Não consigo "calibrar" meu PT

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Não consigo "calibrar" meu PT

Post by tbortolotto »

É amigos, aquilo que mais me deixava apreensivo na compra de um medidor de potência é saber que não há a quem recorrer qdo uma merda acontece. Seguinte: não consigo dar o "Calibrate" (que deveria se chamar "Manual Zero") no meu PT... o Edge 510 fica lá no "Calibrating..." até que o PT dá power off e aí surge a mensagem de "Calibration error". No entanto, não é sempre que isso acontece. Sempre calibro antes de qualquer pedal e nos últimos 3-4 dias esse problema aconteceu em 80% das vezes. Em meados de janeiro, esse problema aconteceu tbm. Na ocasião eu falei com o Marco e lembro de ter feito 3 coisas: 1) trocar as baterias; 2) tirar o GSC-10 do pareamento e 3) master reset no Edge 510. Uma delas funcionou pq só agora em março é que voltou a dar problema.

Fiz novamente os itens 2 e 3, mas não admito trocar as baterias novamente. Só usei por 40 h no máximo! São aquelas de oxido de prata 357 da Energizer. Desde out/15 nunca tive nenhuma queda de sinal ou problema no pareamento do PT com o Edge... não acho que seja bateria fraca. Qdo tentei parear meu PT com um Edge 1000 de um amigo, novamente o mesmo problema aconteceu. Então posso descartar algum problema com meu Edge (a não ser que haja alguma peculiaridade com o firmware da Garmin na linha Edge).

A única coisa que até agora se mostrou infalível para conseguir calibrar o PT é remover o Battery Holder e encaixar novamente. Simplesmente saca e coloca de novo. Por algum motivo, isso funciona. Algumas horas depois, mesmo depois de desligar tanto o PT qto o Edge, não vejo o problema acontecer e consigo calibrar sem problemas. No entanto, de um dia pro outro, volta o problema.

Acontece que to ficando de saco cheio de ter que ficar dependendo da sorte ou de um "ritual" pra fazer essa calibração. Teve pedal que eu fui pra rua sem calibrar mesmo e foda-se. Minha pergunta na realidade é: na opinião de vcs, o quão ruim é eu deixar de fazer essa calibração? Nem digo se tem ou não problema pq é óbvio que o certo é calibrar sempre, mas to seriamente inclinado a parar de fazer isso.

O PT não tem um sistema de Auto-zero? Qdo a gente para de pedalar e deixa a bike ir (coasting) sempre ouvi dizer que o PT auto-zerava e se por acaso a potência não cair pra zero... aí deu pau no hub mesmo! O meu tá marcando direitinho nesse aspecto. Fora que fiz uns testes no rolo e pelo menos em baixas potências, tanto faz calibrar como não calibrar.

Enfim.. não sei se compro outro battery holder, se desencano de calibrar ou se faço o ritual de desmonta e monta a bateria pra calibrar na marra!
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Não consigo "calibrar" meu PT

Post by marcoaleite »

Checou se não tem nenhuma oxidação no contato do holder? Talvez passar limpa contato com cuidado possa ajudar.

Essa calibração é um offset, uma compensação de torque, mas pelo que eu estava lendo no manual do SL que tenho aqui em mãos dá para usar sem calibrar todo dia sim.

Code: Select all

IMPORTANT How To Zero Torque
Occasionally, the torque must be zeroed to ensure
that the PowerTap displays the most accurate
power information. If the instantaneous power is
positive or negative while coasting, the torque
needs to be zeroed. This operation must be done
while coasting with no tension in the chain or while
stationary with no force being placed on the pedals.
Also, the transmission icon must be illuminated.
To zero torque, hold down the select (right) button for two
seconds to enter torque mode. Then hold down select
again until “0” is shown. Push select once to return to
watts. The torque value will now read zero.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Não consigo "calibrar" meu PT

Post by tbortolotto »

Entendi Marco. Acho que até falamos sobre esse trecho do manual naquela ocasião. Eu só não tinha percebido o "ocasionalmente". Enfim, desde que abri o tópico tentei calibrar 5 vezes em condições distintas (tipo antes do pedal, na paradinha pra tomar água, chegando em casa, parado num semáforo....) e todas as 5 consegui calibrar. Em algumas levou 1 ou 2 segundos e em outras uns 5-6, mas deu certo. Não pode ser... devem ser os deuses da zueira brincando comigo!

Enfim, vou continuar tentando calibrar, mas se não rolar eu desencano e toco o pedal!
AndréLuiz
Membro
Posts: 129
Joined: Wed 19 Aug 2015 08:50
Location: Araguari-MG

Re: Não consigo "calibrar" meu PT

Post by AndréLuiz »

os Deuses estão tentando quebrar sua mente antes do treino...tirando seu foco...n deixa eles fazerem isso n!
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Não consigo "calibrar" meu PT

Post by marcoaleite »

Eu estava pensando ontem a noite, se tiver um multímetro meça a tensão e verifique as pilhas como estão. Pode acontecer de você ter comprado um lote de pilhas que não estão legais, elas precisam manter 3 volts constante. Não acho que seja problema no cubo não.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Não consigo "calibrar" meu PT

Post by Adriano »

Quando há problemas de medição na bike, eu aconselho a verificar três coisas antes de pensar que se trata de defeito no equipamento: bateria, bateria e bateria.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Não consigo "calibrar" meu PT

Post by Flavio Tuix »

qual o seu PT?

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Não consigo "calibrar" meu PT

Post by ftmonjardim »

O meu as vezes eu não conseguia calibrar, das 3 vezes 2 era pilha e na outra tb kkkkk
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Não consigo "calibrar" meu PT

Post by tbortolotto »

Flavio Tuix wrote:qual o seu PT?

abrax
2.4+ o ano deve ser entre 2007 e 2008. Foi o primeiro modelo a ser upgradeado a ANT+

@todos os comentários sobre bateria:
Nunca comprei baterias. O antigo dono me enviou uma cartela com algumas baterias. Curiosamente, eu não tive boas experiências com baterias vendidas em cartelas (to falando aquelas bandejinhas de plástico).

Assim:
Image

Qdo comprei 20 baterias CR2032 numa cartela, a maioria veio mais fraca que as baterias vendidas em embalagens separadas

Tipo essas:
Image

Sei lá se é só coincidência...
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Não consigo "calibrar" meu PT

Post by ReinaldoBrisolla »

sempre compre elas de marca boa principalmente a 357. q elas falham e da isso.
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Não consigo "calibrar" meu PT

Post by tbortolotto »

10 h de uso depois de abrir esse tópico meu PT morreu de vez. Troquei as pilhas e tudo ok. Talvez qdo as pilhas vão chegando ao fim aconteça alguma coisa maluca no sinal e o treco identifica o sensor, marca potência, mas não calibra. Curioso.
Post Reply