Treinamento por Potência

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
wcardoso
Membro
Posts: 56
Joined: Fri 10 Jun 2016 20:46
Nome Verdadeiro:: willian

Re: Treinamento por Potência

Post by wcardoso »

Fui autorizado pelo financeiro a pesquisar e adquirir um PM, pretendo me organizar para largar o BR no ano que vem... Tanto TT quanto Estrada. Muito a aprender sobre potencia.
Litespeed C1R Force/Red 22 - Tubular China 40 mm 7,2 aprox.
https://www.strava.com/athletes/2126930" target="_blank
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Treinamento por Potência

Post by portoga »

"(...) pq pesquisa científica no Brasil é basicamente voluntariado (...)"

Acho que é mais que voluntariado, é sacerdócio!
Image
Rico
Membro
Posts: 66
Joined: Tue 29 Mar 2016 00:21
Nome Verdadeiro:: Ricardo

Re: Treinamento por Potência

Post by Rico »

tbortolotto wrote:Bike ficou mto legal Rico! O quadro não era prata? Se sim, mandasse pintar ou fizesse o trabalho? Meu quadro acabou embolhando a tinta em alguns pontos e craquelou. Precisaria lixar tudo e pintar (assim preto mesmo!). Foi algum profissional aí em BSB? Saiu caro? Pq eu continuo fazendo tantas perguntas? Pq hein? Hã? hahaha

Gente eu queria aproveitar a oportunidade e fazer uma "semi-despedida" deste tópico e desse mundo de Treinamento por Potência. Não, não vou vender meu PM (até pq to pagando ele ainda e só termino em dezembro haha), mas é que surgiu uma oportunidade de voltar a estudar/trabalhar com pesquisa fora do meu horário de trabalho e aí voltarei a ter um tempo mínimo pra pedalar. Qdo tiver um tempo pra isso, ele vai ser usado pra me divertir e desopilar. "Treino" é uma coisa q vai ficar para trás infelizmente, pq é uma coisa q eu adorava fazer. No fundo, treinar com potência sempre foi um luxo pra mim, pq eu nunca fiz se quer um Audax pra dizer que participei de uma "competição". Gosto da potência pq gosto de números, mas agora preciso focar novamente na minha carreira como profissional e me foder novamente nos laboratórios (e sim, de graça, pq pesquisa científica no Brasil é basicamente voluntariado).

Vou acompanhar a batalha diária de vcs pra não deixar o FTP cair, mas vou deixar o meu para trás! Quem sabe ano que vem as coisas mudem. Nunca se sabe :P
Sim, o quadro era prata, mas queria personalizar.
Deu tudo errado na pintura que eu queria fazer, então comprei um spray preto para uso geral e mandei ver!
Sobre dar bolhas ou craquelar, disseram que pode ser a reação das tintas.
Eu lixei a pintura original, só tirei o brilho, passei uma base e mandei o spray uso geral preto brilhante. Não ficou lá essa beleza, mas ficou bom! Comentaram comigo esses dias que era melhor eu ter lixado e mandado o spray preto fosco uso geral direto e se for preciso passar um veniz também em spray. Enfim, não tem erro!

Uma pena precisar "parar", continue aqui conosco se possível.
Eu mesmo me dei ao luxo de negar uma promoção no trampo e um dos critérios para essa decisão foi a questão de ter tempo para pedalar!hehe
De qualquer forma, sucesso meu amigo!

Sobre os treinos, vou fazer um ou no máx dois treinos chave durante a semana, de resto vou apenas rodar, rodar e rodar, sem stress. Agora o foco será apenas em perder peso e manter a forma!

PH, tranquilo, ano que vem eu chego na sua frente e não falo mais com vc. hahahahaha
Não sei como o pelotão conseguiu pegar aquela fuga, impressionante! A última perna de 17km durante a fuga deu apenas 47 de média horária....
Com relação a bike, eu fiz alguns testes com a posição mais agressiva, tenha uma excelente flexibilidade, mas arrisquei....não me arrependo de ter deixado a frente mais alto.
Como sou novo na modalidade posso até estar cometendo um erro, mas é isso...
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Treinamento por Potência

Post by Keeepz »

Fiz um teste de FTP na segunda feira pra ver onde eu tava após algumas semanas mal treinadas,

Poderia ter sido melhor, mas fui atrapalhado duas vezes por motoristas doentes mentais, o que derrubou um pouco a média.
E como eu não tava olhando pro garmin no começo, aquela sensação de que você tá mais forte que o que realmente é de começo de contra relógio me fez gastar o que não deveria no começo, apesar de ter ficado sempre segurando, mas ainda segurei pouco, o que fez faltar no final, derrubando muito minha cadência e me fazendo pedalar muito em pé nas subidas..então a segunda metade foi na força bruta mesmo.

20' AP: 285w
Cad: 91rpm (primeira metade 96rpm de media, depois foi ladeira abaixo por ter queimado no começo)
Fc med: 192bpm :twisted: (7 dias sem pedalar, bem 'fresco', então FC lá nas alturas, apesar que a RPE tava bem baixa pra FC que estava. Meu LTHR é altíssimo mesmo, FCmax em provas já bateu 206)

meu PB era 290w. Então considerei um excelente resultado, apesar das adversidades do teste, dos treinos perdidos, etc. Esperava que realmente tivesse perdido algo significativo.


Apesar de no fim do mês ter um contra relógio, vou deixar de focar no FTP, se bem q eu não venho focado é em NADA.
Nem me lembro da ultima vez que fiz um treino planejado em L4...Vou começar a fazer dois treinos na semana em um pelotão mais nervoso que tem aqui, pois acho que é o que tem me prejudicado nas corridas, falta de ritmo, de L6 e L7, e não meu FTP.
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Treinamento por Potência

Post by PH »

Eu depois de rodar 380h e 12mil km esse ano sem nenhum arranhão consegui a façanha de quebrar o dedão do pé em casa, colocando um cabo hdmi atrás da tv.... :hinault1
Image
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Treinamento por Potência

Post by PH »

Keeepz wrote:
Apesar de no fim do mês ter um contra relógio, vou deixar de focar no FTP, se bem q eu não venho focado é em NADA.
Nem me lembro da ultima vez que fiz um treino planejado em L4...Vou começar a fazer dois treinos na semana em um pelotão mais nervoso que tem aqui, pois acho que é o que tem me prejudicado nas corridas, falta de ritmo, de L6 e L7, e não meu FTP.
Um ciclista da minha cidade que hoje está aposentado era famoso por fazer os cronos sem nada, nem velocimetro. Ganhou alguns jogos abertos e pódiums em campeonatos brasileiros assim. Vai ver o que voce precisa é fazer o crono na base da queimação e da visão de tunel mesmo!!
Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

Só um desabafo....
Depois de um dia esquisito onde não conseguia meter nem 250w por 5 minutos, ontem eu tava despejando a potência como um assassino (WTF??) e me fura o pneu no último intervalo!!

TOMANOCUUU!!! Como é q fura a porra de um pneu NO ROLO?????????

Mano... q maré de azar!
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Treinamento por Potência

Post by PH »

Furar no rolo é o cúmulo, mas acontece, espacialmente descolar remendos.... azar mesmo.
Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

PH wrote:Furar no rolo é o cúmulo, mas acontece, espacialmente descolar remendos.... azar mesmo.
Exatamente Paulo! É por esse motivo que eu sempre uso câmaras novas no rolo, já que em outras ocasiões eu já tive esses descolamento de remendo. Mas ontem oq rolou foi um mini-fucking furo daqueles que o pneu não esvazia por completo pq conforme vai murchando o furo "fecha". A posição do furo foi na lateral (??), ou seja, alguma coisa do aro beliscou ali. Passei uma isolante por cima da fita de aro, mas acho q foi mais uma cagada mesmo! Há dois anos me aconteceu o mesmo!

:liz1
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Treinamento por Potência

Post by binho »

Pegando embalo nos mimimi do bortolotto, minha vez: quando as coisas estavam se encaixando por aqui, o apendice maldito resolve catrupiar.
Caí na faca terça e não sei quando vou poder voltar a pedalar.
FML
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Treinamento por Potência

Post by samuelgouvea »

tava lendo a maré de azar e de perebas dos companheiros...

hoje acordei com a garganta arranhando pacas, desconfio que a mudança radical na dieta que fiz nos últimos dias tem a ver com isso...

mas a verdade é que a gente tá tudo ficando VELHO, pqp!!!
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

PH wrote:Furar no rolo é o cúmulo, mas acontece, espacialmente descolar remendos.... azar mesmo.
Andei furando com um pneu que destruiu por dentro a trama. O danado era bem vagaba, de arame, acho que o calor fez ele se implodir.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Rico
Membro
Posts: 66
Joined: Tue 29 Mar 2016 00:21
Nome Verdadeiro:: Ricardo

Re: Treinamento por Potência

Post by Rico »

Fala ae glr

A bruna tá solta hehehe
Passado o Brasileiro é após alguns descansos o corpo já está pedino "treino".
Comecei uma batalha contra a balança, fui ao nutricionista e td mais, estou animado.
Agora vou voltar com volume e fazer alguns específicos para sprintar melhor, principalmente relacionado a cadência e coordenação motora.
Ainda estou em fase de pesquisa, assim que tiver alguma idéia do que fazer coloco aqui...
Pq sprint ? Por aqui não costuma ter prova com subidas e as coisas normalmente são decididas nos sprint. Só preciso estar bem para aguentar 3 ou 4 tops de 400 a 600m com 5% a 7%...

Grande abraço
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Treinamento por Potência

Post by Wanderson Mata »

Ieu continuo usando o power mensurado :lance2

Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by ftmonjardim »

Rico wrote:Fala ae glr

A bruna tá solta hehehe...
Image
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
vladbarra
Membro
Posts: 647
Joined: Thu 13 Mar 2014 00:24
Nome Verdadeiro:: Vladimir
Location: Barra do Piraí- RJ

Re: Treinamento por Potência

Post by vladbarra »

[quote="Wanderson Mata"]Ieu continuo usando o power mensurado :lance2

Se não tiver usando um medidor de potência esses números são muito muito muito chutados... nem vale a pena basear-se por isso.
Desculpe, mas infelizmente essa é a verdade. :lance4
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Treinamento por Potência

Post by PH »

Eu ficaria bem feliz com 932W por 1minuto :D
Image
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Treinamento por Potência

Post by Wanderson Mata »

O numero não é exato, longe disto, ok, mas, quem não tem cão caça com gato.
O que considero é quanto ao grau de evolução, nesse registro tem 1m à 932, se posteriormente manter nestes mesmos 1m 1.020w por exemplo, significa ganho, não?
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

Wanderson Mata wrote:O numero não é exato, longe disto, ok, mas, quem não tem cão caça com gato.
O que considero é quanto ao grau de evolução, nesse registro tem 1m à 932, se posteriormente manter nestes mesmos 1m 1.020w por exemplo, significa ganho, não?
O qto isso será de ganho e o quanto isso será de oscilação (variação) dessa estimativa?

Esse é o problema (pra mim). Não tens como garantir oq é um e oq é outro.
vladbarra
Membro
Posts: 647
Joined: Thu 13 Mar 2014 00:24
Nome Verdadeiro:: Vladimir
Location: Barra do Piraí- RJ

Re: Treinamento por Potência

Post by vladbarra »

O Tiago achou a explicação exata!
Oscilação, a diferença entre realidade e estimativa é tão grande que nesse meio há uma oscilação que não permite qualificar ganho ou perda.
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Treinamento por Potência

Post by Keeepz »

5º dia sem treino.
A bruxa tá solta? Não. Vagabundando mesmo.

Tô sem o mínimo saco pra subir na bicicleta e ir treinar.
Quando da vontade eu pedalo, quando não dá, fico em casa.
Chega de provas esse ano, fiquei com "overtraining" psicológico.
Fazer algum crosstraining, voltar pra academia, nada de 14h~16h por semana de treino, chutei o balde...

Partiu voltar pros 200w de FTP :liz1
Last edited by Keeepz on Wed 17 Aug 2016 15:10, edited 2 times in total.
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Treinamento por Potência

Post by Wanderson Mata »

vladbarra wrote:O Tiago achou a explicação exata!
Oscilação, a diferença entre realidade e estimativa é tão grande que nesse meio há uma oscilação que não permite qualificar ganho ou perda.
Vlad, a questão é que, sempre uso a mesma configuração, o mesmo rolo, o mesmo pneu, a mesma calibragem e mantenho os dados de peso atualizados.
Assim, a variação não ocorre, agora quanto à quanto está subestimado este valo, ai são outros quinhentos...

Ps Vide tópico do trainner road sobre a equação
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

Wanderson Mata wrote:Ps Vide tópico do trainner road sobre a equação
Então Wanderson eu que encabecei o tópico do "Trainerroad de pobre". Eu não sei como esses valores de potência são estimados, mas se forem apenas pela velocidade, te digo que hj tendo um medidor de potência eu percebo que existe uma boa diferença entre o somente pelo fato do pneu estar quente e estar frio. No início do treino, 15kmh dão cerca de 100w e os mesmo 15 kmh no final do treino giram entre 78-84w. Imagina a discrepância que pode existir em velocidades maiores. Então dizer que não existe variação de um dia pro outro pq vc usa "tudo" sempre igual é cilada bino hahaha.

Junta isso ao fato deq o pneu tem desgaste e vc agrega um erro considerável. Mas assim: eu acho q dá pra servir de referência até certo ponto. O problema é justamente saber se esses 930 qdo passarem pra 1000w são erro ou melhora. Se fosse de 200w pra 400w é uma coisa... mas essa variação de menos de 5-10% nessas condições cara... eu acho embaçado!
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Treinamento por Potência

Post by Wanderson Mata »

tbortolotto wrote:
Wanderson Mata wrote:Ps Vide tópico do trainner road sobre a equação
Então Wanderson eu que encabecei o tópico do "Trainerroad de pobre". Eu não sei como esses valores de potência são estimados, mas se forem apenas pela velocidade, te digo que hj tendo um medidor de potência eu percebo que existe uma boa diferença entre o somente pelo fato do pneu estar quente e estar frio. No início do treino, 15kmh dão cerca de 100w e os mesmo 15 kmh no final do treino giram entre 78-84w. Imagina a discrepância que pode existir em velocidades maiores. Então dizer que não existe variação de um dia pro outro pq vc usa "tudo" sempre igual é cilada bino hahaha.

Junta isso ao fato deq o pneu tem desgaste e vc agrega um erro considerável. Mas assim: eu acho q dá pra servir de referência até certo ponto. O problema é justamente saber se esses 930 qdo passarem pra 1000w são erro ou melhora. Se fosse de 200w pra 400w é uma coisa... mas essa variação de menos de 5-10% nessas condições cara... eu acho embaçado!
Neste caso seria utilizar a info de mensuração VS HR VS PE, não?
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

É mais fácil tu achar um trecho (de preferência plano) onde consiga fazer testes de 5 min e 20 min. Tu faz em duas pernas, ida e volta, assim inibe o fator vento, sendo que se ele empurrar na ida, segura na volta e vice-versa. Veja em média quantos kms tu percorre neste tempo e usa a distância para controlar o ponto onde retornar. Se o tempo começar a baixar, você vai ter um parâmetro se evoluiu ou não. O mesmo para sprint, faça em 200 m, marque os pontos e veja o tempo que gasta para percorrer. Aí pode casar com a FC também e ver se a eficiência aumentou. Enfim, acho que serão dados mais valiosos.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

Eu dou uma outra dica: subidas. É bom pra treinar e pra se testar. É um negócio tão bom que até a estimativa do Strava se aproxima mto bem com a do PM (comigo pelo menos!). Não tem vento, é constante e a velocidade (consequentemente o tempo) são bons estimadores de evolução. Além disso, melhorar a subida é um fator diretamente ligado à W/kg. Então se o tempo cair e o peso não, só pode a potência estar subindo!

Aqui na minha região eu tenho apenas pequenas subidas de 1km e 4-5% de inclinação. Eu gosto mto da inclinação e não gosto da distância. Se conseguires uma subida longa e não mto inclinada, dá pra fazer miséria.

Hj mesmo eu fui de MTB (sem PM, portanto) e no pelo eu consigo saber se estou acima ou abaixo do LT. Auto conhecimento é uma coisa foda q aos poucos eu to valorizando cada dia mais.
Landim
Membro
Posts: 221
Joined: Sat 09 Nov 2013 23:40
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Re: Treinamento por Potência

Post by Landim »

O pior de tudo nessas estimativas do trainerroad e similaras é não saber se o que ta vendo é real. Isso pra mim acaba com qualquer coisa. Ora, se até do PM quando sai algo muito bom, meio que fora da curva já fico encucado imagina só no estimado.
Image
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Treinamento por Potência

Post by Keeepz »

Fui falar de zica, ela me atingiu.
Fui apenas comprar uma câmara de ar, voltei com gancheirae câmbios quebrados...
É o destino...os deuses do ciclismo me querem afastado um tempo.
Rico
Membro
Posts: 66
Joined: Tue 29 Mar 2016 00:21
Nome Verdadeiro:: Ricardo

Re: Treinamento por Potência

Post by Rico »

Eae pessoal...

Sou muito resistente à estimativas, achismo e blá blá blá.
Preciso de referências. É ou não é....enfim!

Estava iniciando um novo bloco para o fim do semestre, mas abortei logo na primeira semana, vai ter o campeonato goiano de contra relógio este domingo, um amigo está indo e me empolguei, vou correr lá.
Pelo que vi o percurso é bem parecido com o do brasileiro master. 11k com 120m de ganho.

Volto com os resultados na segunda feira....
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Subida tem que ser longa o suficiente para conseguir um tempo longo para testar. É uma boa também, uma serra de uns 5% e longa anima!

Da hora hein Rico! depois posta ai os resultados e os dados! :conta1
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Post Reply