Posição no SELIM (sentando mais a frente ou atras)

Pedale sem dor, saiba se sua bicicleta esta no tamanho certo
Post Reply
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Posição no SELIM (sentando mais a frente ou atras)

Post by ftmonjardim »

Bom, eu sei que isso não deve ser novidade para muito aqui no fórum, mas baixei uma revista australiana, onde tinha uma matéria ensinando como subir LIKE A PRO.
Lá diz para sentar bem atras do selim, pois assim forçaríamos outros musculos da perna, enfim.
Hoje fiz o teste, pois eu sentia dores na lombar quando subindo sentado e forçando um pouco mais, queimava bastante as coxas.
Sentando bem atras, acabaram as dores e a coxa quase não queima, outra coisa que tinha percebido também, principalmente acompanhando provas de critérium, é que o pessoal senta bem na frente do selim, fiz esse teste e consegui manter bem mais o ritmo sem EXPLODIR tão cedo as pernas, pode ser PLACEBO, sei lá, mas amanha quero fazer mais testes.
Enfim, então pra mim, a pedalada mudou demais mudando apenas a posiçào de sentar no selim, a diferença maior se deu nas escaladas sentando bem atras e num ritmo alto,sentando mais a frente no selim, rodando num 90 rpm a uns 40 km/h.
Pode ser ridiculo para muitos esse meu tópico, mas acredito que tem muita gente que não faz isso, ou não sabia e poderia testar.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Posição no SELIM (sentando mas a frente ou atras)

Post by Magnus »

Eu subo sentado normalmente no banco, mas já percebi que sentando mais para atrás muda um pouco o grupo muscular (ou a forma como o mesmo grupo atua, sei lá). O problema é que canso mais rápido também assim, então só faço quando sentado normalmente começo a perder o ritmo/força, aí sento mais para atrás ponho mais força por um tempo e volto para a posição normal.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
JBatistaJr
Membro
Posts: 138
Joined: Mon 09 Sep 2013 21:11

Re: Posição no SELIM (sentando mas a frente ou atras)

Post by JBatistaJr »

Esse posicionamento no banco me faz lembrar a Regra #20:

There are only three remedies for pain. These are:

If your quads start to burn, shift forward to use your hamstrings and calves,
or
If your calves or hamstrings start to burn, shift back to use your quads,
or
If you feel wimpy and weak, meditate on Rule #5 and train more!
Image
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Posição no SELIM (sentando mas a frente ou atras)

Post by Gili »

Quando as costas doem eu ajeito a postura no sofá, muito fofo.. uma merda
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Posição no SELIM (sentando mas a frente ou atras)

Post by Papillon »

caramba se já sou ruim fazendo isso imagina se não fizesse!

no único momento que é difícil fazer é quando vc já esta com as pernas bambas e começam as pontadinhas de caibra na panturrilha, pelo cansaço acaba sendo mais dificil manter o traseiro para trás para usar mais a coxa.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Posição no SELIM (sentando mas a frente ou atras)

Post by Marcelo Marino »

Isso é uma coisa que os profissionais estudam e testam sempre.

O bikefit mudou muito com o passar dos anos e deve continuar mudando. O que era ótimo em uma época passou a ser condenável em outra.

Até há alguns anos atrás essa era a regra. Sentar atrás do selim para subir melhor.
De uns anos para cá isso mudou um pouco por casa de alguns ciclistas. Contador e Cunego, por exemplo, sentam extremamente para frente no selim.

Não é só sentar mais para frente ou para trás, é também colocar o recuo do selim mais para frente outra para trás.
Além disso, ao mudar o recuo, a altura tem que mudar também. Uma coisa não funciona sem a outra.

Eu continuo com o meu selim socado lá para trás.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Posição no SELIM (sentando mas a frente ou atras)

Post by Papillon »

isso, só muda para quem usa selle SMP que a altura fica fixa mesmo alterando o recuo.

O Yang socou meu selim lá para trás e ficou muito melhor.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Posição no SELIM (sentando mas a frente ou atras)

Post by marcoaleite »

Não é ridiculo não, seu tópico é bem interessante.

A gente acaba aprendendo na prática, mas tem muitos que não se atentam para isto. Agregando mais um pouco, estes dias notei no rolo que quando eu faço a posição de contra relógio minha potência sobe um pouco mais e minha cadência também! Nesta posição eu vou bem para a ponta do selim.

Seria um sinal para virar triatleta? :shock:
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Posição no SELIM (sentando mas a frente ou atras)

Post by ftmonjardim »

marcoaleite wrote:Não é ridiculo não, seu tópico é bem interessante.

A gente acaba aprendendo na prática, mas tem muitos que não se atentam para isto. Agregando mais um pouco, estes dias notei no rolo que quando eu faço a posição de contra relógio minha potência sobe um pouco mais e minha cadência também! Nesta posição eu vou bem para a ponta do selim.

Seria um sinal para virar triatleta? :shock:
eu tenho pedalado as vezes tb estilo Boonen, apenas em retas grandes (devido falta de controle rápido no guidão), dá pra perceber que é mais fácil manter o passo, não sei se só pela posição + aerodinamica, ou também pelo fit mudar completamente.
Image
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Posição no SELIM (sentando mas a frente ou atras)

Post by Enkidu »

Essa dica de sentar mais pra trás/frente é quente. Eu li isso a primeira vez numa edição da Bicycling há quase 40 anos atrás.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Posição no SELIM (sentando mas a frente ou atras)

Post by Papillon »

nessa posição depois de um tempo me doi a parte da frente do joelho abaixo da patela, já para trás depois de um tempo doi no tendão iliotibial.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Posição no SELIM (sentando mas a frente ou atras)

Post by Papillon »

Curioso... com o selim novo SMP, eu estava ainda meio desconfortável, tinha copiado a mesma distância para o guidão mas estava com uma leve pressão nas costas... hoje reparei que estava sentado muito para trás do selim...uma paradinha e meti o selim 1cm pra trás...
...como mágica ficou per-fei-to.
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Posição no SELIM (sentando mas a frente ou atras)

Post by elgleidson »

Esta é uma briga eterna minha. Resolvi parcialmente colocando um canote sem recuo, assim tenho mais liberdade de mover o selim pra trás ou pra frente sem precisar deixar ele no limite.

Sobre a posição do selim, eu coloquei de modo que a linha do meu joelho fique alinhada com o metatarso (acho que um pouquinho pra trás ainda). Aí quando estou em posição mais agressiva, segurando nos drops, eu sento mais na frente do selim (motivo pelo qual ele está levemente apontado pra baixo, que é para aliviar os países baixos). Quando eu subo, aí eu costumo variar, mas sempre tendo me manter mais pra trás do selim, pois a impressão que tenho é que consigo manter melhor o ritmo deste jeito sem torrar demais.
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Posição no SELIM (sentando mas a frente ou atras)

Post by samuelgouvea »

Marcelo Marino wrote: Até há alguns anos atrás essa era a regra. Sentar atrás do selim para subir melhor.
De uns anos para cá isso mudou um pouco por casa de alguns ciclistas. Contador e Cunego, por exemplo, sentam extremamente para frente no selim.
há algumas semanas comecei a testar isso, e vi que minha escalada melhorava absurdamente sentando um pouco mais a frente no selim... quase abri um tópico só pra isso tal foi o grau de melhora percebido, hehehe...
bom saber que "contador aproves" :conta1
Image
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Posição no SELIM (sentando mas a frente ou atras)

Post by elgleidson »

Vendo umas fotos do Contador e do Quintana, ambos sentam bem pra frente do selim mesmo:

Quintana:
Image

Contador:
Image


E a mais interessante, é esta: olhem a diferença entre a posição do Quintana e do Uran Uran Uran Uran...
Image

Ontem fui fazer um treino nums morros por aqui e reparei algumas coisas:

1. Eu sento mais pra frente do selim do que achava.
Sempre achei que eu sentava um pouco mais pra trás, mas acho que era por conta do recuo do canote, que me obrigava a fazer isso. Agora com um canote reto (sem recuo / zero offset), a posição do selim está correta e aí notei que eu sento mais pra frente mesmo.

2. Sentar bem pra trás do selim realmente poupa os músculos mas ao custo de subir mais devagar.
Na volta eu resolvi fazer um teste e sentar bem pra trás do selim mesmo - acho que até um pouco mais que o Uran na foto acima. Notei que a musculatura muda muito. Esta posição me fazia meio que empurrar a perna "pra frente" ao invés de pra baixo (não é tão exagerado assim, mas era esta a sensação) e fazia queimar menos as pernas. Acho que justamente por esta mudança no "empurrar as pernas" é que fez com que eu notasse que subia mais lento, apesar de menos sofrido.

Vou fazer novos testes em subidas maiores - ontem foram médias de 4 a 7%, com máximas de 10 a 12%. Quero pegar uns outros morros por aqui, com médias beirando a 10% e mais longos, pra ver como fica.
vladbarra
Membro
Posts: 647
Joined: Thu 13 Mar 2014 00:24
Nome Verdadeiro:: Vladimir
Location: Barra do Piraí- RJ

Re: Posição no SELIM (sentando mas a frente ou atras)

Post by vladbarra »

Como um bom palpiteiro, vou palpitar:
Eu sento bem na frente quando estou subindo, isso melhora meu passo, demoro mais a cansar e parece que o esforço é menor devido estar com o corpo inclinado também.
No plano eu já sento normal, um pouco pra trás (não totalmente), mas como sou pangaré no plano então isso não conta :lance6
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Posição no SELIM (sentando mas a frente ou atras)

Post by Magnus »

vladbarra wrote:Como um bom palpiteiro, vou palpitar:
Eu sento bem na frente quando estou subindo, isso melhora meu passo, demoro mais a cansar e parece que o esforço é menor devido estar com o corpo inclinado também.
No plano eu já sento normal, um pouco pra trás (não totalmente), mas como sou pangaré no plano então isso não conta :lance6
Só tem que empinar menos a bunda, tá dando pinta....

:lemond1 :lemond1 :lemond1 :lemond1 :lemond1

Olha o recalque de quem sobra em todas as serras com ele, hehe...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
vladbarra
Membro
Posts: 647
Joined: Thu 13 Mar 2014 00:24
Nome Verdadeiro:: Vladimir
Location: Barra do Piraí- RJ

Re: Posição no SELIM (sentando mas a frente ou atras)

Post by vladbarra »

KKKKKKKKKKKKKKK a intenção é essa mesmo, distrair o adversário com meu visual e largar pra trás... :lol:
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
Mnel
Membro
Posts: 179
Joined: Sat 14 Dec 2013 14:55
Nome Verdadeiro:: Marcio

Re: Posição no SELIM (sentando mas a frente ou atras)

Post by Mnel »

marcoaleite wrote:Não é ridiculo não, seu tópico é bem interessante.

A gente acaba aprendendo na prática, mas tem muitos que não se atentam para isto. Agregando mais um pouco, estes dias notei no rolo que quando eu faço a posição de contra relógio minha potência sobe um pouco mais e minha cadência também! Nesta posição eu vou bem para a ponta do selim.

Seria um sinal para virar triatleta? :shock:
Alguns ciclistas profissionais, inclusive Contador, ficam andando no selim durante o contra-relogio,

https://www.youtube.com/watch?v=2sYUfzHzYaU" target="_blank

Nao sei a razao, mas especula-se que eles estejam ativando musculos diferentes para nao se cansarem.
Tiger
Membro
Posts: 53
Joined: Fri 16 May 2014 17:44

Re: Posição no SELIM (sentando mas a frente ou atras)

Post by Tiger »

Achei um excelente artigo que explica um pouco sobre a regulagem do selim, para frente ou para trás.

http://www.stevehoggbikefitting.com/bik ... oad-bikes/" target="_blank

O texto é inglês e um pouco longo, mas resumindo o autor diz:

Que o princípio básico do corpo é manter o equilíbrio para prover movimentos, então antes de tudo o corpo procura manter o equilíbrio com todos seus recursos para somente após isso, buscar os movimentos. Ele cita que há 20 músculos no tronco usados para respirar, desses 18 também têm funções posturais. Logo com um melhor equilíbrio do tronco, esses 18 músculos podem se dedicar mais à respiração que à manutenção do equilíbrio.

O que que isso tem a ver com a posição do selim?

Pessoas com comprimento de tronco efetivo maior precisam de um selim mais recuado para manter o equilíbrio, aqueles que possuem tronco efetivo menor devem utilizar o selim mais para frente.

Para entender o que é comprimento de tronco efetivo, basta olhas as imagens no site.

No site há outros ótimos artigos sobre bikefit.
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Posição no SELIM (sentando mais a frente ou atras)

Post by kinbold »

Corrigi o erro de português no tópico, meu TOC não conseguiu conviver com ele.
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Posição no SELIM (sentando mais a frente ou atras)

Post by Magnus »

Domingo passado fiz um pedal na Rio-Santos com mais 3 amigos. Como o ritmo estava forte, sentei mais para a frente para facilitar fazer mais força. Funcionou, mas cheguei em Paraty com tanta dor na altura da cabeça do fêmur que quase não consegui voltar...

http://www.strava.com/activities/162654742
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Posição no SELIM (sentando mais a frente ou atras)

Post by ftmonjardim »

Magnus wrote:Domingo passado fiz um pedal na Rio-Santos com mais 3 amigos. Como o ritmo estava forte, sentei mais para a frente para facilitar fazer mais força. Funcionou, mas cheguei em Paraty com tanta dor na altura da cabeça do fêmur que quase não consegui voltar...

http://www.strava.com/activities/162654742
Magnus, li um artigo que acabei perdendo sobre a anatomia de cada um, isto é, tem coisas que o organismo se adapta sozinho e querer mudar acaba lesionando, inclusive o cara dava exemplo em corrida, ninguem muda a pisada e sim o tenis é ajustado para cada pisada, eu tb me sinto mais confortável sentado mais atras.
Se sentar mais pra frente na subida, lá em cima minha lombar berra, se eu pedalar com os pés paralelos na parte baixa da pedalada, minha perna dor, enfim, tem coisa que não dá muito para mudar. :wigo2
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Posição no SELIM (sentando mas a frente ou atras)

Post by Marcelo Marino »

Mnel wrote:
marcoaleite wrote:Não é ridiculo não, seu tópico é bem interessante.

A gente acaba aprendendo na prática, mas tem muitos que não se atentam para isto. Agregando mais um pouco, estes dias notei no rolo que quando eu faço a posição de contra relógio minha potência sobe um pouco mais e minha cadência também! Nesta posição eu vou bem para a ponta do selim.

Seria um sinal para virar triatleta? :shock:
Alguns ciclistas profissionais, inclusive Contador, ficam andando no selim durante o contra-relogio,

https://www.youtube.com/watch?v=2sYUfzHzYaU" target="_blank

Nao sei a razao, mas especula-se que eles estejam ativando musculos diferentes para nao se cansarem.
Que doideira! Da a impressão que de tempos em tempos dão uma pedalada mais forte.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Posição no SELIM (sentando mais a frente ou atras)

Post by PAF »

O que eu sinto é que a posição no selim varia de acordo com o meu cansaço. Quando estou nas últimas, não tem jeito: eu vou lá para frente. No ritmo de tempo, moendo a concorrência à 115 rpm, é lá trás mesmo.
--
Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Posição no SELIM (sentando mais a frente ou atras)

Post by PAF »

Rapazes,

Talvez isso mereça um tópico próprio no futuro, mas primeiramente vamos aos fatos: Depois de postar aí em cima , fui dar uma pesquisada sobre a distância dos meus ísquios e os selins que eu uso. Como tenho o quadril estreito (90 mm entre os ísquios) tanto os Selle Itália SLR ou o Flite me atendem bem.

Deparei-me com essa página aqui. Baixei todos os artigos listados lá e comprovei que é consenso que pedalar na ponta do selim é pior para a saúde masculina, causando uma baixa na frequência, níveis, qualidade e tempo das nossas ereções.

Image
Figura 1 - Gráficos do Rigiscan Plus, ereções de um indivíduo de controle. (Schrader et al., 2002 - Fig 3a.)

Image
Figura 2 - Gráficos do Rigiscan Plus, ereções de um cicista da pesquisa. (Schrader et al., 2002 - Fig 3b.)

Vou estudar os outros artigos e conversaremos mais.

Abs.

P.
--
Image
Rodrigo Monteiro
Membro
Posts: 15
Joined: Tue 24 Nov 2015 15:46
Nome Verdadeiro:: Rodrigo
Location: Barra do Piraí - Rj

Re: Posição no SELIM (sentando mais a frente ou atras)

Post by Rodrigo Monteiro »

Galera! Eu por um tempo fui um ''Subidor'' de ponta de selim .. assim como o Vlad disse aí .. isso a uns 2 anos atrás +- .. porém desde que conversei com um cascudo treinador de são paulo pelo telefone, comecei a testar a técnica de sentar atrás ..

Hoje eu subo sentando bem atrás do selim, e consigo aplicar minha relação de força/potência bem melhor do que antes .. sentar na ponta, só pra quando estou nas últimas das últimas .. o que acontece por exemplo quando subo atrás do Vlad a serra da beleza! HAHAHHA :voec2

Emfim .. Só subo sentado atrás .. Bem lá pra trás mesmo, mas realmente sentar na frente parece que fica mais fácil, porém, a bike perde velocidade .. Acho que isso vai muito de cada um também, é uma questão bem pessoal ..
"When a man lies, he murders some part of the world.. these are the pale deaths, which men miscall their lives ..."
SBBR
Membro
Posts: 193
Joined: Sun 26 Jan 2014 19:31
Nome Verdadeiro:: Alexandre Berejuk
Location: Brasilia - DF

Re: Posição no SELIM (sentando mais a frente ou atras)

Post by SBBR »

"On the rivet" (numa tradução livre, "no rebite") é uma expressão inglesa utilizada há muito tempo para situações em que o ciclista está no limite do máximo esforço, ou próximo dele.
O conceito: quando o bicho pega e é necessário fazer mais força o ciclista naturalmente senta mais à frente do selim. E antigamente eram rebites que mantinham o couro dos selins esticado (hoje temos os Brooks e alguns Selle San Marco com essa característica), com alguns rebites na borda traseira e outros (geralmente um de cada lado) no bico.
Ainda hoje, alguns britânicos old-school eventualmente usam a expressão "on the rivet" para trabalho árduo.
Post Reply