Ciclovias

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Post Reply
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Ciclovias

Post by ftmonjardim »

Passei hoje pela região da Sé para fugir do trânsito na hora de pico e juro, da 1 hora que fiquei travado no trânsito contei 2 ciclistas.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

No exterior não existe ciclofaixas somente pintadas. Isso é inovação do Haddad.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Ciclovias

Post by Cebo »

Agora, vamos as críticas: as da USP ficaram uma merda para quem treina. Pintaram as faixas cruzando a pista na entrada e na saída da bolinha e a tinta escorrega MUITO no molhado. Se entrar um pelotão forte e alguém cair, vai ser problema GRAVE. Ali passa muito onibus e o fluxo de carros também é alto.
Na entrada da bolinha, na curva para a direita, tem a faixa com tartarugas bem na tangência, o que também é o caminho certo para problemas. Hoje cedo tinha nego no pelotão tangenciando por cima dos olhos de gato. Se cai vai o bloco todo junto.
Em contrapartida, adorei as faixas na avenida dos travecos. Ficou bem mais sussa pegar aquele trecho na madruga.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Ciclovias

Post by ftmonjardim »

Cebo wrote:Agora, vamos as críticas: as da USP ficaram uma merda para quem treina. Pintaram as faixas cruzando a pista na entrada e na saída da bolinha e a tinta escorrega MUITO no molhado. Se entrar um pelotão forte e alguém cair, vai ser problema GRAVE. Ali passa muito onibus e o fluxo de carros também é alto.
Na entrada da bolinha, na curva para a direita, tem a faixa com tartarugas bem na tangência, o que também é o caminho certo para problemas. Hoje cedo tinha nego no pelotão tangenciando por cima dos olhos de gato. Se cai vai o bloco todo junto.
Em contrapartida, adorei as faixas na avenida dos travecos. Ficou bem mais sussa pegar aquele trecho na madruga.
Isso eles vão resolver rapidinho, vão proibir ciclistas treinar na usp.
problem solved .. :merckx2
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

ftmonjardim wrote:Passei hoje pela região da Sé para fugir do trânsito na hora de pico e juro, da 1 hora que fiquei travado no trânsito contei 2 ciclistas.
Seguindo essa lógica, vamos dinamitar as calçadas que tem poucos ou nenhum pedestre. :vino2
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

A Veja pega as 3 ciclovias mais caras e quer usar como se fosse uma média até completar os 400km. Não é questão de acreditar na revista ou na prefeitura, isso foi uma conta burra que os leitores engoliram sem analisar e pensar.

Um exemplo do mundo do Monja..

A Embraer faz um orçamento de R$100 mil por metro do avião que será construído.

A revista VEJA vai lá, pega os preços da cabine e das turbinas e faz uma matéria...

"E Embraer não fez nem metade do avião e já gastou R$350 mil por metro do avião" :lance4
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Ciclovias

Post by Cebo »

Marcelo Marino wrote:Entre acreditar na Veja ou em um partido que mente no balanço da Petrobras, mente na taxa de inflação, na taxa de desemprego...

Esses dados da Prefeitura devem estar certo mesmo, tss.

Bom, não dá pra esperar nada diferente de alguém que prefere acreditar que Campy é mais fácil de achar do que Shimano, né?
:lance5
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Cebo, usualmente as ciclovias mundo afora são com massa asfaltica colorida, semelhante a ciclovia da marginal, custo muito maior que a pintura simples com tinta, que por sua vez é escorregadia.

O "padrão" mundo afora varia muito mas geralmente também inclui no processo retificar o desenho da via e divisão do espaço com grade ou paisagismo:
Image

Embora existam exemplos de ciclo faixas lá fora com demarcação mais simples:

Image

Image

Se bem que...os técnicos da CET devem estar dando cursos na Argentina:
Image


Em tempo, visando economizar dinheiro e material derivado de petróleo, penso que:
a. ciclovias com separação física deveriam receber só grafismo para sinalização, sem a MENOR necessidade de pintura ou massa asfaltica colorida (caso da marginal, faria lima).
b. ciclovias sem separação física deveriam ter massa asfáltica colorida somente nos cruzamentos e no restante da extensão apenas a demarcação lateral, indicação e contra-fluxo com olho de gato e não tijolo ao invés somente da faixa pintada.
c. ciclo rotas intra-bairros devem ser implantadas essas sim em larga escala ainda que ruas tenham que ser tornadas mão única, com apenas demarcação e contra-fluxo, como a foto acima em Venice.
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Ciclovias

Post by Cebo »

"Usualmente" é muito amplo, "mundo afora" é mais amplo ainda. Antes de comparar os projetos, seria preciso estabelecer regras bem claras para especificar exatamente qual custa mais cara ou não. Fazer o que a Veja fez é, como de costume, um serviço de desinformação.

Mas, a Veja é a Veja, né? O público deles adora surtar com o PT, ter motivos para falar e reclamar. Tudo do PT é ruim, tudo do PSDB é lindo. Não dá nem pra pensar em defender esse treco. Você é um ara inteligente, não faça isso. A Veja é indefensável.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Mas é amplo mesmo ué! A matéria é inclusive BEM clara quanto a isso, pelo visto você não leu.

" ...próximo do padrão de Nova York. Por lá, os trechos mais simples, feitos com pintura no asfalto, saem em média por 140 000 reais, segundo o Departamento de Transportes da cidade americana."

"Departamento de Transportes de Nova York publicado em setembro do ano passado mostrou que as ciclovias mais caras daquela metrópole foram as da Columbus Avenue (entre as ruas 96 e77), Broadway (entre 23 e 18), 2nd Avenue (entre 2 e 14) e novamente outra faixa na 2nd Avenue (entre 23 e 32). Elas foram instaladas entre 2010 e 2011 e custaram aproximadamente 1 milhão de reais por quilômetro."
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Ciclovias

Post by Cebo »

Beleza, Papito. A Veja ta certinha.........
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

Papillon wrote: a. ciclovias com separação física deveriam receber só grafismo para sinalização, sem a MENOR necessidade de pintura ou massa asfaltica colorida (caso da marginal, faria lima).
Rá, exatamente. Na Faria Lima vá lá, para diferenciar o que é uma calçada do que é ciclovia. Marginal sem necessidade nenhuma. Nas ruas também não tem necessidade, se existe a separação por tachões não precisa pintar nada, é só gasto extra.
Papillon wrote: b. ciclovias sem separação física deveriam ter massa asfáltica colorida somente nos cruzamentos e no restante da extensão apenas a demarcação lateral, indicação e contra-fluxo com olho de gato e não tijolo ao invés somente da faixa pintada.
Isso, concordo. Ciclovias sem separação física pode ser uma boa quando existe civilização por parte da população. São mais baratas, uma faixa contínua e está resolvido, mas isso não é para nós, não chegamos nesse ponto da civilização. Pensa que poderiam existir muito menos semáforos se houvesse mais respeito as leis de trânsito, do tipo PARE, dar preferência para quem tem em um cruzamento, etc. Como falta civilização, tem que gastar com semáforo e travar mais o trânsito.
Papillon wrote: c. ciclo rotas intra-bairros devem ser implantadas essas sim em larga escala ainda que ruas tenham que ser tornadas mão única, com apenas demarcação e contra-fluxo, como a foto acima em Venice.
Acho que as primeiras deveriam ser implantadas em avenidas ou eixos importantes da cidade. A prefeitura implanta onde é mais fácil para ela e não onde existe necessidade. Por isso que o Monjardim fala que viu duas bicicletas durante uma hora no centro. A da Faria Lima é muito mais usada, esse é o padrão que deveria ser repetido.

Avenidas que levam as estações de metrô, terminais de ônibus deveria ser as primeiras a receber. Sem falar que ciclovia não é estrutura cicloviária por si só. Se a prefeitura fizesse valer a lei da obrigatoriedade de paraciclos em certos estabelecimentos ajudaria muito a criar esse fluxo de bicicletas.

Quanto mais baixa a velocidade da via e menos tráfego tiver menos necessidade tem. Por isso fica óbvio o motivo eleitoreiro de se fazer uma ciclovia em rua residencial tranquila.


Cebo, falar que a Veja é do PSDB é mimimi de petista. Pegue as da época do Fernando Henrique e veja quantas matérias tem criticando o governo.
Eles falam dos podres de quem está no governo, independente de quem seja. Como o PT quer calar a boca da imprensa é óbvio que ele vão pegar pesado contra eles. Você está sendo idiota em apoiar uma pré ditadura, para 5 minutos para pensar nisso.

Existe outros tópicos para discutir política e Campagnolo X Shimano. Acho que renderia bem mais se apresentássemos argumentos a favor e contra as ciclovias nesse tópico
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Ciclovias

Post by ftmonjardim »

Zo wrote:
ftmonjardim wrote:Passei hoje pela região da Sé para fugir do trânsito na hora de pico e juro, da 1 hora que fiquei travado no trânsito contei 2 ciclistas.
Seguindo essa lógica, vamos dinamitar as calçadas que tem poucos ou nenhum pedestre. :vino2
to reclamando da ciclovia não, pelo contrário, sou a favor, só acho que o trabalho de incentivo de uso das bikes deveria ser maior, começando pela carga de imposto.
ciclovia é um caminho sem volta, modernidade, estamos lutando e em Bragança vamos conseguir ligar alg uns bairros ao centro .
deveria fazer um trabalho maior na mídia afim de mostrar os benefícios de usar a bike.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Marcelo Marino wrote:No exterior não existe ciclofaixas somente pintadas. Isso é inovação do Haddad.

As ciclovias de São Paulo são as únicas do mundo com problemas, olha as perfeitas ciclovias de LONDRES, não pera... :wigo2

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

O melhor padrão de ciclovia para avenidas grandes que já vi é o seguinte:

Calçada, ciclovia de uma mão só no nível da rua, calçada estreita, rua. Do outro lado da avenida a mesma coisa.

O segundo melhor é igual a esse da primeira foto do Papito.

O terceiro seria o padrão da Faria Lima.

Não da para separar carros a 60 km/h de bicicletas com um simples tachão.

O primeiro é o que toma mais espaço, mas é muito melhor na hora do ciclista fazer conversões. Está sempre no mesmo sentido dos veículos e não precisa atravessar a avenida.

O segundo é bom também, ocupa um pouco menos espaço, mas tem que atravessar a avenida na hora de entrar em uma rua perpendicular. Por cruzar a avenida não entenda como ponto negativo só o fato de ficar menos prático para o ciclista, mas isso precisa de áreas destinadas a "acumular" os ciclistas antes da travessia, sem atrapalhar o fluxo da ciclovia e o fluxo de pedestres. Pode ficar mais caro.

O terceiro tem o mesmo problema do segundo, mas tira (as vezes em parte) algumas funções do canteiro central que pode ter outras funções, mas ocupa menos espaço que o segundo.

Todos os três são aceitáveis do meu ponto de vista, mas o ideal para mim é primeiro. Deixando o canteiro central como área de jardim, estacionamento ou transporte público. Esse é o pior para os veículos.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

Nenhuma dessas é uma tinta no asfalto. Resumindo fizeram merda, mas gastaram bem menos. Não apoio isso também.
Não tome isso como o padrão de Londres. Em São Paulo a maioria é uma tinta no asfalto e só.
Zo wrote:
Marcelo Marino wrote:No exterior não existe ciclofaixas somente pintadas. Isso é inovação do Haddad.

As ciclovias de São Paulo são as únicas do mundo com problemas, olha as perfeitas ciclovias de LONDRES, não pera... :wigo2

[ Imagem ]
[ Imagem ]
[ Imagem ]
[ Imagem ]
[ Imagem ]
[ Imagem ]
[ Imagem ]
[ Imagem ]
[ Imagem ]
[ Imagem ]
[ Imagem ]
[ Imagem ]
[ Imagem ]
[ Imagem ]
[ Imagem ]
[ Imagem ]
[ Imagem ]
[ Imagem ]
[ Imagem ]
[ Imagem ]
[ Imagem ]
[ Imagem ]
[ Imagem ]
[ Imagem ]
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Cebo wrote:Beleza, Papito. A Veja ta certinha.........
Ainda acho que você não leu... A matéria é extensa, com análise de todas ciclovias da cidade e o pessoal se apegou ao custo/km no quadro, sendo que é um dado entre 5, 6 páginas de uma matéria completa sobre ciclovia na maior revista em circulação do país.

Não é questão de "defender pSDB", eu quero que morram todos, é questão de analisar o que é mais racional e o quanto estamos sendo roubados. Faria exatamente a mesma análise fosse o FHC fazendo merda.
Zo wrote:
Marcelo Marino wrote:No exterior não existe ciclofaixas somente pintadas. Isso é inovação do Haddad.

As ciclovias de São Paulo são as únicas do mundo com problemas, olha as perfeitas ciclovias de LONDRES, não pera... :wigo2
Sem dúvidas foram implementadas pelo Working Party :boonen1

Agora Zo, o fato de em Londres ou Buenos Aires ter ciclovia mal feita serve de alvará para os erros aqui?
Sério eu devo ser muito tapado, mas acho um absurdo a falta de planejamento seja em Sampa seja no Congo (que as vezes é aqui).
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Ser vermelha é lei e se fosse manta asfáltica seria mais caro.

Solução: Manta asfáltica vermelha ou pinta (que acho besteira pq gasta rapidamente)

O que não pode é não pintar por ser contra a lei.

E se isso não é só pintar o chão, seria o que?
Image
Image
Image
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

É lei, mas é uma lei idiota que pode ser mudada. Independente disso Haddad não é exatamente o cara que cumpre leis, não é?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Papillon wrote:
Cebo wrote:Beleza, Papito. A Veja ta certinha.........
Ainda acho que você não leu... A matéria é extensa, com análise de todas ciclovias da cidade e o pessoal se apegou ao custo/km no quadro, sendo que é um dado entre 5, 6 páginas de uma matéria completa sobre ciclovia na maior revista em circulação do país.

Não é questão de "defender pSDB", eu quero que morram todos, é questão de analisar o que é mais racional e o quanto estamos sendo roubados. Faria exatamente a mesma análise fosse o FHC fazendo merda.
Zo wrote:
Marcelo Marino wrote:No exterior não existe ciclofaixas somente pintadas. Isso é inovação do Haddad.

As ciclovias de São Paulo são as únicas do mundo com problemas, olha as perfeitas ciclovias de LONDRES, não pera... :wigo2
Sem dúvidas foram implementadas pelo Working Party :boonen1

Agora Zo, o fato de em Londres ou Buenos Aires ter ciclovia mal feita serve de alvará para os erros aqui?
Sério eu devo ser muito tapado, mas acho um absurdo a falta de planejamento seja em Sampa seja no Congo (que as vezes é aqui).
Não, foi apenas pra desmentir o Marino que repete que nem pagagaio sobre as ciclovias... "Culpa do Haddad, no exterior não é assim"


As ciclovias tem muitos erros? Tem! Mas ciclovias mais acertaram do que erraram.

Escrever que elas são impedaláveis é muita birrinha partidária.

Geralmente ciclovias são implementadas cheia de erros e vão consertando conforme a população que pedala reclama ou observa. Em Londres foi é assim.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Acho essa última muito melhor que a bagaça inteira pintada. E me repito, se um fez errado é alvará para fazer errado? Vai fazer, faz direito pra não dar milho pra bode (oposição). <<para sua penultima msg.

E não é lei pintar de vermelho, é lei sinalizar e a norma permite opções bem mais econômicas e que penso em muitos dos casos serem funcionais:

Image

Obviamente tem local que precisa de uma separação maior, mas tem locais que não! E nesses locais uma simples demarcação resolveria.
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Papito, quando vc escreve: "Muitos bairro calmos não precisam de ciclovias, dá pra pedalar de boa entre os carros"

Vc tem que pensar que vc tem 25 anos de experiência. Mas e crianças e tiazinhas que querem pedalar? Tem que aprender no meio do trânsito? Não, né.


Quando meu filho fizer 1¹/², 2 anos, colocarei uma cadeirinha e sairei pelas ciclovias de São Paulo. Coisa que não faria no meio dos carros.

Ciclovias em bairros calmos é importante sim!
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Papillon wrote:Acho essa última muito melhor que a bagaça inteira pintada. E me repito, se um fez errado é alvará para fazer errado? Vai fazer, faz direito pra não dar milho pra bode (oposição). <<para sua penultima msg.

E não é lei pintar de vermelho, é lei sinalizar e a norma permite opções bem mais econômicas e que penso em muitos dos casos serem funcionais:

[ Imagem ]

Obviamente tem local que precisa de uma separação maior, mas tem locais que não! E nesses locais uma simples demarcação resolveria.

É lei as bordas serem vermelhas e em cruzamentos serem vermelhas por inteiro.
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Ciclovias

Post by Cebo »

Zo wrote:
Papillon wrote:Acho essa última muito melhor que a bagaça inteira pintada. E me repito, se um fez errado é alvará para fazer errado? Vai fazer, faz direito pra não dar milho pra bode (oposição). <<para sua penultima msg.

E não é lei pintar de vermelho, é lei sinalizar e a norma permite opções bem mais econômicas e que penso em muitos dos casos serem funcionais:

[ Imagem ]

Obviamente tem local que precisa de uma separação maior, mas tem locais que não! E nesses locais uma simples demarcação resolveria.

É lei as bordas serem vermelhas e em cruzamentos serem vermelhas por inteiro.
Na USP fizeram assim, pena que pintaram de vermelho bem na saída da bolinha. Vai dar tombo com certeza.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

Zo wrote:
Não, foi apenas pra desmentir o Marino que repete que nem pagagaio sobre as ciclovias... "Culpa do Haddad, no exterior não é assim"


As ciclovias tem muitos erros? Tem! Mas ciclovias mais acertaram do que erraram.

Escrever que elas são impedaláveis é muita birrinha partidária.

Geralmente ciclovias são implementadas cheia de erros e vão consertando conforme a população que pedala reclama ou observa. Em Londres foi é assim.
Se você acha que essa meia dúzia de fotos significa o padrão do exterior você não conhece como é no exterior e nem sequer se deu o trabalho de pesquisar.

Se tem algum papagaio aqui não sou eu. Eu consigo argumentar porque são ruins, me baseando em engenharia, urbanismo, bons exemplos e até na minha própria experiência.

Não sei de onde tirou que ciclovias são feitas assim. Faz uma merda e depois conserta. Isso é remedar cagada e remendo de cagada continua sendo uma cagada, só que mais cara.
Os ciclistas podem (e devem) no máximo opinar, mas daí a querer dizer que vão falar é assim e pronto está longe de ser. Planejamento e projetos são feitos para qualquer tipo de obra pelo profissional responsável, visando gastar menos e obter o melhor resultado possível. Em uma ciclovia não deve ser diferente.

Existe um escritório de arquitetura que trabalhou com o Kassab e com o Ciclocidade se não me engano. Poderiam muito bem estar trabalhando nisso, mas ficou a cargo dos estagiários da CET.

Ao mesmo tempo que você fala que eu só critico você fala que os ciclistas devem opinar. A da Paulista como disse anteriormente me parece que vai ficar boa, não perfeita, mas boa sim. Depois que ficar pronta com certeza vou passar lá e posso dar um pitaco.

Vai falar o que, a Renata Falzoni descia o cacete no Kassab que fez ciclovias de melhor qualidade e lambe o saco do Haddad fazendo essas cagadas. Pelo menos até tomar um rola por um traçado mal feito. Um traçado bem feito é coisa que vem desde o projeto, que no caso é não existe.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: Ciclovias

Post by rad »

Ná Alemanha e Holanda também há ciclovias/ciclofaixas pintadas de vermelho.

Aqui em BH fizeram uma ciclovia na orla da lagoa da pampulha que só fez aumentar o numero de acidentes de carro e bicicleta.
https://www.facebook.com/cicloviapampulha" target="_blank
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Marcelo Marino wrote:
Zo wrote:
Não, foi apenas pra desmentir o Marino que repete que nem pagagaio sobre as ciclovias... "Culpa do Haddad, no exterior não é assim"


As ciclovias tem muitos erros? Tem! Mas ciclovias mais acertaram do que erraram.

Escrever que elas são impedaláveis é muita birrinha partidária.

Geralmente ciclovias são implementadas cheia de erros e vão consertando conforme a população que pedala reclama ou observa. Em Londres foi é assim.
Se você acha que essa meia dúzia de fotos significa o padrão do exterior você não conhece como é no exterior e nem sequer se deu o trabalho de pesquisar.

Se tem algum papagaio aqui não sou eu. Eu consigo argumentar porque são ruins, me baseando em engenharia, urbanismo, bons exemplos e até na minha própria experiência.

Não sei de onde tirou que ciclovias são feitas assim. Faz uma merda e depois conserta. Isso é remedar cagada e remendo de cagada continua sendo uma cagada, só que mais cara.
Os ciclistas podem (e devem) no máximo opinar, mas daí a querer dizer que vão falar é assim e pronto está longe de ser. Planejamento e projetos são feitos para qualquer tipo de obra pelo profissional responsável, visando gastar menos e obter o melhor resultado possível. Em uma ciclovia não deve ser diferente.

Existe um escritório de arquitetura que trabalhou com o Kassab e com o Ciclocidade se não me engano. Poderiam muito bem estar trabalhando nisso, mas ficou a cargo dos estagiários da CET.

Ao mesmo tempo que você fala que eu só critico você fala que os ciclistas devem opinar. A da Paulista como disse anteriormente me parece que vai ficar boa, não perfeita, mas boa sim. Depois que ficar pronta com certeza vou passar lá e posso dar um pitaco.

Vai falar o que, a Renata Falzoni descia o cacete no Kassab que fez ciclovias de melhor qualidade e lambe o saco do Haddad fazendo essas cagadas. Pelo menos até tomar um rola por um traçado mal feito. Um traçado bem feito é coisa que vem desde o projeto, que no caso é não existe.

Não escrevi que era o padrão londrino e sim que lá tem muitos erros e a população que pedala reclama pra alterarem/consertarem os problemas.
Postei os erros que vc costuma falar que tem nas ciclovias paulistanas. A diferença é que vc escreve que a maioria das ciclovias daqui não prestam, o que não é verdade.

Suas críticas majoritariamente são: "Prefeito da tinta" "Padrão PT". Vc nem se deu ao trabalho de analisar as contas que o panfleto partidário Veja publicou.

Mas concordo contigo em relação ao silêncio dos cicloativistas. Só vi 2 críticas da Falzoni até agora.
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Ciclovias

Post by Magnus »

Pra mim, o modo como marcar a ciclovia é o de menos, a merda é que estão tratando o problema das ciclovias isoladamente, quando na verdade elas deveriam fazer parte de um pacote de soluções.

Em cidades com trânsito caótico não se pode dar ao luxo de criar ciclovias apenas para o pessoal poder pedalar em paz, as ciclovias precisam estar inseridas em um projeto sério de mobilidade urbana, com foco principalmente no transporte público. O sucesso da Holanda no uso das bicicletas se deve principalmente a integração com os transportes públicos, 40% dos usuários dos trens chegam nas estações de bicicleta, não fosse essa integração essas pessoas não sairiam de bicicleta de casa porque provavelmente não fariam o trajeto completo até o trabalho pedalando.

Na Alemanha, nos centros das cidades, em média 10% dos trajetos são feitos de bicicleta, chegando ao máximo de 30% em alguns locais, ou seja, mesmo com condições excelentes para se pedalar, em média 90% dos trajetos não são feitos de bicicleta. Cidades como Paris e Londres, estão desestimulando drasticamente a entrada de carros, enquanto a bicicleta ganha cada vez mais espaço, mas vejam como é o transporte público dessas cidades.

Sou ciclista, é claro que apoio o fato da bicicleta estar em foco e ganhando cada vez mais espaço, mas sem um planejamento sério as coisas podem se agravar muito e aumentar ainda mais os conflitos no trânsito.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: Ciclovias

Post by rad »

Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

Zo wrote:
Marcelo Marino wrote:
Zo wrote:
Não, foi apenas pra desmentir o Marino que repete que nem pagagaio sobre as ciclovias... "Culpa do Haddad, no exterior não é assim"


As ciclovias tem muitos erros? Tem! Mas ciclovias mais acertaram do que erraram.

Escrever que elas são impedaláveis é muita birrinha partidária.

Geralmente ciclovias são implementadas cheia de erros e vão consertando conforme a população que pedala reclama ou observa. Em Londres foi é assim.
Se você acha que essa meia dúzia de fotos significa o padrão do exterior você não conhece como é no exterior e nem sequer se deu o trabalho de pesquisar.

Se tem algum papagaio aqui não sou eu. Eu consigo argumentar porque são ruins, me baseando em engenharia, urbanismo, bons exemplos e até na minha própria experiência.

Não sei de onde tirou que ciclovias são feitas assim. Faz uma merda e depois conserta. Isso é remedar cagada e remendo de cagada continua sendo uma cagada, só que mais cara.
Os ciclistas podem (e devem) no máximo opinar, mas daí a querer dizer que vão falar é assim e pronto está longe de ser. Planejamento e projetos são feitos para qualquer tipo de obra pelo profissional responsável, visando gastar menos e obter o melhor resultado possível. Em uma ciclovia não deve ser diferente.

Existe um escritório de arquitetura que trabalhou com o Kassab e com o Ciclocidade se não me engano. Poderiam muito bem estar trabalhando nisso, mas ficou a cargo dos estagiários da CET.

Ao mesmo tempo que você fala que eu só critico você fala que os ciclistas devem opinar. A da Paulista como disse anteriormente me parece que vai ficar boa, não perfeita, mas boa sim. Depois que ficar pronta com certeza vou passar lá e posso dar um pitaco.

Vai falar o que, a Renata Falzoni descia o cacete no Kassab que fez ciclovias de melhor qualidade e lambe o saco do Haddad fazendo essas cagadas. Pelo menos até tomar um rola por um traçado mal feito. Um traçado bem feito é coisa que vem desde o projeto, que no caso é não existe.

Não escrevi que era o padrão londrino e sim que lá tem muitos erros e a população que pedala reclama pra alterarem/consertarem os problemas.
Postei os erros que vc costuma falar que tem nas ciclovias paulistanas. A diferença é que vc escreve que a maioria das ciclovias daqui não prestam, o que não é verdade.

Suas críticas majoritariamente são: "Prefeito da tinta" "Padrão PT". Vc nem se deu ao trabalho de analisar as contas que o panfleto partidário Veja publicou.

Mas concordo contigo em relação ao silêncio dos cicloativistas. Só vi 2 críticas da Falzoni até agora.

Já apontei vários pontos que estão errados, se você quiser enxergar isso você consegue, mas vai reparar que tudo parte da concepção inicial. Que é de responsabilidade de quem?

Não posso fazer nada, o Partidão age sempre da mesma forma e eu como não sou apoiador de Ditadura Bolivariana sou contra as atitudes deles que ferram o país todo dia.

Para mim você vai na mesma linha da Renata Falzoni. Você já falou ah tem problemas mas na maioria é boa. Se você apontar esses problemas vai ver que se repete na maior parte das ciclovias feitas pelo Haddad.
Na verdade o ponto de vista de vocês é algo do tipo: pode fazer cagado o importante é tomar o espaço depois a gente ve como faz.
Primeiro, eu pago imposto e não gosto de ver o dinheiro indo para o ralo. Segundo ilusão que depois vai ser melhorado. É mais fácil boa parte das ciclovias se apagarem e caírem no esquecimento já que algumas são pouco usadas.
E outra, esse negócio de tomar espaço do carro não é exatamente assim, já que algumas ciclovias estão sendo feitas na calçada tirando espaço do pedestre, outras em ruas pouco movimentadas. Pegar uma faixa de uma avenida grande mesmo eu acho que não teve até agora.

As ciclovias estão fazendo o que aqueles motoristas fdp sempre quiseram, empurrar o ciclista para a sarjeta ou para a calçada mesmo e vocês batem palma.

O Ciclocidade se não me engano faz um pouco mais de críticas.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Post Reply