parar algum tempo lá na beira da estrada, comer alguma coisa para então voltar pedalando. Minha sorte mesmo foi o vento a favor. Vários momentos vindo a 35 km/h sem fazer força alguma (abaixo ou pouco acima dos 100W).

To pensando se faço o teste de 20min, mas como ele é uma estimativa pra 1h, acho que o de 1h é o mais confiável mesmo. E faz bem pra cabeça também. Se acostumar com a dor e tal hehehehe
Rico
Membro
Posts: 66
Joined: Tue 29 Mar 2016 00:21
Nome Verdadeiro:: Ricardo

Re: Treinamento por Potência

Post by Rico »

Vlw TAF, precisei "ler" algumas 50 páginas, mas encontrei muita info legal. hehe

Tiago, eu acho seus treinos sensacionais, bons números inclusive, melhores que os meus, acho muito estranho quando vc diz que sobra para os caras, mas enfim...

Gleidson, legal vc ter mencionado sobre o teste de 1h, estava pensando sobre esse assunto esses dias.
Fico sempre me questionando se meus teste de 20' não estão superestimando meus números pq nos treinos eu tenho muita dificuldade em segurar as zonas de treino, vejo isso com muita frequência por aqui inclusive, o que tem de gente aqui com 5w/kg não é brincadeira...rsrs

Marco, o tempo na verdade é só para dar uma referência, até mesmo pq eu não consigo ver o tempo no garmin durante o sprint, utilizo mesmo a distancia. Bons números. parabéns! Aqui a minha briga é ainda este ano conseguir 3,75w/kg!

Sobre os treinos, fechei esse semana com pouco mais de 450km, quase 18h e subi pouco mais de 4500m, queria subir 5k, mas coloquei um mtb durante a semana que prejudicou...hehe
Hoje eu não ia treinar, mas acordei animado e fui pro pelotão do lago sul, tradicional aqui, bati a chegada com certa facilidade.
Os números não foram lá essas coisas, mas estavam lá vários fortões, curti, levanta a moral pelo menos. hehe
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Treinamento por Potência

Post by elgleidson »

. Se
Rico wrote: Gleidson, legal vc ter mencionado sobre o teste de 1h, estava pensando sobre esse assunto esses dias.
Fico sempre me questionando se meus teste de 20' não estão superestimando meus números pq nos treinos eu tenho muita dificuldade em segurar as zonas de treino, vejo isso com muita frequência por aqui inclusive, o que tem de gente aqui com 5w/kg não é brincadeira...rsrs
Então, eu realmente to mais afim de fazer o teste de 1h para ter meu FTP justamente por isso. Primeiramente acredito que se fosse 20min eu teria conseguido chegar nos 240W, o que daria uns 227W de FTP. Segundamente também acredito que não conseguira manter esses 227W por 1h.

Se der vou ver se faço o teste de 20min esta semana e aí posto os resultados.
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

Rico wrote:Tiago, eu acho seus treinos sensacionais, bons números inclusive, melhores que os meus, acho muito estranho quando vc diz que sobra para os caras, mas enfim...
Obrigado cara, mas oq me ferra é o W/Kg. Pessoal daqui é tudo estilo Marco... beirando os 300w de FTP e os 65 kg. Aí meu amigo eu até rodo bem com eles no plano, mas nas subidas eu tomo um sarrafo gostoso! :voec2

Pow bixo e tu batendo chegada do pelotão do lago sul? "Conheço" o nível dos caras por aí e meus parabéns cara!!!

Aproveito pra parabenizar o Marco q fez pódio esse final de semana!! Vai Toninhoooo!!
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Treinamento por Potência

Post by elgleidson »

elgleidson wrote:. Se
Rico wrote: Se der vou ver se faço o teste de 20min esta semana e aí posto os resultados.
É caros, só achei mesmo que com 20min daria pra socar mais a bota. Mas não deu. Fiz o teste hoje e bateu 229W para os 20min, o que confirmou meu FTP de 217W (ou 3.4 W/kg).

https://www.strava.com/activities/725567544/overview

Agora é seguir com os treinos mesmo!

Obs.: nos testes de 20min que fazia quando tava treinando melhor e não ficando parado por semanas, batia em torno dos 240W, o que me dava um FTP próximo de 230W ou, pro peso da época, cerca de 3.75W/kg. Quanta diferença ficar sem treinar!!!
Rico
Membro
Posts: 66
Joined: Tue 29 Mar 2016 00:21
Nome Verdadeiro:: Ricardo

Re: Treinamento por Potência

Post by Rico »

tbortolotto wrote:
Rico wrote:Tiago, eu acho seus treinos sensacionais, bons números inclusive, melhores que os meus, acho muito estranho quando vc diz que sobra para os caras, mas enfim...
Obrigado cara, mas oq me ferra é o W/Kg. Pessoal daqui é tudo estilo Marco... beirando os 300w de FTP e os 65 kg. Aí meu amigo eu até rodo bem com eles no plano, mas nas subidas eu tomo um sarrafo gostoso! :voec2

Pow bixo e tu batendo chegada do pelotão do lago sul? "Conheço" o nível dos caras por aí e meus parabéns cara!!!

Aproveito pra parabenizar o Marco q fez pódio esse final de semana!! Vai Toninhoooo!!
Vi no seu treino, saindo de Urussanga tem uma rampa considerável, foi ali que sobrou?
De resto me parece ser bem plano esse percurso.
Tenho feito muita subida recentemente, mas basicamente estou apenas passando por elas e mantendo a cadência sempre alta, tem me ajudado bastante nas corridas e treinos em grupo. O cardio sente um pouco mais, por outro lado a perna fica tranquila, mas como aqui em Brasília não tem "subida de verdade", minha vida deve ser mais fácil que a sua.
Meu w/kg é muito ruim quando comparado com os caras daqui, mas eu não largo o osso!
Tenho algumas habilidades (calma, leitura, posicionamento, enfim ) que me favorecem no sprint, sem contar que fico de roda o treino inteiro. hahaha
Dadas da chegada
3km finais (3'55'')
vel. média 45.4
Pot média 350W
Cad média 100

1km final (1'08)
vel. média 53
Pot média 505
Cad média 106

500m (33'')
vel. média 56.8
Pot média 650
Cad média 112

200m (18'')
vel. média 58.5
vel. max 60.1
Pot média 730
Pot max 1012
Cad média 117
Cad max 120

CP5'' 977
CP11'' 853
CP 15" 774

Parabéns Marco!!! Que prova foi essa aí, conta mais...
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

elgleidson wrote:É caros, só achei mesmo que com 20min daria pra socar mais a bota. Mas não deu. Fiz o teste hoje e bateu 229W para os 20min, o que confirmou meu FTP de 217W (ou 3.4 W/kg).!!
Tão legal quando duas referências apontam pro mesmo caminho né? Haha, parabéns pela execução nos testes! Tem q ter mta vontade ^^
Rico wrote:Vi no seu treino, saindo de Urussanga tem uma rampa considerável, foi ali que sobrou?
Foi!
Pelos tempos da "elite" os caras deviam estar subindo entre 4 e 4.5 w/kg. Eu no meu FTP bato os 3.3 w/kg. Aí fudeu grande hahaha. Mas to acostumado a levar pancada em subida então nem me incomodo mto... No plano eu dou um trabalhinho.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Então meu, ontem teve mais uma etapa de uma copa regional aqui e o circuito era embaçado, subia de um lado 1,2 km com um trecho de uns 6 a 8% e mais um topete no final que chegava a dar 12%. Foda que eu dei uma marcada federal e dois caras atacaram no meio da subida e eu escolhi uma rota errada no pelote, fiquei trancado e depois tive que sair do corte que teve no pelote, tive que atacar para pegar o ataque e isso me torrou na subida.
Aí abriu um gap e quando virou e desceu eu estava torradão, busquei um que sobrou e acabei indo para o final com mais dois caras na disputa do terceiro. Tentei na subida largar os dois e não tive sucesso, parecia o Contador, pernas pesadas hahahaha, atacava e não abria uma distância boa. Me pegaram para descer e dei outra tijolada em um topete antes do retorno e desci na frente, mas a chegada era praticamente descendo e como sprint assim eu sou péssimo, me pegaram na linha e fiz 5º.

Mas foi bom, eu não tinha muitas pretensões de resultados, tanto que mandei o teste no sábado sem dó! hahahahaha A subida tinha uma inclinação legal, mas para meu estilo ainda era um pouco curta, exigiu muito do meu anaeróbio e eu não estou afiado para ficar dando/aguentando varias pancadas ainda. Aos poucos vou colocando a casa em ordem! :D
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Rico
Membro
Posts: 66
Joined: Tue 29 Mar 2016 00:21
Nome Verdadeiro:: Ricardo

Re: Treinamento por Potência

Post by Rico »

Maneiro demais Marco, parabéns mais uma vez.
Corrida é vida, curto demais! hahaha

Da série 5x12" (36x14 pot max e cad max)
A cada semana a cadência e potência tem melhorado consideravelmente.
Hoje consegui bater 180 rpm em um dos intervalos, já a potência máx consegui passar de 1500W em dois intervalos e a média de ambas as referências também estão subindo.
Vou começar a fazer alguns intervalos em Vo2.

Peso continua descendo e os treinos apesar de pouco planejado está a todo vapor!
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

Caramba Rico! 1500w é algo q nunca vi na tela do meu Garmin e nem acho q verei ahahaha... Keep pushing!

Hj foi dia de bebê chorar e a mãe não ver!
Depois de passar a segunda em branco, fui matar a saudade do meu rolinho querido. Minha intenção era fazer novamente o 6x6'@100-e-poquinho, mas dessa vez respeitando os 6' de rest conforme tem no livro do Coggan. Como meu FTP tá estimado em 280w, parti pra meta de fazer cada intervalo a 290w (103%) e parti pra pancada. O primeiro intervalo a gente sempre tá meio frio ainda, mto embora eu tenha feito um bom aquecimento. Acho que o psicológico é que ainda não tá preparado pro esforço que é. Pq embora a média fique ali nos 103% é certo que vc fez a maior parte do esforço beliscando 105... 108%... O segundo intervalo é sempre o mais tranquilo e depois a cada intervalo que passa a tortura começa a ficar maior. O rest de 6' é "enorme" o suficiente pra te fazer acreditar q no próximo intervalo vc vai estar pronto pra tocar o puteiro... mas não é bem assim. No quinto intervalo eu senti mta dificuldade de me manter no alvo e fui pro rest pra desaquecer e encerrar. Só q sei lá oq me deu na cabeça e fui pro sexto intervalo de uma vez. Se ficasse a 100% ao invés de 103%, não tinha problema. Mas com foco e mta cabeça eu consegui meter os 103% e encerrar o treino. Como são 6x6' + 6' foram 1h12 só do intervalado. Somando com o aquecimento deu 1h27!!! Quebrei meu recorde de tempo no rolo! Virei fã desse treino!!
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

1500 W só vi uma vez que deu um drift no meu PM! hahahaha Dá hora! Está aí algo que eu preciso treinar, esse ano eu "treinei" 3 sprints somente quando fiz o teste de power profile. Já perdi duas chegadas no sprint, preciso pelo menos bater os roladores! hahaha

Esse treino é bom, Tiago, tentei qualquer dia fazê-lo na estrada. Tem aquele planão perto daí, tu vai ver que na estrada se torna um treino menos maçante e dá para encaixar em qualquer saída para rodar. Dá para acabar ele e depois rodar no feeling mais um tempo sem crise.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Landim
Membro
Posts: 221
Joined: Sat 09 Nov 2013 23:40
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Re: Treinamento por Potência

Post by Landim »

Fiz quinta feira um 5x5'@112%. Um treino do Zwift, The Gorby, na descrição não dizia que era treino de Vo2Max, até onde eu sei, pelo Coogan vo2 max é entre 106 e 120%, acabei fazendo todos em 265w, os batimentos não entraram em Vo2max e isso me enganou, talvez por não ser no teto do vo2max. Sei que foi bem duro, pra aguentar fazer 6x6' teria que derrubar pra os 103% com certeza.

Bom pelo menos ajudou a não deixar minha pouca forma cair, já que ta com duas semanas que só treino 3h, ontem fui pra rua fazer 2x20' já que sai sozinho, mas acabei fazendo só 1 pq me empolguei pra ver se o numero batia com o teste do rolo e ai fiquei com preguiça de fazer o segundo tiro, e encontrei a negada no pedal pra bater papo, rsrsr. Pelo menos bateu certinho com o rolo, na verdade foi PR do retorno pros 20' por coisa de 3w, 250w cravados, talvez se não tivesse que tirar o pé pra 4 curvas tivesse dado um pouco mais.
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Eu estava aqui com uma ideia malvada... Pegar meu free hub do Power Tap e usinar coisa de 1 mm para encaixar o cassete de 11v. Será que dá esquema? Alguém já viu alguma coisa na net? Eu sei que em varias rodas 10v o pessoal tem feio isso com sucesso. Para montar meu cassete 10 v eu já preciso colocar um calcinho, acho que tirando mais um 1mm, se der errado precisaria só colocar um calço um pouco mais espesso. Certo, produção? rsrs
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Treinamento por Potência

Post by PH »

Olha. no powertap ainda não vi mas em outros cubos fizemos umas 100x rss.
A medida pra usinar é a diferença entre o tamanho de um cassette de 10 para um de 11 menos o espaçador de 1mm que vc já usa.
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

PH wrote:Olha. no powertap ainda não vi mas em outros cubos fizemos umas 100x rss.
A medida pra usinar é a diferença entre o tamanho de um cassette de 10 para um de 11 menos o espaçador de 1mm que vc já usa.
O que eu estava pensando em fazer: como tenho o espaçador para montar cassete de 10 v em cubo 11 v de uma roda minha, estava pensando em usinar a espessura deste espaçador menos a espessura de 1 mm do espaçador 10 v. Porque eu estava olhando o free hub do SL+ e aparentemente tem espaço suficiente para montar 11v sem ficar muito próximo aos raios.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Treinamento por Potência

Post by PH »

É pq vc não é engenheiro, ai acha uma conta mais simples kkkkkk. É isso ai mesmo, pode mandar bala.
Image
Post Reply