Ciclovias

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Ciclovias

Post by Iberê »

Zo wrote:
Iberê wrote:gasta um puta grana para fazer aquele lixo da avenida paulista.
a cada 50m tem um sobe e desce

Vc concorda que se ela fosse totalmente plana, os ciclistas correriam mais e levaria perigo para os pedestres que estão ilhados?
vc concorda que se ela fosse bem feita seria plana permitindo aos ciclistas desenvolver maior velocidade, sem riscos de bater na guia e teria espaço adequado no canteiro central para o pedestre que precisa aguardar para atravessar a rua, tornando o ambiente melhor e mais adequado tanto para ciclista quanto para pedestre?

ou na sua opinião a ciclovia da paulista é uma pérola do planejamento urbano.

Zo, acho que nesse fórum ninguém é contrário a ciclovia, somos contrários ao desperdício de dinheiro do nosso imposto fazendo obra merda e sem licitação, muitas vezes em via que sequer precisa de ciclovia.
Last edited by Iberê on Mon 23 Nov 2015 18:22, edited 1 time in total.
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

Iberê wrote:
Zo wrote:
Iberê wrote:gasta um puta grana para fazer aquele lixo da avenida paulista.
a cada 50m tem um sobe e desce

Vc concorda que se ela fosse totalmente plana, os ciclistas correriam mais e levaria perigo para os pedestres que estão ilhados?
vc concorda que se ela fosse bem feita seria plana permitindo aos ciclistas desenvolver maior velocidade, sem riscos de bater na guia e teria espaço adequado no canteiro central para o pedestre que precisa aguardar para atravessar a rua, tornando o ambiente melhor e mais adequado tanto para ciclista quanto para pedestre?

ou na sua opinião a ciclovia da paulista é uma pérola do planejamento urbano.

Zo, acho que nesse fórum ninguém é contrário a ciclovia, somos contrários ao desperdício de dinheiro do nosso imposto fazendo obra merda e sem licitação, muitas vezes em via que se quer precisa de ciclovia.
Impressão sua. :wigo1

Está vendo esse trecho na Rua do Curtume?
Image

Olha onde a ciclovia acaba.
https://www.google.com.br/maps/@-23.522 ... 312!8i6656" target="_blank

Passaram a ciclovia do lado esquerdo da foto. Essa rua basicamente servia de estacionamento para o Poupa Tempo (lado direito), não tinha perigo nenhum para quem quisesse passar pedalando ali.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Marcelo Marino wrote:
Zo wrote:
Marcelo Marino wrote:Pelo mapa já da para ver que não existe continuidade na av. Ordem e Progresso. A Sumaré é mais uma pista de caminhada do que uma ciclovia. A continuidade tem que ser para qualquer trajeto e não só para o que a prefeitura determinou. Se eu venho de uma rua perpendicular é bem mais fácil virar na ciclovia do lado direito, do que alcançar um canteiro central, ainda mais o canteiro central de uma ponte.

Ciclovia no meio ou em cima da calçada é para não atrapalhar os veículos.

Uma coisa que não está sendo levado em conta, canteiros centrais deveriam ter vegetação. Em uma cidade impermeabilizada e com problemas de enchente como a nossa deveria ser levado em conta. Ou tira logo o canteiro central e joga a vegetação para uma calçada mais larga.

Na Pacaembu não tenho a mínima dúvida que a melhor solução seria do lado direito, querendo manter os ônibus na direita, é só passar a ciclovia por trás do ponto.

Enchente no viaduto? :shock:
Eu escrevi isso? Onde?

Até porque se o viaduto fosse permeável não resolvia muito, né.
Vc não estava escrevendo sobre a ciclovia central do viaduto?
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Iberê wrote:
Zo wrote:
Iberê wrote:gasta um puta grana para fazer aquele lixo da avenida paulista.
a cada 50m tem um sobe e desce

Vc concorda que se ela fosse totalmente plana, os ciclistas correriam mais e levaria perigo para os pedestres que estão ilhados?
vc concorda que se ela fosse bem feita seria plana permitindo aos ciclistas desenvolver maior velocidade, sem riscos de bater na guia e teria espaço adequado no canteiro central para o pedestre que precisa aguardar para atravessar a rua, tornando o ambiente melhor e mais adequado tanto para ciclista quanto para pedestre?

ou na sua opinião a ciclovia da paulista é uma pérola do planejamento urbano.

Zo, acho que nesse fórum ninguém é contrário a ciclovia, somos contrários ao desperdício de dinheiro do nosso imposto fazendo obra merda e sem licitação, muitas vezes em via que sequer precisa de ciclovia.

Eu não entendo a dificuldade que vc tem de pedalar nessas rampas.... já vi crianças, idosos e obesos passando nessas rampas.
Eu acho tão fácil quanto as lombadas da ciclovia da marginal.
Vc tem dificuldade?

Vide dobráveis aro 20 passando sem dificuldades.
http://i.imgur.com/1vbKKgi.gifv
http://i.imgur.com/Mfe8w31.gifv
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Ciclovias

Post by Iberê »

Não é questão de dificuldade. É questão de risco e planejamento. Como disse há duas semanas vi um que bateu na guia e foi de cara no chão, perto da bernardino de Campos tem que tomar cuidado para não bater a cabeça na árvore. Mas se você não quer entender e acha a execução do projeto satisfatória não posso fazer nada, não sou o dono da verdade e não tenho intenção de te convencer.
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Até acho a rampa da paulista um pouco alta, mas tecnicamente é bom.
Explico, com o pedestre na posição mais baixa, 15-20cm ele fica totalmente dentro do plano de visão do ciclista, facilitando evitar uma colisão.
Pode ver que no exemplo que coloquei (é do "detran" canadense) a sugestão de ciclovia perfeita é com elevação em relação a via com rampa nos cruzamentos.

Nesse caso a rampa funciona também para "quebrar o ritmo" do ciclista, isto é mover a ação da mente.
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

A vida é muito curta pra andar de carro em São Paulo.
Image
Last edited by Zo on Tue 22 Dec 2015 16:37, edited 1 time in total.
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Papito, as ciclofaixas e ciclovias de Joinville são minimalistas como você defende.

Image
Image
Image
Image
Image
Image


Ciclovia em avenida
Image

Ciclovia na BR-101
Image


Joinville na década de 20
Image

50's ainda antes da invasão dos carros
Image
Image

60's
Image

Faz poucos anos e começaram a expansão das ciclovias e ciclofaixas pra recuperar o espaço das bicicletas que foram "expulsas" pelo trânsito intenso de carros.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Exato Zo,, arrisco que até o contra-fluxo pudesse ser evitado, mas sem dúvidas essa ciclovia de Joinville custou muito menos por km do que as paulistanas e suas toneladas de tinta, penso que nos locais mais movimentados pode-se ter a faixa vermelha para alertar os motoristas.

No site da prefeitura de Joinville, indica o custo de 985.000 para fazer 11km de ciclovia já com sinalização, um custo de 89.545/km linear ante 180.000/km em Sampa em acordo com a prefeitura (já excluindo as ciclovias "caras").

Ai temos uma relação de 2:1, se Sampa se aproximasse desse custo poderia ter feito nesses 2 anos o dobro de ciclovia pelo mesmo custo ou pelo menos ter feito melhor, tapando buracos, evitando interferências...
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Mais de Joinville...

Ciclovia simples:
Image

Passando pelo ponto de ônibus:
Image

Calçada compartilhada:
Image

Lá em Joinville os ciclistas são mais respeitados que em São Paulo. Presenciei o mesmo respeito que costumo receber quando pedalo em Santos.

Por ser uma cidade plana e chuvosa, 90% das bicicletas são single speed com paralamas.

Como as marchas da minha urbana perderão utilidade... talvez ela volte a ser uma MTB cravuda com suspa.
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Argh... pra MTB :D

Zo, essa primeira imagem do ultimo post é uma BELA ciclovia, ela tem um canteiro protegendo o ciclista, uma calçada de pedestre e ótima largura, muito mais lógica que pintar de vermelho (ou qualquer outra cor) e colocar os contra-fluxos, óbvio que depende de largura de via e isso é menos complicado em JOI que aqui. A ultrapassagem do ponto de ônibus é boa e semelhante a que tem nas ciclovias de meio aqui (como a Berrini).

A calçada já não é "tão" compartilhada, tem o espaço de cada um, embora não tenha restrição, é melhor que alguns pontos aqui onde o ciclista e o pedestre tem a mesma faixa de 1,0m para passar.

Óbvio que dá pra citar 2 pontos:
1. A primeira ciclovia permite uma velocidade de deslocamento muito maior.
2. A segunda ciclovia permite uma proteção ao separar o ciclista do automóvel.

Pra não deixar de criticar a sinalização deveria estar mais próxima da borda interna e não na externa, eu usaria um totem que ficaria mais elegante...mas caro.
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Ciclovia da Avenida Niemeyer

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

phpBB [media]
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Ciclovias

Post by joaojuliomello »

mudaram de lugar esse topico? não lembrava dele, comentei achando q era novo, hehe :lemond1
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
pelote
Site Admin
Posts: 805
Joined: Mon 19 Nov 2012 21:54

Re: Ciclovias

Post by pelote »

Uma pequena reorganização João, aqui é um local mais apropriado. :voec1
:jan1
pelote
Site Admin
Posts: 805
Joined: Mon 19 Nov 2012 21:54

Re: Ciclovias

Post by pelote »

Uma pequena reorganização João, aqui é um local mais apropriado. :voec1
:jan1
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Ciclovias

Post by brunocarlo »

Em relação a ciclovia da Niemeyer, estou torcendo para que seja usada mais pelas bikes, mas pela minha experiência de ciclovias nesta cidade, quem quizer passar por lá com uma velocidade superior a 20km/h.. pode ir pra rua mesmo, povo daqui é terrível, é de povo fazendo cooper a carinho de cachorro quente. :(
Bruno Carlo
Meu Strava
Jonny
Membro
Posts: 244
Joined: Fri 22 Aug 2014 12:51
Nome Verdadeiro:: Joao

Re: Ciclovias

Post by Jonny »

Mas ciclovias não é para treino, não que seja para carrocinha e cooper também...
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

:conta1 Contador de ciclistas na Faria Lima e Bernadino de Campos.

Image
Image
Image
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

Quero ver colocar um contador desses nas sarjetas pintadas, ops ciclovias, que ninguém usa.

Bela escolha de piso para uma ciclovia.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Esse piso ai é muito bom. auto-drenante, ecológico e não desbota, permite ser removido e reusado em caso por exemplo de manutenção de cabos. Acho boa mesmo a escolha.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

Também acho ótimo esse piso, além dessas vantagens é barato, fácil de colocar, mas todas essas vantagens não faz ser uma boa escolha para ciclovia.

Repara que tem o jardim do lado da ciclovia que vai drenar a água melhor, que vai ser mais fácil passar o cabeamento pelo jardim e também não pretendemos que a ciclovia seja reciclada. Aí todas as vantagens desse piso já não se fazem necessárias para ciclovia.

E o óbvio, é muito mais confortável passar no trecho de concreto do que nesse aí.

Para calçada* é uma maravilha, mas para ciclovia achei uma merda.

*A calçada da Faria Lima e da Paulista fizeram de concreto. :lemond1
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

E a emoção de pedalar em piso que acumula poças de água? Um absurdo esse piso!

Pedalar nesse piso é tão "Nightmare hardest level", que comprarei uma 36er pra pedalar aí.
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Ciclovias

Post by joaojuliomello »

Jonny wrote:Mas ciclovias não é para treino, não que seja para carrocinha e cooper também...
Jonny, vc é do rio?

então, vc faz o seu commuter a menos de 20km/h?

Por aqui no transito é entre 25 e 32 km/h com locais de manter 40.

Nas ciclovias da orla do rio é papo de andar a 10km/h desviando de pedestre, carrinho de bebê, carregador de cadeiras de praia, idosos, crianças, corredores, turistas e gente que acha q está andando de bicicleta, mas não sabe a diferença entre mão e contra mão ou pensa que as duas pistas são pra serem ocupadas por uma pessoa.
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Ciclovias

Post by joaojuliomello »

Papillon wrote:Esse piso ai é muito bom. auto-drenante, ecológico e não desbota, permite ser removido e reusado em caso por exemplo de manutenção de cabos. Acho boa mesmo a escolha.

de MTB deve ser bom de pedalar mesmo, já de estrada ou hibrida...
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

joaojuliomello wrote:
Papillon wrote:Esse piso ai é muito bom. auto-drenante, ecológico e não desbota, permite ser removido e reusado em caso por exemplo de manutenção de cabos. Acho boa mesmo a escolha.

de MTB deve ser bom de pedalar mesmo, já de estrada ou hibrida...
Eu pedalo aí de estrada com pneu 23 sem problemas e na chuva não acumula água.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Somos 2, já passei muitas vezes em um dos trechos e esta realmente bem feito.
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: Ciclovias

Post by rad »

Um BEIJO pra quem tá reclamando do pavimento desta ciclovia?


Image
Image
Image
Image
Image
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Ciclovias

Post by joaojuliomello »

rad wrote:Um BEIJO pra quem tá reclamando do pavimento desta ciclovia?


[ Imagem ]
[ Imagem ]
[ Imagem ]
[ Imagem ]
[ Imagem ]

po legal, não sabia que vc era pró, pago pra andar em piso ruim no seu deslocamento diário...
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: Ciclovias

Post by rad »

Pois fique sabendo!!
Único porem é que ando de graça, pois doo meu salario a ACAVU (Associação dos Ciclistas Anônimos Viciados em Up's)

Fotos da cidade onde estou morando, sem mimimi.

Image
Image
Post Reply