Combinar 9v com 11v

Regule e ajuste sua bicicleta
Post Reply
kelvileal
Posts: 1
Joined: Thu 10 Sep 2015 02:36
Nome Verdadeiro:: Kelvi Leal

Combinar 9v com 11v

Post by kelvileal »

Fala galera, nao sei se há este tópico pois nao achei, caso eu esteja no local errado me informem tambem...

A duvida é a seguinte:

1- É possível utilizar peças de 11v com 9v?
2- Existe alguma "Gambytech"
para que isso funcione de alguma maneira??
ex: Utilizo um STI de 9v e comprei um cambio traseiro 105 de 11v, a puxada do STI vai dar diferença com o cambio traseiro?
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Combinar 9v com 11v

Post by Papillon »

Vai funcionar, se o k7 for 9V.
A única linha indexada da shimano que tem diferença de puxada no cambio traseiro é a dura ace 7400 (8 velocidades dos anos 90), todas as demais puxam igual.
pelote
Site Admin
Posts: 805
Joined: Mon 19 Nov 2012 21:54

Re: Combinar 9v com 11v

Post by pelote »

Movido para Mecânica e Manutenção
:jan1
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Combinar 9v com 11v

Post by brunocarlo »

Até onde já pesquisei, o caso não terá problemas, o que tem que ser igual, é o ergo/sti e o k7.
Bruno Carlo
Meu Strava
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Combinar 9v com 11v

Post by samuelgouvea »

não é compatível não!

"Now the Shimano 11-speed road systems have a type of modified Dyna-sys that keeps them in-tune with tighter cog spacing but is completely incompatible with 10-speed road or mountain."


http://blog.artscyclery.com/science-beh ... atibility/" target="_blank
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Combinar 9v com 11v

Post by Papillon »

pqp!
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Combinar 9v com 11v

Post by brunocarlo »

samuelgouvea wrote:não é compatível não!

"Now the Shimano 11-speed road systems have a type of modified Dyna-sys that keeps them in-tune with tighter cog spacing but is completely incompatible with 10-speed road or mountain."


http://blog.artscyclery.com/science-beh ... atibility/" target="_blank

Mas em teoria, o que o cambio traseiro faz é obedecer as 'puxadas' do sti, corrigindo a largura das roldanas, uma vez que as correntes diferem na largura, seria compatível... não?!

Vou ler o blog quando chegar em casa... esta também é uma dúvida que tenho, pois eu pensei na possibilidade de ir 'migrando' pra 11v aos poucos..
Bruno Carlo
Meu Strava
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Combinar 9v com 11v

Post by Adriano »

brunocarlo wrote:
samuelgouvea wrote:não é compatível não!

"Now the Shimano 11-speed road systems have a type of modified Dyna-sys that keeps them in-tune with tighter cog spacing but is completely incompatible with 10-speed road or mountain."


http://blog.artscyclery.com/science-beh ... atibility/" target="_blank

Mas em teoria, o que o cambio traseiro faz é obedecer as 'puxadas' do sti, corrigindo a largura das roldanas, uma vez que as correntes diferem na largura, seria compatível... não?!

Vou ler o blog quando chegar em casa... esta também é uma dúvida que tenho, pois eu pensei na possibilidade de ir 'migrando' pra 11v aos poucos..
Não, o artigo que o Samuel linkou explica isso em detalhes. A Shimano mudou a relação de puxada de cabo / movimento do câmbio nos sistemas de 11v, de forma que um STI de 10v não vai funcionar com um câmbio traseiro de 11v e vice-versa. Igual ao que ela já tinha feito nas MTB quando introduziu 10v com o Dyna-SYS, trocador de 7/8/9v não é compatível com câmbio traseiro de 10v, e depois fez a mesma coisa quando lançou 11v pra MTB, já que 10v e 11v na MTB também são incompatíveis entre si. Ao que tudo indica, daqui pra frente vai ser cada macaco no seu galho, com incompatibilidades entre peças novas e antigas a cada adição de um cog no cassete.

Então, não adianta ter STI e cassete de 11v e câmbio de 10v, o STI vai posicionar o câmbio fora da posição correta no cassete porque eles não falam a mesma língua.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Combinar 9v com 11v

Post by samuelgouvea »

Adriano, eu conheço um relato de uma cara que botou um cambio de 11v/MTB na bike 10v com cog de 42... e funcionava perfeitamente.

vou assuntar com o cara (o luiz fernando venturelli aqui do fórum, sumido)
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Combinar 9v com 11v

Post by Papillon »

Pelo artigo é isso mesmo. relação 1.4 contra 1.7 ai não rola.
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Combinar 9v com 11v

Post by Adriano »

Funcionar perfeitamente não tem como. Eu acho que até tem como funcionar, mas de forma precária (regula a marcha colocando a polia do câmbio alinhada com um gog no meio do cassete, as marchas mais próximas do cog do meio não serão tão afetadas, mas as marchas nos cogs das extremidades vão ter uma diferença já considerável no alinhamento da polia com o cog).
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Combinar 9v com 11v

Post by Papillon »

Precisaria de uma roldana para contornar o problema porém o custo inviabiliza. Afinal ai vira matemática, se a puxada é 1.2 precisa de uma roldana para multiplicar o restante para 1.7, um troço similar a esse:

Image

no caso específico vai compensar vender o cambio 11V e comprar um 9/10V que é mais barato.

E parece que os novos cambios campagnolo também mudaram a puxada do ergo/ratio do cambio inviabilizando a retrocompatibilidade.
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Combinar 9v com 11v

Post by Adriano »

Eu estava falando em relação ao que o Samuel falou, mesclar 10v c/ 11v na MTB, pois a alteração é pequena na puxada de cabo / movimento do câmbio. Mesclar 8/9/10v c/ 11v na road não vai funcionar de jeito nenhum (a não ser que se use essa roldana - uma gambiarra de luxo), porque a diferença nos sistemas é grande.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
m46c10
Membro
Posts: 33
Joined: Tue 02 Aug 2016 16:16
Nome Verdadeiro:: Marcio Tamashiro
Location: São Paulo - SP / Belém

Re: Combinar 9v com 11v

Post by m46c10 »

Estava feliz na minha gambiarra que iria montar, mas após ler esse tópico :lance7

Tenho STI Ultegra 6500, peguei um câmbio traseiro RD-6800, ou seja, minha relação é de 9v, mas já estava pensando num futuro upgrade. Pelo visto vou te que adiar o upgrade, pois minhas rodas são meio antigas, são Mavic, e quase certeza que up máximo com essas rodas é 10v. :basso2
BMC TE01 26er - toda XTR 30v
Klein Q-Carbon Team - toda Ultegra 6500 18v
Adamant A1 - Biketrial
Post Reply