Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência!

Regule e ajuste sua bicicleta
Post Reply
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência!

Post by Klhada »

Só pra avisar, pq eu sei que é fácil de esquecer as vezes. Confiram o correto funcionamento de suas traquitanas de bike de tempos em tempos, pra não ficarem na mão quando precisarem delas.

Eu já li um camarada deixar a câmara reserva embrulhada, e não furava. Ficou por tanto tempo cozinhando no bolso da camisa que quando foi usar estava ressecada nas dobras, e rasgou na hora de encher.

Eu, furei o pneu nesse sábado, e quando fui usar minha super bomba Topeak Road Morph, a alavanca de travar a cabeça da bomba na válvula simplesmente quebrou e eu não consegui usar a bomba. Sorte que estava com mais gente, senão tinha me ferrado. E o negócio não cede de jeito nenhum aqui WD40, muita pressão, e nada dessa porra se mexer. Como eu fico suando em cima da bomba, oxidou tudo ali. :cry: SE eu desse uma testada de tempos em tempos, não ia ter soldado as peças.
Image
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência

Post by Lenine »

Klhada wrote: SE eu desse uma testada de tempos em tempos, não ia ter soldado as peças.
Ou se quisesse parar de ser eurostyle e levasse a bomba no quadro... só alegria, até porque, menos uma traquitana "cutucano as costa" ;)
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência

Post by ftmonjardim »

Klhada, qual a dica sobre a câmara hein? Pensei nisso esses dias, como tenho dado sorte em não ter furo, já to com a câmara reserva a uns 6 meses e mais uma na bolsa de selim (voodoo pira) a 1 ano.
A da bolsa de selim tá num saquinho, agora a da camisa as vezes vai sem saquinho e quando chego do pedal percebo que a câmara está suada.
Então qual seria a dica? Abrir a câmara de vez em quando? Tirar do saquinho?
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência

Post by Klhada »

Lenine wrote:
Klhada wrote: SE eu desse uma testada de tempos em tempos, não ia ter soldado as peças.
Ou se quisesse parar de ser eurostyle e levasse a bomba no quadro... só alegria, até porque, menos uma traquitana "cutucano as costa" ;)
se estivesse no bolso provavelmente não ia ter dado problemas. Ela se ferrou com o suor caindo direto em cima dela, presa no quadro...

de resto, é só desembrulhar as câmaras de tempos em tempos e sucesso. Eu tenho deixado elas abertas, penduradas num gancho aqui, e só enrolo na hora de ir pedalar.. Mais fácil.
Image
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência

Post by Lenine »

Klhada wrote:se estivesse no bolso provavelmente não ia ter dado problemas. Ela se ferrou com o suor caindo direto em cima dela, presa no quadro...
:oops: dah....

Se fosse menos sortudo e tivesse uma média de um furo por pedal como eu.... :lol:
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência

Post by Klhada »

bom, como sou um hominho prendado, fiz uma gambirra aqui, usando a peça que quebrou de um outra bomba de 15 mangos. Aparentemente tudo funcionando a contento. Senão, vi umas peças genéricas por 6 obamas com envio. 8-) A original achei por 11 euros, sendo que a bomba inteira custa 38 dolares.... :cry:
Image
Aerotech tour
Membro
Posts: 1766
Joined: Sun 28 Apr 2013 19:20

Re: Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência

Post by Aerotech tour »

Dica, evitem levar bomba na camisa, ja ouvi relatos de gente que quebrou a cervical por causa do apoio que a bomba fez em quedas
edduds
Membro
Posts: 475
Joined: Wed 24 Apr 2013 17:56
Nome Verdadeiro:: Eduardo
Location: São Paulo

Re: Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência

Post by edduds »

Fica muito bacanuda a bike sem nada, só ela. Mas de jeito nenhum abro mão de bolsa de selim e bomba no quadro. No dia em que tiver que fazer isso vou preferir pedalar de bermudão cheio de bolso. Do mesmo jeito que não carrego estepe de carro no colo, prefiro que a bike carregue a bomba, a água, as câmaras, ferramentas, celular, pizza, garrafas de cerveja...

Mas é questão de estilo. Eu não tenho.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência

Post by Papillon »

da ultima vez que esqueci de checar a ferramenta o canivete tinha ficado na outra bike...resultado fui ouvir um monte da patroa de ir me buscar.

e claro era embaixo de uma ponte e em frente a uma favela.
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência

Post by Klhada »

seguinte, macacada! Criei um tópico novo, e tentei montar num esqueminha bacana, pra gente ter de referência pro futuro. Não migrei posts pra lá, então se quem já postou aqui quiser contribuir novamente lá, agradeço. Só colocar um esquema básicão como eu fiz. Nome, link (se tiver fácil pro site), e a opinião pessoal.
Image
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência

Post by Lenine »

Não dá pra migrar?
edduds
Membro
Posts: 475
Joined: Wed 24 Apr 2013 17:56
Nome Verdadeiro:: Eduardo
Location: São Paulo

Re: Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência

Post by edduds »

Sim, dá, mas o Klhada deu uma Klhadada. Galera, discussão de Bomba mudou para:

http://www.pelote.com.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=195

Passei as mensagens daqui pra lá. Aqui vai continuar o "Chequem e prechequem seus equipamentos bla bla bla"
kzu2007
Membro
Posts: 59
Joined: Thu 23 May 2013 21:25

Re: Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência

Post by kzu2007 »

Seguindo a dica do Klhada, fui fazer a verificação dos equipamentos e afins como preparação para o Audax 300' de Holabra. Fui olhar o material de reparo de pneus um por um e a verificação valeu a pena: os envelopes de lenço umedecido tinham acabado (é bom para limpar as mãos após a troca de pneus ou para limpeza de ferimentos em caso de queda pois contém alcool 70gl), tinha apenas 1 reparo de pneu da Vipal (costumo levar3) e o manchão Vipal Rac-10 para reparos pesados no pneu não estava mais colando na proteção de plástico aluminizado. Como sou o rei dos rasgos de pneu,costumo fazer pelo menos dois reparos de pneu por Audax. A reposição dos itens foi imediatamente acondicionada no envelope plástico tipo zip lock.

Depois, fui conferir as rodas da bike: a traseia estava murcha, tinha um caco de vidro encravado. Retirei o pneu para reparo e já vi que tinha 3 manchões, apesar do pneu nem ter chegado à meia-vida. Por precaução, coloquei câmara e pneus novos, somente para o Audax, depois os antigos retornam já que sou mão-de-vaca.

Por fim, fui conferir a bomba portátil e... cadê o bico da bomba? Droga, era uma zefal compacta que combinava com. a bike, não vende nem na CRC nem na Merlin. A porcaria do bico deveria estar solta e caiu em algum lugar. Vou ter que levar uma Lezine, eu tb não gosto dessa bomba pois enche o saco ficar montando aquele tubo escroto.

Enfim, até desanimei de continuar a vistoria e fui remendar a câmara furada, que é uma coisa que eu curto fazer.

Valeu Klhada pelo tópico, já ajudou bastante.

abs
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência

Post by bruno_h2 »

Como que é o bico dessa bomba zefal?? Eu tenho algumas partes de uma bomba deles que caiu da bike uma vez e morreu atropelada por um carro... De repente até tenho a peça que caiu da sua...
DESORDEM E REGRESSO
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência

Post by Klhada »

kzu2007 wrote:Seguindo a dica do Klhada, fui fazer a verificação dos equipamentos e afins como preparação para o Audax 300' de Holabra. Fui olhar o material de reparo de pneus um por um e a verificação valeu a pena: os envelopes de lenço umedecido tinham acabado (é bom para limpar as mãos após a troca de pneus ou para limpeza de ferimentos em caso de queda pois contém alcool 70gl), tinha apenas 1 reparo de pneu da Vipal (costumo levar3) e o manchão Vipal Rac-10 para reparos pesados no pneu não estava mais colando na proteção de plástico aluminizado. Como sou o rei dos rasgos de pneu,costumo fazer pelo menos dois reparos de pneu por Audax. A reposição dos itens foi imediatamente acondicionada no envelope plástico tipo zip lock.

Depois, fui conferir as rodas da bike: a traseia estava murcha, tinha um caco de vidro encravado. Retirei o pneu para reparo e já vi que tinha 3 manchões, apesar do pneu nem ter chegado à meia-vida. Por precaução, coloquei câmara e pneus novos, somente para o Audax, depois os antigos retornam já que sou mão-de-vaca.

Por fim, fui conferir a bomba portátil e... cadê o bico da bomba? Droga, era uma zefal compacta que combinava com. a bike, não vende nem na CRC nem na Merlin. A porcaria do bico deveria estar solta e caiu em algum lugar. Vou ter que levar uma Lezine, eu tb não gosto dessa bomba pois enche o saco ficar montando aquele tubo escroto.

Enfim, até desanimei de continuar a vistoria e fui remendar a câmara furada, que é uma coisa que eu curto fazer.

Valeu Klhada pelo tópico, já ajudou bastante.

abs
tá vendo? Me deve umas cervejas pelos serviços de consultoria :mrgreen:

Eu fiz um esqueminha bacana pra levar as coisas pra pedalar (pedais menores, claro - Audax acima de 200km já precisa de altas tralhas). Vou tirar uma foto e posto aqui.
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência

Post by marcoaleite »

Tá loko! Estes audax aí parecem mais rally do que audax, a galera chega destruída no final, pneu rasgado, câmera furada, caco cravado no pneu! rsrsrs :P Muito perigoso esse negócio! :O
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência

Post by Klhada »

marcoaleite wrote:Tá loko! Estes audax aí parecem mais rally do que audax, a galera chega destruída no final, pneu rasgado, câmera furada, caco cravado no pneu! rsrsrs :P Muito perigoso esse negócio! :O
é foda mesmo. Nem quero ver como vai ser o 400km. :?
Image
kzu2007
Membro
Posts: 59
Joined: Thu 23 May 2013 21:25

Re: Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência

Post by kzu2007 »

bruno_h2 wrote:Como que é o bico dessa bomba zefal?? Eu tenho algumas partes de uma bomba deles que caiu da bike uma vez e morreu atropelada por um carro... De repente até tenho a peça que caiu da sua...
A bomba é essa:

http://www.amazon.com/Zefal-Micro-Profi ... ords=zefal" onclick="window.open(this.href);return false;

Ajude uma pobre bomba a encontrar um bico!

abs
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência

Post by bruno_h2 »

ixi sem chance, a minha era MUITO mais antiga do que essa do link... :?
DESORDEM E REGRESSO
vkleinjr
Membro
Posts: 9
Joined: Fri 14 Jun 2013 11:07

Re: Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência

Post by vkleinjr »

Pegando o bonde a minha pergunta é se eu deixar os pneus de kevlar enrolados por muito tempo isso vai prejudicar a qualidade dos mesmos?
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência

Post by Papillon »

vai... o quanto não sei mas vou descobrir em breve, vou montar os pro race 3 que tao a mais de ano no armário.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência

Post by Marcelo Marino »

Tem uma história que o Lance deixava os pneus em um lugar escuro por uns anos para ganhar qualidades melhores.

Eu já deixei pneu assim (sei lá, um ano) e não acontenceu nada, aparentemente.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência

Post by bruno_h2 »

Afff, o titio lance tbém era cheio de nove horas, como dizia minha querida mãe... Já usou sti apenas do lado direito para economizar peso, e agora essa do pneu que eu não sabia... Mas parece que a verdadeira "inovação" dele foi na área médica, no campo das transfusões de sangue longe de hospitais e em lugares incomuns como ônibus e quartos de hotéis... :? :mrgreen:
DESORDEM E REGRESSO
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência

Post by Klhada »

bom, pensando friamente, acredito eu que pneu de kevlar guardado dobrado não vai sofrer nada. Talvez fique um pouco pior na hora de montar na roda, já que vai estar meio "moldado" no formato que tava fechado, mas depois que encher fica de boa.

Talvez (mais um talvez), ele resseque com o tempo, mas pra pneu guardado em algum lugar protegido? Só se vc esquecer o pneu e achar ele depois de uns 10 anos :lol:
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência

Post by Magnus »

ftmonjardim wrote:Klhada, qual a dica sobre a câmara hein? Pensei nisso esses dias, como tenho dado sorte em não ter furo, já to com a câmara reserva a uns 6 meses e mais uma na bolsa de selim (voodoo pira) a 1 ano.
A da bolsa de selim tá num saquinho, agora a da camisa as vezes vai sem saquinho e quando chego do pedal percebo que a câmara está suada.
Então qual seria a dica? Abrir a câmara de vez em quando? Tirar do saquinho?
Cara, a minha eu ensaco com um pouco de talco e fecho com um pedaço pequeno de fita isolante para vedar. Fiquei com uma assim por muitos meses e quando precisei foi tranquilo... Além de não ter contato com suor, água, sujeira etc... ainda dá para fazer uma pressão com a fita isolante e deixar ela bem compactada, mais fácil de carregar no bolso.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência

Post by Enkidu »

Checar os equipamentos é fundamental. Sobretudo quando sua bike chega da bicicletaria após a revisão.

Na minha última, feita numa super bikeshop e talz, a roda dianteira veio invertida e o cabo do freio dianteiro SOLTO! A sorte que logo descendo a guia em frente de casa percebi o "deslize".

Fiquem espertos!
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Dica do Klhada. Chequem seus equipamentos com frequência

Post by Magnus »

Enkidu, e quando "us cara coloca" silicone no pneu e deixa escorrer no aro... as primeiras freadas são de infartar...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Post Reply