Por um ciclismo com mais emoção
Por um ciclismo com mais emoção
Esta semana a polêmica foi a declaração de Quintana e Valverde suportada por Contador de que os medidores de potência deixaram o ciclismo chato.
http://pelote.com.br/por-um-ciclismo-com-mais-emocao/" target="_blank
Via facebook muitos comentários sobre o que mudar, penso o problema do WT é o custo alto para se manter uma equipe com 25 pilotos e nas provas o controle excessivo pelas equipes para manter os candidatos a líder geral, muitos apontam para o rádio como vilão da vez.
E ai o que o peloteiro acha?
http://pelote.com.br/por-um-ciclismo-com-mais-emocao/" target="_blank
Via facebook muitos comentários sobre o que mudar, penso o problema do WT é o custo alto para se manter uma equipe com 25 pilotos e nas provas o controle excessivo pelas equipes para manter os candidatos a líder geral, muitos apontam para o rádio como vilão da vez.
E ai o que o peloteiro acha?
-
- Membro
- Posts: 275
- Joined: Fri 17 Oct 2014 18:10
- Nome Verdadeiro:: Rodrigo
Re: Por um ciclismo com mais emoção
Se proibirem o rádio, já seria ótimo!
Por mais que mantenham os PMs, a ausência do rádio já deixaria a galera sem uma visão geral da prova, o que os forçaria a usar um pouco mais de "sentimento".
Por mais que mantenham os PMs, a ausência do rádio já deixaria a galera sem uma visão geral da prova, o que os forçaria a usar um pouco mais de "sentimento".
-
- Membro
- Posts: 22
- Joined: Sun 19 Oct 2014 09:56
- Nome Verdadeiro:: Daniel
Re: Por um ciclismo com mais emoção
Só liberar o veneno que a emoção volta.
Re: Por um ciclismo com mais emoção
Na real, proibir qualquer modo do atleta acerca das suas condições eu não acho bacana , mas rádio eu acho que seria válido, assim como diminuir o número de atletas nas corridas...
-
- Membro
- Posts: 152
- Joined: Sat 04 Jun 2016 20:14
- Location: Vila Velha/ES
Re: Por um ciclismo com mais emoção
Parece que a diminuição do número de atletas por equipe em cada competição vai começar ano que vem. O fim do rádio também seria bom. Banir medidores de potência, cadência e frequência cardíaca já acho difícil, pela questão comercial. Afinal, as fabricantes desses equipamentos são patrocinadoras das equipes e atletas.
Re: Por um ciclismo com mais emoção
Penso que a diminuição de pilotos por equipe ajudaria mais, embora possa ser uma faca de dois gumes. A lógica é que mais equipes pudessem ter ciclistas de pontas, mas não impediria uma super equipe.
Obvio que antes de testar num Tour, o ideal seria testar em provas de uma semana. 5-6 pilotos por equipe já daria uma GRANDE diferença na estratégia, pois os favoritos teriam que cooperar mais para neutralizar fugas.
Obvio que antes de testar num Tour, o ideal seria testar em provas de uma semana. 5-6 pilotos por equipe já daria uma GRANDE diferença na estratégia, pois os favoritos teriam que cooperar mais para neutralizar fugas.
Pelote Ciclismo ->
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
Re: Por um ciclismo com mais emoção
Eu não concordo com essas medidas de reduzir o número de atletas por equipe, retirar medidor de potência ou mesmo rádio.
Esses elementos contribuem para um desempenho melhor dos ciclistas individual e coletivamente. Por outro lado, até agora o único argumento que eu vi para justificar essas medidas seria aumentar a "emoção da corrida" ou dificultar a hegemonia de um atleta ou equipe, o que me leva a conclusão de que essas medidas são contra o esporte.
Acho que os ciclistas que defendem essas medidas não confiam no próprio treino ou no próprio físico. O que eles querem é uma desorganização maior para, quem sabe, ganhar de alguém que, na CNTP, lhe daria na cabeça.
Esse mesmo argumento justificaria também corridas em terreno excessivamente perigoso ou que gerassem quedas.
Agora vamo lá. Eu também não gosto de ver corrida previsível ou sem ataques. Mas isso por acaso é mesmo culpa do Froome ou da Sky? Vejam aí o Tour da França. Quem ficou na ponta de uma prova chata foi a Movistar ontem.
Se os organizadores querem que as suas provas sejam mais interessantes ou imprevisíveis, então que façam um traçado mais bem pensado.
O Tour é até que bem equilibrado com dias para Sprint, outros para fuga no plano ou montanha, assim como as etapas que naturalmente terão como protagonista os líderes da geral.
Os organizadores da Vuelta tem a mania de fazer etapas recheadas com montanhas - uma atrás da outra - achando que ciclista é gado e que percentual de inclinação fosse garantir uma prova disputada. Imagina mudassem o perfil das etapas ou regra de bônus para favorecer um cara de clássicas e não só os grimpeurs? Sean Kelly já ganhou uma Vuelta assim. Não seria nada absurdo se fizessem isso de novo.
Esses elementos contribuem para um desempenho melhor dos ciclistas individual e coletivamente. Por outro lado, até agora o único argumento que eu vi para justificar essas medidas seria aumentar a "emoção da corrida" ou dificultar a hegemonia de um atleta ou equipe, o que me leva a conclusão de que essas medidas são contra o esporte.
Acho que os ciclistas que defendem essas medidas não confiam no próprio treino ou no próprio físico. O que eles querem é uma desorganização maior para, quem sabe, ganhar de alguém que, na CNTP, lhe daria na cabeça.
Esse mesmo argumento justificaria também corridas em terreno excessivamente perigoso ou que gerassem quedas.
Agora vamo lá. Eu também não gosto de ver corrida previsível ou sem ataques. Mas isso por acaso é mesmo culpa do Froome ou da Sky? Vejam aí o Tour da França. Quem ficou na ponta de uma prova chata foi a Movistar ontem.
Se os organizadores querem que as suas provas sejam mais interessantes ou imprevisíveis, então que façam um traçado mais bem pensado.
O Tour é até que bem equilibrado com dias para Sprint, outros para fuga no plano ou montanha, assim como as etapas que naturalmente terão como protagonista os líderes da geral.
Os organizadores da Vuelta tem a mania de fazer etapas recheadas com montanhas - uma atrás da outra - achando que ciclista é gado e que percentual de inclinação fosse garantir uma prova disputada. Imagina mudassem o perfil das etapas ou regra de bônus para favorecer um cara de clássicas e não só os grimpeurs? Sean Kelly já ganhou uma Vuelta assim. Não seria nada absurdo se fizessem isso de novo.
Re: Por um ciclismo com mais emoção
uma corrida de ciclismo envolve (ou um dia envolveu) diversas coisas além de quem está na melhor forma física, saber "ler" a corrida, mudar de estratégia, determinar ataques falsos ou não, se posicionar no pelotão, entre outras coisas são fatores que fazem parte da "inteligência" do ciclismo e o rádio acaba muito com isso, os líderes não precisam mais ser líderes, basta que sigam as atualizações e ordens dadas minuto a minuto pelo técnico da equipe.
-
- Membro
- Posts: 2108
- Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
- Nome Verdadeiro:: Flavio
- Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ
Re: Por um ciclismo com mais emoção
concordo com o euovelha, mas ainda discordo do rádio
Assim como na F1, as ordens agora são "indiretas".
Se fosse no FEELING, seria mto mais maneiro. E claro, com os gregários ajudando os seus líderes.
Com relação aos powermeters e afins, achei uma babaquice do Quintana falar isso. Evolução tecnológica ta aí pra isso. Igual evolução dos capacetes, roupas, pedais e etc.
abrax
Assim como na F1, as ordens agora são "indiretas".
Se fosse no FEELING, seria mto mais maneiro. E claro, com os gregários ajudando os seus líderes.
Com relação aos powermeters e afins, achei uma babaquice do Quintana falar isso. Evolução tecnológica ta aí pra isso. Igual evolução dos capacetes, roupas, pedais e etc.
abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
Re: Por um ciclismo com mais emoção
uma coisa que acontece falando do froome em específico é que ele tem a equipe mais forte do WT. Ele consegue controlar tudo pela potência pq sempre vai ter alguém da equipe dele puxando o pelotão nas horas que precisa e para responder aos ataques. Estivesse ele em uma equipe mais fraca teria que o tempo inteiro ponderar o quanto vale a pena não responder a um ataque ou aumentar um pouco o ritmo em determinado momento e perder uma roda/marcação/pelotão
-
- Membro
- Posts: 647
- Joined: Thu 13 Mar 2014 00:24
- Nome Verdadeiro:: Vladimir
- Location: Barra do Piraí- RJ
Re: Por um ciclismo com mais emoção
DanielCruz wrote:Só liberar o veneno que a emoção volta.
Eu concordo!
O que acontece é pura hipocrisia, se deixassem correr frouxo (liberar seria impossível) como era antigamente na era Pantani, Indurain... teria mais emoção porque os caras iriam com tudo!
Não sei se procede, mas acho que na época tb não tinha rádio né...
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
-
- Membro
- Posts: 213
- Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34
-
- Membro
- Posts: 933
- Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
- Location: Juiz de Fora - MG
Re: Por um ciclismo com mais emoção
tem uma outra coisa que já ouvi falar... seria a UCI liberar aqueles suportes do tipo spinaci ou outros mecanismos de assumir uma posição mais aero, mas cujo uso só seria admitido nas fugas...
o que acham?
eu gostaria ao menos de ver uma experiência, hehehe!
o que acham?
eu gostaria ao menos de ver uma experiência, hehehe!
Re: Por um ciclismo com mais emoção
Retirar o rádio é complicado, hoje o piloto não precisa estudar o trajeto para não se perder, coisa que era relativamente comum até 15, 20 anos atrás. A redução de pilotos por equipe em provas pode ajudar mais, os spinaci por mim liberava geral.
Com menos atletas por equipe o controle do pelote fica mais complicado e anular fuga uma decisão mais perigosa por poder queimar gregários cedo.
Com menos atletas por equipe o controle do pelote fica mais complicado e anular fuga uma decisão mais perigosa por poder queimar gregários cedo.
Pelote Ciclismo ->
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_