Arrogancia na Ciclovia?

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by Magnus »

romanetto wrote::lol:
Manja-rola, que depois posta pra mostrar que o dele é mair roliço... :lol: vocês são demais... coitado do cara, eu acho que ele é só um zé-mané, não fez por mal.
Roma, mesmo que fosse essa a intenção do cara, se estava sendo discreto, pega as meninas e sai de perto, se estava afrontando, mete o pé no cara e senta a porrada. Mas chegar pro cara e mandar ele se posicionar de outra forma numa ciclovia... Até porque o fato do cara sair da roda das meninas não impede ele de continuar olhando ou continuar filmando...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by romanetto »

Podes crer, Magnus.
دفاعا عن فلسطين
flaviosplatter
Membro
Posts: 32
Joined: Tue 07 Oct 2014 16:27
Nome Verdadeiro:: flavio fernandes
Location: Guarulhos/SP
Contact:

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by flaviosplatter »

Tinham que colocar uma burca ciclistica nas minas...aí o MTBzeiro desistiria de afrontar os pedaleiros que sequer conseguiam deixa-lo pra trás...
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by PAF »

Magnus wrote:
marcoaleite wrote:Magnus, acontece que a ciclovia ali de semana e de manhã bem cedo é "deserta". Eles não são os primeiros e nem os últimos a irem treinar lá, como todo mundo daqui do fórum de SP treina lá quando não tem outro jeito. Em uma cidade como SP, e com tudo o que acontece de roubos, acidentes, etc, a ciclovia ali é um luxo. É questão de ter bom senso que pode se treinar e andar lá tranquilamente sem haver problemas.
Sim, concordo contigo e também acho que a ciclovia possa e deva ser usada para se treinar, mas ao treinar lá tem que se ter a consciência de que está numa ciclovia. O meu comentário não é criticando o fato deles treinarem na ciclovia e sim o fato de dar um esporro em alguém que está atrapalhando o treino na ciclovia. É como você falou, tem que ter bom senso.
Teve uma colocação do Tuix que eu concordo inteiramente. Muito barulho por nada! O cara do vídeo quis se vitimizar.

O circuito Aurora é uma ciclo-faixa. Lá dividem espaço os triatletas, os ciclistas, mtbikers e até uma tia que anda de triciclo e com radinho ligado. Sempre há alguém que chupa a roda. Pelo que eu saiba, um fato desses aqui nunca aconteceu.

Mas existe uma diferença fundamental desse caso aí em SP e o que ocorre aqui no Recife: Ninguém anda em pelote numa ciclovia de mão dupla e 3 metros de largura.
--
Image
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by romanetto »

Oi, Paf, acho que a coisa é um pouco diferente, mano.
A ciclovia Rio Pinheiros é fechada em suas laterais, sendo por isso impossível a entrada de pedestres (sabidamente, o principal risco do ciclista). A ciclovia Rio Pinheiros tem 23 km de extensão, e aproximadamente 7 metros de largura (pois lá dois caminhões passam sem problemas, um de cada lado, quando como ocorre atualmente no trecho em construção). É uma ciclovia muito diferente de todas aquelas que existem aqui na cidade, e tem uma característica de ter pessoas treinando em sua enorme maioria. Eu não tenho conhecimento de outra ciclovia no país com essa característica, então isso torna a ciclovia Rio Pinheiros uma peculiaridade ciclística, de modo que não é anormal um pelotão se deslocar por ela. E nem inseguro, eu diria. É muitíssimo mais seguro que o tradicional Pelotão do Jockey, um dos patrimônios ciclísticos nacionais, que existe há algumas boas décadas. No PJ já vi alguns acidentes, e outros tive relatos, mas na ciclovia os acidentes são raríssimos, pensando ainda no deslocamento de mais de três mil ciclistas por dia, torna a estatística muito favorável, mesmo andando dois pelotões em sentido contrário. Não houve até hoje relato de quedas num pelotão. Já houve raros relatos de quedas ou pessoas que se trombaram de frente; neste caso, em geral, pessoas que não têm o cacoete ciclístico, e não ciclistas que andam em pelotão ou fazem ciclismo desportivo como nós.
Em resumo, a ciclovia rio Pinheiros não é uma faixa de três metros em frente ao mar, como a ciclovia da Praia Grande, aqui na praia paulista... ali é uma loucura pedalar.

Outra coisa que faz com que não hajam pelotões por aí, PAF, eu não sei, eu imagino, é que a ciclovia pode ter pedestres atravessando, não? Isso é um perigo gigantesco. Ou também o número de ciclistas desportivo aí é bem menor do que aqui, provavelmente (até pelo tamanho de nossa região metropolitana, com mais de vinte milhões de habitantes).
دفاعا عن فلسطين
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by PAF »

Roma,

Aqui só existe uma ciclovia dedicada que é no calçadão da Av. Boa Viagem. O mais comum é a ciclofaixa, que não funciona todos os dias. Eu não acho que é a questão da quantidade, até porque não tem como comparar São Paulo e o Recife.

Mas já que você puxou um tópico interessante, deixa eu contar um pouco de uma experiência que eu viví. Cambridge é, talvez, a cidade mais bike-minded do Reino Unido. Eu viví lá por cerca de 4 anos e muita coisa da forma como eu enxergo a minha cidade hoje é consequência dessa experiência. Lá, existe a bike lane, que seria o equivalente a nossa ciclofaixa. Existe também a ciclovia nas calçadas, pintadas de vermelho e que dividem espaço com o pedestre. E existe as estradas exclusivas de bicicletas que cortam os parques e os campos de lá.

É uma região que lembra muito a região do Recife, mas aqui ainda consegue ser mais plano. Tem hoje cerca de 500 mil habitantes na sua cidade e outros 1,5 milhão vivendo no entorno. Ou seja, é quase Olinda e Recife juntas (e apenas). Sofre com um trânsito caótico, porque as ruas do centro são medievais e fora dele, a cidade pena com as rodovias M11 e A14, sem o anel viário. Para vocês terem idéia da popularização do uso da bicicleta, encontrar uma vaga para amarrar a bike no estacionamento, veja essa foto:

Image

Eu já precisei voltar para casa e ir andando à estação porque não era seguro fixar a bike em qualquer outro lugar. Lá em Cambridge, mesmo com o maior engarrafamento comendo no centro, ninguém invade a faixa vermelha. É proibido andar de bike no acostamento das motorways, se andar a polícia vai lá, lhe para e multa e depois recolhe você para a vicinal mais próxima. No verão, essas estradas vicinais (aquelas que a gente vê nos filmes ou nos tours) enchem de ciclistas (desportistas e ocasionais). Nunca eu ví a galera treinando em faixas, ciclovias ou bikeroads. Essas vias são dedicadas exclusivamente ao commuter, diário ou não. E olha que a gente andava rápido lá (o frio é foda).

Eu tenho consciência absoluta que nossa realidade é diferente. É uma pena, porque embora eu não sinta saudades em voltar do supermercado na neve com a bike carregada de coisas, a vida sem um carro é bem melhor. E antes de ir pra lá, eu nunca tinha visto uma ciclofaixa na minha vida. Por isso, sem querer parecer pedante ou cabeçudo: ciclofaixa não é lugar para treino, não é lugar para carro, não é lugar para pedestres. No dia em que chegarmos à isso, seremos uma sociedade mais avançada.
--
Image
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by romanetto »

Compreendo, Pedro. Entendo tudo o que você disse. A coisa que eu quis dizer mesmo, é que diferente das nossas ciclofaixas que existem na cidade de São Paulo aos domingos e feriados, e das ciclovias que existem na cidade por intervenção de Fernando Haddad, a ciclovia Rio Pinheiros é isolada e não tem intersecções, cruzamentos ou bifurcações, o que faz com que quem segue na faixa da direita, mesmo em pelotão, não será interrompido até o final, pois não é no meio da cidade, com semáforos e cruzamentos. Eu quis dizer isso, mas eu não me expressei bem. Interessante seu relato, Pedro, na Europa, e isso é mais ou menos o que deve estar para acontecer com a implantação da ciclovia em extensão por toda a cidade de São Paulo. A ciclovia Rio Pinheiros, ainda nesse sentido, continua sendo peculiar. É uma linha reta de sete metros de largura, onde nenhum pedestre cruza seu caminho, tampouco carros e não tem cruzamentos ou interrupções. É uma linha reta. Isso também faz com que tenham mais ciclistas desportivos do que ciclistas em deslocamento, já que de uma saída a outra são vários e vários km de distância, e sempre totalmente cercado por alambrado (mais trilho do trem doe um lado e uma enorme margem de um rio de outro) e isolado de todo o resto da cidade. Não conheço outras ciclovias assim, e eu conheço bem algumas outras metrópoles pelo mundo e sempre observo essa disposição arquitetônica voltada ao transporte (que é uma coisa que eu gosto de observar desde criança, talvez porque meu sonho era ter um ferrorama e uma maquete de uma cidade... mas nunca realizei :) ).
دفاعا عن فلسطين
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by ftmonjardim »

Tem limite de velocidade na ciclo faixa ou alguma regra ?
pergunto isso de curioso mesmo, se existe algumas regras de velocidade ou de formar pelote, horários de utilização, etc.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by romanetto »

Monja, tem sim, na ciclofaixa é a velocidade dos carros na rua em que a ciclofaixa está instalada. Mas na ciclovia Rio Pinheiros (que não é faixa, mas ciclovia isolada mesmo) é de 30km/h, eu acho, ou 20km/h. Mas mais de 3 mil pessoas desrespeitam a regra, já que o segmento do strava tem mais de 3 mil pessoas com velocidade acima da regra. :lol:
Falando sério, ninguém que está treinando respeita a velocidade, não faz sentido.
دفاعا عن فلسطين
agorasim
Membro
Posts: 801
Joined: Thu 08 May 2014 23:03
Nome Verdadeiro:: Paulo Guedes

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by agorasim »

romanetto wrote:Monja, tem sim, na ciclofaixa é a velocidade dos carros na rua em que a ciclofaixa está instalada. Mas na ciclovia Rio Pinheiros (que não é faixa, mas ciclovia isolada mesmo) é de 30km/h, eu acho, ou 20km/h. Mas mais de 3 mil pessoas desrespeitam a regra, já que o segmento do strava tem mais de 3 mil pessoas com velocidade acima da regra. :lol:
Falando sério, ninguém que está treinando respeita a velocidade, não faz sentido.
roma é 30km/h pra carros/motos, que circulam ali, por causa das obras e tbm da segurança do local (motos) e 20km/k pra bike. como vc falou ninguém respeita...rsrsrs ate pq durante a semana....horários de manhã não tem menor sentido ficar andando a 20km/h em um local feito exclusivamente pra bike....agora penso eu que deveriam proibir os pelotões, aos finais de semana, onde costuma ficar aglomerado de ciclistas, que estão ali só pra curtir o final de semana e muitos deles crianças acompanhados dos pais....pelo menos a partir das 8 da manhã ate as 18:00 da tarde. e quem desrespeitassem, que fosse convidado a se retirar da cv. \o/

Code: Select all

1º CORÍNTIOS, CAPÍTULO 1, VERSÍCULO 19, Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos.
Image
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by romanetto »

Difícil é controlar essas violações, Paulinho... sei lá, hein, cara...
دفاعا عن فلسطين
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by ftmonjardim »

entendi, porque ninguém respeita pode burlar, hummmm.
guardando esse post para futuras indiretas :vino2
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Storopoli
Membro
Posts: 427
Joined: Fri 06 Feb 2015 14:08
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Location: São Paulo - SP

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by Storopoli »

romanetto wrote:Difícil é controlar essas violações, Paulinho... sei lá, hein, cara...
É o que eu sempre falo: "Anota placa aí"
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by romanetto »

ftmonjardim wrote:entendi, porque ninguém respeita pode burlar, hummmm.
guardando esse post para futuras indiretas :vino2
Nestes dias um cara publicou na Folha que a corrupção do dia a dia é passar com semáforo fechado à noite ou comprar DVD Pirata. Opa, o que ele quis dizer com isso? Será que ele não tem substrato cefálico mínimo para perceber a diferença entre desrespeito às leis infundadas, corrupção e desobediência civil? Ou ainda tentava dizer que todo mundo é corrupto para poder livrar alguém de seu partido? Pois bem, querido Monja, desrespeitar determinadas ordens é um ato de desobediência civil, e, em geral, desde Roma e Grécia Antigas, "porque ninguém respeita, pode-se burlar". É mais ou menos assim: uma lei que só existe na formalidade, não existe na prática, não é passível de punição.
Lembre-se ainda antes de guardar a postagem contra mim, que sou um anti-legalista, pelo fato de entender que a generidade humana realmente fundada na universalidade ontológica humano-social é historicamente inédita e depende, para isso, de um caráter profundamente revolucionário e teleológico contra a ordem sociometabólica do capital, o que compreende também uma desestruturação da formalidade legal e sua substituição pela ética. Querendo se informar sobre este assunto, veja três livros de Lukács: Para uma Ontologia do Ser Social 1; Para uma Ontologia do Ser Social 2; e Prolegômenos para uma Ontologia do Ser Social. Leitura muito complexa, mas também é o que eu digo, é a teoria do tudo, porque Lukács é o Galileo do século XX. Dão duas mil e quinhentas páginas que mudarão sua perspectiva da relação teleologia e causalidade, e da causalidade espontânea e da causalidade posta-social.
دفاعا عن فلسطين
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by ftmonjardim »

Roma, pode escrever 150 mil palavras difíceis que nada vai justificar, é um jeito bonito de escrever, rouba mas faz.
Não julguei ninguém, digo mais, eu também desrespeitaria essa regra, mas sabendo que ESTOU ERRADO E NADA JUSTIFICA.
Não guardei post nenhum contra você, você está se vitimando aí.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by rad »

Image
edduds
Membro
Posts: 475
Joined: Wed 24 Apr 2013 17:56
Nome Verdadeiro:: Eduardo
Location: São Paulo

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by edduds »

romanetto wrote: [...] pelo fato de entender que a generidade humana realmente fundada na universalidade ontológica humano-social é historicamente inédita e depende, para isso, de um caráter profundamente revolucionário e teleológico contra a ordem sociometabólica do capital, o que compreende também uma desestruturação da formalidade legal e sua substituição pela ética...
:basso1 :vino2
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by Marcelo Marino »

rad wrote:[ Imagem ]

O problema é que cada um acha uma lei injusta.

Ciclistas acham um absurdo limitar a velocidade a 20 km/h, motoristas acham um absurdo ter que reduzir a velocidade das vias para compartilhá-la com ciclistas.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by ftmonjardim »

Marcelo Marino wrote:
rad wrote:[ Imagem ]

O problema é que cada um acha uma lei injusta.

Ciclistas acham um absurdo limitar a velocidade a 20 km/h, motoristas acham um absurdo ter que reduzir a velocidade das vias para compartilhá-la com ciclistas.
lei é legal para os outros. todo mundo quer viver na ilha da lagoa azul.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by Magnus »

Concordando ou não com elas, são as Leis que regulam o convívio em comunidade. Não concorda com uma Lei, lute para modificá-la. Burlar a Lei porque acha injusta é complicado demais... algumas eu burlo mesmo e é como o Monja falou, se der merda eu tenho consciência de que estava errado, e vou assumir as consequências ao invés de dizer simplesmente que não acho aquela Lei justa.

Uma das coisas erradas que faço sempre é furar o sinal vermelho de bicicleta para escapar do "rush", mas se eu for atropelado numa dessas, vou abaixar a cabeça e voltar pra casa com o meu prejuízo...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by romanetto »

ftmonjardim wrote:Roma, pode escrever 150 mil palavras difíceis que nada vai justificar, é um jeito bonito de escrever, rouba mas faz.
Não julguei ninguém, digo mais, eu também desrespeitaria essa regra, mas sabendo que ESTOU ERRADO E NADA JUSTIFICA.
Não guardei post nenhum contra você, você está se vitimando aí.
De modo algum, não é nem de longe o jeito bonito do rouba mas faz. É o oposto disso; é um anti-conformismo. Só acho que aqui não é um exemplo adequado, ou seja, a velocidade da ciclovia, não acho que aqui cabe uma discussão tão profunda sobre o desenvolvimento humano-genérico. E obrigado por dizer que é um jeito de bonito de escrever, fico feliz que você acha esteticamente belo meu estilo. :)
Não estou me vitimizando, nem nada, escrevi com espírito livre, escrevi sorrindo. Você que disse em tom de brincadeira que iria guardar a informação contra mim. E eu respondi também no tom amigável. Relaxa, irmão. Veja aqui... mas é tudo piada nossa, pára de levar isso a ferro e fogo, foi uma tiração de sarro mesmo, como todos sabem, sou deveras brincalhão.
ftmonjardim wrote:entendi, porque ninguém respeita pode burlar, hummmm.
guardando esse post para futuras indiretas :vino2
Magnus wrote:Concordando ou não com elas, são as Leis que regulam o convívio em comunidade. Não concorda com uma Lei, lute para modificá-la. Burlar a Lei porque acha injusta é complicado demais... algumas eu burlo mesmo e é como o Monja falou, se der merda eu tenho consciência de que estava errado, e vou assumir as consequências ao invés de dizer simplesmente que não acho aquela Lei justa.

Uma das coisas erradas que faço sempre é furar o sinal vermelho de bicicleta para escapar do "rush", mas se eu for atropelado numa dessas, vou abaixar a cabeça e voltar pra casa com o meu prejuízo...

Mas quem foi que disse que não assumo a consequência dos meus atos?
Não, sinto muito, mas não luto para modificar as leis. Luto para aboli-las, já que isso faz parte de um reconhecimento filosófico profundo de uma determinação negativa da política, e que portanto de uma positividade humana tão grande que acredito na possibilidade da ética. Temos que ter posturas éticas. Posso desrespeitar a lei do furar o semáforo de bicicleta para evitar o tráfego ferrenho, mas se um pedestre está passando, dou a vez. E de carro, por exemplo, jamais desobedeço à velocidade ou me imponho sobre outros, sendo o mais gentil possível, a ponto até de ser chamado de trouxa; é a questão da postura ética.

A imagem do RAD dispensa comentários.

Postura ética, Monja. Isso muda tudo o Rouba Mas Faz, porque eu tenho postura ética, e nunca roubei nem um centavo e nunca fiz nada para prejudicar outra pessoa em benefício privado. Isso muda tudo, amigos. Tudo.

:voec1
دفاعا عن فلسطين
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by romanetto »

Marcelo Marino wrote:
rad wrote:[ Imagem ]

O problema é que cada um acha uma lei injusta.

Ciclistas acham um absurdo limitar a velocidade a 20 km/h, motoristas acham um absurdo ter que reduzir a velocidade das vias para compartilhá-la com ciclistas.

Marino, uso a ciclovia para treinos leves, pois eu vou mesmo pra estrada como você sabe.
Quem foi mesmo o cara que certa feita me viu na ciclovia mas não pôde parar para me cumprimentar porque estava fazendo um teste e medindo o tempo? Aí eu dei um grito "oi, Marinooooo" e na volta ele sinalizou sorrindo? ah... foi você, pode crer, a 20km/h na Pinarello... sei.
:lol:
Quando a velocidade demarcada na pista é incompatível com a realidade, há algo errado, Marino. Só isso. Diferente de, por exemplo, um local onde trafegam pedestres. Ou diferente ainda de um carro compartilhar pista com outros veículos sensíveis, como motos ou bicicletas... bem diferente.
دفاعا عن فلسطين
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by Magnus »

romanetto wrote:
ftmonjardim wrote:Roma, pode escrever 150 mil palavras difíceis que nada vai justificar, é um jeito bonito de escrever, rouba mas faz.
Não julguei ninguém, digo mais, eu também desrespeitaria essa regra, mas sabendo que ESTOU ERRADO E NADA JUSTIFICA.
Não guardei post nenhum contra você, você está se vitimando aí.
De modo algum, não é nem de longe o jeito bonito do rouba mas faz. É o oposto disso; é um anti-conformismo. Só acho que aqui não é um exemplo adequado, ou seja, a velocidade da ciclovia, não acho que aqui cabe uma discussão tão profunda sobre o desenvolvimento humano-genérico. E obrigado por dizer que é um jeito de bonito de escrever, fico feliz que você acha esteticamente belo meu estilo. :)
Não estou me vitimizando, nem nada, escrevi com espírito livre, escrevi sorrindo. Você que disse em tom de brincadeira que iria guardar a informação contra mim. E eu respondi também no tom amigável. Relaxa, irmão. Veja aqui... mas é tudo piada nossa, pára de levar isso a ferro e fogo, foi uma tiração de sarro mesmo, como todos sabem, sou deveras brincalhão.
ftmonjardim wrote:entendi, porque ninguém respeita pode burlar, hummmm.
guardando esse post para futuras indiretas :vino2
Magnus wrote:Concordando ou não com elas, são as Leis que regulam o convívio em comunidade. Não concorda com uma Lei, lute para modificá-la. Burlar a Lei porque acha injusta é complicado demais... algumas eu burlo mesmo e é como o Monja falou, se der merda eu tenho consciência de que estava errado, e vou assumir as consequências ao invés de dizer simplesmente que não acho aquela Lei justa.

Uma das coisas erradas que faço sempre é furar o sinal vermelho de bicicleta para escapar do "rush", mas se eu for atropelado numa dessas, vou abaixar a cabeça e voltar pra casa com o meu prejuízo...

Mas quem foi que disse que não assumo a consequência dos meus atos?
Não, sinto muito, mas não luto para modificar as leis. Luto para aboli-las, já que isso faz parte de um reconhecimento filosófico profundo de uma determinação negativa da política, e que portanto de uma positividade humana tão grande que acredito na possibilidade da ética. Temos que ter posturas éticas. Posso desrespeitar a lei do furar o semáforo de bicicleta para evitar o tráfego ferrenho, mas se um pedestre está passando, dou a vez. E de carro, por exemplo, jamais desobedeço à velocidade ou me imponho sobre outros, sendo o mais gentil possível, a ponto até de ser chamado de trouxa; é a questão da postura ética.

A imagem do RAD dispensa comentários.

Postura ética, Monja. Isso muda tudo o Rouba Mas Faz, porque eu tenho postura ética, e nunca roubei nem um centavo e nunca fiz nada para prejudicar outra pessoa em benefício privado. Isso muda tudo, amigos. Tudo.

:voec1
A ética não é uma espécie de Lei?
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by ftmonjardim »

oque é injusto para você pode não ser para outro, lei é para ser cumprida, é oque possibilita a convivência em sociedade.
postura ética homogênea não existe.
andar a 40km/h num pelote aonde o limite é 20km/h com criança andando de cecizinha na contra mão beira o absurdo.
ahhhh mas de madrugada não tem ninguém, na marginal tbem não mas se eu passar de 70 tomo multa, INDEPENDENTE DO HORÁRIO.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by romanetto »

Magnus:

Boa pergunta, Magnus. Não, não é a ética uma lei.
A grande diferença é que a lei pressupõe um conjunto social em que o indivíduo se encontra em contraste terrível com o grupo todo (o lance do "quem pode mais chora menos" é regulado por uma lei), pressupondo, por via de consequência, que o caráter filogenético e ontogenético humanos tem por base uma "luta de todos contra todos", no sentido hobbesiano da coisa. A ética já é o oposto, pois é a construção social de um mundo onde a generidade humana plena foi alcançada. Não vou discorrer meia hora aqui para explicar porque não vem ao caso e porque não tenho como agora, meu amigo. Mas vou dar um pequeno exemplo de etiqueta:
Fizemos um encontro do Pelote de um ano. Todo mundo ali tem suas particularidades e até suas singularidades e ninguém é igual a ninguém. E mesmo assim, mesmo não tendo nenhuma regra escrita estabelecida, todo mundo ali se respeitou e de um modo que se alguém precisasse de ajuda, certamente não teria problemas porque qualquer um ali ajudaria sem titubear. Do mesmo modo, ali ninguém passaria a perna em ninguém por benefício próprio, ao contrário, o cara até cede o seu lanche, a sua água, e outras coisas. Existia uma lei estabelecida neste encontro nosso? Não. Acontece que o valor que estava a reger a nossa amizade e nosso grupo em confraternização é um valor extra-moral porque suplanta o critério da singularidade e vai em direção à generidade (aqui entenda generidade por tradução da concepção lukacsiana de Gattungsmässigkeit, em alemão, tradução minha), e portanto caminha para a ética. O valor que rege ali é muito maior do que o respeito às leis. É um valor ético. Lukács chamou isso (não o nosso encontro, :D, mas o valor que rege isso!) enraizamento absoluto dos valores na causalidade posta (que se difere da espontânea pelo ato originário do pôr finalístico). Não sei se expliquei, mas fui o mais didático que pude... desculpe-me aí a redução da coisa, por favor. Abraço, meu amigo.


Monja:

Nada disso, Monja, a ética é um valor absoluto, cara. Se não é valor absoluto, não é ética, e sim moral. E se é um valor moral de grupo, não é ética, mas etiqueta. E se é valor anti-ético por pressuposição negativa da filogênese humana, é lei.
دفاعا عن فلسطين
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by Magnus »

Roma, se você acha que todos devem seguir a ética, criou um código! E se esse código não for seguido? Tá tranquilo? Como lidar com isso? O exemplo que você deu usando o encontro do Pelote não é válido, ali só havia pessoas de bem e todos estavam ali com um objetivo comum. Numa sociedade isso não acontece o tempo todo.

Se você não tem uma Lei que fale como deve ser a conduta de dois motoristas num cruzamento e acontece um acidente porque ambos acharam que era a sua vez e pensaram que o outro estava concordando com isso, como lidar? Está tudo bem, não teve maldade, voltam os dois pra casa com seus prejuízos, perfeito! Agora e se um deles estava sim mal intencionado e está dando uma de bobo, vai levar vantagem e deixar de indenizar o motorista ético? Isso é justo? Quem decide isso?

Desculpe, amigo, mas teorias anarquistas são lindas no papel, na prática duvido que a ausência de Leis crie sociedades mais justas. O Homem ainda não atingiu essa evolução moral e tenho minhas dúvidas se atingirá algum dia...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by ftmonjardim »

Pra mim o ponto da questão é.
Como alguém pode cobrar um cara a cumprir uma regra (não andar na roda do meu grupinho) se essa cara está violando uma regra?
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by ftmonjardim »

uma vez vi uma cena fantástica.
um carro estacionado numa vaga de proibido estacionar, o policial militar multando.
chegou o dono do carro e foi começar a justificar e o policial sem parar de escrever a multa, levantou o dedo e disse:
"cidadão, pare, não perca seu tempo com palavras, pois NAAADA nesse mundo irá justificar o senhor ter parado sobre um local com uma placa de proibido estacionar."
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by Magnus »

ftmonjardim wrote:Pra mim o ponto da questão é.
Como alguém pode cobrar um cara a cumprir uma regra (não andar na roda do meu grupinho) se essa cara está violando uma regra?
É isso que eu estou defendendo desde o começo. O cara está na roda e está incomodando, mas ali não é lugar para treinar daquele jeito, então diminui, deixa o cara ir embora e volta ao treino. Não estou dizendo que eu não treinaria ali porque é errado, eu treinaria como muita gente faz, mas consciente de não posso ficar puto com alguém me atrapalhando ali...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by ftmonjardim »

Magnus wrote:
ftmonjardim wrote:Pra mim o ponto da questão é.
Como alguém pode cobrar um cara a cumprir uma regra (não andar na roda do meu grupinho) se essa cara está violando uma regra?
É isso que eu estou defendendo desde o começo. O cara está na roda e está incomodando, mas ali não é lugar para treinar daquele jeito, então diminui, deixa o cara ir embora e volta ao treino. Não estou dizendo que eu não treinaria ali porque é errado, eu treinaria como muita gente faz, mas consciente de não posso ficar puto com alguém me atrapalhando ali...
acompanho o nobre Deputado.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Post Reply