Treinamento por Potência

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Rico
Membro
Posts: 66
Joined: Tue 29 Mar 2016 00:21
Nome Verdadeiro:: Ricardo

Re: Treinamento por Potência

Post by Rico »

Como alguns já sabem, venho de um planejamento "longo" para o Brasileiro Master agora no fim deste mês.
Estou um pouco confuso com minha performance, vamos lá....
Até Janeiro estava off total há meses.
Em Fevereiro comecei uma "pré base", rodei Fevereiro e Março. Em Abril tirei férias de 2 semanas. Voltei e comecei a Base, está que não foi muito fraca.
Rodei em média 380/week e um TSS médio de 650.
Não fiz treinos muitos longos (100-150km), mas rodei quase todo dia (30-80km).
Neste período fiz um teste de FTP (280W - 87kg - CTL 45).
Terminei essa base tem 3 semanas, fiz duas semanas "off". Nas semanas "off" rolaram duas corridas e também fiz um novo teste (310W - 85KG - CTL 70).
Agora que tudo complica.
Após o teste, não consegui fazer os treinos específicos nas zonas indicadas, normalmente a 100% e 105%.
Deduzi que pelo fato de ter feito meu teste em subida meus dados estavam "superestimados", resolvi então trabalhar com 300W para o FTP, ainda assim muita dificuldade em manter as zonas, mas o grande lance é que meu atual CTL está em 60 e não consigo sair disso, tenho feito treinos curtos e intensos durante a semana e no fds longo em Z2 e pelotão.
Eu esperava que nessa fase meu CTL fosse aumentar.
Meu TSB também não tem variado muitas coisa e sempre está positivo, mas eu me sinto cansado.
Estou com receio de ter vacilado na intensidade e estar em uma decrescente...
De qualquer forma, tô tranquilão, muito mais curiosidade do que qualquer outra coisa, porque nunca fiz planejamento para um "pico determinado''!
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Treinamento por Potência

Post by PH »

CTL pra mim sobe na base, e muito. O resto do tempo é meio que mantendo a média na base da pancada.

Minha logística também é para o Brasileiro Master, mas devido a muito trabalho e condições adversas (ou chove ou está abaixo de zero) meus treinos ficaram uma me***. Basicamente, é fazer o que der de endurance para nao deixar cair ainda mais o CTL e intensidade nos finais de semana pq é quando sobre tempo e da para descansar. Meu peso está 2kg acima do normal, sorte nossa que vai ser plano ein! kkkkk

No dia da prova não tem muito segredo também, agarra na extensão, coloca 400W na telinha do PCV e vaiiiiiiii :D
Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

PH wrote:No dia da prova não tem muito segredo também, agarra na extensão, coloca 400W na telinha do PCV e vaiiiiiiii :D
Isso aí pessoal! Foi bom conhecer vcs, mas estou me retirando do fórum... abraços!!
ARuzik
Membro
Posts: 86
Joined: Wed 07 Aug 2013 21:51

Re: Treinamento por Potência

Post by ARuzik »

tbortolotto wrote:
PH wrote:No dia da prova não tem muito segredo também, agarra na extensão, coloca 400W na telinha do PCV e vaiiiiiiii :D
Isso aí pessoal! Foi bom conhecer vcs, mas estou me retirando do fórum... abraços!!
isso quando esta de roda, se meter a cara no vento não baixa de 520W... :basso1
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Treinamento por Potência

Post by PH »

Temos que sonhar alto! :D
Mas para um crono de 10km... é por ai mesmo, menos do que isso é tempo perdido que não tem como recuperar. Se explodir o motor, paciência, próximo ano tem mais !
Image
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Treinamento por Potência

Post by Keeepz »

Rico, tá usando que programa pra colocar os treinos?
Se vc tiver olhando o PMC do strava, é uma merda.
Sempre q vc altera o FTP ele recalcula TUDO! desde sempre.
Ai o PMC n serve de NADA.
marcoaleite wrote:Terça retrasada fui fazer um treino bunda, 4x10 Z4 e não conseguia. Chutei o balde e abandonei. Na quarta fui no rachão aqui e mói o pau com os elites! Simples assim! hahaha
Minha vida :lemond1




Mas minha vida ciclística está só com baixos...
Já tô gripado novamente...
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

PH wrote:Temos que sonhar alto! :D
Mas para um crono de 10km... é por ai mesmo, menos do que isso é tempo perdido que não tem como recuperar. Se explodir o motor, paciência, próximo ano tem mais !
Puts... Era 18, virou 16 e agora fechou nos 10 km esse TT do Brasileiro? Se bobear vai virar circuitera novamente... :?
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Treinamento por Potência

Post by PH »

vi hoje que virou 12km, parece final agora... vai 6 volta 6, relativamente simples.
Image
Rico
Membro
Posts: 66
Joined: Tue 29 Mar 2016 00:21
Nome Verdadeiro:: Ricardo

Re: Treinamento por Potência

Post by Rico »

PH, foi exatamente o que aconteceu cmg, vlw!
PH = Paulo Haas?
Se sim, é o cara que mais roda que sigo no strava, tá sendo humilde apenas.
hehehe

Tiago vc é um figura, mas o PH tá em outro nível.
Recebeu as paradas aí? Mandei já tem uns dias...

Keepz uso o strava apenas e realmente acontecer o que disse, não vou me apegar muito, estou me sentindo bem apesar de sempre "cansado"...

Sobre os 12km de prova, não faço a mínima ideia sobre ritmo, tempo, velocidade.
Será minha primeira prova nessa modalidade.
Mas em geral é isso, "abaixar" a cabeça e acelerar. Até o momento penso em fazer uma prova progressiva, mas não sei até que ponto isso pode ser bom ou até melhor do que ir para o "suicídio". O progressivo pode dar aquela sensação de poderia ter feito mais e o suicídio pode te quebrar antes do fim...hehehe
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

Rico wrote:PH, foi exatamente o que aconteceu cmg, vlw!
PH = Paulo Haas?
Se sim, é o cara que mais roda que sigo no strava, tá sendo humilde apenas.
hehehe

Tiago vc é um figura, mas o PH tá em outro nível.
Recebeu as paradas aí? Mandei já tem uns dias...
Paulo Haas, a lenda em "pessoa virtual".

Recebi hj a tarde Rico. Muitíssimo obrigado! Serviu como uma luva!!! Te mandei uma Mensagem Privada na tarde de hj pra acertarmos como ficou o envio :D
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

Depois de dias de mtas inconsistências ontem fui pro rolo com objetivo de fazer aquele 4x10' @ 100% nervoso. Só que comi um dogão mais cedo naquele dia e meu estômago ficou pesado... resolvi abortar logo na metade do primeiro intervalo. Hj foi o primeiro dia de férias (uhuu!) e o planejado era fazer pelo menos uns 80 km a tarde. Me preparei todo e com apenas 3 km o cabo do passador direito estourou do nada! Acho que caguei na regulagem e acabou ficando mto apertado... sei lá haha. Encontrei uma lojinha (daquelas mais modestas bem contrário do estilo BikePoint de ser) que me fez o serviço na hora, me regulou o câmbio dianteiro e só me cobrou o preço do cabo (:D).

O tesão pro longão acabou e acabei fazendo o meu rolinho conforme planejado e foi surpreendente! 4 intervalos perfeitos com 101-102% do FTP e sem uma "gota" de sofrimento. Terminei o treino basicamente zerado. No último intervalo que eu insisti em rodar mais perto dos 105% é que eu senti aquela típica ardência nas pernas nos últimos 2 min, mas no todo foi FODÁSTICO! É claro q eu tava bem descansado... alimentado... motivado, mas hj eu tive uma plena sensação que se fosse um teste de FTP, meu CP20 seria bem maior que os 282w do teste de 3 meses atrás. O fator mais motivador pra pensar nisso foi o uso do 30s Pwr no visor do Garmin acompanhado do 3s no cantinho. Depois que eu atingia o alvo no de 3s eu mantinha o ritmo só pelo RPE e checava de vez em quando só pelo 30s. Ver a RPE bem tolerável com o 30s batendo nos 280-282w foi bem encorajador! To saindo de férias agora e vou ter q refazer meus testes, mas to esperançoso de bater 280w de FTP no próximo mês!!
AndréLuiz
Membro
Posts: 129
Joined: Wed 19 Aug 2015 08:50
Location: Araguari-MG

Re: Treinamento por Potência

Post by AndréLuiz »

to voltando agora para os treinos e estive pensado em deixas em 10s pq em 3s a coisa tá muito inconstante...talvez eu vá pro rolo hj e teste isso
tbortolotto wrote:Depois de dias de mtas inconsistências ontem fui pro rolo com objetivo de fazer aquele 4x10' @ 100% nervoso. Só que comi um dogão mais cedo naquele dia e meu estômago ficou pesado... resolvi abortar logo na metade do primeiro intervalo. Hj foi o primeiro dia de férias (uhuu!) e o planejado era fazer pelo menos uns 80 km a tarde. Me preparei todo e com apenas 3 km o cabo do passador direito estourou do nada! Acho que caguei na regulagem e acabou ficando mto apertado... sei lá haha. Encontrei uma lojinha (daquelas mais modestas bem contrário do estilo BikePoint de ser) que me fez o serviço na hora, me regulou o câmbio dianteiro e só me cobrou o preço do cabo (:D).

O tesão pro longão acabou e acabei fazendo o meu rolinho conforme planejado e foi surpreendente! 4 intervalos perfeitos com 101-102% do FTP e sem uma "gota" de sofrimento. Terminei o treino basicamente zerado. No último intervalo que eu insisti em rodar mais perto dos 105% é que eu senti aquela típica ardência nas pernas nos últimos 2 min, mas no todo foi FODÁSTICO! É claro q eu tava bem descansado... alimentado... motivado, mas hj eu tive uma plena sensação que se fosse um teste de FTP, meu CP20 seria bem maior que os 282w do teste de 3 meses atrás. O fator mais motivador pra pensar nisso foi o uso do 30s Pwr no visor do Garmin acompanhado do 3s no cantinho. Depois que eu atingia o alvo no de 3s eu mantinha o ritmo só pelo RPE e checava de vez em quando só pelo 30s. Ver a RPE bem tolerável com o 30s batendo nos 280-282w foi bem encorajador! To saindo de férias agora e vou ter q refazer meus testes, mas to esperançoso de bater 280w de FTP no próximo mês!!
Landim
Membro
Posts: 221
Joined: Sat 09 Nov 2013 23:40
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Re: Treinamento por Potência

Post by Landim »

Como to voltando agora e tamo nessa onda de youtubers, resolvi fazer um video relato dos treinos, tanto pra me estimular como pra registrar (e pra suprir meu tédio de vez em quando).

Vou tentar fazer uma compilação semanal pra não ficar muito massante.

Quem se interessar segue ai o primeiro:

https://youtu.be/4tl4uC1rG1I" target="_blank
Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

Eu curti Landim! Fico bem legal e edição tbm
Landim
Membro
Posts: 221
Joined: Sat 09 Nov 2013 23:40
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Re: Treinamento por Potência

Post by Landim »

Valeu man, fui dormir as 3 da manha terminando isso, acho que da pra ver na minha cara no final do video.
Image
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Treinamento por Potência

Post by Keeepz »

Quando tiver em casa irei assistir, nos dados móveis não rola kkk.


Meu treino de ontem rendeu e me deu uma leve animada, me lembrou que eu tenho que sofrer muito, mas muito, mas que as pernas tão ali perto e funcionando, não a todo vapor, mas não tão ruim .


2x20', com intervalos em 275w e 280w respectivamente.
Peso caindo, 58kgs, vamo que vamo.
wcardoso
Membro
Posts: 56
Joined: Fri 10 Jun 2016 20:46
Nome Verdadeiro:: willian

Re: Treinamento por Potência

Post by wcardoso »

Curti o video e vou acompanhar a evolução.
Litespeed C1R Force/Red 22 - Tubular China 40 mm 7,2 aprox.
https://www.strava.com/athletes/2126930" target="_blank
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Treinamento por Potência

Post by ProfClayton »

Boa Landim!!!! Bom retorno... Me inscrevi no canal!!!
Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

Keeepz wrote:Peso caindo, 58kgs, vamo que vamo.
58 kg pesa só minha perna direita!!!

Pqp q inveja esse teu w/kg hahaha
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Legal Landim! Me inscrevi lá, vamos ver os watts antes e depois da EPOca parada! hahahaha Manda ver!

Eu vou tirar uns dias de descanso e rearranjar o corpo e cabeça. Acabou os regionais aqui e até que andei bem, fiz uma fuga de 10 km no final, mas acabei pego, estou igual o Dumolão, meio sem pernas! hahahaha Agora preciso voltar a forma de Abril novamente para então dar aquele up!
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Landim,

Dei muita risada aqui! Ficou muito massa. Já me inscreví e vou ficar acompanhando. Eu também estou quase na mesma situação. Desde a minha operação em Junho/15, muita água passou pela ponte e acabei desanimando. Vamos comparar depois as dificuldades de voltar assim. Quando tiver um tempo, posta os objetivos de micro/meso ciclo.

Grande abraço.

P.
--
Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Falando nisso...

Acabou de sair no GCN.
--
Image
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Treinamento por Potência

Post by binho »

Ficou legal o vídeo, Landim.
Sotaque cearense é legal demais.

Pergunta: voce continua vegan? Raw vegan?

Abs
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Rico
Membro
Posts: 66
Joined: Tue 29 Mar 2016 00:21
Nome Verdadeiro:: Ricardo

Re: Treinamento por Potência

Post by Rico »

Eae pessoal....

TT montada e "ajustada".Fiquei umas três semanas brigando com o projeto.
Saiu quase tudo diferente do que planejei. Desanimei, briguei, descansei, chorei e por agora tô só pedalando sem rumo. Espero pelo menos não perder condicionamento!
Já estou federado e inscrito para as duas provas. (TT e resistência)
Não vou mais ficar ligado nos números até o dia das provas, na verdade tentarei apenas "definir" uma faixa em W que tentarei executar no contra-relógio. Não sei até que ponto isso será bom, só não acredito que "baixar a cabeça" é só fazer força seja o melhor caminho.
Se fosse pra eu "chutar", diria que para 12km plano, devo conseguir algo entre 315-325W.
Peguei o mapa e altimetria das provas, não entendi muito bem o percurso do contra-relógio, se alguém tiver curiosidade segue o regulamento e demais informações...
http://www.cbc.esp.br/default/eventos.php?e=748" target="_blank

Marco, essa prova foi em Sertãozinho!? Alguns amigos do interior de SP correram um regional lá esse fds, fale mais aí da prova. Largou na primeira ou segunda div? Vai para o Brasileiro?
Landim, acho que já rodei com vc. Ficou legal demais o vídeo.
bortolotto, que bom que deu certo, não esquenta, se um dia tiver a oportunidade retribua a gentileza para o próximo. hehe
PH, vai para o título em Aracruz? Vc já levou um Brasileiro né? Um colega aqui de Brasília (Mota), é seu fã..hehe
Keepz, legal, bons números!

Também curto vídeos, faço vários com a garmin virb, com os dados de potência e tudo mais.
Se alguém tiver interesse em ver tá aí o canal: https://www.youtube.com/channel/UCYJnrt ... b6dz2tjJKQ" target="_blank
Landim
Membro
Posts: 221
Joined: Sat 09 Nov 2013 23:40
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Re: Treinamento por Potência

Post by Landim »

Valeu moçada.

Vamos voltar Pedro, é duro mas não tem outro jeito.
Binho continuo Vegano sim, nunca foi RAW nem sou muito adepto dessa linha não (não tem muito embasamento pra isso), embora minha alimentação seja de 60 a 80% de frutas mais por praticidade mesmo.
Rico, você é daqui do Ceará? Vou ver seu canal em casa.

Abs a todos e semana que vem tem outro, vou tentar postar na segunda feira.
Image
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Treinamento por Potência

Post by PH »

Rico, esse ano estou indo mais para viajar mesmo do que para qualquer outra coisa, muito trabalho e pouco treino deixam o PH um ciclista gambá.
Vou pro 120% como sempre, mas se isso vai resultar em alguma medalhinha já é outra conversa :D
Image
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Treinamento por Potência

Post by ProfClayton »

Quero só ver essa viagem do Paulo... deve estar escondendo o jogo!!!!
Image
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Treinamento por Potência

Post by PH »

Sério mesmo, trabalhando de 10 a 13h todo dia, se conseguir treinar 2h é um luxo. Como diz um amigão meu, vamos ser ciclistas a vida toda, impossível esperar que todos os anos vão ser dourados.
Image
AndréLuiz
Membro
Posts: 129
Joined: Wed 19 Aug 2015 08:50
Location: Araguari-MG

Re: Treinamento por Potência

Post by AndréLuiz »

muito massa o video Landim!!! bom retorno!!!
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Rico wrote: Marco, essa prova foi em Sertãozinho!? Alguns amigos do interior de SP correram um regional lá esse fds, fale mais aí da prova. Largou na primeira ou segunda div? Vai para o Brasileiro?
Isso, larguei 2 div pela cidade. 2 div é a mais legal, é uma prova onde o pau come do inicío ao fim. 1 div não tem graça, Ribeirão já larga e manda meia dúzia na fuga e o pelotão vira passeio! hahaha A prova está lá no meu strava, depois olha lá. ;) No Brasileiro este ano não irei, muitos problemas que levaram minhas pernas 2016 boas embora, vou dar um reset e me ajeitar para o ano que vem conseguir ir.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Post Reply