Ciclovias

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Cebo »

E ainda chega no trabalho com o doce aroma do paulistano. KKKKKKKK
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
alex_cm
Membro
Posts: 451
Joined: Fri 13 Jun 2014 09:32
Nome Verdadeiro:: Alex Mendonca
Location: São Paulo

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by alex_cm »

Cebo wrote:E ainda chega no trabalho com o doce aroma do paulistano. KKKKKKKK
Cebo, o problema nem é o aroma... mas no futuro... para quem pedala no transito do dia-dia foda vai ser o pulmão dizem que quase o mesmo impacto se fumasse 1 cigarro por dia.... :lance6
Alex Mendonça
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Cebo »

alex_cm wrote:
Cebo wrote:E ainda chega no trabalho com o doce aroma do paulistano. KKKKKKKK
Cebo, o problema nem é o aroma... mas no futuro... para quem pedala no transito do dia-dia foda vai ser o pulmão dizem que quase o mesmo impacto se fumasse 1 cigarro por dia.... :lance6

Cara, tem um estudo (meio nas coxas, é verdade), que indica que motorista dentro do carro está mais sujeito aos problemas de polução do que o ciclista na rua.

Tem a ver com o tempo de exposição (menor para o ciclista) e a concentração de poluentes dentro do carro. Ademais, normalmente ciclovias são feitas em vias de menor tráfego, o que já reduz boa parte do problema.

De uma maneira ou de outra, parece que a USP (ou o InCor, não me lembro), está fazendo um estudo sério sobre o assunto. Vamos esperar para ver.
Last edited by Cebo on Fri 12 Sep 2014 15:42, edited 1 time in total.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by portoga »

Cebo, o estudo será realizado pelo InCor e tem como alvo a avaliação das condições de saúde daqueles que usam suas "magrelas" para passear ou se locomover para o trabalho.

http://www.incor.usp.br/sites/projeto-pedal/" target="_blank

Dei uma olhada no formulário e só não o preenchi, pois não utilizo a bike para ir trabalhar.
Image
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Cebo »

valeu! Vou corrigir a grafia no meu post também. ;) Dislexia galopante.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
alex_cm
Membro
Posts: 451
Joined: Fri 13 Jun 2014 09:32
Nome Verdadeiro:: Alex Mendonca
Location: São Paulo

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by alex_cm »

portoga wrote:Cebo, o estudo será realizado pelo InCor e tem como alvo a avaliação das condições de saúde daqueles que usam suas "magrelas" para passear ou se locomover para o trabalho.

http://www.incor.usp.br/sites/projeto-pedal/" target="_blank

Dei uma olhada no formulário e só não o preenchi, pois não utilizo a bike para ir trabalhar.
Portoga, utilizo minha bike diariamente para trabalhar e preenchi a pesquisa e me candidatei para mais testes caso necessário. tenho algum retorno compartilho com vocês. Valew!
Alex Mendonça
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by ftmonjardim »

A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Cebo »


Nossa, deu até aquela sensação de vergonha alheia, sabe? :oops:
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
vladbarra
Membro
Posts: 647
Joined: Thu 13 Mar 2014 00:24
Nome Verdadeiro:: Vladimir
Location: Barra do Piraí- RJ

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by vladbarra »

Por isso que cada vez mais eu gosto do interior

edit: Pode não ter ciclovias e ciclofaixas, mas tem estrada sem movimento e espaço de sobra pra pedalar.
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Marcelo Marino »

Tem uma coisa que está me incomodando mais que falta de qualidade das ciclovias: a altura do selim do Haddad.

Alguém fala para ele dar uma levantada no selim. :D

phpBB [media]
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
edduds
Membro
Posts: 475
Joined: Wed 24 Apr 2013 17:56
Nome Verdadeiro:: Eduardo
Location: São Paulo

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by edduds »

vladbarra wrote:Por isso que cada vez mais eu gosto do interior

edit: Pode não ter ciclovias e ciclofaixas, mas tem estrada sem movimento e espaço de sobra pra pedalar.
Verdade, tem espaço de sobra. Mas na cidade às vezes o bicho pega. Fui pedalar em Barretos (há uns anos, fora da época de festa) e fui parado por um guardinha porque tinha feito uma conversão à direita em sinal fechado, me perdoou porque não sou de lá, queria prender a bicicleta.
Ed Braz
Membro
Posts: 832
Joined: Mon 13 May 2013 15:47
Location: São Paulo

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Ed Braz »

phpBB [media]
Strava: marcando tempos e destruindo relacionamentos
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Zo »

Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Marcelo Marino »

Esse é o prefeito a favor do transporte público de massa.
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... dade.shtml" target="_blank

Com relação ao video do plano diretor, só para ter uma ideia, nas cidades europeias os prédios tem uns 10 andares no máximo em avenidas grandes, no interior dos bairros são mais baixos ainda. Ele fala como se fosse grandes coisas limitar os prédios a 8 andares na ruazinha de 6m de largura.
Um pequeno detalhe diferencial nosso, São Paulo está transbordando de gente.
Afinal de contas, alguém tem que patrocinar uma próxima campanha política.

O que pouca gente está percebendo é que por trás de discursos modernos existem coisas totalmente atrasadas.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Zo »

Ciclovia na calçada é coisa de paulistano :nibal3
phpBB [media]


Londres com falta de planejamento que nem São Paulo :wigo2
phpBB [media]
DeniseDognini
Membro
Posts: 257
Joined: Wed 23 Apr 2014 00:07
Nome Verdadeiro:: Denise
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by DeniseDognini »

Hoje, eu precisei entregar um trabalho na Conselheiro Nébias, perto do terminal Princesa Isabel. Isso mesmo, lá na "cracolândia". Como tinha tempo, resolvi deixar o ônibus de lado e ir de bicicleta. Peguei uma Caloi 100, com pneus mistos e largos e cestinha no guidão. Luzes pisca-pisca, capacete, luvas, óculos... Ciclista a rigor.

Saí de casa, perto da estação Ana Rosa e fiz um caminho na ida e outro um pouco diferente na volta (mais curto). O balanço geral:

Ida - 10km - 58 minutos

Volta - 9km - 55 minutos (fiz uma pequena parada no caminho)

Carros parados na ciclovia - 2

Motos trafegando na ciclovia - 1

Pedestres andando na ciclovia - dezenas

Pedestres quase atropelados - muitos

Pedestres efetivamente atropelados - 1 (sem danos e com vários pedidos de desculpas de ambos os lados)

Carrocinhas de catadores - cerca de 5-6 (no centro)

Mães empurrando carrinhos de bebê - 2

Carrinhos de carga - vários

Cadeiras de rodas - 1

Relógios, carteiras, bicicletas roubadas - 0

Conclusões: a ciclovia funciona, apesar de ter alguns trechos com buracos, especialmente junto das sarjetas. Os cruzamentos de grandes avenidas são um pouco confusos, mas com bastante cuidado dá para encarar. Calçadas compartilhadas na Sé são uma encrenca. Senti muita segurança, mesmo no meio perto da estação da Luz... O interessante é que, pela primeira vez, a atenção do ciclista muda: em vez de cuidar para não ser atropelado, temos de prestar atenção para não atropelar ninguém.

Se alguém se interessar pelo trajeto, neste link há o percurso registrado pelo Strava.

http://www.strava.com/activities/198541610
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Iberê »

1 hora para pedalar 10Km... impossível considerar que a ciclovia funciona... exceto se você foi em ritmo de ciclofaixa com os filhos...
Image
DeniseDognini
Membro
Posts: 257
Joined: Wed 23 Apr 2014 00:07
Nome Verdadeiro:: Denise
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by DeniseDognini »

A velocidade média foi de 14,5km/h. Na descida da Liberdade, por exemplo, dá para chegar perto dos 30. Mas depois tem a subida... O tempo pedalado, segundo o Strava, foi de 1h20 no total. Mas acompanhando o gráfico, aparecem os tais 59 minutos para cada trecho. Sei que parei no meio do caminho, parei no meu destino, dei uma paradinha na subida da Liberdade.

Naturalmente, não é uma via expressa, e a velocidade fica reduzida pela quantidade de semáforos - eu respeitei absolutamente todos - e de pedestres, sobretudo no centro. Tem de andar com o máximo cuidado mesmo!
E eu digo que funciona em comparação com o ônibus e perde por uns 10 minutos para o carro - eu costumo usar ambos para o mesmo deslocamento.

Apenas lembrando: é uma ciclovia de deslocamento urbano, não dá para andar a 20-30 por hora, a não ser que você queira atropelar uns pedestres no caminho. E obviamente não é uma pista de treino para estrada.
Last edited by DeniseDognini on Tue 23 Sep 2014 21:25, edited 1 time in total.
Ed Braz
Membro
Posts: 832
Joined: Mon 13 May 2013 15:47
Location: São Paulo

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Ed Braz »

DeniseDognini wrote:E eu digo que funciona em comparação com o ônibus e perde por uns 10 minutos para o carro - eu costumo usar ambos para o mesmo deslocamento.
De carro vc gasta 40 minutos e com a bike foram 50 e poucos? Tá ótimo!

É insano, mas em SP isto é normal mesmo: 1 hora para percorrer menos de 20km de carro. Se chover então...
Pra quem não conhece a experiência é só pegar a Radial Leste nos horários de pico :jens2

Lembrei de quando trabalhava no "Robocop" na Marginal Pinheiros, o povo que estacionava o carro no prédio perdia de 30 a 40 minutos só para sair da garagem!
Strava: marcando tempos e destruindo relacionamentos
DeniseDognini
Membro
Posts: 257
Joined: Wed 23 Apr 2014 00:07
Nome Verdadeiro:: Denise
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by DeniseDognini »

Pois é. Dependendo do dia e do horário, vai mesmo quase 1 hora, de carro. De ônibus, é uma incógnita, pois depende do tempo de espera no ponto, que vai de 0 a 20-25 minutos (pela Lei de Murphy, nunca é 0).

Mas o que me interessa, mesmo, no caso, nem é o tempo. Eu aprovei o trajeto porque saí de casa, fiz o que tinha de fazer e voltei em segurança. Esse quesito é o que falou mais alto.
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by portoga »

Denise, muito legal seu relato.

Uma dúvida: você tem campainha na sua bike? Você não imagina como isso funciona nas ciclovias!

http://www.decathlon.com.br/rodas/acess ... ell3_40328" target="_blank
Image
DeniseDognini
Membro
Posts: 257
Joined: Wed 23 Apr 2014 00:07
Nome Verdadeiro:: Denise
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by DeniseDognini »

Oi, Portoga, tenho campainha, sim. E usei muito! Mas, acredite: não funciona. A cidade é muito barulhenta, muita gente anda de fone de ouvido... Tem de ser aquelas buzinas de pressão mesmo!

Mas, OK, o pedestre é o elo mais fraco, e eu acho educativo que a gente também se acostume a respeitá-lo. Acho que isso é parte de uma geração de convivência positiva entre as pessoas.
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Magnus »

Eu acho o berro bem melhor que a campainha. Assusta, mas a reação das pessoas é imediata e instintiva, diferente de ouvir uma buzina de bicicleta e pensar o que deve ser, o que deve fazer. Esse segundinho de diferença ajuda muito quando se está acima de 30km/h...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Papillon »

O AAAOOOOOOWWWWW CARAIIIOOOOO!!! é minha campainha padrão..rs

Olha a CET dando motivo pra criticarmos o Haddad:

Image

erros básicos:

1. ciclovia na calçada = menor espaço para pedestres, +desníveis para ciclistas = maior chance de acidentes com pedestres x ciclistas e só de ciclistas.
2. arvores por determinação da sec. verde tem de ter canteiro mínimo de 80x120cm, como essa é dap50 ou mais deveria ter canteiro mínimo com 40cm de cada lado da face do tronco.
3. A arvore e seu canteiro deveriam estar sinalizadas, assim como o poste.
Last edited by Papillon on Wed 24 Sep 2014 12:58, edited 1 time in total.
DeniseDognini
Membro
Posts: 257
Joined: Wed 23 Apr 2014 00:07
Nome Verdadeiro:: Denise
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by DeniseDognini »

KKKKK

Não faz meu tipo ficar gritando com as pessoas... Até porque nem tenho tanta voz pra isso!
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Marcelo Marino »

Papillon wrote:O AAAOOOOOOWWWWW CARAIIIOOOOO!!! é minha campainha padrão..rs

Olha a CET dando motivo pra criticarmos o Haddad:

[ Imagem ]

erros básicos:

1. ciclovia na calçada = menor espaço para pedestres, +desníveis para ciclistas = maior chance de acidentes com pedestres x ciclistas e só de ciclistas.
2. arvores por determinação da sec. verde tem de ter canteiro mínimo de 80x120cm, como essa é dap50 ou mais deveria ter canteiro mínimo com 40cm de cada lado da face do tronco.
3. A arvore e seu canteiro deveriam estar sinalizadas, assim como o poste.
Nessas horas cadê a Renata Falzoni? Ciclocidade? CicloBR? Cebo? Continuam fazendo politicagem e tapando o sol com a peneira.


Ninguém está percebendo que estão na realidade tirando espaço do ciclista. Estão jogando os ciclistas para a calçada, como aqueles motoristas que estamos cansados ouvir gritando que lugar de bicicleta é na calçado, no parque. Agora eles vão ter um motivo a mais para falar.


Só uma coisa, não é a CET. A CET é comandada por uma pessoa que recebeu um cargo de confiança do prefeito e que executa as merdas conforme forem pedidas pelo Haddad.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Aerotech tour
Membro
Posts: 1766
Joined: Sun 28 Apr 2013 19:20

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Aerotech tour »

E isso ai! Dominacao total.
Sai da frente que aqui e 53x11
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Doido43 »

O engraçado é que isso tudo vai completamente contra a lei que diz que é proibido bicicletas em calçadas... coisa bisonha.
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Papillon »

E outra, por onde vai o pedestre ali?
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Marcelo Marino »

A lei é o Haddad.

"Se é ciclopassarela é para pedalar, ranca essa porra daí."
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Post Reply