Sapatilha MTB na road?

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
rodrigomarin
Membro
Posts: 317
Joined: Mon 06 Jan 2014 20:19
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Marin
Location: São Paulo

Sapatilha MTB na road?

Post by rodrigomarin »

Anos atrás, quando comecei a brincar de pedalar de road (já comecei direto na road), comprei um pedal de clip Wellgo que um lado é plataforma e o outro é clip MTB. Mas quando montei essa minha nova bike, o pedal ficava horrível, pesado e, como não podia pedalar nas curvas (já quase tomei um capote porque quis pedalar com ele nas curvas), comprei um M520.
Acontece que vira e mexe o taco do lado esquerdo (o que mais tiro/ponho) fica frouxo e tenho de reapertar, desconfio que seja porque eu aperto o pé pra baixo na hora de girá-lo. Hoje, subindo Nazaré, quando chego ao mercadinho e vou desclipar o lado esquerdo, sinto que o taco perdeu um dos parafusos e por isso gira em falso, impedindo-me de desclipar: era isso mesmo. Enfim, completei os 80 km restantes com um só parafuso no taco...
Uso uma sapatilha bem básica (M077) e nos pedais longos me incomoda o pé na parte da frente, o pé não fica bem preso no pedal: dá pra girar uns 30° mesmo bem clipado, e isso não é regulável. Além do que, parece que o taco pequeno não sustenta bem o pé. Ok, a sapatilha tem o solado mole e não transfere a potência bem.

Mas a pergunta que quero fazer é: eu estou buscando uma sapatilha/pedal de road?
Claro que, caso compre uma de road, vai ser com solado de carbono...
rodrigomarin
Membro
Posts: 317
Joined: Mon 06 Jan 2014 20:19
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Marin
Location: São Paulo

Re: Sapatilha MTB na road?

Post by rodrigomarin »

PS: sim! eu sou herege e uso um pedal de MTB na santíssima pedivela Dura ace 7800... kkkkkkkkkk
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Sapatilha MTB na road?

Post by Papillon »

Muda só a área de contato, não acho ruim e muita gente usa.

por muito tempo usei esse e até arrependi de vender:
Image
rprodrigues
Membro
Posts: 275
Joined: Fri 17 Oct 2014 18:10
Nome Verdadeiro:: Rodrigo

Re: Sapatilha MTB na road?

Post by rprodrigues »

Eu utilizo pedais PD-A520 na secteur e não tenho do que reclamar.

Image
Pepebike
Membro
Posts: 492
Joined: Fri 25 Sep 2015 22:10
Location: Goiânia/GO

Re: Sapatilha MTB na road?

Post by Pepebike »

Também estou na mesma situação. Uso uma sapatilha MTB Shimano XC30 e um Pedal Shimano M520.
A sapatilha é "meio mole" e não transfere muito bem o esforço. O pedal é meio 'pesado'.

Estou pensando em comprar uma sapatilha Shimano R-078 ou R-088 e um pedal R540. Mas não sei se o resultado será muito melhor que o que tenho com o conjunto atual. :roll:
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
vlsantos
Membro
Posts: 25
Joined: Sun 08 Jun 2014 22:22

Re: Sapatilha MTB na road?

Post by vlsantos »

Pepebike wrote:Também estou na mesma situação. Uso uma sapatilha MTB Shimano XC30 e um Pedal Shimano M520.
A sapatilha é "meio mole" e não transfere muito bem o esforço. O pedal é meio 'pesado'.

Estou pensando em comprar uma sapatilha Shimano R-078 ou R-088 e um pedal R540. Mas não sei se o resultado será muito melhor que o que tenho com o conjunto atual. :roll:
Pepe, está tendo umas promoções nos sites gringos de pedais 105 e Ultegra. Que já são pedais definitivos.

A R-088 é uma sapatilha que dura muito e é confortável, mas a sola não é de carbono. Talvez seja o caso também de guardar um pouco mais $ e esperar uma promoção da linha com sola de carbono. Aí realmente você vai perceber diferença para a XC30.
rodrigomarin
Membro
Posts: 317
Joined: Mon 06 Jan 2014 20:19
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Marin
Location: São Paulo

Re: Sapatilha MTB na road?

Post by rodrigomarin »

Ouço falar muito bem da 16RC da Spiuk, tem diferença dela pras outras com sola de carbono?

vlsantos wrote:
Pepebike wrote:Também estou na mesma situação. Uso uma sapatilha MTB Shimano XC30 e um Pedal Shimano M520.
A sapatilha é "meio mole" e não transfere muito bem o esforço. O pedal é meio 'pesado'.

Estou pensando em comprar uma sapatilha Shimano R-078 ou R-088 e um pedal R540. Mas não sei se o resultado será muito melhor que o que tenho com o conjunto atual. :roll:
Pepe, está tendo umas promoções nos sites gringos de pedais 105 e Ultegra. Que já são pedais definitivos.

A R-088 é uma sapatilha que dura muito e é confortável, mas a sola não é de carbono. Talvez seja o caso também de guardar um pouco mais $ e esperar uma promoção da linha com sola de carbono. Aí realmente você vai perceber diferença para a XC30.
leoakch
Membro
Posts: 32
Joined: Thu 15 Jan 2015 21:58
Nome Verdadeiro:: LeonardoAk
Location: Campinas/SP

Re: Sapatilha MTB na road?

Post by leoakch »

Pepebike wrote:Também estou na mesma situação. Uso uma sapatilha MTB Shimano XC30 e um Pedal Shimano M520.
A sapatilha é "meio mole" e não transfere muito bem o esforço. O pedal é meio 'pesado'.

Estou pensando em comprar uma sapatilha Shimano R-078 ou R-088 e um pedal R540. Mas não sei se o resultado será muito melhor que o que tenho com o conjunto atual. :roll:
Eu passei por uma situação semelhante, no meu caso tinha um agravante. Eu sentia um desconforto no meio do pé (na região do taco) em pedais com muitas subidas ou pedais com mais de 50km. Isso ocorria com sapatilha shimano M-077 e pedal M520.

Depois que troquei os pedais pelo R550 e sapatilha R-078 nunca mais aconteceu, pra mim valeu a pena. Acredito, também, que houve uma pequena melhora na transferência de "esforço" pois a sola é mais rígida e existe uma área maior no pedal, só não sei se justifica trocar pra esse conjunto somente por esse motivo, talvez com uma sapatilha superior tenha algum ganho mais significativo...
rodrigomarin
Membro
Posts: 317
Joined: Mon 06 Jan 2014 20:19
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Marin
Location: São Paulo

Re: Sapatilha MTB na road?

Post by rodrigomarin »

Comprei pedais Look Keo carbon e acho que vou comprar as Spiuk 16RC... se não gostar, eu vendo! hauauhauhaua SQN
bcgfg
Membro
Posts: 171
Joined: Fri 16 Jan 2015 12:10
Nome Verdadeiro:: Gustavo F. Guidelli

Re: Sapatilha MTB na road?

Post by bcgfg »

leoakch wrote:
Pepebike wrote:Também estou na mesma situação. Uso uma sapatilha MTB Shimano XC30 e um Pedal Shimano M520.
A sapatilha é "meio mole" e não transfere muito bem o esforço. O pedal é meio 'pesado'.

Estou pensando em comprar uma sapatilha Shimano R-078 ou R-088 e um pedal R540. Mas não sei se o resultado será muito melhor que o que tenho com o conjunto atual. :roll:
Eu passei por uma situação semelhante, no meu caso tinha um agravante. Eu sentia um desconforto no meio do pé (na região do taco) em pedais com muitas subidas ou pedais com mais de 50km. Isso ocorria com sapatilha shimano M-077 e pedal M520.
Isso parece erro de ajuste dos tacos, não é normal.
Agora já está com a sapatilha e pedal de speed, então não fará diferença.
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Sapatilha MTB na road?

Post by joaojuliomello »

rprodrigues wrote:Eu utilizo pedais PD-A520 na secteur e não tenho do que reclamar.

[ Imagem ]

usei deles, mas preferi o a530 q tem plataforma do outro lado, ou um m520 q clipa dos dois lados.
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
rprodrigues
Membro
Posts: 275
Joined: Fri 17 Oct 2014 18:10
Nome Verdadeiro:: Rodrigo

Re: Sapatilha MTB na road?

Post by rprodrigues »

joaojuliomello wrote:
rprodrigues wrote:Eu utilizo pedais PD-A520 na secteur e não tenho do que reclamar.

[ Imagem ]

usei deles, mas preferi o a530 q tem plataforma do outro lado, ou um m520 q clipa dos dois lados.


Já utilizei o m520 e ele tem pouquíssimo suporte para o solado dos pés. O a530 parece ser uma boa ideia, mas ele parece dar pouco suporte para o solado dos pés no lado do clip.

O a520 tem o clip no lado da plataforma, o que gera um suporte melhor.
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Sapatilha MTB na road?

Post by joaojuliomello »

cara, não senti a menor diferença entre o a520 e o a530 nesse ponto, o solado não chega a tocar o resto do pedal, só a area do clip q toca
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Mnel
Membro
Posts: 179
Joined: Sat 14 Dec 2013 14:55
Nome Verdadeiro:: Marcio

Re: Sapatilha MTB na road?

Post by Mnel »

Rule #34 // Mountain bike shoes and pedals have their place.

On a mountain bike.
soundworks
Membro
Posts: 58
Joined: Thu 31 Dec 2015 11:01
Nome Verdadeiro:: Laercio Moura

Re: Sapatilha MTB na road?

Post by soundworks »

Pepebike wrote:Também estou na mesma situação. Uso uma sapatilha MTB Shimano XC30 e um Pedal Shimano M520.
A sapatilha é "meio mole" e não transfere muito bem o esforço. O pedal é meio 'pesado'.

Estou pensando em comprar uma sapatilha Shimano R-078 ou R-088 e um pedal R540. Mas não sei se o resultado será muito melhor que o que tenho com o conjunto atual. :roll:
Nossa eu tbm usava o mesmo conjunto shimano XC-30 e M520, mesmo com bikefit certinho da retul, sentia desconforto na região do taco em pedais de mais de 130km, nas vezes que fiz pedal de 200km tinha q desclipar algumas vezes durante o role, dai seguindo alguns amigos monstros de Audax 600 e até 1000 , e q tbm tiveram o mesmo problema, eles trocaram para sapatilha e pedal de road, peguei um R540 e uma sapatilha de carbono da spz, foi da água pro vinho, melhorou muito não fica mais formigando o pé, além de perceber que transfere muito mais potencia, pedalar em pé ficou até mais fácil..... eu recomendo viu, a diferença pra pior que posso dizer são duas, eh mais chato pra clipar, e se precisar caminhar é péssimo kkkkk
rodrigomarin
Membro
Posts: 317
Joined: Mon 06 Jan 2014 20:19
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Marin
Location: São Paulo

Re: Sapatilha MTB na road?

Post by rodrigomarin »

No fim eu acebei comprando uma de estrada (Spiuk 16RC e pedais Look Keo blade carbon), e digo: ótimo investimento, você pedala forte por vários minutos e nada de incômodo qualquer, pra treino é perfeita, agora, pra rodar no anda-e-pára da cidade é um saco... Sprintar forte, pedalar em pé etc ficou uma beleza, parece que fiquei até mais forte! :voec1

soundworks wrote:
Pepebike wrote:Também estou na mesma situação. Uso uma sapatilha MTB Shimano XC30 e um Pedal Shimano M520.
A sapatilha é "meio mole" e não transfere muito bem o esforço. O pedal é meio 'pesado'.

Estou pensando em comprar uma sapatilha Shimano R-078 ou R-088 e um pedal R540. Mas não sei se o resultado será muito melhor que o que tenho com o conjunto atual. :roll:
Nossa eu tbm usava o mesmo conjunto shimano XC-30 e M520, mesmo com bikefit certinho da retul, sentia desconforto na região do taco em pedais de mais de 130km, nas vezes que fiz pedal de 200km tinha q desclipar algumas vezes durante o role, dai seguindo alguns amigos monstros de Audax 600 e até 1000 , e q tbm tiveram o mesmo problema, eles trocaram para sapatilha e pedal de road, peguei um R540 e uma sapatilha de carbono da spz, foi da água pro vinho, melhorou muito não fica mais formigando o pé, além de perceber que transfere muito mais potencia, pedalar em pé ficou até mais fácil..... eu recomendo viu, a diferença pra pior que posso dizer são duas, eh mais chato pra clipar, e se precisar caminhar é péssimo kkkkk
Pepebike
Membro
Posts: 492
Joined: Fri 25 Sep 2015 22:10
Location: Goiânia/GO

Re: Sapatilha MTB na road?

Post by Pepebike »

soundworks wrote: Nossa eu tbm usava o mesmo conjunto shimano XC-30 e M520, mesmo com bikefit certinho da retul, sentia desconforto na região do taco em pedais de mais de 130km, nas vezes que fiz pedal de 200km tinha q desclipar algumas vezes durante o role, dai seguindo alguns amigos monstros de Audax 600 e até 1000 , e q tbm tiveram o mesmo problema, eles trocaram para sapatilha e pedal de road, peguei um R540 e uma sapatilha de carbono da spz, foi da água pro vinho, melhorou muito não fica mais formigando o pé, além de perceber que transfere muito mais potencia, pedalar em pé ficou até mais fácil..... eu recomendo viu, a diferença pra pior que posso dizer são duas, eh mais chato pra clipar, e se precisar caminhar é péssimo kkkkk
Grato pelas dicas !
Minha vocação e interesse são os pedais longos em rodovias. Atualmente faço pedais entre 100 e 110 km cerca de 3 vezes por semana. E uns pedais mais leves entre eles. Infelizmente, com a sapatilha e o pedal de MTB após uns 80 km começo a sentir um certo desconforto.
Já adquiri uma sapatilha Shimano R078 nova por apenas R$ 300 com frete grátis (não deu para resistir ;) ). Comprei no Mercado Livre de um sujeito do Rio.
Agora só falta o pedal de estrada. Possivelmente será um R-540, já que os R-550 ou 105 estão bem mais caros... :(
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
danilocd
Posts: 4
Joined: Wed 20 May 2015 14:45
Nome Verdadeiro:: Danilo Dias

Re: Sapatilha MTB na road?

Post by danilocd »

R078 se não me engano também aceita taco de MTB(SPD)...
Se quiser, acho que pode ir testando antes no pedal MTB!
rodrigomarin
Membro
Posts: 317
Joined: Mon 06 Jan 2014 20:19
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Marin
Location: São Paulo

Re: Sapatilha MTB na road?

Post by rodrigomarin »

Concordo, sobretudo se ela for mais rígida, talvez resolva o problema...
PauloSampaio
Membro
Posts: 169
Joined: Thu 09 Jun 2016 17:21
Nome Verdadeiro:: Paulo Sampaio
Location: Caruaru-PE

Re: Sapatilha MTB na road?

Post by PauloSampaio »

[quote="rodrigomarin"]No fim eu acebei comprando uma de estrada (Spiuk 16RC e pedais Look Keo blade carbon), e digo: ótimo investimento, você pedala forte por vários minutos e nada de incômodo qualquer, pra treino é perfeita, agora, pra rodar no anda-e-pára da cidade é um saco... Sprintar forte, pedalar em pé etc ficou uma beleza, parece que fiquei até mais forte! :voec1
quote]

Olá Rodrigo.
Amigo, estou pesquisando faz um tempo e estou querendo comprar a Spiuk 16RC também, mas onde moro não vende (vou ter que comprar pela internet sem experimentar)... Por isso, se for possível, gostaria de uma ajuda sua: Eu calço 43 para tênis e sapatos sociais, mas minha sapatilha atual, uma Shimano M088, uso 44BR (46 EU), mas já li num post sobre sapatilhas aqui do fórum que o Romanetto aconselhou, no caso da 15RC, comprar o mesmo número que vc usa nos seus calçados comuns... Mas estou com receio, pois meu pé é bem largo na frente (11,5cm) e estou trocando de sapatilha buscando conforto, pois estou sentindo formigamentos e dormências constantes... E sempre ouvi para comprar um número maior pq o pé incha e talz...

Vc poderia me orientar de alguma forma contando sua experiência com elas?

Muito obrigado e um forte abraço.
Paulo.
Ex aspirante a ciclista amador strava de final de semana...
:lance3
rodrigomarin
Membro
Posts: 317
Joined: Mon 06 Jan 2014 20:19
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Marin
Location: São Paulo

Re: Sapatilha MTB na road?

Post by rodrigomarin »

Olá, só vi sua mensagem agora...

Eu uso uma Shimano 44 e comprei essa Spiuk 44 também e funcionou perfeitamente. Se eu fosse considerar os tamanhos de tênis e sapatos iria complicar tudo: uso de 40 a 42, dependendo da fôrma.
Uma coisa que me tranquilizou foi a medida da palmilha, que conferi com a pé e batia mesmo com o que eu usava na Shimano (M077)
PauloSampaio wrote:
rodrigomarin wrote:No fim eu acebei comprando uma de estrada (Spiuk 16RC e pedais Look Keo blade carbon), e digo: ótimo investimento, você pedala forte por vários minutos e nada de incômodo qualquer, pra treino é perfeita, agora, pra rodar no anda-e-pára da cidade é um saco... Sprintar forte, pedalar em pé etc ficou uma beleza, parece que fiquei até mais forte! :voec1
quote]

Olá Rodrigo.
Amigo, estou pesquisando faz um tempo e estou querendo comprar a Spiuk 16RC também, mas onde moro não vende (vou ter que comprar pela internet sem experimentar)... Por isso, se for possível, gostaria de uma ajuda sua: Eu calço 43 para tênis e sapatos sociais, mas minha sapatilha atual, uma Shimano M088, uso 44BR (46 EU), mas já li num post sobre sapatilhas aqui do fórum que o Romanetto aconselhou, no caso da 15RC, comprar o mesmo número que vc usa nos seus calçados comuns... Mas estou com receio, pois meu pé é bem largo na frente (11,5cm) e estou trocando de sapatilha buscando conforto, pois estou sentindo formigamentos e dormências constantes... E sempre ouvi para comprar um número maior pq o pé incha e talz...

Vc poderia me orientar de alguma forma contando sua experiência com elas?

Muito obrigado e um forte abraço.
Paulo.
Post Reply