Controle de manutenção

Regule e ajuste sua bicicleta
Post Reply
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Controle de manutenção

Post by Magnus »

Se eu disser que uma peça tem 4.822,1 km, acredite!

Image

Essa tabela é a base para todas as manutenções que faço. As rodas, por exemplo, vão para a revisão a cada 1.000km... e por aí vai...

Como vocês controlam a manutenção da magrela?
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Controle de manutenção

Post by Marcelo Marino »

Encontrei alguém pior que eu!

Tenho uma tabela semelhante (não tão bem organizada) para controlar a quilometragem das peças.

Para manutenção já tentei seguir isso que faz, mas não deu muito certo.

Faço 1 vez por ano uma manutenção mais geral, incluindo cubos e movimento central.
Se pegar chuva, se está fazendo algum barulho, faço a manutenção dessas peças antes de completar 1 ano.
O resto vou vendo conforme precisa.

Uma coisa que costumo fazer e que acho bem importante é verificar os apertos dos parafusos, principalmente da mesa e do selim.


Você abre os cubos a cada 1000km?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Controle de manutenção

Post by Magnus »

Os Ultegra sim. A carbono é rolamento, então eu levo também a cada 1.000 km só para ver se tem algum barulho diferente, ver tensão dos raios e alinhamento; só abro mesmo se achar que precisa trocar algum rolamento ou se pegar alguma tempestade.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Controle de manutenção

Post by Papillon »

show ein!

Não tenho tanta info na minha planilha que é mais "weight weenie" anoto data de compra, preço e peso. vou copiar a ideia.
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Controle de manutenção

Post by Magnus »

Papillon wrote:show ein!

Não tenho tanta info na minha planilha que é mais "weight weenie" anoto data de compra, preço e peso. vou copiar a ideia.
O Strava ajuda muito. Se vc cadastrar as peças ele te informa quantos Km rodaram. Eu só fiz a planilha porque o Strava não permite a reutilização de uma peça. Meu pneu dianteiro, por exemplo, tirei para colocar o par de Vittoria. Os Vittoria ficaram gastos e eu voltei com ele, então, com a planilha, consigo acumular os km's e saber exatamente o quanto rodaram.

edit: inclusive, ele retroage. Cadastre a peça com a data que foi colocada que ele vai te dar na hora quantos km ela rodou até hoje.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Controle de manutenção

Post by Enkidu »

Eu faço a olho, ouvido e munheca.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Controle de manutenção

Post by Gili »

Manutenção? ainda não cheguei nessa fase kkkkkk

Tu é doente Magnus kkkk Muito legal!!!!! parabens
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Rafaeljc
Membro
Posts: 100
Joined: Wed 26 Feb 2014 22:23
Nome Verdadeiro:: RAFAEL JOSE COSTA
Location: Curitiba - PR
Contact:

Re: Controle de manutenção

Post by Rafaeljc »

No máximo verifico a quilometragem das peças pelo Strava, fiz um cadastro das peças quando troquei e lá tem o controle, mas presto atenção mais em corrente e cassete.

A roda do trator tá com 3500 km sem revisar os rolamentos... e da speed comprei usada... então sei lá quantos km tem.

Vocês são doentes!!! hahahahahahah

Parabéns!!!
Image
TC
Membro
Posts: 77
Joined: Wed 08 May 2013 14:32
Location: Paranauê

Re: Controle de manutenção

Post by TC »

Marcelo Marino wrote:Faço 1 vez por ano uma manutenção mais geral, incluindo cubos e movimento central.
Se pegar chuva, se está fazendo algum barulho, faço a manutenção dessas peças antes de completar 1 ano.
O resto vou vendo conforme precisa.
Aqui em Curitiba, se for fazer manutenção cada vez que pega chuva, vai passar mais tempo arrumando que pedalando. :lol:

Eu não tenho uma tabela organizada assim, apesar de saber + ou - quantos kms tem cada peça, normalmente eu dou uma boa geral uma vez por mês, procuro qualquer coisa irregular, limpo e lubrifico as correntes. Se tem algum barulho diferente, ai tomo um pouco mais de atenção.

Cubos normalmente lubrifico entre 6 meses e 1 ano, depende do estado, assim como caixa e mov. central.

Uma coisa que tomo muito cuidado é com desgaste da corrente, monitoro sempre com a ferramenta, passou já troco, por isso meus kcts duram entre 12 e 15 mil kms, e as correntes duram cerca de 4 a 5 mil.
gtavares
Membro
Posts: 620
Joined: Sun 12 May 2013 19:38

Re: Controle de manutenção

Post by gtavares »

Enkidu wrote:Eu faço a olho, ouvido e munheca.
2x... :lol:

Geralmente 1x por mes eu levo a bike para lavar. De resto vou vendo como está a bike e vou limpando/arrumando em casa ou conforme o problema.
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Controle de manutenção

Post by Enkidu »

De vez em quando é legal vc mesmo lavar. Aquela coisa do dono, que só ele vê certas coisas.

Eu lavo no térreo do meu prédio, no condominio tem uma lavanderia e tanques, e um ralo embaixo no canto que eu uso.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
vladbarra
Membro
Posts: 647
Joined: Thu 13 Mar 2014 00:24
Nome Verdadeiro:: Vladimir
Location: Barra do Piraí- RJ

Re: Controle de manutenção

Post by vladbarra »

Magnus, qual o tamanho da sua bike? Porque se for 52 ou 53 me avise quando for vender, não deve existir NO BRASIL uma bike mais bem cuidada que a sua.
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Controle de manutenção

Post by Magnus »

vladbarra wrote:Magnus, qual o tamanho da sua bike? Porque se for 52 ou 53 me avise quando for vender, não deve existir NO BRASIL uma bike mais bem cuidada que a sua.
Pô, é 57, vou ter que procurar outro comprador, hehe...

Mas esse controle nem é tanto pela manutenção em si, não sou tão paranóico assim. Quando digo que faço manutenção nas rodas a cada 1.000km, não é ali cravado, as vezes faço com 1.200, as vezes com 900... as vezes com 300 se tiver pego uma tempestade brava... essa tabela é mais para eu ter guardada a durabilidade das peças. Pela duração da corrente, por exemplo, eu vejo se estou acertando a mão com a lubrificação. Os pneus eu avalio a relação custo x benefício mais acertadamente... e por aí vai...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Controle de manutenção

Post by Wanderson Mata »

Putz Magnus, eu não tinha lido este tópico.
Bem, eu costumo fazer manutenção nas peças mensalmente, exceto rodas, que levo no mecânico, o resto faço em casa.
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Controle de manutenção

Post by bruno_h2 »

Eu sou bem relaxado quanto a isso, levo a bike 1x por ano para uma revisão completa e só ou então quando noto algo estranho, a ordem do dia comigo é corretiva e não preventiva rsrsr...

Relacionei a bike e seus componentes no strava então por ali sei o quanto ela já rodou desde que está comigo, essa é a única base de dados que tenho... Mas no dia que comprar uma bike zero km é bem provável que monte uma planilha dessas, até pq não vejo muita utilidade em montar uma para uma bike usada, a não ser que fossem trocados no ato da compra todos os componentes da bike por outros zero km ou então por componentes que eu já tivesse e soubesse quanto rodaram (mesmo assim ainda não teria o histórico do quadro) ou então o dono anterior tivesse uma base de dados como essa desde a compra da bike zero km, aí era só atualizar o histórico...
DESORDEM E REGRESSO
Post Reply