Ciclovias

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Cebo
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Cebo »

São Paulo tem 17 mil kms de ruas, tão tirando uma tripinha de 2 metros de 400kms delas e o cidadão vem me falar em "absolutizar a ciclofaixa" e "impor o uso da bicicleta" e que "a ciclofaixa vai piorar a qualidade do ar". Sério mesmo que você tá defendendo a opinião desse cara, Marino?

O plano (que ele fala que não existe), tá ai na internet pra todo mundo ver. Basta olhar os mapas postados aí em cima. Falar que não existe é pura sacanagem política. Enfim, é um babaca de marca maior, do mesmo tipo que não queria metrô em Higienópolis por conta de "gente diferenciada".

Alias, falamos falar sobre autoritarismo. Porque construir 5 pistas na marginal e proibir motos nelas não é autoritarismo? Porque construir a ponte estaiada proibida para bicicletas não é autoritarismo? Porque construir túnel, ponte, viaduto onde pedestre não passa, etc, etc, etc não é autoritarismo? Engraçado que, quando a obra é para carro, esse tipo de cidadão não acha que é autoritarismo.

As vezes você me assusta, Marino. Mas, como diria o TIm Maia "Este pais não pode dar certo. Aqui puta se apaixona, cafetão tem ciumes, traficante se vicia, pobre é de direita e ciclista é contra ciclofaixa".
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Marcelo Marino
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Marcelo Marino »

Quem quer entender, entendeu. Eu concordo em partes, como disse. A parte que eu concordo já havia falado, antes dele.

Planejamento é muito mais do que um desenho em baixa resolução com uns riscos de caneta marca texto.

Você não entende absolutamente nada de um projeto urbanístico e quer dizer que aquilo que apresentam é um projeto descente.

Só para início de conversa, em um projeto descente, já saberíamos onde seriam implantados todas as ciclovias prometidas. O que está sendo divulgado é uma lista do que vai ser feito nas próximas semanas.

Você e os cicloativistas estão defendendo até a morte um político safado por uma coisa que vai ficar ruim até para quem pedala.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Cebo »

Engraçado, os únicos "urbanistas e especialistas" que eu vejo sendo contra são aqueles que escrevem pra Veja. E eles usam argumentos do tipo "tem muita subida, pode chover, pobre mora longe, etc". Alias, a gente pode colocar mais um nessa lista, e esse é de sua autoria: "A rua tem caimento, é perigoso".

O que eu to dizendo, Marino, é que depois de escutar o que o cara fala, qualquer coisa que ele use como argumento torna-se invalido. É do tipo "Olha, eu não sou racista, tenho até amigos pretos. Mas....."

Quem aqui está sendo obrigado a andar de bicicleta? Quem aqui foi proibido de andar de carro? Pelamor, Marino. O cara é um boçal.
Last edited by Cebo on Thu 11 Sep 2014 17:24, edited 1 time in total.
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Marcelo Marino
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Marcelo Marino »

Me explica por que em países da Europa e nos EUA fazem a ciclovia afastada da guia, então?
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Zo »

Nesse *.pdf que vc postou de Manhattan, o verde da ciclovia é pintado até guia.

E Manhattan tem 6 ou 7 faixas de rolagem dependendo da avenida, fica bem mais fácil usar 2 só pra arborizar e usar como estacionamento.

Marino, concordo contigo que precisa de melhorias..... mas vc acha que 100% das ciclovias não prestam? Ficou pior do sem elas?
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Cebo »

Marcelo Marino wrote:Me explica por que em países da Europa e nos EUA fazem a ciclovia afastada da guia, então?
Meu deus, uma inclinação. Vamos todos morrer. Aaaaaaaaaaa, socoooorrooooooo! Cara, olha o que você tá falando. Eu entendo achar que não esta perfeito, mas da forma que você fala, parece que o treco é intransitável. Uso as de Moema sempre e nunca nem sequer passei perto de cair por conta de inclinação da rua. Alias, nunca vi ninguém caindo ali por conta disso. Nem mesmo as tias velhas com bikes do Itau.
Ademais, é o que eu falei. Se você acha tão intransitável assim, não use! Vá pela rua.
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Ed Braz
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Ed Braz »

O Aloysio Nunes que vcs estão citando é este senador super equilibrado e vice do Aécio, né?
phpBB [media]


Olha, é off-topic, mas o "político safado" e atual pior prefeito da história da suíça sulamericana fez o correto com a região da cracolândia, coisa que nenhum governante anterior chegou perto.

Até o geraldinho teve que dar o braço a torcer: http://exame.abril.com.br/brasil/notici ... iz-alckmin

Já trabalhei em uma ONG e tenho amigos sociólogos, psicólogos, uma grande parte deles trabalhou na FEBEM inclusive. E tecnicamente falando o programa é muito bom, não é questão de gostar ou não, funciona.

Se o Haddad acertar meia-mão com a questão das ciclovias, já tá valendo.
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Marcelo Marino
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Marcelo Marino »

Já disse que vou ser obrigado a usar a ciclovia, seja pela lei, seja pelos motoristas que ficarão putos por atrapalhá-los, basta lembrar o início das ciclofaixas de lazer.

O verde pode até ser pintado até a sarjeta, mas a largura permite andar afastado dela e a rua não tem a inclinação de um velódromo, é tipo a Paulista ou o Viaduto do Chá.
Existem outras soluções para não tomar tanto espaço em avenidas menores, uma calçada que não precisa ser tão larga quanto essas faixas entre a ciclovia e área de estacionamento.


Está muito longe da perfeição, isso aí não da nem para trabalho de faculdade. Duvido que qualquer urbanista faria isso sem ser sob pressão política.

Garantir o espaço? É a guerrinha idiota que falei, que fode com a vida de todo mundo.
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Cebo »

Marcelo Marino wrote:Já disse que vou ser obrigado a usar a ciclovia, seja pela lei, seja pelos motoristas que ficarão putos por atrapalhá-los, basta lembrar o início das ciclofaixas de lazer.

É mesmo, Marino? Então conta aqui pra gente: você como homem correto e seguidor das leis (diferente do Haddad, aquele pilantra), usou a ciclovia que tem ali na estradinha que vai pro Pico do Jaraguá? Ela está ali, pintadinha de vermelho, lembra?
Olha, se você não usou, seu argumento acaba de se complicar. :nibal2
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Marcelo Marino »

Aquilo é ciclovia? Nem sabia, não tem sinalização. Achei que fosse para o pessoal caminhar.
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Cebo »

Ed Braz wrote:O Aloysio Nunes que vcs estão citando é este senador super equilibrado e vice do Aécio, né?
phpBB [media]


Olha, é off-topic, mas o "político safado" e atual pior prefeito da história da suíça sulamericana fez o correto com a região da cracolândia, coisa que nenhum governante anterior chegou perto.

Até o geraldinho teve que dar o braço a torcer: http://exame.abril.com.br/brasil/notici ... iz-alckmin

Já trabalhei em uma ONG e tenho amigos sociólogos, psicólogos, uma grande parte deles trabalhou na FEBEM inclusive. E tecnicamente falando o programa é muito bom, não é questão de gostar ou não, funciona.

Se o Haddad acertar meia-mão com a questão das ciclovias, já tá valendo.

Nossa, que cara mais exemplar. Bem mais democrático que o Haddad, aquele malvadão que rouba vagas e quer matar todos os ciclistas com suas ciclovias que mais parecem curvas de velodromo de tão inclinadas.
Alias, melhor eu parar de falar mal dele. Vai que ele resolve colocar meu ponto de ônibus mais longe...... :liz1
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Cebo »

Marcelo Marino wrote:Aquilo é ciclovia? Nem sabia, não tem sinalização. Achei que fosse para o pessoal caminhar.

Opa, tá até pintado de vermelho PêTê! Sinalização horizontal no padrão exigido pela legislação conta também.
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Cebo »

Acho que isso aqui resume o tamanho da distorção de pensamento deste ser nojento:
"É preciso estudo técnico para que ela seja criada. Não pode ser essa panaceia, em que se faz de tudo para os ciclistase se esquece dos carros."

São Paulo, uma cidade que faz tudo para o ciclista e esquece os carros. Me sinto na Holanda já. :lol:
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Papillon »

1. O Aloysio Nunes é um ex-terrorista, foi motorista do Marighella. E eu votei nele para senador mesmo sabendo disso e ele sendo a favor do desarmamento civil, mas perto do espancador de mulher e da Martaxa... é praticamente o Ron Paul.
2. Leiam a matéria, o título da Folha foi pernicioso!
3. Eu acho que Haddad "escorou-se" nas faixas de ônibus e ciclovias para dar um destaque a seu mandato, CORRETAMENTE, porém o planejamento para tal esta sendo muito mal feito.
4. Se gosto de ciclovia na minha porta? É claro! Pra mim "ó legalzão", afinal eu posso andar pela área nobre da cidade de bicicleta...a questão fundamental no uso do transporte por bicicleta é a periferia e ela foi negligenciada tanto pelas faixas de ônibus como pelas ciclovias.

Então espero que entendam minha ótica, pra mim está certo e de parabéns o prefeito em abraçar a causa, porém fazer bem planejado traria resultados melhores.
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Cebo »

O problema é que o buraco na periferia é BEM mais embaixo. As ruas são estreitas e extremamente desorganizadas. Isso para não falar no diferente grau de educação. É como se fossem duas cidades diferentes, uma pronta para receber ciclovias e outra não.

A gente que pedala sente essa diferença. Basta sair da Zona Sul e ir fazer um penal na Zona Norte. O comportamento do motorista é outro. Se for pra zona leste, vai perceber que é bem pior. Até em Osasco que é aqui do lado da pra sentir isso nitidamente.

O fato é que implementar esse tipo de estrutura é mais fácil nas partes mais ricas da cidade, por pura questão de respeito e estrutura urbana. E acho que, neste caso, cabe também algo que é muito utilizado no mundo da propaganda: o aspiracional.

Funciona assim: você nunca direciona a comunicação de um produto diretamente para a pessoa, mas sim para quem ela deseja ser. Quando você faz um filme para vender brinquedo pra criança de 5 anos, você coloca uma de 7. Quando você quer vender algo para um muleque de 12 anos, coloca um de 15, 16. Quando você quer vender um carro para um cara que tem 50 mil reais para gastar, você cria um ambiente para alguém que tem 80 mil, sacou?

Criando as ciclovias nas partes ricas da cidade, automaticamente quem mora na periferia passa a desejar isso também. Com isso, gera-se uma mudança cultural, que acaba culminando na maior aceitação por este tipo de estrutura também na periferia.

Se você pensar, isso também foi usado nas zonas mais ricas. Quem fez isso foi o Kassab com as ciclofaixas de lazer. Elas elevaram o status da bicicleta. As pessoas perceberam que era possível pedalar na rua. Isso cria o deseja, que gera a mudança.

Acredito fortemente que agora é a hora de dar o próximo passo.
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Marcelo Marino »

Vale a leitura.
http://vadebike.org/2014/06/cet-projeto ... ho-piloto/" target="_blank
http://vadebike.org/2014/06/entrevista- ... bicicleta/" target="_blank

O aumento absurdo do IPTU não foi suficiente para fazer uma ciclovia descente. Estamos falando da maior cidade da América Latina, e não se consegue fazer nem ciclovia bem feita. Muito dinheiro na cueca, né.

Ciclocidade na gestão anterior:
http://www.ciclocidade.org.br/65-notici ... -ciclistas" target="_blank
Na eleição:
phpBB [media]

Hoje: as ciclovias deixaram de ser de baixa qualidade:
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Em 2016: Thiago Benicchio para vereador (vote 13XXX)?

Hum :nibal3
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Ed Braz »

Sim, a periferia ficou de lado.
A cada nova divulgação do mapa cicloviário vou correndo olhar se alongaram a ciclovia da Radial Leste e nada.

O negócio começa em Itaquera e termina do nada no Metrô Tatuapé, de cara com a Salim Farah Maluf. Dali pra frente o trânsito é pesado.
Faltam só uns 5km para chegar no centro, parque Dom Pedro, Sé.

Aqui na porta do trabalho (Frei Caneca) vai ter ciclovia...
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by alex_cm »

Ed Braz wrote:Sim, a periferia ficou de lado.
A cada nova divulgação do mapa cicloviário vou correndo olhar se alongaram a ciclovia da Radial Leste e nada.

O negócio começa em Itaquera e termina do nada no Metrô Tatuapé, de cara com a Salim Farah Maluf. Dali pra frente o trânsito é pesado.
Faltam só uns 5km para chegar no centro, parque Dom Pedro, Sé.

Aqui na porta do trabalho (Frei Caneca) vai ter ciclovia...
Ed, também estou na expectativa da ligação da ciclovia da Radial, venho diariamente de bike e depois do Tatuapé a coisa fica um pouco ruim. mas no horário entre as 6 / 6:30 o transito não está ruim.
Já tinha visto um edital que o prazo seria final de 2014, porém já mudaram o prazo para 2016... estamos de olho ... :nibal1
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Papillon »

Cebo, esse post seu merece meu selo "like", perfeito. Ainda assim eu penso que o governo deveria ter esticado as pontas e acessos das ciclovias já liberando espaços para bicicletários nas periferias onde hoje se você passar de madrugada verá centenas de pessoas caminhando por 10, 12km ou pedalando em meio ao caos.

Ed, a ciclovia da radial morrer no nada e sem bicicletário é um absurdo, vale lembrar de Kassab.

Marino, eu concordo contigo na falta de planejamento e na implantação as pressas, fato feito com as faixas de ônibus e que pela reação maior contrária foi deixada para após as eleições.
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Cebo »

Vou ter bastante tempo pra ler. O metrô do Geraldo quebrou (de novo).
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Marcelo Marino
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Marcelo Marino »

Cebo wrote:O problema é que o buraco na periferia é BEM mais embaixo. As ruas são estreitas e extremamente desorganizadas. Isso para não falar no diferente grau de educação. É como se fossem duas cidades diferentes, uma pronta para receber ciclovias e outra não.

A gente que pedala sente essa diferença. Basta sair da Zona Sul e ir fazer um penal na Zona Norte. O comportamento do motorista é outro. Se for pra zona leste, vai perceber que é bem pior. Até em Osasco que é aqui do lado da pra sentir isso nitidamente.

O fato é que implementar esse tipo de estrutura é mais fácil nas partes mais ricas da cidade, por pura questão de respeito e estrutura urbana. E acho que, neste caso, cabe também algo que é muito utilizado no mundo da propaganda: o aspiracional.

Funciona assim: você nunca direciona a comunicação de um produto diretamente para a pessoa, mas sim para quem ela deseja ser. Quando você faz um filme para vender brinquedo pra criança de 5 anos, você coloca uma de 7. Quando você quer vender algo para um muleque de 12 anos, coloca um de 15, 16. Quando você quer vender um carro para um cara que tem 50 mil reais para gastar, você cria um ambiente para alguém que tem 80 mil, sacou?

Criando as ciclovias nas partes ricas da cidade, automaticamente quem mora na periferia passa a desejar isso também. Com isso, gera-se uma mudança cultural, que acaba culminando na maior aceitação por este tipo de estrutura também na periferia.

Se você pensar, isso também foi usado nas zonas mais ricas. Quem fez isso foi o Kassab com as ciclofaixas de lazer. Elas elevaram o status da bicicleta. As pessoas perceberam que era possível pedalar na rua. Isso cria o deseja, que gera a mudança.

Acredito fortemente que agora é a hora de dar o próximo passo.
Meu Deus, quanto preconceito. Agora bicicleta é só para gente diferenciada de Moema.
Na periferia é que se usa mesmo a bicicleta como transporte. Nos bairros ricos é bem mais lazer/esporte.

As ruas são porcas em 99% da cidade, mas você não quis concordar comigo, agora cai em contradição e diz que não da para fazer na periferia porque as ruas são desorganizadas.

Eu tendo nascido e vivido muitos anos na periferia conheci pessoas muito mais civilizadas do que algumas pessoas de bairros ricos. O diferencial está na fiscalização do trânsito. A educação, ou falta dela, não tem endereço.
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Zo »

Jardim Helena, o bairro com o maior número de ciclistas
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Ciclovia em construção
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Na estação Jardim Helena-Vila Mara possui bicicletarios grandes, porém lotados. É preciso aumentar a capacidade.
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A ciclovia interligará Jardim Helena & Itaquera
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http://planejasampa.prefeitura.sp.gov.b ... rojeto/16/
Cebo
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Cebo »

Marcelo Marino wrote:Quem quer entender, entendeu. Eu concordo em partes, como disse. A parte que eu concordo já havia falado, antes dele.

Planejamento é muito mais do que um desenho em baixa resolução com uns riscos de caneta marca texto.

Você não entende absolutamente nada de um projeto urbanístico e quer dizer que aquilo que apresentam é um projeto descente.

Só para início de conversa, em um projeto descente, já saberíamos onde seriam implantados todas as ciclovias prometidas. O que está sendo divulgado é uma lista do que vai ser feito nas próximas semanas.

Você e os cicloativistas estão defendendo até a morte um político safado por uma coisa que vai ficar ruim até para quem pedala.
Marino, quantos anos você têm? Uns 25? Pois bem, pedalo em São Paulo desde que tinha uns 13. Isso da mais de 20 anos pedalando pela cidade. Nesse meio tempo aprendi e vi muita coisa. Uma delas é que existe um processo de evolução no comportamento dos motoristas. Outra é que essa evolução acontece em velocidades diferentes nas diferentes partes da cidade. Se você falar pra mim que jaó sente esta diferença pedalando, eu só posso concluir que você não tem capacidade nenhuma de percepção do mundo ao seu redor.

Morei bons anos em Osasco e também conheci muita gente civilizada lá. Mas o comportamento no transito é outro.

Você tem um enorme problema: gosta de colocar palavras na boca dos outros. Eu não falei em nenhum momento que não é pra ter ciclovia na periferia, só falei que fazer isso lá é mais complicado.

Diferente de você, eu sei que um político é um político o trabalho dele é ganhar voto. É obvio que, se você vai comerçar a colocar ciclovia em uma cidade, você vai começar por onde tem maiores chances de dar certo.

Olhe o numero de mortes e acidentes de transito em Moema e no M. Boi mirim. Acho que ciclovia é um processo que deve começar em algum lugar. A decisão mais obvia é essa. Enfim, cara a cada dia que passa eu tenho mais a impressão que seu problema é pura birra politicateimoo pena, porque você é um cara inteligente que podia ser menos teimoso.
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Cebo »

Cebo wrote:
Marcelo Marino wrote:Quem quer entender, entendeu. Eu concordo em partes, como disse. A parte que eu concordo já havia falado, antes dele.

Planejamento é muito mais do que um desenho em baixa resolução com uns riscos de caneta marca texto.

Você não entende absolutamente nada de um projeto urbanístico e quer dizer que aquilo que apresentam é um projeto descente.

Só para início de conversa, em um projeto descente, já saberíamos onde seriam implantados todas as ciclovias prometidas. O que está sendo divulgado é uma lista do que vai ser feito nas próximas semanas.

Você e os cicloativistas estão defendendo até a morte um político safado por uma coisa que vai ficar ruim até para quem pedala.
Marino, quantos anos você têm? Uns 25? Pois bem, pedalo em São Paulo desde que tinha uns 13. Isso da mais de 20 anos pedalando pela cidade. Nesse meio tempo aprendi e vi muita coisa. Uma delas é que existe um processo de evolução no comportamento dos motoristas. Outra é que essa evolução acontece em velocidades diferentes nas diferentes partes da cidade. Se você falar pra mim que jaó sente esta diferença pedalando, eu só posso concluir que você não tem capacidade nenhuma de percepção do mundo ao seu redor.

Morei bons anos em Osasco e também conheci muita gente civilizada lá. Mas o comportamento no transito é outro. Já reparou que nunca ninguém corta caminho lá por dentro? Todas as vezes que tive essa ideia me arrependo. Parecia que eu tinha voltado 10 anos no tempo.

Você tem um enorme problema: gosta de colocar palavras na boca dos outros. Eu não falei em nenhum momento que não é pra ter ciclovia na periferia, só falei que fazer isso lá é mais complicado. Isso é fato, quer você esperneia ou não.

Diferente de você, eu sei que um político é um político o trabalho dele é ganhar voto. É obvio que, se você vai comerçar a colocar ciclovia em uma cidade, você vai começar por onde tem maiores chances de dar certo.

Olhe o numero de mortes e acidentes de transito em Moema e no M. Boi mirim. Acho que ciclovia é um processo que deve começar em algum lugar. A decisão mais obvia é essa. Ao menos do ponto de vista de alguém que vive para ganhar votos (ou você acha que sou incente aponto de não saber disso?) Enfim, cara a cada dia que passa eu tenho mais a impressão que seu problema é pura birra politicateimoo pena, porque você é um cara inteligente que podia ser menos teimoso.
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Zo »

Nesse video, o superintendente da CET fala que a estratégia de implantação é começar pela região central e expandir para a periferia.

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fbergo
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by fbergo »

Sobre este plano todo: acho o plano todo estranhamente bom, fiquei surpreso que ele esteja sendo implantado contra tudo e contra todos desse jeito e estou curioso para ver o resultado a médio prazo, uns 2-3 anos após a implantação. Ciclovias cheias de ciclistas e popularização da bike como transporte ? ciclovias cheias de pedestres, mendigos e sem-teto ? vazias ?

Mas por mais lindo que seja, este plano não tem nada de democrático. Se forem consultar a população, o plano todo passa longe dos interesses de quase todo mundo (os empresários dos comércios dos bairros querem manter as vagas de carros nas suas quadras, os engravatados da Paulista e da Berrini que querem avenidas com 10 faixas de rolagem para carros e limite de 120 km/h, e a população da periferia que deve ter umas 50 demandas mais importantes para sua qualidade de vida do que ciclovia fotogênica no centro nobre da cidade). Eu não acho isso ruim em si, porque democracia com povo estúpido, crédulo e subornável com bolsa-qualquer-coisa é uma forma extremamente ineficiente de governo. Enquanto o ditadorzinho está fazendo o que lhes agrada, quase todos vocês (o Marino não) batem palmas.

Aí um belo dia SP terá uma malha razoável de ciclovias, conectando os bairros do centro expandido e atingindo os bairros externos às marginais (Morumbi, Santana, etc). Aí o ditadorzinho, novamente imitando cegamente políticas europeias das décadas de 1990 e 2000, vai proibir o tráfego de bicicletas nas vias expressas. Vão parar e apreender as bikes de quem andar pelas marginais. É provável que ocorra o episódio tragicômico de levar o PJ inteiro para uma delegacia. Muitos de vocês vão achar uma merda, mas não fará a menor diferença porque assim como o ditadorzinho ignorou a opinião de quem era contra as ciclovias, agora ele vai ignorar o choro de quem quer andar de bike nas marginais.

Lembrete: eu não moro na grande São Paulo, nunca morei e espero nunca ter que morar. Aprecio a nobre participação de vocês como cobaias nisso tudo.
Se descanso é parte do treino, nunca treinei tanto na minha vida.
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Zo »

Bergo, mas se for consultar os carrocratas, não teríamos rodízio, corredores de ônibus, radares de velocidade e nem marronzinho aplicando multa em quem fura semáforo vermelho.

Se a prefeitura cumprir o que informou, teremos sinalização, iluminação e paisagismo após a implantação da malha.

Ah, e pretendo sair de São Paulo, mas enquanto sofro aqui, quero uma vida com menos estresse.... E ficar preso no carro/onibus ou ser encoxado no metro/trem é antônimo de qualidade de vida.
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Papillon »

Bergo, suspeito disso desde o princípio... espero que estejamos errados.

Se as coisas derem certas vou ser vizinho do Worf.
Cebo
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Cebo »

Só digo uma coisa: Ciclo-fucking-passarelas passando por cima dos rios.
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... aulo.shtml" target="_blank
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Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by fbergo »

Meu sonho de projeto é o Tietê-Pinheiros Splash Mountain, um trenzinho que acompanhe o leito dos rios, passando alternadamente por cima e por baixo das pontes, fazendo splash na água nos pontos mais baixos. Aproxima o paulistano dos elementos naturais de sua cidade, aproveita o espaço (hoje sub-utilizado) do leito dos rios para transporte e aumenta a oxigenação da água dos rios.
Se descanso é parte do treino, nunca treinei tanto na minha vida.
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