Ciclovias
Re: Ciclovias
vaca desgraçada!
Agora... uma puta grana foi investida nessa ciclovia né? Dava pra fazer a faixa só copiando a da faria lima que nas faixas de pedestre o recuo fica para as laterais.
Ai vejo 3 turmas:
a. Ah não faça nada, deixe assim.
b. faça de qualquer jeito mas faça.
c. já que vai fazer faça direito
Eu sou adepto da minoritária turma do "já que vai fazer, faça direito", havia um projeto (e era de um petista, não lembro o nome) para colocar os ônibus no centro da Paulista, mover os pontos e deixar isolados dos carros, colocando uma ciclovia na lateral da calçada, pô...se vai fazer porque não aproveitou? Dava até pra fazer como na Berrini (vai dizer que a Paulista é menos importante?) e deixar a ciclovia no centro mas com o ônibus na lateral.
Ciclovia da Berrini
Sabe o que isso facilitaria? Facilitaria inclusive fechar a avenida para carros e abrir para o lazer.
Ah mas como foi feito é pecado resmungar, ao menos perante a igreja haddadista do galão vermelho.
Agora... uma puta grana foi investida nessa ciclovia né? Dava pra fazer a faixa só copiando a da faria lima que nas faixas de pedestre o recuo fica para as laterais.
Ai vejo 3 turmas:
a. Ah não faça nada, deixe assim.
b. faça de qualquer jeito mas faça.
c. já que vai fazer faça direito
Eu sou adepto da minoritária turma do "já que vai fazer, faça direito", havia um projeto (e era de um petista, não lembro o nome) para colocar os ônibus no centro da Paulista, mover os pontos e deixar isolados dos carros, colocando uma ciclovia na lateral da calçada, pô...se vai fazer porque não aproveitou? Dava até pra fazer como na Berrini (vai dizer que a Paulista é menos importante?) e deixar a ciclovia no centro mas com o ônibus na lateral.
Ciclovia da Berrini
Sabe o que isso facilitaria? Facilitaria inclusive fechar a avenida para carros e abrir para o lazer.
Ah mas como foi feito é pecado resmungar, ao menos perante a igreja haddadista do galão vermelho.
Last edited by Papillon on Fri 02 Oct 2015 12:51, edited 1 time in total.
Pelote Ciclismo ->
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
Re: Ciclovias
Obviamente que as vezes não tem como...(mas não é o caso da paulista né).
Mas há soluções que podem ser piores, aqui essa solução seria crucificada:
Imagina quantas "portadas":
E essa então?
Essa pra mim é a ideal para locais de alto fluxo (ah mas vai estreitar pros carros? ué a ideia não é foda-se os carros?)
Já assim penso seria muito bom para a maioria das ciclovias locais/coletoras:
E só com a economia de tinta, daria pra fazer umas 10x mais.
Mas há soluções que podem ser piores, aqui essa solução seria crucificada:
Imagina quantas "portadas":
E essa então?
Essa pra mim é a ideal para locais de alto fluxo (ah mas vai estreitar pros carros? ué a ideia não é foda-se os carros?)
Já assim penso seria muito bom para a maioria das ciclovias locais/coletoras:
E só com a economia de tinta, daria pra fazer umas 10x mais.
Pelote Ciclismo ->
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
Re: Ciclovias
Papillon wrote:vaca desgraçada!
Agora... uma puta grana foi investida nessa ciclovia né? Dava pra fazer a faixa só copiando a da faria lima que nas faixas de pedestre o recuo fica para as laterais.
Ai vejo 3 turmas:
a. Ah não faça nada, deixe assim.
b. faça de qualquer jeito mas faça.
c. já que vai fazer faça direito
Eu sou adepto da minoritária turma do "já que vai fazer, faça direito", havia um projeto (e era de um petista, não lembro o nome) para colocar os ônibus no centro da Paulista, mover os pontos e deixar isolados dos carros, colocando uma ciclovia na lateral da calçada, pô...se vai fazer porque não aproveitou? Dava até pra fazer como na Berrini (vai dizer que a Paulista é menos importante?) e deixar a ciclovia no centro mas com o ônibus na lateral.
[ Imagem ]
Ciclovia da Berrini
Sabe o que isso facilitaria? Facilitaria inclusive fechar a avenida para carros e abrir para o lazer.
Ah mas como foi feito é pecado resmungar, ao menos perante a igreja haddadista do galão vermelho.
Papito, fazer nas calçadas da Paulista gastaria muita grana para desapropriar as milionárias bancas, desviar dos acessos do metro que ocupam 70% da calçada e a morosidade com a burocracia em construir em áreas tombadas (Casarões dos barões do café, Hospital Umberto Primo, MASP) Este último, a calçada não tem espaço o suficiente nem para os pedestres na hora do almoço.
Se o Andrea & Aloysio já pentelharam o Condephaat/Concresp por causa do canteiro central, imagina rolando todas essas intervenções?
Acesso metro
Calçada MASP
Bancas
Além disso, pontos de ônibus no canteiro central da Paulista pode repetir a inconveniência da Consolação com excesso de alunos (Mackenzie/PUC) para ficar no canteiro central.
Paulista tem mais escolas/faculdades e o ponto em frente a Gazeta que juntam os alunos da Cásper, UNIP, FIAP e colégio Objetivo necessitaria de um ponto-beliche
Além disso 2: Ficar no canteiro central dá continuidade para a ciclovia Bernadino de Campos e ciclofaixa Vergueiro.
Finalizando, achei a ciclo Paulista muito boa! A única alteração que faria seria aumentar um pouco as ilhas para pedestres.
-
- Membro
- Posts: 5261
- Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
- Location: São Paulo - SP
Re: Ciclovias
Mas segundo o Haddad ele iria tirar o espaço dos carros e tirou foi dos pedestres, jogando as bicicletas para cima das calçadas.
Do mesmo jeito que aqueles motoristas ignorantes mandam a gente ir pedalar na calçada, com a diferença que tem uma faixa vermelha que custa alguns milhões.
Não precisa diminuir a calçada da Paulista. Faz como a penúltima foto do Pappilon, põe o ônibus no canteiro central. Possivelmente nem precisaria tirar uma faixa de carro para isso, as faixas da Paulista são bem largas, era só estreitar. E ainda liberaria mais espaço nas calçadas com a retirada dos pontos de ônibus.
Isso sim seria privilegiar ciclistas e pedestres.
Do mesmo jeito que aqueles motoristas ignorantes mandam a gente ir pedalar na calçada, com a diferença que tem uma faixa vermelha que custa alguns milhões.
Não precisa diminuir a calçada da Paulista. Faz como a penúltima foto do Pappilon, põe o ônibus no canteiro central. Possivelmente nem precisaria tirar uma faixa de carro para isso, as faixas da Paulista são bem largas, era só estreitar. E ainda liberaria mais espaço nas calçadas com a retirada dos pontos de ônibus.
Isso sim seria privilegiar ciclistas e pedestres.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
Re: Ciclovias
Zo questào de planejamento e fazer bem feito, a ciclovia da faria lima começou a ser feita na gestão Maluf, foi destroçada pela Marta e entregue pelo Kassab. Se é para pensar no futuro e investir milhões e milhões... faz direito. tira meia faixa de tráfego onde é "rua" de cada lado e esta resolvido... Mete a porra do onibus no centro que é onde funciona melhor, não é pra pensar no coletivo? Na realidade..não é! É pra falar "fiz".Zo wrote:
Papito, fazer nas calçadas da Paulista gastaria muita grana para desapropriar as milionárias bancas, desviar dos acessos do metro que ocupam 70% da calçada e a morosidade com a burocracia em construir em áreas tombadas (Casarões dos barões do café, Hospital Umberto Primo, MASP) Este último, a calçada não tem espaço o suficiente nem para os pedestres na hora do almoço.
Então... por isso falo em limar não a calçada e sim meia faixa de rolagem de cada lado, ai já que limaria o canteiro central, metia os busões lá.Se o Andrea & Aloysio já pentelharam o Condephaat/Concresp por causa do canteiro central, imagina rolando todas essas intervenções?
que deveriam ser na direita também... só esta na esquerda por usarem a faixa de moto para bike.Além disso 2: Ficar no canteiro central dá continuidade para a ciclovia Bernadino de Campos e ciclofaixa Vergueiro.
Note...funciona, mas poderia ser melhor...muito melhor, tanto que as ciclovias da faria lima e berrini são mais bonitas/funcionais.Finalizando, achei a ciclo Paulista muito boa! A única alteração que faria seria aumentar um pouco as ilhas para pedestres.
Ah e a brincadeira custou 12 milhões.
Eu sei que a TCurbes fez o possível e viável para entregar rápido.
Pelote Ciclismo ->
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
Re: Ciclovias
Acho mais seguro ela no meio. Vc segue o fluxo dos carros sem se preocupar com carros fazendo retorno.
Nas laterais vc tem que ficar olhando e parando a todo momento esperando os carros entrarem à direita (que geralmente não dão seta).
Faça um teste: Desça a Consolação onde os pontos de ônibus são no meio e as ciclofaixas nas lateriais e veja se é mais tranquilo pedalar assim ou no meio como na Paulista.
Nas laterais vc tem que ficar olhando e parando a todo momento esperando os carros entrarem à direita (que geralmente não dão seta).
Faça um teste: Desça a Consolação onde os pontos de ônibus são no meio e as ciclofaixas nas lateriais e veja se é mais tranquilo pedalar assim ou no meio como na Paulista.
Re: Ciclovias
Sim, quando falta civilidade há essa noção...mas devemos incentivar o uso das bicicletas para o sujeito poder ir apreciando o local e ter a facilidade e agilidade, além disso o ciclista torna-se uma barreira entre o carro e o pedestre protegendo o mais frágil. Com a ciclovia na direita o carro passa a ter como esquina a ciclovia (que ai pode ter uma guia alta nos locais de alto trafego e não queles postinhos), isso dá ao Pedestre maior amplitude visual para atravessar a rua, funciona como um "recuo" da faixa de pedestres.
Então pensando no âmbito geral a ciclovia na direita favorece as pessoas que deve sempre ser o objetivo central.
Agora no centro é mais prático para o sujeito percorrer longas distâncias, seria minha escolha para locais como Av. Radial Leste, 23 de Maio, Caetano Alvares....
Então pensando no âmbito geral a ciclovia na direita favorece as pessoas que deve sempre ser o objetivo central.
Agora no centro é mais prático para o sujeito percorrer longas distâncias, seria minha escolha para locais como Av. Radial Leste, 23 de Maio, Caetano Alvares....
Pelote Ciclismo ->
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
Re: Ciclovias
Papito essa da Berrini ficou bem, não tem como acessar de bike vindo pela bandeirantes e nem saida pela bandeirantes, é de um amadorismo assutador. Pior que ficou parada meses e ainda os pontos de onibus não estão abertos.
Re: Ciclovias
Ainda não vi como fica o final dela, se ficar morrendo antes da ponte da bandeirantes será vergonhoso, mas "acho" eles vão fazer ela pelo canto esquerdo sentido bandeirantes, pelo desenho dos acessos será por ali.
Eu continuarei fazendo o trajeto pela nova independência...pego ela inteira e a kansas, teco de bandeirantes e marginal.
Eu continuarei fazendo o trajeto pela nova independência...pego ela inteira e a kansas, teco de bandeirantes e marginal.
Pelote Ciclismo ->
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
-
- Membro
- Posts: 5261
- Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
- Location: São Paulo - SP
Re: Ciclovias
Papillon wrote:Ainda não vi como fica o final dela, se ficar morrendo antes da ponte da bandeirantes será vergonhoso, mas "acho" eles vão fazer ela pelo canto esquerdo sentido bandeirantes, pelo desenho dos acessos será por ali.
Eu continuarei fazendo o trajeto pela nova independência...pego ela inteira e a kansas, teco de bandeirantes e marginal.
Sabe o que é pior? Hoje você tem ferramentas que poderiam auxiliar a fazer melhores traçados. O Strava tinha (não sei se ainda tem) uma mapa mostrando todos os trajetos feitos por todos os ciclistas que usam o Strava. Quanto mais ciclistas em uma via mais grossa ficava a linha.
É uma ferramenta que qualquer engenheiro de tráfego adoraria ter para ajudar nos traçados.
É provável que aconteça muito disso. Tem a ciclovia, mas uma maioria prefere usar outra via, sem ciclovia.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
Re: Ciclovias
Questão origem/destino/função, Marino.
Se o sujeito precisa desviar muito para pegar a ciclovia, ele vai pela via comum.
Se o trajeto da ciclovia é muito acidentado/sinuoso (caso da ciclovia Berrini e parte da Faria Lima), ele prefere a via comum.
Se na ciclovia tem cachorro, pedestres caminhando (Caetano Alvares, Villa Lobos), ele prefere a via comum.
Nesse ponto a colocação do Zo faz sentido... a ciclovia no centro e reta é um "tiro" pro ciclista.
A ciclovia abaixo fica no Paraná, o Voodoo postou outro dia, é bonito? É...é funcional? Pensa no cara tendo de fazer 200 zigue-zagues com a via ali retinha ao lado.
O conceito de parque que o desenhista tentou promover ficaria melhor explorado se tivesse feito a ciclovia reta e intercalado praças e vegetações, pista de cooper/caminhada.
Alguns locais até fazem mais faixas, olha que legal uma faixa "expressa" pra bike proposta par ao Central Park:
Agora o que eu queria é isso:
Se o sujeito precisa desviar muito para pegar a ciclovia, ele vai pela via comum.
Se o trajeto da ciclovia é muito acidentado/sinuoso (caso da ciclovia Berrini e parte da Faria Lima), ele prefere a via comum.
Se na ciclovia tem cachorro, pedestres caminhando (Caetano Alvares, Villa Lobos), ele prefere a via comum.
Nesse ponto a colocação do Zo faz sentido... a ciclovia no centro e reta é um "tiro" pro ciclista.
A ciclovia abaixo fica no Paraná, o Voodoo postou outro dia, é bonito? É...é funcional? Pensa no cara tendo de fazer 200 zigue-zagues com a via ali retinha ao lado.
O conceito de parque que o desenhista tentou promover ficaria melhor explorado se tivesse feito a ciclovia reta e intercalado praças e vegetações, pista de cooper/caminhada.
Alguns locais até fazem mais faixas, olha que legal uma faixa "expressa" pra bike proposta par ao Central Park:
Agora o que eu queria é isso:
Pelote Ciclismo ->
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
Re: Ciclovias
pqp vejam esse blog:
http://www.aviewfromthecyclepath.com/20 ... chive.html" target="_blank
Assen, 67.000 habitantes,
As linhas vermelhas são ciclovias que existiam em 2007.
As azuis, locais onde alguma habilidade é requerida em estradas com ciclovia.
As linhas verdes são ciclofaixas de lazer.
O centro da cidade é completamente livre de veículos motorizados.
E nem pensem em usar o street view.
http://www.aviewfromthecyclepath.com/20 ... chive.html" target="_blank
Assen, 67.000 habitantes,
As linhas vermelhas são ciclovias que existiam em 2007.
As azuis, locais onde alguma habilidade é requerida em estradas com ciclovia.
As linhas verdes são ciclofaixas de lazer.
O centro da cidade é completamente livre de veículos motorizados.
E nem pensem em usar o street view.
Pelote Ciclismo ->
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
Re: Ciclovias
Daqui uns 50 anos seremos assim Papito. rs
Deveriam planejar uma cidade no interiorzão de São Paulo (que só tem cana) com ruas e calçadas largas e ciclovias.
Acho bem interessante as rotatórias de Amsterdam
Deveriam planejar uma cidade no interiorzão de São Paulo (que só tem cana) com ruas e calçadas largas e ciclovias.
Acho bem interessante as rotatórias de Amsterdam
phpBB [media]
Re: Ciclovias
Só de não derrubarem as árvores já é um baita lucro!
Essas ciclovias que incluem pavimentação tiraram notas entre 9 e 10 na Veja ano passado, raramente há críticas a exceção do custo.
O problema mora nas pintadas "sobre os buracos".
Essas ciclovias que incluem pavimentação tiraram notas entre 9 e 10 na Veja ano passado, raramente há críticas a exceção do custo.
O problema mora nas pintadas "sobre os buracos".
Pelote Ciclismo ->
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
Re: Ciclovias
Essa pode custar o que for, quem arcará com os custos é a construtora Think e não nós.
-
- Membro
- Posts: 5261
- Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
- Location: São Paulo - SP
Re: Ciclovias
Ahã, vão fazer a troco de nada.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
Re: Ciclovias
Teoricamente será apenas uma compensação de obras assim como a WTorres fez a ciclopassarela.
-
- Membro
- Posts: 5261
- Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
- Location: São Paulo - SP
Re: Ciclovias
Justamente.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
Re: Ciclovias
Zo, essas obras tem orçamento pré estabelecido conforme projetos executivos acordados com o poder público, se aparece algum obstáculo que derive gastos a mais que o combinado os caras param e vão conversar.
No caso da Wtorre eles nem ligaram para "pequenos valores" (de alguns milhões) pois interessava inaugurar o shopping e não podia deixar o alvará condicionado a isso.
Ainda assim, com esse risco é de longe mais favorável ao cidadão/usuário que as usuais licitações.
No caso da Wtorre eles nem ligaram para "pequenos valores" (de alguns milhões) pois interessava inaugurar o shopping e não podia deixar o alvará condicionado a isso.
Ainda assim, com esse risco é de longe mais favorável ao cidadão/usuário que as usuais licitações.
Pelote Ciclismo ->
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
-
- Membro
- Posts: 556
- Joined: Wed 01 Oct 2014 18:29
- Nome Verdadeiro:: Thiago Classen
- Location: Curitiba, PR
Re: Ciclovias
RJ tem 577 bicicletas furtadas e 61 roubadas entre julho e setembro
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noti ... embro.html" target="_blank
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noti ... embro.html" target="_blank
o presidente da comissão de Segurança no Ciclismo na cidade do Rio de Janeiro, Raphael Pazos, afirma que os crimes desse tipo vão aumentar:
"Eu tenho uma notícia triste: quanto mais a população estiver indo pras ruas com as bicicletas, seja para lazer, esporte, transporte ou trabalho, mais roubos e furtos vão acontecer", lamenta ele.
-
- Membro
- Posts: 5261
- Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
- Location: São Paulo - SP
Re: Ciclovias
Solução mais barata, rápida, duradoura e segura do que sair pintando a rua.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
-
- Membro
- Posts: 5888
- Joined: Wed 22 May 2013 23:42
- Location: Interior - SP
Re: Ciclovias
Marino, como o povo iria estaciona sobre a ciclovia?
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Re: Ciclovias
Penso não precisa nem do gelinho nem dos palitos.
Prefiro assim:
Embora os caras também ignorem "detalhes":
Prefiro assim:
Embora os caras também ignorem "detalhes":
Pelote Ciclismo ->
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_