Passar fita no guidão

Regule e ajuste sua bicicleta
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Passar fita no guidão

Post by bruno_h2 »

Ué, é só passar na decathlon e pegar daquelas mais baratas que eles vendem, acho que vem duas por embalagem... Se bem que mesmo assim dá pena de estragar uma camara nova para fazer isso (em que pese o pessoal dizer que essas camaras da decathlon são bem fraquinhas...)

Se quiser eu tenho umas michelin rasgadas aqui, acho que umas três... De repente vc consegue usar para fazer esse esquema...
DESORDEM E REGRESSO
Voodoo
Membro
Posts: 239
Joined: Wed 08 May 2013 14:52
Location: Curitiba, Capital da Província Paulista do Sul, aka Paraná.

Re: Passar fita no guidão

Post by Voodoo »

Borracha exposta ao sol resseca rapidinho. Isso aí não deve durar muito não.
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Passar fita no guidão

Post by Klhada »

Voodoo wrote:Borracha exposta ao sol resseca rapidinho. Isso aí não deve durar muito não.
pois é, é esse meu medo. MAS, eu vou estar suando constantemente em cima, então ela vai estar lubrificada :lol:
Image
betobiker
Membro
Posts: 176
Joined: Mon 29 Apr 2013 23:13

Re: Passar fita no guidão

Post by betobiker »

Marcelo Marino wrote:Ensina aí Betão. Você é Professor Pardal, que eu sei.
Fácil :Vái lá na bike sem desmontar nada e enfia uma chave allen no parafuso onde prende o câmbio na gancheira ,verifica se tá apertado e com cuidado prá chave não escapar vc fáz força no sentido contrário, geralmente entorta pra dentro, então faz força pra cima e vai olhando se as roldanas vão ficando alinhadas com o cassete. Tem que ser chave grande pra dar alavanca ou se for pequena vc serra a chave e enfia num cano .
Duas coisas : 1) já procura antes onde comprar uma gancheira nova pq ela pode quebrar . 2) Se ficar com medo de quebrar o cambio, retire-o e me peça um parafuso que eu te empresto.
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Passar fita no guidão

Post by Gili »

Seguindo o tutorial vou ter que colocar aminha de novo hehehe ficou BEM mais ou menos
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Passar fita no guidão

Post by Klhada »

já que deram um reply aqui, ontem testei a fita de guidão com câmara. Comprei um par na Decatlon, e usei uma só pra fazer os dois lados. Está com uma cara medonha pq tá com pó ainda, mas acho que se passar um paninho molhado tira tudo e fica bão. Agora é só ver quanto tempo vai durar e se é usável.
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Passar fita no guidão

Post by Magnus »

Desenterrando...

Eu uso o courvin branco, então é tranquilo. Corto 3 tiras de 3,5cm de largura e uma delas eu divido em duas. As metades vão uma em cada drop, saindo da ponta em direção ao STI. Na parte de cima vai uma tira de cada lado, da seguinte forma: Passo por cima da ponta que veio do drop, dou as voltas suficientes na parte do STI para cobri-la completamente e depois enrolo até chegar a uns 8cm do avanço e volto para o STI. A ponta eu colo com superbonder por baixo da capa do STI.

Fica fácil de instalar, de limpar, macio (eu deixo sempre a antiga por baixo), não precisa de acabamento com fita adesiva e custa em média R$3,00 para encapar o guidão inteiro...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Passar fita no guidão

Post by Papillon »

E cade a foto da gambiarra? :mrgreen:
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Passar fita no guidão

Post by Magnus »

Papillon wrote:E cade a foto da gambiarra? :mrgreen:
Tá na mão, eu tinha umas fotos da primeira vez que experimentei:

Image
Eu coloco a fita isolante só para ficar mais bonito, mas não há necessidade uma vez que a fita vai e volta...

Detalhe da ponta que é colada com superbonder:
Image
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Passar fita no guidão

Post by Magnus »

O courvin só tem um problema, pessoas que pedalam sem luvas e suam muito na mão ou pedalam na chuva, têm que tomar mais cuidado porque ela não tem a aderência da fitas próprias para guidão, mas isso não quer dizer que sejam escorregadias. Como eu normalmente pedalo de luva (apesar de preferir sem) nunca tive problemas com isso, mesmo na chuva. A luva tem um grip bom no courvin.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Passar fita no guidão

Post by Papillon »

Ficou maneiro.

Eu as vezes esqueço as luvas, mas meu uso delas é unicamente para quedas, tenho receio de machucar muito minhas preciosas ferramentas de trabalho, visto que meu empregador não dá direito nem a folga nem a férias.
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Passar fita no guidão

Post by bruno_h2 »

Eu sempre gostei de usar luvas, principalmente quando ia pedalar na estrada... O foda era ficar com o bronze 2-tone rsrsrs... Agora quando vou pedalar aqui por perto deixo a luva em casa, a não ser que esteja frio...
DESORDEM E REGRESSO
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Passar fita no guidão

Post by Magnus »

Eu também pedalo as vezes sem luvas, uso também apenas por proteção. Pedalar sem luvas não inviabiliza o uso do courvin, ele não é escorregadio, só não tem o mesmo grip de uma fita de borracha, por exemplo. Inclusive, a bike veio com uma fita própria para guidão, que não lembro a marca, mas era parecida com um vinil e escorregava muito mais do que o courvin...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Passar fita no guidão

Post by Wanderson Mata »

Marcelo Marino wrote:Passar a fita no guidão é quase uma arte, que se aprende fazendo muitas e muitas vezes. A cada vez que se faz se obtem um resultado um pouco melhor.
Marino, que suporte de ciclo é este??
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Passar fita no guidão

Post by Marcelo Marino »

É esse aqui: http://www.pelote.com.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=452

Até te mandei uma MP porque vi que estava procurando um ciclo.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Passar fita no guidão

Post by Magnus »

A evolução do Courvin:

EVA:
Image

e o Courvin por cima:
Image

Testei no pedal de hoje e ficou perfeito, macia e com a espessura certa.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Post Reply