Montar uma roda não é das coisas mais fáceis, mas corrigir um alinhamento é bem simples e precisa de poucas ferramentas que não custam muito.
Procure saber qual a medida do nipple para comprar a chave de raio adequada ou faça um teste na loja. Uma outra possibilidade é comprar uma chave com mais de uma medida. Uma chave de raio com medida maior pode danificar o nipple.
Chaves para nipples de medida 3,23 mm, 3,30 mm, 3,45mm, 3,96 mm:
Chave de raio com várias medidas.
Existe também chave de raio regulável, mas são bem mais caras e na minha opinião não vale muito a pena.
Algumas rodas tem chaves especiais e em muitos casos vem junto com as rodas.
Um alinhador de rodas ajuda muito a conseguir um resultado melhor, mas custam muito caros, mesmo os mais simples.
Profissional
Doméstico
É possível encontrar projetos de quem construiu seu próprio alinhador, geralmente em madeira ou metal.
Mas para uma pequena correção no alinhamento é possível usar as sapatas de freios para identificar e corrigir o ponto do aro que está desalinhado.
Um aro pode estar desalinhado de duas formas:
- Horizontalmente. Olhando a bicicleta de trás a roda oscila de um lado para outro quando é girada.
- Verticalmente. Olhando a bicicleta de lado a roda oscila para cima e para baixo.
Primeiro corrija o desalinhamento horizontal.
Feche os freios de modo que a sapata enconste no aro. Gire a roda e identifique o ponto onde o aro encosta mais ou menos, em relalação ao restante do aro, na sapata. Esse é o ponto que tem que ser corrigido no alinhamento.
Se sua roda estiver desalinhada por exemplo para o lado esquerdo, aperte os raios do lado direito ou afrouxe os raios do lado esquerdo.
Verifique a tensão dos raios para saber se deve apertar ou afrouxar. Na roda dianteira todos os raios devem estar com a tensão igual. No caso da roda traseira, os raios do lado do cassete são mais tensionados que os do lado oposto, então compare raios do mesmo lado da roda.
Trabalhe com giros pequenos nos nipples, de 1/4 a 1/2 volta e verifique o alinhamento. Repita isso até que todo o aro toque a sapata de maneira igual.
Feche ou abra mais os freios conforme for alinhando a roda.
Feito isso verifique se a roda oscila na verticalmente também. Use como pontos de referências a borda da pista de frenagem do aro e a sapata do freio.
A diferença para corrigir o desalinhamento vertical é que necessariamente você tem que trabalhar com dois raios, um do lado esquerdo e outro do direito, caso contrário vai desalinhar horizontalmente roda. Aperte ou afrouxe os nipples conforme deseje que o aro suba ou desça em relação a sapata. Ao final verifique se desalinhou a roda horizontalmente, em caso positivo, faça a correção e verifique o alinhamento vertical novamente.
Usando as sapatas como referência não da para conseguir um resultado perfeito, mas da para corrigir um alinhamento razoavelmente bem.
Para rodas com raios chatos é necessário uma outra ferramenta, que geralmente acompanha as rodas, para segurar o raio na posição correta e ele não girar junto com o nipple. Uma chave inglesa pode ser usada também.
Use essa chave perto do nipple e evite torcer muito o raio caso esteja muito duro para girar o nipple, já que dessa forma você pode acabar danificando o raio.
No caso de nipples que estejam muito duros de serem girados pode-se colocar um pouco desengripante (WD) ou óleo, de preferência pelo lado do aro, mas aí teria que tirar pneu, câmara, fita de aro.
Alinhamento de roda
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Alinhamento de roda
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
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Re: Alinhamento de roda
Pra quem quiser se aprofundar no assunto, tem o site do Mike T (do RBR). O cara é muito gente boa, ele monta rodas há mais de 50 anos. No site ele dá todas as dicas, até dá o site do distribuidor nos USA que tem toda a linha da Sapim.
http://miketechinfo.com/new-tech-wheels-tires.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
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Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
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Re: Alinhamento de roda
Eu faço exatamente assim, Marino. De cabeça para baixo dá para deixar os freios na posição certinha que o peso da bike segura o manete. Eu vou fazendo aos poucos, fecho um pouco o freio e ajusto, daí vou fechando mais aos poucos e fazendo o ajuste fino. Fica uma beleza mesmo...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Re: Alinhamento de roda
Semana passada comprei uma chave de raio e hoje fiz meu primeiro alinhamento, em uma roda que uso no rolo.
Achei simples... é só ter paciencia e atenção. Agora oficialmente não preciso ir na bikeshop pra nada!
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