Padrões de Movimento Central

Regule e ajuste sua bicicleta
Post Reply
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Padrões de Movimento Central

Post by Marcelo Marino »

Era um tópico que eu gostaria de fazer, mas tamanho a quantidade de padrões fica difícil contemplar todos. Precisaria de muito mais conhecimento que tenho, ou muita pesquisa.

Bom, mas fizeram por mim, pelo menos para os padrões mais novos. Quando tiver um tempo tento complementar com os padrões mais antigos.

http://www.bikeradar.com/gear/article/c ... =BRGENHOME" target="_blank
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Padrões de Movimento Central

Post by Papillon »

Fora os padrões do link, os padrões "com rosca" são Inglês, Francês, Italiano, Suíço, Railegh e ISIS (existem alguns mais menos utilizados).

O tipo inglês é quase padrão na maioria das bicicletas, tendo largura de 68mm, a rosca do lado direito é ao contrário para evitar que se solte, algo que eventualmente ocorre com o padrão italiano ou francês.

O padrão italiano tem 70mm de largura, alguns erroneamente forçam um movimento inglês em um quadro italiano danificando-o permanentemente pois na passagem do fuso para acertar a rosca vai aumentar o diâmetro, nunca mais casando.

O padrao ISIS é intercambiável ao padrão inglês só mudando o diâmetro do eixo do pedivela, um pedivela ISIS nao serve em um movimento inglês, mas um quadro "inglês" serve para movimento ISIS.

O padrão suíço é idêntico ao francês, só que a rosca direita é oposta para evitar que se solte, porém a rosca NÃO SERVE (por ter sentido distinto).

Assim ao comprar quadros com movimento italiano , francês ou suíço, deve-se olhar a rosca para ver se nenhum mentecapto tentou rosquear um movimento inglês ali danificando PERMANENTEMENTE o quadro, para arrumar só encomendando a luva completa, cortando e ressoldando o quadro.

http://www.sheldonbrown.com/gloss_bo-z.html" target="_blank
vladbarra
Membro
Posts: 647
Joined: Thu 13 Mar 2014 00:24
Nome Verdadeiro:: Vladimir
Location: Barra do Piraí- RJ

Re: Padrões de Movimento Central

Post by vladbarra »

Por isso eu AMO vocês... isso que é sabedoria!!! nunca eu ia saber que existem tantos tipos assim
pra mim só existia, inglês, italiano, ISIS, bb30 e bb90
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Padrões de Movimento Central

Post by Marcelo Marino »

Padrão Overtorque da Campagnolo.

http://www.campagnolo.com/jsp/it/tech/id_31.jsp" target="_blank
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
gtavares
Membro
Posts: 620
Joined: Sun 12 May 2013 19:38

Re: Padrões de Movimento Central

Post by gtavares »

Não esquece do Ultra-torque da Campy...
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Padrões de Movimento Central

Post by Papillon »

O ultratorque é padrão do encaixe do pedivela, mas o eixo é de 24mm identico aos shimano/fsa, assim pode-se usar um movimento dura-ace com um pedivela ultratorque.
gtavares
Membro
Posts: 620
Joined: Sun 12 May 2013 19:38

Re: Padrões de Movimento Central

Post by gtavares »

Papillon wrote:O ultratorque é padrão do encaixe do pedivela, mas o eixo é de 24mm identico aos shimano/fsa, assim pode-se usar um movimento dura-ace com um pedivela ultratorque.
Interessante, dessa eu não sabia !
Post Reply