Montagem carbono + alumínio: O que usar?

Regule e ajuste sua bicicleta
Post Reply
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Montagem carbono + alumínio: O que usar?

Post by marcoaleite »

Pessoal, para estes dias vou precisar fazer a montagem de um canote no meu quadro. Aí vai entrar o contato alumínio + carbono e já vi tempos atrás caso de canote travar no quadro e não sair nem por decreto.

Para evitar este tipo de situação, o que usar na montagem entre os dois? Dá para usar tipo uma sapecada de graxa branca só para evitar que haja oxidação entre os dois?

Valeu!! :conta1
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Montagem carbono + alumínio: O que usar?

Post by Marcelo Marino »

Sei não, hein. Você já não vai poder apertar muito porque o canote é de carbono, se passar graxa ainda vai ficar mais fácil de soltar ainda.

A graxa para carbono não seria melhor?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Montagem carbono + alumínio: O que usar?

Post by Papillon »

Acho que não tem problema nenhum, só lembrar que por serem materiais diferentes vão dilatar de modo diferente. Se pensar a bike do Marino é de alumínio com o canote de carbono e ele não fica grudado. Na galileo ela veio com graxa branca no canote.
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Montagem carbono + alumínio: O que usar?

Post by elgleidson »

marcoaleite wrote:Pessoal, para estes dias vou precisar fazer a montagem de um canote no meu quadro. Aí vai entrar o contato alumínio + carbono e já vi tempos atrás caso de canote travar no quadro e não sair nem por decreto.

Para evitar este tipo de situação, o que usar na montagem entre os dois? Dá para usar tipo uma sapecada de graxa branca só para evitar que haja oxidação entre os dois?

Valeu!! :conta1
Usa um pó (ou pasta, sei lá), tipo grafite, próprio para montagem de peças de carbono.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Montagem carbono + alumínio: O que usar?

Post by Marcelo Marino »

Na minha eu uso uma pasta especial, água de chuva misturada com a sujeira do quadro, fica uma meleca legal quando fico muito tempo sem tirar o canote.

Meu canote é só revestido de carbono, então da para apertar com um pouco mais de força.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Montagem carbono + alumínio: O que usar?

Post by marcoaleite »

No meo caso desta vez vai ser o inverso, o canote de alumínio e o quadro de carbono.

Como o canote sempre tem uma rugosidade maior por de de alumínio, acho que não pega nada não. O intuito é só evitar que possíveis águas possam dar uma travada nos dois. Esta pasta especial pelo jeito deve ser complicada de achar aqui no "Bresil", não? :lance2
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Montagem carbono + alumínio: O que usar?

Post by Marcelo Marino »

Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Montagem carbono + alumínio: O que usar?

Post by marcoaleite »

Aeee Marino!! :)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
gtavares
Membro
Posts: 620
Joined: Sun 12 May 2013 19:38

Re: Montagem carbono + alumínio: O que usar?

Post by gtavares »

Ahh pede um pouco em uma bicicletaria que vc frequenta...Acho que não vão cobrar para passar um pouco de pasta em 10cm de canote !
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Montagem carbono + alumínio: O que usar?

Post by marcoaleite »

gtavares wrote:Ahh pede um pouco em uma bicicletaria que vc frequenta...Acho que não vão cobrar para passar um pouco de pasta em 10cm de canote !
Agora já foi! rsrsrs Mas tem a montagem do cambio dianteiro, da mesa também. Se bobear aqui nem usam isso...
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Montagem carbono + alumínio: O que usar?

Post by Wanderson Mata »

Vem cá, desculpa invadir o tópico, mas..
Meu quadro é de aluminio, o avanço também, montei o garfo full carbon a seco, tem 8 meses, rola algum perigo???? :merckx3
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Montagem carbono + alumínio: O que usar?

Post by Marcelo Marino »

Wanderson Mata wrote:Vem cá, desculpa invadir o tópico, mas..
Meu quadro é de aluminio, o avanço também, montei o garfo full carbon a seco, tem 8 meses, rola algum perigo???? :merckx3
Mesma coisa que o meu, há 6 anos e nenhum problema. Só não apertar com muita força o parafuso da mesa.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Montagem carbono + alumínio: O que usar?

Post by Wanderson Mata »

Marcelo Marino wrote:
Wanderson Mata wrote:Vem cá, desculpa invadir o tópico, mas..
Meu quadro é de aluminio, o avanço também, montei o garfo full carbon a seco, tem 8 meses, rola algum perigo???? :merckx3
Mesma coisa que o meu, há 6 anos e nenhum problema. Só não apertar com muita força o parafuso da mesa.
Uffa :basso1
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: Montagem carbono + alumínio: O que usar?

Post by Lenine »

Quando tive essa dúvida fui na bicicletaria de minha confiança (ui) e o mecânico me arranjou um pouco de uma graxa cinza escuro, meio arenosa.
Passei, apertei com o torquímetro no valor indicado no canote e nunca deu problema, nem de deslizar e nem de travar.
Post Reply