Chuva!!!

Regule e ajuste sua bicicleta
Post Reply
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Chuva!!!

Post by samuelgouvea »

ontem pedalei quase 50km debaixo de uma chuva torrencial... cheguei em casa e foi chocante ver o quanto meus aros ficaram polidos nas bandas de frenagem e o quanto as sapatas desgastaram... (o pior é que eu estava com os rubino pro slick, e foi sem sustos!)

as únicas coisas que fiz até agora foram lavar e lubrificar a corrente, lavar as rodas e freios e passar um pano úmido da bike, que estava uma porqueira só...

eu jamais havia pego tanta chuva e por tanto tempo como ontem, e queria saber dos colegas quais as rotinas ou protocolos de limpeza que vcs seguem em caso de dilúvio e demais dicas de como cuidar da bike anfíbia...
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Chuva!!!

Post by Magnus »

Chuvinha de leve eu faço como você, mas sendo forte e por tanto tempo assim eu levaria para uma revisão completa desmontando e lubrificando tudo; rodas, central, caixa de direção, cabos... :D :D :D
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Chuva!!!

Post by Doido43 »

Quando pego chuva, eu já chego em casa e coloco a bike embaixo do chuveiro, dou uma "lavada" pra aproveirtar que a sujeira ainda está molhada, pq se secar, fudeu.

Depois é o que vc fez...pano, limpeza e lubrificação de corrente.
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Chuva!!!

Post by samuelgouvea »

Magnus wrote:Chuvinha de leve eu faço como você, mas sendo forte e por tanto tempo assim eu levaria para uma revisão completa desmontando e lubrificando tudo; rodas, central, caixa de direção, cabos... :D :D :D
put$$$...

vou fazer esse trem e casa mesmo (ou não!)
Image
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Chuva!!!

Post by Klhada »

ué, então vai seco na caixa de direção e nos cubos (se tiver as chaves). Se os cubos forem bem vedados, provavelmente nem aconteceu nada, mas na caixa de direção....

fiz um audax 200 na chuva uma vez, e qdo fui deitar a bike pra guardar no carro, caiu pelo menos um copo cheio de água pelo garfo da bike. Outra vez fui pra casa da mulher com a bike, e quando coloquei ela de pé pra botar no elevador, ouvi um "ué, pq sua bike tá pingando?" tinha mais um tanto de água dentro do garfo :lol:
Image
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Chuva!!!

Post by samuelgouvea »

boa, não estava nem lembrando da direção... vou desmontar e busuntar com graxa hidráulica!

outra coisa, os STIs precisam de algum cuidado?
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Chuva!!!

Post by marcoaleite »

Acho que em roda de esferas é fatal dar uma checada. Ainda mais se for roda bem basicona, quando eu tinha uma outra bike, tinha umas rodas com cubo formula e tomei um chuvão bravo certa vez e impressionante com entrou água dentro! Depois em casa dava para notar os crec crec que faziam enquanto giravam, aí tinham esferas que até oxidaram.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Chuva!!!

Post by Magnus »

Marco, no meu cubo Ultegra entrava muito pouco e as vezes. Mas basta um pouco pra contaminar tudo, eu não arrisco.

O STI eu seco o máximo possível e jogo WD40, ele expulsa toda a umidade. Depois limpo com um pano seco pra não ficar uma semana escorrendo. Só tome cuidado pra não cair na fita do guidão.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Chuva!!!

Post by samuelgouvea »

Eu tinha pensado nisso, Magnus... mas estava com algum receio. O wd realmente é eficiente pra deslocar água.
Às rodas são de rolamentos, daí é mais tranquilo.

Aliás, me pergunto se nao valeria a pena usar cubos de Mtb na roda mais simples (claro que com eixo de 130) porque os selos são bem melhores...
Image
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Chuva!!!

Post by Klhada »

acredito que sim. Eu perdi uma roda Shimano por falta de manutenção, sendo que nunca peguei muita chuva. TODOS os lados seguraram, menos o do cassete. Ali, entrou água, contaminou a graxa, e comeu tudo por dentro :(

tá certo que foi cagada minha, mas eram umas rodas bem bacanas (Shimano R561). Daqui pra frente só quero rolamentos na minha vida. A durabilidade pode ser bem menor, mas é mais difícil de dar merda por relaxo :lol:
Image
Post Reply